Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior dos anos 60 e do hedonismo. Ficou famoso como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. De facto, o Professor Leary defendia os benefícios desta substância psicodélica como o substructio do progresso humano.
Amigo pessoal de John Lennon – a música “Come Together” dos Beatles é inspirada em Timothy Leary, e no vídeo de “Give Peace A Chance” podemos ver o professor e a sua mulher de toda a vida, Barbara, junto à cama onde John Lennon protagonizou este hino de liberdade. Na letra dessa mesma música pode-se ouvir, na 3ª estrofe: “Everybody is talking about John and Yoko, Timmy Leary…”, tal era a notoriedade deste eminente acadêmico nessa década.

Mapa Astral
O Mapa de Timothy possui Sol em Libra-escorpião (Cavaleiro de Taças), Ascendente em Sagitário, Lua e Urano em Aquário-Peixes (Rei de Taças); Mercúrio e Vênus em Escorpião-Sagitário (Rei de Bastões), Marte em Capricórnio-Sagitário (Rainha de Ouros) e Jupiter (seu planeta mais forte) e Saturno em Virgem.

A combinação entre o Cavaleiro e o Rei de Taças implica em uma pessoa voltada quase que totalmente para a liberdade individual das pessoas, libertário, anarquista, hedonista, hippie e todos os adjetivos que você puder pensar em uma pessoa livre de dogmas de qualquer tipo. Porém, a contraparte extremamente poderosa virginiana fez com que ele pegasse toda esta energia libertária e a organizasse. Todo o trabalho acadêmico de Leary, composto de mais de 30 best-sellers, é focado em “organizar a bagunça e bagunçar a organizaçao” por assim dizer.

Achei o mapa dele extremamente importante, pois as pessoas normalmente costumam achar que Aquário e Virgem são energias praticamente opostas e conflitantes, ainda mais no caso dele, que trabalha em Aquário-Peixes, a visão mais espiritualista dos aquarianos e ao mesmo tempo, possui seus dois planetas mais fortes em Virgo.

O Mercúrio intelectual em Escorpião-Sagitário (“professor de magia”, ou seja, aquele que consegue dominar qualquer área que se disponha a estudar) e seu Marte em Rainha de Ouros (facilidade para organizar pessoas e entender o fluxo de comportamento de grupos) também foram plenamente canalizados e estudados em sua obra magna.

Parabéns, Leary, por ter executado sua Verdadeira Vontade.

Este post tem 8 comentários

  1. flasHQ

    Marcelo, o que a musica Oh! You Pretty Things do David Bowie diz de verdade?

  2. Kell'er

    Hahaha, neste momento estoue m um ônibus a caminho de aguas de lindoia lendo um livro de Robert Anton Wilson, e pensando nas interações deste com Leary. Sincronicidade é uma coisa engraçada.

  3. Rodrigo

    Só um cara muito foda mesmo pra ter a cabeça extraída do corpo e congelada, o corpo cremado e as cinzas jogadas no espaço!

  4. Rafael Bueno

    Poderia fazer o mapa astral dessa turma toda, William Burroughs, Robert Anton Wilson, Allen Ginsberg…

  5. Eduardo

    Já pensaram em comentar o mapa do próprio Nazareno? Lá no astrotheme tem um mapa dele que me pareceu a cara da figura, tudo cavalado os planetas em Peixes, Escorpião e Virgem. eauheahueauh

  6. Rodolfo

    Come Together foi a música da campanha de Leary para governador do estado da California, composta pelo Lennon. Leary ficou chateado quando a musica saiu no Abbey Toad hehehehehe

    Recomendadissimo o livro “Flashbacks”. Que se trata da autobjografia desse homem incrível! Creio que seja o libro que mais marcou minha vida.

  7. Tiago

    “O Mercúrio intelectual em Escorpião-Sagitário (“professor de magia”, ou seja, aquele que consegue dominar qualquer área que se disponha a estudar)…”

    Mas isso não acontece com qualquer pessoa, independente de onde estiver seu Mercúrio? Se uma pessoa de fato se dispõe a estudar algo, a consequência lógica é que ela acabe dominando aquilo, não?

    Em tempo, não estou querendo “desmentir” nada nem ninguém, mas esta descrição me pareceu um vaga. Só gostaria de entender melhor o que a configuração ‘Mercúrio em Escorpião-Sagitário’ influencia na sequência estudar-compreender-dominar.

    @MDD – A maneira como a pessoa se aprofunda nos assuntos que ela tende a estudar varia de acordo com o Mercúrio da pessoa. Alguém com mercúrio em gêmeos, por exemplo, dificilmente conseguiria a mesma profundidade de pesquisa e aprofundamento que alguém com mercurio em escorpiao, por exemplo, porque sua parte racional se sentiria mais à vontade com as informações leves e superficiais. Tem gente que vai estudar um campo de conhecimentos e se torna um conhecedor com pouca profundidade de todo o campo; outros se tornam especialistas máximos em pequenas fraçoes do todo, por exemplo.
    A combinação escorpião-sagitário é chamada de combinaçao do professor porque ela combina duas energias que qualificam muito esta profissão: a capacidade de aprofundamento de pesquisa e investigaçao profunda de escorpião aliado a facilidade de sintese de sagitário. Alguém que só tivesse escorpião no mapa poderia ser (relativamente) mais aprofundado, mas não chegaria nas mesmas conclusões; alguém com sagitário no mapa (relativamente) teria mais facilidade em chegar a conclusões brilhantes, mas lhe faltaria o aprofundamento de pesquisa.

  8. HTMS

    Ascendente em Touro 24º pode ser considerado Rei de Espadas?

Deixe uma resposta