Torne-se um lago

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse.
– Qual é o gosto? – perguntou o Mestre.
– Ruim – disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
– Beba um pouco dessa água.
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
– Qual é o gosto?
– Bom! – disse o rapaz.
– Você sente o gosto do sal? – Perguntou o Mestre.
– Não – disse o jovem.
O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
– A dor na vida de uma pessoa é inevitável. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então, quando você sofrer, a única coisa que você deve fazer é aumentar a percepção das coisas boas que você tem na vida.
Deixe de ser um copo. Torne-se um lago.
(conto budista)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 11

  1. Nem toda a água do mundo seria capaz de diluir o sofrimento que carrego comigo. Talvez algum oceano por aí entenda o que eu estou dizendo…

    1. Esse ano perdi meu pai, e enquanto tentava resolver tudo parei por um instante e vi que por mais que estivesse doendo, existia muito mais dor ao meu redor. Pessoas que perderam sua dignidade, alguns que nem ao menos tiveram oportunidade de melhorarem-se, fome, miséria, violência, humilhação, desafeto, doença e minha dor ali, tão profunda e ainda na superfície da dor do mundo. E com meditação minha percepção foi ainda mais longe e eu vi que ainda sem merecer, ainda em um lugar inundado de dor, a vida me presenteava todos os dias, com uma conversa, um abraço, um sorriso, uma gentileza, com o Sol nascendo, com as nuvens tomando formas para meu divertimento. Entendi o real significado da Lótus no pântano e porque o dia de hoje se chama “Presente”!

      Namaste

  2. “Deixe de ser um copo … torne-se um lago” ???
    “Água no copo” é a mesma coisa de “água do lago”; as duas estão represadas.
    Água parada não apodrece ?
    É o “sal da vaidade” que sai do micro e se projeta no macro; no fim das contas é a mesma coisa … “vaidade das vaidades” … (e hipertensão de tanto sal).

  3. Concordo com essa sabedoria, mas levanto uma questão!
    Será que tornar esse copo um lago “muito grande” não seria fuga da realidade ou auto engano?

  4. Lindo post.
    Realmente, se você limitar sua visão do mundo apenas as coisas ruins, a vida se torna amarga (ou no caso salgada), mas se você ampliar a sua visão para além disso, os pequenos infortúnios da vida mal serão notados em vista de todas as possibilidades de coisas boas ao seu redor. Você acaba superando os obstáculos em busca de algo maior melhor para a sua vida. Acho que mesmo sendo jovem (tenho apenas quinze anos) meus sempre acabaram inconscientemente me ensinando isso. É algo que realmente eu quero levar para toda a minha e espero poder passar isso a outras pessoas.

  5. Interessante suas postagens e sua coluna e sei o quanto você conhece de ocultismo e da sua seriedade (mesmo tendo milhões e milhões de charlatões no Brasil, essa área ficou até meio mal vista) e pensei que talvez fosse interessante pra você Marcelo publicar uma coluna (quinzenalmente por exemplo) comentando as notícias populares da época com uma visão diferente, voltada à sabedoria do ocultismo. Por exemplo: essa questão de homofobia e casamento gay que tanto se comenta ou então redução da maioridade penal. Tenho certeza que são opiniões muito válidas e diferentes do normal.

    O que você acha dessa ideia?

    Um abraço

  6. A idéia do artigo é, que uma pessoa que não veja a equação toda tem a consciencia do tamanho de um copo, e que toda dor e sofrimento se torna insuportável. Mas na medida em que nos depuramos, nos melhoramos e nos aperfeiçoamos, a consciência se expande e os sofrimentos são diluídos na compreensão, entendimento e conhecimento =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas