Maçonarias Espúrias


Já não é de hoje que eu tenho avisado vocês sobre esses grupos de picaretas se passando pela Maçonaria para angariar incautos. Este final de semana, os malandros chegaram a um novo patamar. Muito cuidado com convites por SPAM, email, facebook, adsense, Maçonarias mágicas, mistas, afro-maçonarias e Maçonarias Galácticas.

NENHUMA Loja Maçônica Regular anuncia no Adsense, Spam, manda emails ou faz propaganda. Se você é meio lerdo, eu vou repetir: NENHUMA Loja Maçônica Regular anuncia no Adsense, Spam, manda emails ou faz propaganda. Se você recebeu QUALQUER tipo de contato, nem precisa me perguntar se é séria: a resposta é NÂO.

Este post tem 80 comentários

  1. André Luiz

    Mas oq fazer? Denunciar? Não mexer com isso?
    @MDD – Ignorar. Não há nada a ser feito. Para as espúrias, “regularidade” é se elas possuem CNPJ. O que voces podem fazer se receberem algum convite (pessoal, não por email, ai nem precisam vir falar comigo pra saber que são picaretas) é tentar descobrir o nome, número e potencia da loja.

  2. TheV3N0M

    DD, cuidado com o telefone dos outros anúncios….
    @MDD – Duvido que o meu blog tenha maior circulação que o Diário de Santos… Se o povo quiser comprar alguns dos produtos anunciados, vá em frente kkk

  3. Rodrigo

    Espurias serious business

  4. Thiago Goldberg

    No orkut, também, nos avisos de publicidade à esquerda do layout, circula uma propaganda de Maçonaria. Também tem a Unilojas em Sp que é considerado espúria.
    Uma pergunta: Como a maçonaria está resolvendo esse tipo de situação?(minha visão particular: deveria ser à “maneira Carbonária”.) E um profano tendo recebido o convite, o que fazer , além de não filiar-se ?
    tfa.’.
    @MDD – Por mim também seria à moda antiga. O Grão Mestre tem protegido a Maçonaria da maneira que pode. Até registrar os rituais na Biblioteca Nacional ele foi obrigado a fazer, porque lojas picaretas copiavam o ritual na cara-dura e não poderíamos processá-los porque os rituais não tinham direitos autorais. E mesmo isso deu rolo, porque bandidos políticos vieram depois acusá-lo de “revelar segredos”, o que não ocorreu, já que os rituais estão na categoria de textos protegidos da BN e não podem ser consultados (mesmo porque só um idiota iria atrás da BN para isso, sendo que basta usar o google que em meia hora qualquer um acha todos os textos maçônicos em qualquer língua).

    1. João

      Prezado Sr se fores maçom, evite seus comentários sobre textos na internet..pois está dando razão e veracidade aos textos.
      Com disse, erroneamente, ser maçom não ter número, nome ou potência, se és maçom sabe que a verdadeira maçonaria não é classificada dessa maneira.
      Se és limitado a seguir o que a potencia lhe diz, posso lhe informar que ser regular é tão somente um tratado de reconhecimento com algumas associações internacionais como a GLUI.
      Nobre seria seu intento, se sois maçom, de dizer que as potencias regulam as lojas inscritas, mas existem lojas independentes, com maçons sérios, que não possuem carta constitutiva, não são regulares perante qual seja a potência, mas que seguem todos os preceitos da verdadeira maçonaria, com S.’.T.’.e P.’. atitudes, postura e moral que diferem um verdadeiro maçom de profanos.Quando defendes a instituição maçonaria, que não é de potencia nenhuma, deveria se referir a estelionatários, que usam o nome maçom de maneira irregular quanto aos landmarks, somente isso. Não a referencia nos imutaveis landmarks sobre regularidade ser associada a filiação a qual quer que seja a potência.
      Erra por tanto qual seja a potência que identifica um maçom por endereço, nome de templo e até da P.’.Sem.’. que foi inventada por determinados conselhos, mas que não é um landmark.
      Portanto se sois maçom? Arrume suas colocações.
      T.’.F.’.A.’.

  5. Narcíso de Nóbrega

    A XXXXX ( A do compasso com o Escorpião dentro ) que tem até página em português ; Nesse contexto então é espúria …
    @MDD – E voce tinha alguma duvida do contrário? Nem espúria é… é invencionice pura.

  6. raph

    “Negócios diversos”… a categoria já diz tudo 🙂

  7. leandro

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    Só tem figura
    Agora só falta anunciar traga um amigo e ganhe um desconto

  8. interessado

    Eu fiquei interessado no freezer, indicado logo acima, vou ver se arrumo uma saveiro para levar…

  9. Leandro Rossi astelan

    Concordo que existem muitos picaretas, agora insinuar que a ordem Maçônica Mista é picaretagem é, acima de tudo, muita falta de informação. Liberdade, IGUALDADE e Fraternidade.
    @MDD – Brother, se “igualdade” é a melhor desculpa que voce tem para achar que maçonaria mista é legitima, recomendo que estude mais a ritualística. Não existe Maçonaria Feminina pelo mesmo motivo que não existe Dança do Ventre Masculina. Questão básica de energias, chakras e ritualística…

    1. nelson

      Muitos falam, escrevem e tentam por convicções próprias julgarem o que não se conhece. A mulher na MAÇONARIA ,é uma realidade muito antes de muitos de nós estarem neste mundo profano. Maçonaria , por interesses que não sabemos na verdade ,no Brasil, principalmente,tem sido o clube do bolinha. Quanto à regularidade,uma primeira consulta poderia ser feita no site de Pedro Neves, mas os estudos são muitos. A Historia da Maçonaria é milenar .O que esta acontecendo com a Maçonaria no Brasil, é que poucos querem somar. Cada qual quer conquistar o seu espaço do seu jeito.Devemos concordar que muitos , colam, copiam o que esta na internet e criam a sua maçonaria, mas uma grande parcela é seria , tem origens, tem fundamentos, tem sua historia, seus propósitos e estão no perfil de J.’.P.’. , de homens em sentido amplo, incluindo a mulher tbm de bons costumes e que podem e devem sim, compartilhar,sem preconceito e discriminação,pois possuem um mesmo ideal, um mesmo proposito, comungam o mesmo desejo, o mesmo DEUS , e querem e podem promover na sociedade um trabalho digno, honeste, verdadeiro, sincero,em prol da humanidade.
      Nos moldes da Ordem Rosacruz Amor , que também é um Entidade , Associação Filosófica, que com a família unida proporciona a toda a sociedade um trabalho que não podemos desmerecer muito menos julgar.
      O mesmo se fala da Umbanda e do Candomblé. Poucos no entanto conhecem os fundamentos e existem as mistificações. Nas Religiões , isto também acontece. Somos IMPERFEITOS, e por esta e outras razões convivemos com muitas situações que merecem melhor reflexão e cuidado,mas não podemos simplesmente JULGAR , como esta no L.’.S.’.- Precisamos parar com a GUERRA entre potencias. O ideal seria o dialogo entre Potencias ,incluindo-se as lojas independentes e promovermos de fato a MAÇONARIA UNIVERSAL que muito mais do que pregar LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE , pratiquem tais conceitos. Precisamos deixar a hipocrisia de lado e agirmos como homens de bons costumes, civilizados, inteligentes. A modernidade, a evolução, o desenvolvimento, a globalização, tem promovido mudanças em todos os sentidos.
      PAZ PROFUNDA VIDA LONGA E PROSPERA A TODOS .’.

