Dia 07/Abril, a partir das 18h começará o Sefirat ha Omer deste ano. Durante 49 dias, Cabalistas de todo o Planeta estarão fazendo exercícios de meditação e autoconhecimento na Árvore da Vida. Neste Post, trarei as instruções para quem quer tentar o desafio este ano.
Para os que já fizeram o Sefirat ha Omer pelo menos uma vez, aqui estão as instruções para o Advanced Sefirat ha Omer conforme prometido.
Desta vez estou avisando com duas semanas de antecedência; assim quem não tiver ainda o Sigilo Pessoal e quiser fazer as meditações com velas tem tempo para pedir na Hospitalaria.
Originalmente, a Páscoa judaica era constituída de dois feriados distintos: Chag ha’Pessach, a Festa do cordeiro Pascal, e Chag ha’Matzot, a Festa dos Pães Ázimos, ambos eram observados muito antes das traumáticas experiências dos judeus no Egito.
Nos tempos antigos, quando a maioria dos hebreus vivia no deserto como pastores nômades, as famílias celebravam a chegada da Primavera oferecendo um sacrifício (pessach, o cordeiro pascal). Mais tarde, instituiu-se um outro feriado na Primavera, de caráter agrícola: Chag ha’Matzot, quando os lavradores na Palestina comemoravam o início da colheita de trigo desfazendo-se de toda massa fermentada.
O Sefirat ha Omer é dividido em 7 Semanas, Onde cada uma delas foca os exercícios em uma esfera da Árvore da Vida (Chesed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malkuth), totalizando 49 dias.
Os exercícios de Meditação podem ser feitos durante a noite, em qualquer horário após o pôr do Sol; e os exercícios práticos serão realizados durante o dia seguinte.
Todos os 49 exercícios estarão disponíveis na Wikipedia de Ocultismo e colocarei os links assim que possível. Se é a sua primeira vez fazendo este exercício, não se preocupe muito com detalhes. A única regra é que você não pode falhar nenhum dia com a meditação noturna.
Esqueceu, falhou, não fez = PERDEU.
Os Universo não quer ouvir as patéticas desculpas que o seu ego vai inventar para se justificar.
A razão para isto é simples: Este é um exercício magístico. Ter o controle da sua vida para realizar as 49 meditações faz parte do exercício. Se você não consegue nem controlar a sua vida de modo a ter 10 minutos de um dia para algo que você disse que iria fazer, então significa que você precisa treinar MUITO mais até poder se considerar um ocultista e achar que vai manipular o universo à sua Vontade (Thelema).
O Processo é propositadamente difícil (ou não) justamente para treinar a Vontade do magista. Falhar significa que o mundo ao seu redor ainda manda em você e que seu controle sobre a sua realidade não existe.
Na primeira vez que você fizer, será como tomar a pilula vermelha, ainda mais para quem nunca passou por um exercício de Força de Vontade antes. Você verá efeitos da Sincronicidade, sentirá o que é estar conectado com uma Egrégora e descobrirá coisas sobre você mesmo que talvez nunca tivesse imaginado.
Se for a segunda ou terceira vez que estiver realizando o exercício, você pode fazer a meditação em seu Templo Astral. Compre 50 daquelas velas pequenas (que você encontra em casas de Umbanda ou esquisotéricas) e a cada dia, deixe uma acesa no seu altar pessoal. Se você tiver seu Sigilo Pessoal, consagre todas as velas traçando seu sigilo sobre cada uma delas (ou riscando delicadamente o traço do sigilo na parafina, usando o formato redondo da vela como guia). Faça a meditação no Templo Astral e visualize a chama daquela vela e seus fachos de luz se conectando a todas as outras velas ao redor do Mundo.
Se for possível, fique Vegetariano ou diminua a quantidade de carne nas refeições nestes 49 dias. Você perceberá que todas estas sensações estarão ainda mais intensas, pois terá eliminado energias densas do seu corpo durante o processo.
Aqui está o link para os 49 Exercícios na Wikipedia de Ocultismo.
Respostas de 55
Marcelo, uma dúvida: vou fazer a primeira vez o Omer, porém você informa que sendo a primeira vez, não utilizar as velas. Porém quando quero me concentrar, acendo uma vela e fico a meditar. Posso fazer com as velas, para que eu possa me concentrar mais facilmente nas meditações?
@MDD – Pode. MESMO quem for fazer da primeira vez e já tiver o sigilo, por exemplo, faça com sigilo. Se não tiver, faça sem sigilo. Todas estas maneiras são gatilhos para facilitar sua mente a se colocar na vibração daquela energia.
Salve!
Estou ancioso, pois vai ser a minha primeira vez, mas estou confiante, pois sinto que essa é a minha verdadeira vontade, embora eu esteja apenas iniciando. Minha dúvida é a seguinte…Mesmo sendo a minha primeira vez, é obrigatório fazer as meditações com as velas, sendo que ainda não tenho um templo astral? O caminho é longo, e eu ainda estou “engatinhando”. Fico feliz em responder minha dúvida, já que eu tenho vontade, mas por hora, não tenho um local específico, e nem um sigilo (no qual eu ainda vou pedir em breve, pela Hospitalaria. Mesmo ainda não tendo, eu posso visualizar a vela? isso também serve?
Desde já, eu agradeço pela vossa atenção, tio Del Debbio.
@MDD – NÂO. Eu passei as velas e o exercício completo porque tem leitores que já estão fazendo o sefirat pela terceira ou quarta vez. Para os novatos, não tem nenhuma necessidade ou obrigatoriedade.
Marcelo, pra quem está fazendo pela primeira vez, voce recomenda fazer a Cruz Cabalistica antes e depois da meditação ou isso é apenas para os mais experientes?
@MDD – RMP nunca é demais…
Tio Del Debbio,
Posso fazer o Sefirat Ha Omer mesmo sem ter o Sigilo Pessoal ou ele é obrigatório?
Farei esse ano pela primeira vez, por isso a dúvida.
@MDD – Só se você quiser usar as velas mas, mesmo assim, não é obrigatório para novatos. O sigilo é um facilitador do processo, porque ele carrega as velas e a intenção com a sua marca.
uma dica para quem começa esse ano:
salve os arquivos em pdf, se possível, os imprima. Nessa período, quando você menos espera sua internet não funciona, seu computador quebra e coisas desse tipo.
Marcelo, e pra quem está na A’,’A’,’ tem alguma outra alteração fora as velas?
@MDD – mandarei semana que vem as modificações para quem está na AA.
Posso fazer uma vela “visualizada” ao invéz de uma “real”?
Ex: vou até meu templo astral, visualizo a vela lá se conectando as outras e faço o exercício.
Ou é melhor somente realizar um RmP/Relaxamento/Meditação ?
Estou fazendo pela segunda vez esse ano, porém ano passado o mundo Créu me venceu na terceira semana…
@MDD – Pode sim. Se não for possível ter a vela física, faça visualizando-a.
Olá Tio Del Debbio,
Todo ano pretendo fazer o Sefirat Ha Omer por um motivo ou outro acabava por não conseguir. E este ano um motivo apareceu mas eu realmente quero fazer (com certeza ano que vem outro “motivo” irá aparecer e eu vou querer postergar).
Durante o período ficarei fora do meu estado por 5 dias (provavelmente dormirei cada dia em casas diferentes) e no meu retorno nas horas dedicada a meditação estarei no aeroporto/avião.
Minha dúvida, poderei meditar em locais diferente sem que possa atrapalhar o processo? Você tem alguma dica do que eu posso fazer??
@MDD – O local não atrapalha em nada a meditação. Quem quer consegue. Como diz o rabino, “Não é o Sefirat ha Omer que é duro, você é que é mole…”
A meditação tem que ser feita obrigatoriamente depois do por do sol ?
Agradeço a atenção!
@MDD – SIM, porque no calendario judaico o dia começa após o pôr do Sol.
Pra ajudar a galera, uma newsletter do Sefirat que funciona como lembrete:
http://www.ou.org/newsletter_signup
1º – Tenho o sigilo, mas não poderei acender nenhuma vela. Ele terá outra aplicação?
2º – Sefirat ha Omer é “só” meditar naquelas perguntas da Wikipedia de Ocultismo e analisar-se de noite? E depois praticar o exercício de dia?
@MDD – 1) tem várias aplicações, caso voce esteja participando do AA.
2) “Só”… kkk
Boa! Esse ano eu participo!
Coincidência é que estou lendo o livro “desvendando a cabala” da AMORC e também leio ” O ZOHAR” da editora Polar.
Marcelo, o procedimento para ter o sigilo pessoal é o mesmo do para obter o Mapa astral?
@MDD – isso. http://www.deldebbio.com.br/mapas-astrologicos-e-sigilos-pessoais/
MDD, podem ser velas comuns? São mais fáceis de comprar por aqui…
@MDD – Pode.
Dei uma olhada nos exercícios e nos questionamentos. São totalmente diretos ao self, íntimos mesmo … todos deviam fazer.
Estou dentro com certeza 🙂 Nem que eu faça no banheiro XD
no texto da wikipedia vc fala “Mas como estou passando a versão light para não-iniciados, se você esquecer algum dia não tem problema. Continue do dia onde parou, mas tente ser mais disciplinado. Vai ajudá-lo em outras partes da sua vida. ”
aqui vc fala: “A única regra é que você não pode falhar nenhum dia com a meditação noturna.
