Ritos Maçônicos no Brasil


Conheça um pouco dos Ritos Maçônicos praticados pelas Obediências Maçônicas regulares brasileiras:

RITO ADONHIRAMITA

Rito de origem francesa, foi substituído na França pelo Rito Moderno EM 1785, mas continuou sendo praticado no Brasil, onde foi o primeiro Rito a ser adotado.
O Rito Adonhiramita é considerado irregular por boa parte da comunidade maçônica internacional pelo fato de modificar a Lenda do Grau 03, o que fere um dos principais Landmarks maçônicos (3º Landmark de Mackey, por exemplo) que considera a lenda do Grau 03 imutável.

Se não fosse pelo fato do Rito ter sido descontinuado na França, quando da adoção do Rito Moderno, o Adonhiramita seria o mais antigo ainda em prática no mundo. Porém, ele se viu encerrado em 1.773, e só foi reativado, já no Brasil, em 16/01/1838, sofrendo então grande influência do Rito Moderno, e trabalhando apenas nos Graus Simbólicos. Os Graus Superiores desse Rito só entraram oficialmente em atividade em 02/06/1973, quando da fundação de seu Supremo Conselho, aqui no Brasil, único no mundo.
O Rito Adonhiramita somente é praticado no Brasil e, mais recentemente, por algumas poucas Lojas em Portugal.
RITO BRASILEIRO

Sonho antigo do Grande Oriente do Brasil, o Rito Brasileiro somente tornou-se realidade em 1914, pelas mãos do então Grão-Mestre do GOB, Lauro Sodré. Sobreviveu até meados de 1940, quando entrou em desuso. Somente em 13/03/1968, no auge da Ditadura Militar e de sua propaganda nacionalista, o Rito foi reativado e permanece ativo até hoje.
Considerado uma cópia abrasileirada do Rito Escocês, ele também trabalha com sistema de 33 graus, sendo os 03 simbólicos e 30 graus superiores, além de também adotar a cor púrpura do REAA.
O Rito Brasileiro só é praticado no Brasil.

RITUAL DE EMULAÇÃO & SISTEMA INGLÊS MODERNO

O Ritual de Emulação só trabalha nos 03 graus simbólicos. O Emulação é um dos vários rituais praticados por Lojas da GLUI, sendo o mais popular deles. Há outros como: Bristol, Stability, Oxford, Taylor’s, Humber, Logic, West End. Todos são similares entre si, visto que a GLUI apenas determina que se observem os antigos costumes por ela adotados.
 O GOB adotou o Emulação para reforçar seu tratado de amizade e mútuo reconhecimento com a GLUI. Porém, quando da tradução para o português, o Ritual ficou erroneamente conhecido como “de York”.
Podemos chamar de “Sistema Inglês Moderno” os corpos ingleses de aperfeiçoamento, que possuem origens diferentes e trabalham de forma totalmente independente dos Rituais Simbólicos lá praticados. Entre eles, podemos citar: Mestre de Marca e Santo Arco Real, Nauta, Templários e Malta.

RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

O Rito Escocês Antigo e Aceito é o mais praticado no Brasil e na maioria dos países da América Latina nos graus simbólicos, e é o Rito mais praticado no mundo nos Graus Superiores. Apesar de muitos autores e Irmãos declararem que o Rito teve origem na França, isso é algo discutível. O Rito foi realmente consolidado na França, mas sua origem pode se dizer escocesa, visto que teve origem quando Carlos I, rei da Inglaterra e de origem escocesa, exilou-se com sua família e famílias nobres mais próximas (também de origem escocesa) na França. Desse nicho originou-se na França o Rito de Heredom, composto de 25 graus. Mas apenas nos EUA o Rito passou a ter 33 graus e a ser chamado de Rito Escocês Antigo e Aceito.

Digamos então que é um rito criado nos EUA sobre uma base francesa com raízes escocesas.
Os 33 graus do Rito Escocês são concedidos em Loja Simbólica, Loja de Perfeição, Capítulo Rosa Cruz, Conselho Kadosh e Consistório.
A data-marca do REAA é 31/05/1801: fundação do 1º Supremo.

RITO FRANCÊS OU MODERNO
Apesar de declarar ter sido criado em 09/03/1773, o que o tornaria o Rito mais antigo ainda praticado no mundo, o Rito Moderno foi totalmente reformulado e reescrito, e somente tomou a forma com que é praticado atualmente quando da chamada “Reformulação”, ocorrida em 1877, quando se suprimiu a crença em um Grande Arquiteto do Universo e na Imortalidade da Alma de toda simbologia, filosofia e frases do Rito. O nome foi mantido, mas a Reformulação praticamente criou um novo Rito, diferente do seu original. Essa atitude em relação ao GADU, ao Livro da Lei e à Imortalidade da Alma promovida na ritualística e leis do Grande Oriente de França foi interpretada pela GLUI como um desrespeito aos antigos Landmarks, ocasionando no rompimento das relações entre a GLUI e o GOdF, rompimento este que dura até os dias de hoje.
RITO SCHRODER

O Rito Schroder é um rito de origem alemã e surgiu no Brasil através da colonização alemã no sul do país. O Rito surgiu na Alemanha para substituir o Rito da “Estrita Observância” que possuía forte influência da cavalaria templária, distanciando-se assim do simbolismo da maçonaria operativa, o que, com o tempo, gerou grande descontentamento dos líderes e estudiosos maçônicos.
Foi então que o Irmão Schroder começou a escrever o Rito que acabou ficando conhecido pelo seu nome. O novo Rito foi aprovado por unanimidade na assembléia dos Veneráveis Mestres de Hamburgo no dia 29/06/1801, sendo, portanto, apenas poucos dias mais velho do que o REAA.
O Rito trabalha apenas nos três graus simbólicos, e busca se desvencilhar de influências de outras doutrinas, filosofias, ordens e símbolos que não sejam oriundos da Maçonaria Operativa.

RITO DE YORK

O Rito de York é algumas vezes chamado de Rito Americano, ou mesmo de Rito Inglês Antigo. Além dos 03 graus simbólicos, ele possui mais 10 Graus, divididos nos organismos: Capítulo do Real Arco (Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco); Conselho Críptico (Mestre Real, Mestre Escolhido e Super Excelente Mestre); Comandaria Templária (Ordem da Cruz Vermelha, Ordem da Cruz de Malta, Ordem dos Cavaleiros Templários).
O Rito de York é o rito mais antigo praticado no mundo, tendo como data-marca 24/10/1797.Também é o Rito com mais membros praticantes no mundo: mais de 60% dos maçons no mundo adotam o “Monitor de Webb”, como são conhecidos os graus simbólicos do Rito de York, em homenagem ao seu autor. Já suas Comandarias Templárias são tidas como os únicos Corpos Maçônicos fardados da atualidade.
Alguns irmãos brasileiros confundem o Rito de York com o Sistema Inglês Moderno, o qual possui alguns graus similares. Porém, o Sistema Inglês é bastante diferente, não possuindo um formato de escada como ocorre no Rito de York, Escocês e vários outros ritos.

Este post tem 16 comentários

  1. Alberto Bernardino

    Esses 06 ritos e 01 ritual são reconhecidos e praticados pelos Grandes Orientes federados ao Grande Oriente do Brasil. E quais ritos a CMSB e a COMAB reconhecem?
    Kennyo Ismail – Não. O GOB não adota o Rito de York. Apenas os outros 05 Ritos e o Ritual de Emulação, que ele chama indevidamente de Rito de York. A CMSB é uma Confederação, e por isso cada Grande Loja tem soberania para adotar ou não os ritos. Algumas adotam o REAA e o Rito de York, outras o REAA e o Ritual de Emulação. Há até Grande Loja que adota o Rito Escocês Retificado. Os Grandes Orientes Independentes, confederados na COMAB, geralmente adotam os mesmos ritos do GOB, visto serem frutos de uma cisão relativamente recente.