      1. João Santos

        Boa Frater, apesar de respeitar a tradição é necessário que tanto a Maçonaria em qualquer de seus ritos como a Igreja Romana, CONSIDEREM A PRESENÇA FEMININA em sua ritualistica. o Ying e o Yang buscam o constante entrelaçamento. Este negócio só de homems soa como misoginia…
        Fraternalmente
        J.:.H.:.S.:.

  10. João

    Freezer? E aquele anúncio de negócio “Trabalhe a partir de casa. Seja seu chefe. 60 contos por ano!”
    To loco pra ligar!!!

  11. Ninguém teve a idéia de fazer um mix de produtos? Podiam oferecer maçonaria, rosacruz, milagres, a chave do céu (essa é velha mas juro que vi), pacto com demo e sociedade com jesus por apenas 99,90, mas não é só isso, com mais 9,90 você levaria uma cópia do Necronomicon autografada…

  12. Rafhael

    MDD decorreu uma dúvida, pertenceram ao Rito Egípcio grandes iniciados (Cagliostro, detre outros pelo que se sabe), este Rito por sinal aceita energias femininas em suas fileiras.
    Até então pensava que a Ritualística trabalhava com outro que não seria Solar(masculino), derradeiramente por conta das mulheres. Haveria porventura uma omissão de Grandes Iniciados quanto a isso?
    @MDD – Calma, calma… dos Ritos egipcios originais (Menphis, Misraim, Menphis-Misraim) o tal do rito Arabe não tem nem cheiro… Os ritos que eu citei acima são rosacrucianos e celestiais, ou seja: Mistos. O mesmo se pode dizer da Carbonária, que possui um ritual misto, mas nenhum deles pode ser considerado “maçonaria mista”… o que se conhece no Brasil pelo nome de “maçonaria mista” é o REAA, Moderno, e outros ritos MASCULINOS que enfiaram mulheres dentro na Grande Loja Francesa.
    Para os estudiosos, Carbonária é Carbonária, Menphis-Misraim é Menphis-Misraim, Martinismo é Martinismo e Maçonaria é Maçonaria. São quatro coisas diferentes. É que MESMO dentro destas ordens o povo faz confusão…
    Se uma leitora se identifica como “maçom do rito MM” eu vou cnsiderar, porque ela não está errada; é apenas uma questão de nomenclatura. Mas se está no REAA Misto, ou Moderno-Misto… ai sim é o equivalente a um homem vir me falar que faz dança do ventre iniciática… You´r doing it wrong…

  13. Lucas.

    A propaganda deveria ser: “Quer ser maçom? Pergunte-me como.”
    E ainda há pessoas que caem nessas baboseiras.

  14. Leonardo

    O anúncio devia ser mais elaborado, como “Os 50 primeiros não pagam a matrícula”, ou “Associe-se já e ganhe 3 meses de gratuidade”…
    Eu já vi em sites de “lojas eletrônicas” que somente preenchendo um formulário, e pagando a inscrição você já estaria apto a participar das reuniões.
    Como eu li em um comentário outro dia: “Valei-me Dr. Charuri”

  15. Willbn

    MDD para um leigo neste assunto como Eu, como identificar uma ordem séria?
    @MDD – Com a qualidade grafica dos sites de hoje em dia, é complicado. Quanto mais bonitinho o site, normalmente mais picareta é rsrsrsrs… Vou tentar organizar uma pagina de links das que eu indicaria aqui no Blog.

  16. CGN!

    Olá Marcelo , recebi um email com uma apresentação bem escrita e o link abaixo convidando a preencher uma solicitação de filiação , seria válido este link/email ?
    xxxxxxx
    @MDD – Espúria. Como eu disse, QUALQUER coisa que se diga loja maçônica e que prospecta via emails é fake.

  17. Robert

    o Trabalho do martinismo por exemplo sempre foi na verdade Paramaçonico o rito de Memphis MIsrain ou Misrain Memphis (quando correto e dificil – Muito muito dificil- de se achar uma potência correta e verdadeira no Brasil), se dividiu em trocentas potências sem – depois de Klopell- que nada mais tem de ligação com a verdadeira Memphis Misraim e no Brasil esta potência não se acha em internet, orkut e outros, o rito celestial de fato tem elementos maçonicos e não é maçonaria, afinal é muito mais antigo que a Maçonaria.

  18. Alonso

    O pior que é o Jornal da minha cidade.. kkk.
    Vou olhar nos dias do carnaval se eu achar o numero real vou ligar e gravar.

  19. Roberto.'.

    As vezes esse anúncio nem é de potência espúria, para isso eles usam mais a internet que é, digamos que, mais moderno…
    Colocar telefone com celular ainda no jornal… isso é 171 e nem de “potência X” deve ser, deve ser um estelionatário qualquer…

  20. Élder

    Maldito seja o Dan Brown, hehe.

