Wallpaper – Tiferet


Clique na Imagem para ir para a Página de Tiferet na Wiki.

Este post tem 23 comentários

  1. Agricultor

    Uma dúvida. Vai ter posters de Kether, Hochma e Binah?

    @MDD – E Daath, mas depois que acaber o Sefirat.

    1. Alan Finnican

      Esses wallpapers de Kether, Hochma, Binah e Daath ainda estão nos planos?

  2. Gabriel

    Olá Marcelo,

    É muito legal pensar em Lugh como Tiferet, mas gostaria que levasse alguns pontos em consideração:

    – Ele é tomado como o “Senhor de Todas as Artes”. Há a história de quando ele quis entrar para os Tuatha de Danann. Para entrar no reino de Nuada, os guardas perguntaram o que ele poderia fazer que seria bom para o reino. Lugh disse que poderia ser um ferreiro, mas os Tuatha já tinham um ferreiro. Lugh disse que poderia cantar, dançar e tocar, mas os Tuatha já tinham um bardo. Lugh disse ser capaz de operar milagres e feitos magníficos, mas os Tuatha já tinham um Druida. E essa conversa seguiu por todos os campos das artes.
    Lugh fala, então: Então encontre um homem que é senhor de todas essas artes.
    E assim, os guardas permitiram que Lugh entrasse no reino.

    Outros pontos a se considerar é que Lugh vem do Deus Lugus (do panteão Celta também). E Lugus vem de Mercúrio.

    Eu olho para Lugh e vejo Tiferet, mas se estudarmos seus aspectos vemos que ele se enquadra perfeitamente em Hod.

    É claro que no Panteão dos Tuatha de Danann temos outra entidade que representa Hod: Ogma. Além de suas histórias, temos na mitologia que ele criou o alfabeto Ogham (utilizado para divinação e magia também, assim como as Runas). Mas isso não exclui o fato de que Lugh é uma cópia lááá de Hermes.

    @MDD – Voce esta correto. Eu so tentei nao repetir pro pessoal nao achar que foi erro depois, mas é isso mesmo. Muitos deuses possuem características mistas (Wotan, Lugh, Merlin, Maat…) e acabei escolhendo pela mais proeminente.

  3. Leon

    Ha,não acredito que vc deixou o Superman de fora do Wallpaper.

    @MDD – Doeu no coraçao 🙁 mas leia meu comentário sobre fazer um programa gerador de wallpapers, talvez uma alma caridosa do Mayhem resolva este problema.

  4. Kássio

    Muito bom, muito bom. Só faltou o Luke.

    @MDD – Faltou UM MONTE de gente… mas me deu uma idéia… programadores do TdC, seria possivel, digamos, um programa em flash ou similar que pedisse o tamanho da sua tela (800×600, 1024×768, etc), depois, com base em imagens e nomes dos deuses em um banco de dados, sorteasse a quantidade de deuses para preencher a tela, tantos deuses de X deuses total sem repetiçao e CRIASSE um wallpaper único, que depois pudesse ser salvo como JPG?

    1. Tony

      Marcelo, estou pesquisando sobre o assunto e em breve envio um email para você.
      Mas te adianto que dá pra fazer isso sim. É algo relativamente simples se for como você descreveu.
      Abraço

  5. igorsan

    MDD,

    Nâo me leve a mal,mas lendo sobre Tiferet e as suas características, fiquei pensando se o Homem-Aranha, não se encaixa perfeitamente nas definições desta Sephirot, assim como Neo.

    Veja bem, ele peca por orgulho logo quando ganha os poderes, deixando um assaltante escapar. Logo depois do assaltante ter matado seu Tio Ben ele se torna um Herói que, acima de tudo, sacrifica sua vida pessoal pelos outros.

    Se quiser não precisa publicar isto aqui, estou fazendo um post sobre o assunto no Mayhem

  6. Gustavo

    O superman também seria tiferet?

    @MDD – Sim.

  7. Douglas Penna

    É uma idéia também criar temas do Windows 7 para cada uma das esferas

  8. Anderson

    Interessante notar em Tiferet que é o meio da escalada na árvore. Há 5 caminhos a partir dela e todos sobem.

  9. Bodeman

    Tio,

    Eu consegui fazer uma versão widescreen para os três últimos wallpapers (resolução 1366×768). Se quiser, é só pedir.

  10. Vinicius

    “Doeu no coração”… coração, Anahata, Tiferet… hehe eu estou começando a entrar em parafuso com essas coisas.

    Pelo menos colocou o o Neo, que teve mais sorte que o Jesus Cristo católico ao passar sua mensagem. Todos o adoraram e ainda assim quiseram ser ele.

    “Eu sei que você esta ai fora. Eu posso senti-lo agora. Eu sei que você tem medo. Você tem medo de nós. Você tem medo de mudanças. Eu não sei o futuro. Eu não vim aqui para dizer como isso vai acabar. Eu vim aqui para dizer como isso vai começar. Eu vou desligar esse telefone, e então eu vou mostrar a essas pessoas o que você não quer que elas vejam. Eu vou mostrar-lhes um mundo sem você. Um mundo sem regras ou controles, sem barreiras ou fronteiras. Um mundo onde tudo é possível. Onde vamos, daqui, é uma opção que eu deixo para você.”

    Esse é o espírito de Tiferet. E dessa Contagem do Ômer.