    1. Alberto Bernardino

      E quanto às GLESP, GLMERJ, GLMEES e GLMMGS? Quais ritos essas 04 potências confederadas à CMSB adotam? Pergunto em particular sobre estas Grandes Lojas pois elas têm o reconhecimento da UGLE.
      Kennyo Ismail – É importante explicar que você não precisa adotar o mesmo Rito que uma outra Obediência para ter reconhecimento da mesma. Afinal de contas, o reconhecimento é entre as Obediências e não entre seus Ritos! Como exemplo, a GLMEMS tem o reconhecimento da UGLE e não adota o Ritual de Emulação, e o GOB tem de várias Grandes Lojas dos EUA e não adota o Rito de York. Outro ponto a observar é sobre essa fixação que alguns maçons brasileiros têm pela UGLE, que possui talvez menos maçons do que o Brasil. Se fosse para se preocupar, deveria ser com os EUA, pois 2/3 dos maçons do mundo e 1/3 das Obediências regulares são norte-americanas… Além do mais, brasileiro viaja é para os EUA e não pra Inglaterra… Mas vamos lá: como respondido anteriormente, cada Grande Loja tem autonomia para adotar os ritos que quiser. A GLESP, por exemplo, adota o REAA, o Rito de York (Americano), o Ritual de Emulação, o Rito Escocês Retificado, o Rito Adonhiramita, entre outros. Mais uma vez, não depende das Obediências com quem se tem reconhecimento, e sim da vontade dos irmãos de trabalhar diferentes ritos e da boa vontade da obediência de regulamentar.

      1. Cristiano Santos

        Adorei a abordagem, quem é reconhecido é a Potencia…Tfa

  2. BRRyushi

    E a GLOB? (Grande Loja do Brasil)
    Kennyo Ismail – A GLOB não é regular.

  3. Alberto Bernardino

    Am.’. Ir.’. Kennyo,
    sei que o foco deste artigo é sobre os ritos praticados no Brasil, e, confesso, por minha última culpa o tema do artigo acabou debandando para o tema de Obediência e reconhecimento. Vou recuperar este foco tirando as minhas dúvidas com você como forma de “consertar” este lapso. Bem, vamos lá: no caso de Lojas mistas que usam os ritos praticados pelas grandes obediências, sabemos que há diversas razões para não se aceitarem mulheres na Maçonaria, dentre elas a razão de ordem esotérica. Agora, sabemos muito bem que existem peculiaridades nas colações de grau na Maçonaria (Iniciação, Elevação e Exaltação) que podem fugir e muito do senso de pudor feminino. Como fica a situação delas nesses momentos? Espero que tenha sido claro.
    Kennyo Ismail – Meu Irmão Alberto, seus comentários são sempre muito bem vindos. Sim, no caso das Lojas Mistas, ocorre uma certa “adaptação” ritualística nessas partes. Em outras palavras, elas não ficam exatamente como nós ficamos.

  4. Alberto Bernardino

    Kennyo,
    mais uma vez eu tenho duas dúvidas distintas: uma no âmbito ritualístico e outra em relação às Obediências Internacionais.
    Primeiro, ouvi dizer que o GOB tem interesse em adotar o RER. Sei que você não é do GOB, mas você sabe qual é a previsão para adotarem este rito?
    Segunda questão: vi que a UGLE rompeu as suas relações com a Grande Loja Nacional Francesa, a única que era reconhecida pela UGLE na França, no dia 19 de julho do ano passado. Sabe me dizer as razões desta ruptura nas relações de amizade entre essas duas obediências?
    Kennyo Ismail – Tenho escutado muito sobre a adoção do RER, mas a adoção de um novo rito no GOB não é um processo fácil, e isso pode demorar um pouco…
    Sobre a Grande Loja Nacional Francesa, desde Maio do ano passado ela vem perdendo alguns reconhecimentos. Algumas Obediências têm retirado o reconhecimento, e outras tem apenas suspendido. A ação inicial partiu das Grandes Lojas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíca. Depois vieram outras, como Connecticut, Massachusetts, Turquia… Em Julho ocorreu da Inglaterra e, como consequência, da Irlanda e Escócia. O que motivou as Obediências à suspensão ou retirada do reconhecimento é que desde outubro de 2009 até hoje, a GLNF tem se afundado em ações judiciais e constantemente aparecido em escândalos na mídia francesa e européia. Além disso, sua administração tem realizado ações e discussões políticas, o que é contra os princípios maçônicos.
    Aproveitando o gancho, alerto para o fato de que não existe um “Papado Maçônico”. A UGLE não tem qualquer autoridade sobre as demais Obediências Regulares do mundo. Um comportamento subserviente por parte da Irlanda e Escócia é até esperado… mas das demais não.