  21. CLAUDIO ZAGO

    GOSTEI DO MEIO LERDO….. MAs a cara de pau de algumas pessoas vai além das expectativas….
    abraço

  22. Francisco

    Será que estamos batendo de frente com a vulnerabilidade da Maçonaria?
    @MDD – Sim… antigamente, a Inquisição se encarregava de mandar pra fogueira esses espúrios. Quando havia uma NECESSIDADE de se manter secreta e invisível, os membros eram recrutados com muito mais cuidado, afinal de contas, bastava um zé ruela para comprometer toda a segurança de uma Lodge. Os grupos eram isolados, dependiam dos sinais, toques e palavras (que eram realmente secretos) para se identificarem. Com o fim das perseguições religiosas, já se era possível ter uma Maçonaria discreta, como um clube de debates científicos, artísticos e políticos (Inglaterra, século XVIII-XIX) e, posteriormente, um local de realizações (era um lugar onde se conseguiam reunir pessoas com grande poder aquisitivo ao lado de grandes intelectuais… facilitava o desenvolvimento das artes e da ciência através dos patrocinadores). Isso se mantém até meados da década de 1980-1990. Quando a Internet surgiu, muitos religiosos conseguiram espalhar todo tipo de maluquices conspiratórias sobre a maçonaria com uma velocidade infinitamente maior do que a de livros ou textos publicados. E da curiosidade dos profanos, aliados ao silêncio da Ordem, acabaram por permitir que vigaristas criassem “potências” falsas, irregulares, espúrias e todo tipo de caça-níqueis. Por mim, esses sujeitos deveriam aparecer boiando no rio com a garganta cortada, mas existe essa tal de democracia que não vê com bons olhos esse tipo de ação e a Ordem acabou enfraquecendo. Hoje em dia existem dezenas de porcarias espalhadas pela net, com sites bonitinhos, oferecendo via SPAM ou adsense filiação aos coitados que não tem nenhuma base para saber das arapucas em que estão se metendo.

  23. Koji

    E se um homem é iniciado em uma Loja Mista no REAA o que você pensa a respeito? Não o considera um irmão legítimo pois o GOB diz que estas lojas não são Regulares? Queria um parecer disso, já que existem muitos homens que estão na Mista…porém existe outros que pegaram seu diploma de grau e migraram para outras Potências.
    Atenciosamente,
    @MDD – O profano normalmente não sabe onde está sendo iniciado e nem sabe o que é uma loja mista ou o que é uma loja regular/irregular. A explicação sobre “igualdade” entre os sexos parece muito justa e faz todo o sentido. O problema é que a Maçonaria, se praticada da maneira correta, é uma Ordem Magística e trabalha com chakras e energias masculinas. Eu tenho respeito e carinho pelas pessoas que estão em lojas mistas, porque são buscadores e querem estudar e progredir; muitas vezes sendo até mais estudiosos do que os que estão em lojas reconhecidas… mas, fazendo uma analogia, sinto como se eles estivessem em uma academia de ginástica fazendo exercícios que sei que irão lesionar seus joelhos ou colunas a médio/longo prazo porque não sabem que estes exercícios não são adequados para o seu físico. Um homem em uma loja mista não é afetado pelo problema de masculinização e, para mim, é tão meu irmão quanto qualquer maçom que recebeu a mesma iniciação que eu. A diferença é que ele não poderá visitar minha oficina e vice-versa…
    Nas mulheres, o máximo que posso fazer é avisá-las que a ritualística não é adequada; aconselharia a elas a entrar nas fraternidades femininas para-maçônicas, na Estrela do Oriente, no Martinismo, no Rosacrucianismo… da mesma maneira que aconselharia um homem que quer fazer dança do ventre iniciática a não fazer… mas se eles querem fazer, depois de dez/quinze anos não venham dizer que não foram avisados.

    1. Melyssa Vecchete

      Desculpe-me, entrei nesse site por um acidente, e não tive como não ler todos os comentários, e o do sr. chamou-me atenção sobremaneira.
      Sou Rosacruz desde minha infância, fui oficial de Templo, sou filha e neta de maçons antigos no Brasil, meu pai é Rosacruz também, além de meu irmão, mais novo.
      E desculpe-me, gostaria de saber onde contaram ao sr. que Rozacruz é uma ordem iniciática feminina? E que há diferenças nos Chacras entre o feminino e o masculino? Pode ser na utilização da chacra fundamental, mas a energia é a mesma de todos os seres humanos.
      Todos os seres humanos imanam a mesma energia, o negativo (feminino) e o positivo (masculino) podem ser manipulados seja por mulheres, seja por homens encarnados, sem que se tornem diferente do que são em sua aparência física, pois em outros planos somos iguais, energia.
      Não sou da Maçonaria, e não pretendo ser, embora a Cabonária já tenha me convidado, todavia, essas rusgas a minha Ordem não existem, tanto a AMORC, a Aurea, a Kabalista ou a Telema, somos todos iguais, tanto em Ordem como Rosacruzes quanto em gênero, apenas podemos nos filiar, uma nas outras, para diversificar conhecimento.
      Não obstante, em ordem mágica, os homens sempre precisaram das mulheres e vice-versa para atingirem o Todo, afinal só existe o Criador desse Mundo quando o dual está completo e junto.
      Afinal somos estudantes e praticantes há mais de 3.366 anos.
      .’.Paz Profunda’.’
      @MDD – Vamos fazer assim… se voce achar normal um homem fazer “Dança do Ventre”, eu acho normal mulheres na maçonaria e fica tudo por isso mesmo, já que não existe diferença entre homens e mulheres no politicamente correto…

  24. Robert

    Mas digamos a pura verdade.
    Só existem estas potências porque tem muita gente com sede de ser maçom e faz qualquer coisa pois eles acham que é uma forma de enriquecer..por exemplo exite coisa mais esdruxula que a tal da Illuminati (aquela que cobra quinhentão pra receber um cd com vários livros ) tive uma amigo que se associou e foi o que ele recebeu, veja bem pra mim isto é crime , muitos dos livros tem direitos autorais e o safado ganha quinhentão nessa, ai surge uma dissidente a tal loja maçonica illuminati que o site dos illuminatis do site arapuca que acho que todo mundo conhece mete o pau, ou seja o sujo falando do mal lavado, ai os caras trabalham no rito francês moderno (aceitam qualquer um homem , mulher até cachorro se pagar) cobram lá sua graninha e ganham mais incautos..porque a sede de ser illuminati fala mais alto, dessa vez não basta ser só “maçom” tem que ser illuminati também, então e nisto que dá um vê o outro ganhando e ai eles pensam , opa este mercado ai cabe mais um…Olha não sendo mau , mas quem cai nessa potências merece mesmo, pois a maioria tem sede de algo e não é o saber e muitos menos cultivar virtudes e cavar masmorras aos vícios, então se preparem nos proximos anos este tipo de maçonaria vai ser como igreja evangélica em cada garagem vai ter uma.

  25. Rafael

    Caramba, até lembrei do meu Babalorixa quando ele disse que no inicio da Universal ele ficava magoado com a demonização da Umbanda e do Candomblé, mas q depois de passado um certo tempo ele percebeu q de certa forma a IURD ajudou os cultos afros, pois a maioria das casas safadas e picaretas não resistiu e acabou fechando, no caso da Maçonaria fica mais dificil o Macedão ajudar pois o publico alvo dessas potencias espúrias por mais iguinorante que seja sobre as origens e sobre a realidade da maçonaria deve, imagino eu, ser mil vezes mais culto e inteligente que o evangélico mediano (antes que me joguem pedras sei que existem crentes cultos e nem por um momento coloco no mesmo saco um batista, presbiteriano etc junto com um desses sócios de Jesus “a sua retribuição será do tamanho da sua contribuição” hehehe) então não vão se assustar com cultos ao demonio, diabos no armário e outras coisas.