  11. Bodeman

    Tio,

    Enquanto não temos como gerar o programinha para wallpapers, eu crei os 3 primeiros wallpapers em resolução widescreen, 1366×768. Se quiser, passo por email para colocar no Wiki.

    @MDD – manda pra mim.

  12. Hendrio

    Faltou o Wall-E também!

  13. Hendrio

    Só uma duvidazinha…
    Gandalf, na ponte (e na “sombra”) de Khazad-Dûm, ou Moria, é Tiferet, né?

  14. Vinicius

    Hendrio, o Gandalf cinzento é Chesed, e o branco é Binah (alcançou a “Compreensão”, nos dizeres do povo de Promethea). Então acho que aquele momento em Khazad-Dûm foi o bungee jumping no Abismo. (Moria significa “abismo negro” pelo que tava vendo aqui).

    1. Hendrio

      Sacrificar a si mesmo pelos outros, morrer e ressucitar… Isso me parece Tiferet.

  15. Vinicius

    Hendrio, sob risco de transformar esse espaço num chat (hoje deve ter sido o dia que mais comentei por aqui…) sobre o sacrifício de Gandalf: parece Tiferet e não tem como eu dizer que não é a tal Morte do Tarot que leva de Netzach a Tiferet. Mas se Gandalf já é Chesed, o tal Balrog parece uma besta do Abismo e o Gandalf retorna ainda mais elevado e cheio de Entendimento… chegar a Binah é algum tipo de ressureição, eu acho… o negócio é que ainda sou n00b demais pra me meter a opinar sobre essas coisas.

    E, falando nisso, também surgiu uma opinião no Mayhem sobre o Homem-Aranha, por seus sacrifícios diários em nome dos outros, ser um aspecto de Tiferet. Eu comecei a pensar a respeito e concluí que ele parece mais com Hod. Aliás, se eu estiver certo ele é praticamente o Hermes de nossos dias: é um professor de Biologia (voltada a aspectos materiais, sem abstrações de ciências humanas), usa constantemente da Razão e da ciência inclusive para combater o crime, se comporta feito um trickster, vencendo seus inimigos através da Comunicação, com todo tipo de piadinha, jogos de palavras etc. sem contar que sua teia, como as sandálias do deus grego, sempre dão ideia de movimento, viagem, inquietude.

    Mas tem a questão do sacrifício pelos outros, que também é Tiferet. É verdade que o Peter nunca se sacrificou dos modos messianicos do Superman, mas os sacrifícios que o cara é obrigado a fazer são bem lascantes, e aliás, bem mais próximos da vida comum, o que, na minha opinião o torna um dos mitos mais poderosos de nossos dias. E, claro, se o Aranha for mesmo Hod, deveria estar no próximo wallpaper…

  16. Hendrio

    Me parece que alguns aspectos simplesmente se misturam, Vinicius. O exemplo do Homem-Aranha meio que se encaixa nisso (ando meio distante do Mayhem, mas vou dar uma olhada assim que estiver mais disponível). Tem um pouco a ver com Gandalf e essa natureza ambígua, e tal…

  17. Vinicius

    É verdade Hendrio, logo depois desse comentário, me esqueci de um detalhe básico. #FAIL. Eu já tinha visto o Peter ser usado como exemplo na jornada do Herói descrita pelo Joseph Campbell e, sendo ele o Herói, nada mais natural que ele ser Tiferet. Esses dias do Mayhem acabaram me fazendo leval “Tiferet” mais para o lado de Compaixão e Iluminação, como se todo herói de Tiferet tivesse a cara do Buda. Mas ele é o Herói, e , portanto, Tiferet.
    Vlw

  18. Original Bat

    Assim como os deuses, os heróis tbm dependem mto da versão/fase que são representados.
    Um bom exemplo – Grant Morrison, no artigo ‘As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis’ retrata cada membro da Liga da Justiça como um Chackra, e cada Chakra a sua respectiva esfera Kaballística.
    “Veja a JLA,” Morrison disse. “Eles todos mapeiam os Chakras. Batman é um ser humano de vontade suprema e intenção. Flash é a comunicação. Superman é sobre se dar altruísticamente…ele representa o sol. Ele é aquela coisa que nos ama incondicionalmente.”
    Ele adicionou depois que “Batman é mto mais parecido com Cristo do q Superman. Batman é como Cristo descendo ao Inferno, porque somente ele pode suportar isso. Ele suporta tudo por nós. Batman é um personagem que já chegou a beira da destruição, mas resistiu. Batman é nossa sombra em direção a luz e temos que olhar nossa sombra e integrá-la em nossa consciencia.”
    É uma visão interessante, pq imagino que a maioria colocaria Batman em Geburah – como Batman de Frank Miller – mas realmente o Batman de Morrison, de Bruce Timm e de Dennis O’Neil se localiza mto mais em Tiferet.

  19. Olá Marcelo, será que poderia reproduzir esse walppaper no meu blog? Estou querendo fazer um quadrinho sobre o mito do herói solar, ai pensei em coloca-lo como pano de fundo com os devidos créditos e com o link pro TdC…

    Fraternalmente,

    @MDD – Claro. sem problema.

  20. Franco-Atirador

    Na descrição de Tiphaeret:

    “A sua proporção revela-se inexata e, graças a isso, a redenção do iniciado se expressa na negação da obra do Arquiteto, a putrefação das paredes do templo.”

    Poderia explicar, por favor? Especialmente a parte da negação da Obra do Arquiteto.

    Valeu.

Deixe uma resposta