  5. Luis Carlos

    Resp.’. Ir.’. Kennyo
    Fiquei sabendo que o Rito de Menphis esta ou será também reconhcido pelo GOP.
    o que você pode dizer, sendo que também terá no GOB.?
    Kennyo Ismail – Meu Ir.’. Luis Carlos, existem muitos ritos defendidos por grupos de irmãos desejosos que suas Obediências os adotem. A adoção de um novo rito não é pleito fácil. Geralmente, quando se adota um novo rito, é por um motivo histórico ou político. Às vezes, barreiras surgem de defensores de um ou outro Rito já adotado e que tem receio de perder espaço. Cabe a nós acompanharmos de perto a evolução de tais propostas.

  6. BRRyushi

    Tio Kennyo Ismail,
    por favor, não entendi direito a diferença entre o rito de york, e o ritual de emulação e sistema inglês moderno, já que “A GLESP, por exemplo, adota o REAA, o Rito de York (Americano), o Ritual de Emulação, o Rito Escocês Retificado, o Rito Adonhiramita, entre outros”, sendo que disse que o Rito de York não existe no Brasil, e que o GOB não adota o Rito de York… como assim? num intendi…

  7. BRRyushi

    Tio Kennyo Ismail,
    por favor, não entendi direito a diferença entre o rito de york, e o ritual de emulação e sistema inglês moderno, já que “A GLESP, por exemplo, adota o REAA, o Rito de York (Americano), o Ritual de Emulação, o Rito Escocês Retificado, o Rito Adonhiramita, entre outros”, sendo que disse que o Rito de York não existe no Brasil, e que o GOB não adota o Rito de York… como assim? num intendi…

  8. Gilmar

    Sei que o RER está engatinhando em pouquissimas lojas do GOB, e uma delas é a Alquimia, de São Vicente – SP.

  9. Milton

    Uma dúvida a GLUI rompeu com o GOF devido a reformulação do Rito moderno onde foi suprimido a crença em GADU neste caso podemos dizer que a GOF se tornou irregular ?? e que esta irregularidade pode se extender para as potencias que praticam o Rito Moderno reformulado?

  10. Fernando Escobar

    Prezado Del Debbio,
    Gostaria de lhe comunicar que no dia 30 de março de 2015, o Rito Brasileiro acresceu à sua história a REGULARIZAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA YVIMARÃ’Y Nº 175, ao Oriente da Cidade do Leste(PY), na GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUAI – GLSP , a primeira Loja Simbólica do Rito fora das fronteiras do Brasil.
    (http://www.ritobrasileirogob.com.br/portal/editpaginicial/946-rito-brasileiro-no-paraguai-py.html).
    Atenciosamente
    Fernando Escobar

  11. Odair Eduardo Ivasco

    A iniciação, no Brasil, lembra um pouco a tradiçao do batismo católico, assim como os pais batizam as crianças por volta dos 3 meses (quando ainda não possuem discernimento para escolher). Sei lá, seria muito bom uma orientação prévia ao candidato, para que, cumpridas as exigências da Ordem, ele, neofito, ingressasse no rito que melhor se adequasse às suas características pessoais. Isso evitaria problemas e evasão da Ordem, fazendo-a mais forte a meu ver.

  12. Diego

    Não foi citado o Rito Escocês Retificado (R.E.R.). 🙁

  13. A S Carneiro

    – “O Rito Adonhiramita somente é praticado no Brasil e, mais recentemente, por algumas poucas Lojas em Portugal.”
    Texto está um pouco desatualizado.
    Em 2018 o Rito Adonhiramita completou 9 anos em Portugal. É um Rito regular, reconhecido pela GLLP/GLRP. Não entendo quase uma década como algo recente.
    @MDD – O texto é um repost automatico, foi publicado originalmente em 2011

  14. Kadu Fonseca

    Boa Noite,
    Poderia falar um pouco das potências atuantes da Maçonaria Egípcia no Brasil? Gostaria de saber aquelas que tem procedência confiável em detrimento daquelas que são federadas à representações espúrias.
    Fraternalmente,
    Kadu

Deixe uma resposta