  26. kk

    Você disse que não tem nada a fazer. Mas tem sim, é continuar a divulgar. Se todos os que simpatizam com magia e querem vê-la mais aceitável ( o que facilitaria a prática ) é separar o joio do trigo e repudiar todas as mutretas que não funcionam. Não só na Maçonaria, mas na Umbanda, Wicca, Cabalá e por aí vai. Se não ficar claro que magia é para autoconhecimento, religare e assistência à humanidade, as pessoas continuarão caindo na magia com a intenção de ganhar superpoderes e não de tornar as coisas melhores. Sei que o melhor é se afastar dos sórdidos, mas os sórdidos também são nossos irmãos e consciência é o melhor presente que podemos dar uns aos outros.

  27. Vinícius Pedro

    se não existem mulheres na maçonaria por causa dos chakras, ritualistica, etc.mas e os gays?
    @MDD – Não tem nenhum problema (energeticamente falando) de gays se filiarem à Maçonaria… o único problema é eles passarem pelo preconceito dos velhos maçons, que podem vetar a entrada de pessoas nas suas oficinas nas votações… mas eu já conheci pelo menos uns 2 ou 3 maçons que eram homossexuais (extremamente discretos) e não tiveram nenhum problema com isso.

    1. Vinícius Pedro

      Eu perguntei isso, pq me lembrei um colega que eu tinha que era demolay. ele falou um tempo atrás sobre um rapaz que era gay e foi afastado do capitulo por causa disso. Ele alegou que um gay não poderia entrar na demolay nem na maçonaria, pq teria que ser um “homem de verdade”. isso me chocou um pouco na época eu sabia que isso era puro preconceito, esse meu colega estava longe de ser um homem de verdade com carater. mas me veio a dúvida sobre a questão energética da entrada de um homossexual na ordem.
      Grato pela resposta.

      1. Luis Carlos

        Poxa marcelo, aquela… do escorpião dentro do compasso….. é um perigo, deveriam sim fazer alguma coisa, denunciar. só dá loucos, coitados dos leigos…….

      2. Luis Carlos

        Acredito que se um Ir.’. é gay, qual o problema, desde que ele tenha compostura, respsonsabilidade, respeito, dicernimento. e pra que mostrar?….. a vida dele, é desde que não exponha sua loja ao ridículo.

  28. Suellen

    Recebi semana passada dois e-mails da “Ordem dos Gregários”. Nem abri.

    1. Jooão Alcantara

      Devria abrir o convite então – como julgar sem analisar? É fácil criticar segundo concepções alheias… Tal como se v~e em demasia nesse fórum.

  29. Ocan

    A loja que fui iniciado trabalha sobre o rito de Memphis Misraim….e não há nada disso de quebra de energia..até pelo contrário…ai que a energia é boa..esse papo de quebra de energia é papinho furado dos velhotes do GOB..é facil ao invés de voces compararem dança do ventre..querendo dizer que somos gays de lojas mistas..nós dizemos assim que nós prefirimos um computador do máquina de datilografar( que no caso são os arcaicos e ultra extremistas do GOB). Assim como não somos aceitos em Lojas mofadas e emboloradas do GOB..também não queremos voces em nossas Lojas limpas e cheirosas!!
    Dorme com essa!!!
    @MDD – Esse comentário é a prova que entrar em uma Ordem iniciática não faz as pessoas mais inteligentes… Se o zé ruela que escreveu isso pesquisasse mais, saberia que o rito Menphis Misraim é misto, como os rituais R+C, e permite a presença de mulheres. Muito diferentemente dos ritos maçônicos ingleses, que são solares, ou da dança do ventre, que é feminino/lunar…

    1. shint

      É prova também que a escolha do profano é feita à revelia…nenhuma pessoa de bons costumes agiria dessa forma ao saber que sua potência é espúria…

  30. Ailton Dias

    Olá, Marcelo.
    Sabemos que todos os rituais, toques, palavras de passe, sinais e tudo que se refere a maçonaria já está mais do que revelado em livros e na internet.
    Será que com isso o perfil do “candidato a maçom” vai mudar?
    @MDD – sinais, toques e palavras não representam nada do verdadeiro segredo maçônico; É como achar que vai aprender a nadar apenas lendo livros.

  31. Allan

    Boa resposta mano , sinais , toques e palavras eram necessárias nos tempos da inquisição …

  32. Israel Francisco

    Maçonaria Egípcia site anunciado via facebook, contendo ficha de inscrição solicitação de afiliação.
    xxxxxxx
    Já viram?
    @MDD – Infelizmente já…

  33. Alberto Bernardino

    Caro Marcelo, me tire uma dúvida.
    Sei que a pergunta que irei fazer não tem nada a ver com potências espúrias em si, mas tem a ver com a Maçonaria. Há rumores de que o terrorista noruguês Anders Behring Breivik era maçom pertencente à uma Potência da Noruega. Então, o que gostaria de saber é se esse rumor é confirmado pela Maçonaria norueguesa ou é mais um maluco querendo se passar por maçom (porque no facebook dele ele está paramentado com paramentos maçônicos)?
    @MDD – Parece que ele foi maçom, mas havia se desligado da Maçonaria três anos atrás, porque não se comportava da maneira esperada pelos membros da Ordem, causando muitos problemas na loja.

  34. Julio Cesar

    Olá Marcelo.
    Recebi um email com uma apresentação bem escrita e o link
    http://www.lojamaconica.com.br.
    No site diz que A Loja Maçônica Paulistana é uma instituição maçônica regular e legítima com mais de 60 anos de vivência maçônica na cidade de São Paulo, com sede social no Templo Maçônico Pedro Celso à Rua Sousa Lima, 318, 2º Andar, Barra Funda, São Paulo – SP, CEP: 01153-020.
    @MDD – Não é reconhecida pela Inglaterra. Lojas Maçônicas não mandam spams convidando pessoas aleatórias a se juntarem a ela.

    1. AM

      Olá MDD boa tarde,
      Primeiramente desculpe a intromissão, sei q este post é antigo porém estava olhando mensagens sobre a maçonaria porque quero saber se uma certa loja é regular ou é fraude, este é o site deles xxxxxx eu conversei com uma pessoa e ele mencionou ser mestre maçom e que sua loja fica no largo do Arouche, eu entrei em contato com ele pq tenho desejo em ser maçom um dia, porém vejo tanta coisa, que fico com medo, no site tem um formulário, eu preenchi e ele me fez uma entrevista por telefone e agora marcou comigo uma entrevista nesta loja no Arouche, o que tem a me dizer?
      @MDD – Fuja para a montanhas… não é reconhecida nem pela Inglaterra, Grande Oriente do Brasil ou Grandes Lojas…

  35. Antonio Rocha

    Olá, recebi um email com um convite para uma tal ordem dos xxxxxxxxxx, e pelo que li aqui, é falso, bem, meu avô era da maçonaria REAA , Grão Mestre grau 33 , eu sempre quis entrar para a maçonaria, pois pelo que li a respeito, posso me considerar um Maçon por princípios e estilo de vida, mesmo não pertencendo a maçonaria, mas infelizmente ele veio a falecer antes de me convidar, hoje com cinqüenta anos e pai de um menino de nove anos gostaria de entrar para a maçonaria, conheço muitos maçons mas gostaria de entrar para a mesma loja de meu avô , isso é possível ? poderia me indicar o caminho ? antecipadamente agradeço e conto com sua proverbial sapiência.
    @MDD – 1) fuja para as montanhas… NENHUMA ordem séria faz convites por SPAM !!!
    2) O melhor a fazer é procurar conversar direto com os membros da loja que seu avô fez parte.

    1. jovaldino

      procure a loja que seu avo pertenceu e fale com algum deles

  36. Cuidado!!!!

    (CUIDADO) As Principais espurias atualmente é o GLOB, GLB, GLADA, GOMB, ACADEMIA SUPERIOR MAÇÔNICA, GLOSMAB….Maçonaria com filiação através de internet e furada… Seu R$ (dindin) é a questão…então muito cuidado com a gangue do Sr. Dorival Fiorini (GLOB), Júlio Cesar da Silva e Sandro Munhõz (GLB)…..entre outros gangueiros……Maçonaria só através do convite pessoal, porém, quando avistar solicite afiliação já saiba que é o grande golpe.

    1. guido

      Senhor(es),
      Gostaria de maiores informações sobre a GLOSMAB, loja com o devido CNPJ, com sede em Interlagos/S.Paulo. Loja esta que já fez inúmeras iniciações.
      O senhor(es), afirmam que a referida Loja é enganação ?
      @MDD – – GLOSMAB não é reconhecida pela Inglaterra.

  37. Luiz

    Prezado Marcelo,
    Que o número de picaretas tem aumentado, é verdade. Que nenhuma delas é maçonaria, está mais do que claro. Mas vi um comentário que me levou a questionar: qual o número estimado de maçons irregulares no Brasil? O comentário que vi em um fórum afirmava que são em número superior aos regulares( GOB, COMAB e CMSB). Bem…eu fiz uma pesquisa por alto e vi que a maioria dessas ditas “potências” têm em média 3 a 10 grupos que se reúnem…então acredito que eles estão bem longe de superar a quantidade de maçons regulares atuais. O que você acha??
    A razão da minha pergunta é que se o número de irregulares for muito expressivo, não poderia haver pressão para que houvesse um reconhecimento, vindo até de potências regulares de fora do Brasil, uma vez que os irregulares de outros países também realizam tratados com os Brasileiros?
    @MDD – O Kennyo deve ter informações mais atuais, mas certeza que essas “potencias” de meia duzia de lojas nao fazem nem sombra perto das potencias regulares. Uma lista que divulgaram tinha cerca de 20 potencias espurias pipocando pela net. Cada uma delas tem em média 3-10 lojas, como voce acertou… isso daria na pior das hipoteses umas 150-200 lojas… contra 4.000 do GOB, por exemplo.

  38. Felipe

    Engraçado falar a sim até fugindo do principio landmark, vamos lá maçons procurão melhorar espiritualmente todo mundo conseguiria identificar alguém que só quer seu dinheiro, vocês estão aqui para jugar?
    Grandes desses orientes são criados por regulares maçons que por algum motivo “político” saíram do GOB.
    Claro que existem grandes farsas, mas também existem grandes irmãos consideráveis e de boa índole.
    É triste ver pessoas preconceituosas no nosso mundo.
    Assim como tudo no mundo sem união e fraternidade nunca vai haver a vida justa e perfeita, vamos parar de guerra e nos unir, tanto quanto os irregulares quanto os regulares, só assim conseguiremos tirar os “pilantras” de ambos os lados e conseguir levar a sabedoria a todos.

  39. Gustavo

    Amigos,
    Não sou maçon, mas recebi um convite de uma loja filiada a GOB. O valor da iniciação superava 9 mil reais. Pergunto – é séria? Não estaria esta loja filiada nas mesmas condições das demais?
    Para um leigo, como saber a diferença?
    @MDD – Minha recomendação é: procure outra loja. Valores justos não devem ultrapassar 3 salários mínimos. Não há nenhuma necessidade de cobrarem mais do que isso.

    1. Marcelo

      A bem da verdade que deixo meu depoimento pessoal,para aqueles que acham que por entrarem em um site e preecherem um pré cadastro serão aceitos.
      E saibam que serão pois estão visando somente seu dinheiro apenas isso,detalhe eles fazem até contrato prá entrar na maçonaria como pode isso,mas para entrar aos quadros dessa ou daquela loja é necessario ir a uma loja,ou conversar a respeito com algum amigo seu que vc saiba que é Mason.Eu errei mas estou tentando acertar,claro dentre as Lojas iregulares existe as serias que não garimpam pela net neste momento escreva maçonaria no google e veja os aproveitadores que estão visando seu dinheiro,pois prá entrar nestas tais lojas não reconhecidas é caro.
      Espero que este depoimento seja um presta atenção aos que quisserem seguir este caminho curto prá se entrar na Maçonaria,eu prefiro o demorado e dificil….
      Lembremos da porta larga e da porta estreita que o mestre dos mestre nos ensinou…

    2. Pavel Checov

      Isso não está me parecendo uma loja do GOB.

  40. Marcelo P

    Boa noite. Pessoal, estou começando a ficar preocupado. Sou Ap.´., iniciado em 2011 (gob) . estava pesquisando na net para conclusão de um trabalho quando me deparei com um sr., entitulado como “grão mestre” da Glosmab, fazendo convite via Youtube e anuncio no Google para profanos se tornarem “membros da familia maçonica” – fiquei curioso e entrei no site. Expõe fotos de “iniciações”, tratados com uma infinidade de “potencias” e convidam abertamente a quem quiser…isso não pode ser sério! não há nada que se possa fazer?
    @MDD – Infelizmente, legalmente, não existe “copyright” entao qualquer um pode abrir no quintal uma “loja maçônica’. O que vale é a regularidade e reconhecimento junto à Inglaterra, algo que nenhuma dessas invencionices possui.

    1. Alberto

      “o que vale é o reconhecimento da GL a inglaterra”
      O que te faz maçom afinal?
      Esse papelzinho com um numero dizendo “reconheço sua potencia”
      Ou voce em seu interior recebendo o verdadeiro conhecimento e agindo como tal?
      Fica complicado, acredito que muitas potencias pode estar fazendo um otimo trabalho e são verdadeiros maçons, como tem, e tem mesmo, lojas “regulares” com tanta irregularidades que nao caberia aqui, com agapes “nao vo ne dizer”.
      Para mim nao sao maçons, podem ter n numero na carteira, pode ter o que for, nap sao maçons.
      Bom fica minha opinião.
      29/06/2012 E.’.V.’.
      @MDD – Eu concordo em parte. São duas coisas completamente diferentes: “Regularidade” e “Espírito Maçônico”. Conheço profanos que nunca foram iniciados em nada que possuem muito mais espírito maçônico do que alguns graus 33 de lojas regulares que nem sabem o que estão fazendo ali. Tenho conhecidos em lojas irregulares que estudam e conhecem bem mais do que outros que estão 100% regulares. Porém, conheço MUITAS lojas picaretas irregulares que servem de caça niqueis de desavisados pela internet, vendendo iniciações, fazendo propostas via SPAM e até mesmo absurdos como reuniões ritualisticas online. Para coibir esse lixo, creio que é necessário bater na tecla da regularidade o tempo todo. As lojas que não estão ligadas à UGLE mas possuem o espírito maçônico, dedicação e estudo cedo ou tarde recebem o devido reconhecimento por parte dos estudiosos. Maçons não precisam dizer que são maçons ou mostrar números de carteirinha, eles são reconhecidos como tais por seus atos, independente até mesmo de terem sido iniciados…

  41. Pedro

    Curiosidade; como se sabe que uma loja maçonica e reconhecida ou não pela Inglaterra?
    @MDD – Existe um Guia de Lojas reconhecias publicado todos os anos pela GLUI.

  42. Rafael A.

    Recebi por email um convite para a LOJA MAÇÔNICA PAULISTANA. Já havia lido seu site e as infos que você traz aqui. Eu decidi ser um pouco mais “curioso-especulativo” e, nesse caso, contatei os responsaveis da loja, via email do convite e também pelo site http://www.lojamaconica.com.br
    Agendaram uma convers comigo e eu compareci. O responsável me explicou sobre a maçonaria, e pude ver um brasão da GOB em uma das paredes da loja. A taxa de filiação e mensalidade me parecem justas e não me pareceu “até então” que seja um golpe aplicado por tal loja. Ainda não consegui uma comunicação com a GOB para saber mais, mas a princípio me pareceu tudo em ordem, considerando-me um leigo no assunto.
    Foi me informado que eles se desligaram de uma das 3 grandes potencias (?) e que agora eles vão se afiliar a uma outra. Solicitaram meus documentos dizendo que fui “aprovado” para ingressar nessa loja.
    Até aqui para mim, tudo bem. Agora, para aqueles que conhecem e vivem a maçonaria, fica a pergunta: continuo investigando e contato GOP, COMAB, etc? Ou simplesmente paro com todo o processo?
    Obrigado.

    1. Rafael A.

      Pequeno update:
      Conversei por telefone com representantes da COMAB, GOP e CMSB e nenhuma delas reconhecem a LOJA MAÇÔNICA PAULISTANA. Fui informado que o brasão da GOP usado pela instituição LMP, é feito de má fé. Triste.

  43. Thyago T.M

    Olá caros , olá MDD…
    Seguindo este contexto , gostaria de saber qual o real significado do dinheiro aplicado por uma ”provavel” futuro Maçom .
    Desde-já abraços.
    TTM

  44. Pavel Checov

    Grandes lojas regulares da América do Sul (em inglês):
    Grand Lodge of Argentina
    Grand Lodge of Bolivia
    Grand Orient of Brazil
    Grand Lodge of the State of Mato Grosso Do Sul
    Grand Lodge of the State of Rio De Janeiro
    Grand Lodge of the State of São Paulo
    Grand Lodge of the State of Espírito Santo
    Grand Lodge of Chile
    Grand Lodge of Colombia at Barranquilla
    Grand Lodge of Colombia at Bogota
    Grand Lodge of Colombia at Cali
    Grand Lodge of Colombia at Cartagena
    Grand Lodge of Ecuador
    Symbolic Grand Lodge of Paraguay
    Grand Lodge of Peru
    Grand Lodge of Uruguay
    Grand Lodge of the Republic of Venezuela
    Fonte: UGLE – http://www.ugle.org.uk/about-ugle/recognised-foreign-grand-lodges/grand-lodges-in-south-america/
    Fora disso, não vá. Até digo que não existe isso de “maçonaria espúria”, o que existe é “um conjunto de pessoas que se reunem para praticar rituais maçônicos apropriados indebitamente das ORDENS verdadeiras”. Não é maçonaria, e não deve ser chamado de maçonaria, por um simples e direto preceito: MAÇONARIA = 25 LANDMARKS, principalmente o último. Inclusive, membros do rito “Memphis-Misraim” precisam se atentar ao 18 o. Landmark, e os membros de ritos “EAD” precisam se atentar ao 9 o. Landmark. E TODOS devem se atentar ao 25 o. Landmark. Sem isso não é maçonaria.

  45. Recebi convites por e-mail e no spam. Em pesquisa pela google cheguei até esta página, mas do que conheço da maçonaria não achei coisa séria. Tive contatos com pessoas, que achava um meio de se dizerem maçons “o ce sabe né, sou maçom”, assim desta forma. E daí? Eu respondo que não sou nada. Certa feita, encontrei um velhinho num pousada e foi me dizendo e conversando e me fez a afirmativa. Talvez eu tenha cara, sei lá. O desiludi talvez e não acreditei de início, mas ele tinha conhecimentos históricos e argumentos interessantes, então coloquei esta questão de e-mail e convites espúrios. Ele chamou três pessoas em visita e que vieram meio constrangidas, colocou o assunto dizendo que o amigo foi convidado por e-mail, diga pra ele se existe isso. O intimado olhou para mim, para ele e para esposa que se mantinha à distãncia e deu sua negativa peremptoriamente. Fiquei amigo do velhinho maçom e tão humano. Considero que é lícito os grupos se ajudarem, ou se defenderem, desde que não seja crime. O que se vê é alguém dizendo-se maçom como a prática da lei de gerson, a vantagem aqui e acolá e de que venceu tal concurso disso ou daquilo por que era maçom. Ora, onde fica o mérito, se consegue as coisas porque é maçom? Sou grato aos maçons aqui em Piracicaba pela ajuda que deram a minha família, que não é de maçons, a de uma cama hospitalar para uso, enquanto o doente estiver acamado grave. Ao perguntar ao amigo antigo e “que não sabia que era maçom”, não gostou muito, depois que caiu a ficha que eu havia entrado em contato com ele por ser um trabalho dos maçons.

  46. Carlos Tadeu de Souza

    De acordo com a lista, a Grande Loja de Minas Gerais nao e’ reconhecida ? Nao e’ regular ?

  47. melo

    Ir.: boa noite posso me considerar um profano enganado, fui iniciado pela GLB quando descobri que ORIENTE ñ era reconhecido preferi sair da loja hoje confesso que sinto falta dos IR.: td q aprendi nunca vou me esquecer mas sei q por muitos não vou ser reconhecido mas uma verdade vos digo que hoje sou um homem busca da evolução espiritual.
    T.:F.:A.:

  48. Mestre Pedeiro

    GLOSMAB é GOLPE!
    O Grão-Mestre da GLOSMAB não tem nem 3 anos de Ordem.
    Comprou o diploma do Grau 33, iniciou, elevou, exaltou e instalou o próprio pai em um unico dia!

    1. Delta1

      A GLOSMAB já era, meteu a mão no dinheiro e traiu seus filiados, foram descobertos a uns 3 meses, todos saíram, 4 VM saíram e deixaram suas lojas, eles anunciaram o templo para alugar no OLX ( http://cidadesaopaulo.olx.com.br/locacao-de-templo-maconico-iid-443856937 ) depois disso os Ir.´. processaram a GLOSMAB e eles tiraram os anúncios, mas tenho copia em email. Os irmão que sairam estão se juntando para processar a GLOSMAB por estelionato, são 15 irmãos até agora, esse tal de Eduardo Neves agora sabe que GADU sempre está de olho em tudo.

      1. Anonimo bodinho

        Caro Delta, poderias remeter esse mail com a cópia do anuncio?

  49. Mestre Pedreiro

    Que ótima noticia!
    Esperos que esses profanos de avental paguem pela safadeza que fizeram!

  50. M.'. Mason

    Não existe mulher na maçonaria regular, somente os maçons que fazem os altos graus compreendem o porquê. A maçonaria irregular permite a entrada de mulheres e quaisquer tipo de pessoas que paguem joias de iniciação pois visam lucro acima de tudo.
    Numa loja espúria o que se visa é o dinheiro a verdade é esta, ninguém vai lhe ensinar nada tampouco aprenderá algum segredo maçônico pois a real missão deste tipo de pessoa que se diz maçom é engana-lo e tomar seu dinheiro o máximo que puder.
    Maçonaria regular é GOB, GOP, COMAB o resto é estelionato. E tenho dito.

    1. Horus

      Concordo plenamente, o que mais me deixa intrigado é que os iniciados nas espúrias não raciocinam, veja bem, pagaras mais caro na espúria do que na regular, terás menos benefícios nas espúrias do que na regular, fará menos maçonaria nas espúrias do que na regular, não terás ordem DeMolay nas espúrias, conclusão, não farás quase nada mais do que ficar rodando ritualisticamente no templo e o pior JAMAIS serão reconhecidos maçons pelo mundo. Não se perguntam também, o porque o “dono da potencia” ta fazendo isso tudo, porque? o que ele quer? Ser bom? Caridoso? então pq não ficou na regular e praticou a caridade? A resposta para mim é muito óbvio. GLOSMAB ta em processo e fechou, GLOB tem uma porção de lojas tirando os VM por desvio de dinheiro, recebi no Facebook ontem um irmão processando a GOISP procurem no FACE ( Chave De Hiram Arls ) e saberão mais detalhes. Concluo dizendo, não existe maçonaria sem que seja regular. Voce pode gritar, esperniar, fazer ofenças, escandalos o que quizer, mas a realidade é que voce NAO È MAÇOM e o pior ta sendo enganado e enchendo o bolso de um espertão.
      OBS: Ir.´. M.´.Mason, esqueceste a GLESP, grande loja do estado de são paulo. Ou Seja, regular somente, GOB e seus reconhecidos (GOP, GORJ etc) COMAB e GLESP.

  51. Sergim

    Ola a todos, sou Sergio.
    Realmente, ta uma pouco vergonha isso tudo, passei por uma situação dessas descrita acima por Horus, perdi um bom dinheiro e fiquei 4 meses somente rodando no templo, quando me passaram para companheiro queriam 900 reais, e 1200 para mestre, fiquei muito puto, ninguém me avisou nada, já havia pago 2200 na iniciação e achei que fosse ate mestre, no minimo né. Olha me decepcionei muito, não paguei, fiz um BO e entrei com um processo para recuperar meu dinheiro, tivemos uma audiência e tiveram que me devolver o dinheiro corrigido, recomendo a todos que foram enganados que procurem seus direitos, não são maçonarias e sim “caça niqueis”. Não quero mais ver maçonaria nem de longe, dizem “as regulares não são assim” pode ate não ser, mas me decepcionei de tal forma que não quero mais nada com essa instituição.

    1. Jaques

      Caro colega,
      No Brasil, as maçonarias ditas regulares estão filiadas a uma destas tres confederações ou potências (GOB, COMAB e CMSB). Deve ter alguma outra potência que embora não esteja ligada as tres regulares que sejam sérias.
      Mas tudo tem um custo, pois os jantares após as reuniões não saem de graça. O custo de iniciação é para que vc, seus familiares, amigos e novos irmãos possam festejar.
      Se um dia, for convidado por alguém, por cautela, verifique se a loja do padrinho está ligada a uma das tres citadas acima. Pertenço ao GOMS (Grande Oriente de Mato Grosso do Sul) filiado a COMAB, e os custos são compativeis. Mas NÓS escolhemos quem tem perfil, bastando aos mesmos aceitar ou não. Os candidatos não se convidam.

      1. Reinaldo

        De acordo com a Prancha de número 110 de 15/08/2014 assinada pelo Grão mestre Geral do GOB , o SR Marcos , a COMAB e CMSB e também o GOP não mais Permitem -se Visitas mútuas , não existem mais tratados de amizades entre estas Potências.

  52. Alberto

    Bom, passei pelo mesmo problema meu Caro Sergio, fui iniciado, paguei quase mesma coisa que o Sr. , um dia me elevaram, foi surpresa, nem sabia, fiquei muito feliz, claro, mas no dia seguinte tinha uma conta de 1000 reais pra eu pagar, reclamei e disseram que era para os gastos de elevação, kkk, abaixar a aba do avental, esse é o gasto, bom, me custou 1000 reais abaixar a aba, em fim, sai de la e procurei me filiar a GLESP, tive que começar do ZERO, claro, mas valeu a pena, maçonaria regular é muito mais barata que as picaretas, so que depende mesmo de seus esforços, não tem essa de “tenho dinheiro e compro graus” leva tempo, trabalho e muita paciência.
    OBS: Meus gastos na regular foram menos da metade dos gastos que eu tinha na expuria.

    1. Charles

      Caramba, eu pensava que uma vez metido com lojas espúrias, a pessoa nunca mais se iniciava em loja regular nenhuma.

  53. Marcos

    Prezados, boa tarde.
    Alguma informação sobre a loja
    xxxxxxx
    Grato por qualquer informação.
    @MDD – Fake, sao conhecidos picaretas 🙁

  54. Reinaldo

    IrIr.’. ;
    Desejo também expressar-me , olha defender-nos ( Digo nós que nos filiamos a uma maçonaria independente ) creio ser justo , pois como disse um comentarista aqui mesmo afirmou que com o CNPJ , classifica a independente como regular , assim sendo afirmo a Loja na qual sou regular me assiste muito bem em minha procura pela Verdade e a minha nova Vida já começou , posto que percebo as mudanças em minha vida , vejam bem e ainda partindo dos princípios que a Maçonaria não tem Dono , entendo que a mãe acolheu dentre , todo Homem de bons costumes , moral e o primordial meus QQ.’. , a real intenção e vontade de viver em um País melhor , um Mundo melhor , embora estejamos sendo boicotados pela Sociedade desinformada e de talentos para maldade , assim também prossigo afirmando que na Maçonaria independente a qual fiz meu voto de preservar o segredo e buscar minha lúz , estar sempre sob a empreiteira do bem e da filantropia , e de pronto em Pé e a Ordem para qualquer Ir.’. , digo ainda se uma instituição maçonica é séria e sei que a minha o é , estamos sempre a sermos observados pelo Olho que tudo vê , e sindicância constante e melhoras constantes , assim sendo claro que é MAÇONARIA .
    @MDD – Meus parabens por ter conseguido cair em uma Loja que siga os rituais de maneira decente. O que mais vemos por ai são caça-niqueis usando os rituais do GOB ou Grandes Lojas para angariar curiosos e criar clubes sociais. Como disse no texto, Regularidade não faz a loja ser boa (existem lojas regulares cuja ritualística e dedicação aos trabalhos são um lixo e lojas irregulares que são um esmero nos trabalhos e pesquisas). Reguralidade diz respeito apenas a estar ligada à GLUI. Loja Maçônica que não está ligada a GLUI é como um advogado que não está ligado a OAB ou um engenheiro que não tem CREA ou um médico que não tem CRM…
    Apenas ter CNPJ não torna uma loja maçônica regular; somente diz que é uma pessoa juridica que existe no Brasil.

  55. Ed Severo

    Boa noite!
    Ir.’. se e que posso me dirigir ao [email protected],como tal. Fui iniciado em 2013 em uma Loja Independente,porém garanto que meus Irmãos de Loja,realizam diversos trabalhos que com toda certeza nenhum ” verdadeiro Franco Maçom” iria se arrepender de ler em Loja. Concordo que muitos ” Franco Maçons ” constituído de CARTEIRINHAS, de P.’. Sem.’. e etc etc etc,não se comporta como um Ir.’. de uma Loja Independente. Com isso vejo e percebo que não e uma Potência que irá fazer um verdadeiro ” Franco Maçom ” e sim suas atitudes perante a sociedade.
    TFA
    @MDD – Como eu disse no texto RECONHECIMENTO não faz uma loja melhor ou pior, apenas reconhecida.

  56. Thiago

    Como saber se uma loja é de picaretas ou séria ?
    @MDD – pergunta sobre a “Potencia” a qual ela é jurisdicionada e seu numero. As Potencias reconhecidas no Brasil são GOB (Grande Oriente do brasil) e as Grandes Lojas Estaduais. Existem lojas não reconhecidas que são serias? existem, mas realmente, a longo prazo, nao vale a pena, porque voce vai querer fazer os graus avançados depois, vai querer visitar as lojas sérias para assistir palestras e cursos e quando descobrir, tera gasto uma grana com uma loja nao reconhecida e se quiser fazer o trajeto oficial, tera de percorrer tudo de novo e isso acaba desestimulando totalmente o buscador.

  57. Marins

    Expúrias, regulares, irregulares. Uma luta de poder e o medo da distriubuição. Uma defesa de “alter egos”.
    Conheço maçons das ditas lojas irregulares, que são verdadeiros mestres no caminho do bem. E conheço vários das ditas “regulares” que não valem a terra que seus pés pisam.
    Regularidade, perante o que? Irregularidade perante o que? Perante um grupo que se uniu para se dizerem certos?
    Não faço parte de nenhuma delas, mas se o fizesse, seria daquela que me proporcionasse condições melhor para seguir o caminho do aprendizado e da melhora como pessoa, como ser humano.
    A loja, não iria me fazer isso, mas sim eu mesmo, com o que aprendesse. Pouco ou nada me importaria se era regular ou irregular. Acho que meu primeiro aprendizado seria saber calar na hora de falar mal de outras, pois, a verdade está com cada um de nós. A nossa verdade é individual e não coletiva. O maçon, é individual e não coletivo.
    O que me afasta dessas lojas, de todas, sejam as ditas regulares ou irregulares, é exatamente essa guerra de poder, essa demonstração de superioridade, esse esbanjamento de criticas destrutivas, essa “pavonice” de ser ou não ser.
    As mesmas críticas que fazem aqui contra as supostas irregulares, são feitas fora do país, onde as mesmas são as regulares.
    É uma guerra de poder, de querer ser melhor, de querer se fazer parecer melhor.

    1. Jaques

      Se a pessoa for ou não for a uma Loja por causa dos outros, ainda não está pronto.
      Vencer aos outros é muito fácil. Deve-se ir a Loja para vencer a si mesmo.
      A ordem é perfeita, ela aceita membros que poderiam melhorar com seus ensinamentos. Se não melhoram, paciencia. Os membros são humanos e como tal, jamais serão perfeitos.
      Regularidade para mim é diferente de reconhecimento. Uma potência pode ser regular e não reconhecida. Isso não significa que seja irregular.
      Irregulares são aquelas que cobram 5000,00, 10.000, por uma passagem de grau.

Deixe uma resposta