Esqueceu, falhou, não fez = PERDEU.”
Se eu perder um dia eu vou me desconectar da egregora?
@MDD – VAI. Você já surfou? É como perder o timming de uma onda. A versão café-com-leite deixa voc~e perder o dia, mas foi postada só no Sedentário, cujo nivel dos leitores médios não permite propor nada muito melhor do que “faz o que dá que já tá bom…”
ahh, e seu eu fizer a meditaçAo mas nao conseguir fazer o exercicio no outro dia?
e o exercico do dia seguinte deve ser feito ate o por do sol ou ate o fim do dia mesmo?
@MDD – a meditação é importante; os exercícios nem sempre voc~e conseguirá cumprir no mesmo dia. alguns se acumulam, alguns você verá que são resolvidos junto com outros, alguns você não terá necessidade de passar naquele momento, outros serão hardcore, e assim por diante…
mais algumas duvidas:
vc disse que deveria fazer as meditaçoes depois do por do sol pq para os judeus o dia so começA depois do pro do sol, entao eu posso fazer a meditaçAo do dia desde apos o por do sol ate antes o pro do sol do dia seguinte ( pois o dia tem 24h), certo?
@MDd – Nao. Até o NASCER do sol do dia seguinte.
tem uma parte da meditaçAo em que pede-se que a pesoa “Mentalize as cores das esferas relacionadas com o dia dentro da Árvore da Vida. ”
Na imagem que existe na wikipedia cada esfera possui varias cores dentro dela. é pra mentalizar a esfera exatamente daquele jeito, pensando nela em sua posiçao na arvore da vida ou mentalizar apenas a cor predominante?
@MDD – Tanto faz. as cores das esferas predominantes é o método que eu faço, mas é mais fácil pra mim, não significa que será mais fácil pra outra pessoa.
A imagem que existe da arvore da vida na wikipedia tem as cores muito misturadas em cada esfera, fica dificil saber a cor predominante. JA procurei na net mas em algumas imagens as esferas estao com cores trocadas, entao fica dificil saber se as figuras da net sao confiaveis. essa é a relaçAo de cores de cada esfera que eu acho mais provavel, baseado na imagem da wiki, veja se confere:
kether – branco
binah – preto
chokmah – cinza
Chesed – azul
Geburah – vermelho
Tiferet – amarelo
Netzach – verde
Hod – laranja
Yesod – roxo
Malkuth – na maioria das imagnes existem 4 cores divididas em partes iguais, nao sei qual a predominante, em outra imagem existia apenas uma cor, a marrom. qual seria a cor aqui?
@MDD – está certo.
mas e malkuth? é marrom mesmo?
@MDD – sim.
Essa será minha terceira contagem e posso dizer q estou bem empolgada com o desafio. É uma ótima oportunidade de crescimento, e conforme vc vai fazendo ao longo dos anos, é muito bacana observar não apenas sua evolução como um todo, mas no próprio exercício. A meditação em essência é a mesma durante qq ano, entretanto, a mais recente sempre tem um gosto especial. Vc consegue fazer mais associações/coenxões pois vc tem mais conhecmineto e moral do q no ano passado (partindo do princípio q vc evoluiu!) e pensa: caramba, no primeiro ano eu pensei nisso? Passei por esse desafio? E achava q estava perto de atingir meu limite… Hj os desafios vão crescendo conforme alçamos voos ainda maiores. E a cada vez, a ‘brincadeira fica mais divertida”. Muitos tapas na cara de realidade, muitos insights, caos e serenidade.
Aos q vão fazer pela primeira vez, força, perseverança e coragem. Dê uma chance pra vc mesmo. Não adie o q vc pode fazer agora, cada segundo é importante. Não deixe pro ano que vem, pois “o q vem” nunca chega. Considero o primeiro dia o mais importante. Faça uma mentalização extra, refletindo no motivo de vc fazer a Contagem. Encontre a sua essência ávida pelo melhoramento e aumente essa fagulha. Coloque-se à disposição do Universo para evoluir, permitindo q em seu caminho surjam os aprendizados condizentes com sua necessidade atual. Exercite os vários aspectos da sua Bondade, Disciplina, Compaixão, Tolerância Humildade, Comprometimento e Nobreza. V´c irá se surpreender.
Excelente Contagem para todos
Assim seja.
Excelente contagem pra nós! Bora iniciar minha segunda esse ano! 🙂
Posso iniciar as meditações fazendo a pratica da cruz cabalística, citada no livro Cabala Teurgica (Jean-Louis De Biasi)?
@MDD – Pode.
Pessoal, não seria bom salvar os exercícios da Wiki em alguma fonte off-line para previnir algum dia com possibilidade de não haver internet? Nunca se sabe…
@MDD – É uma excelente idéia.
Teve um cara no Mayhem que bolou um aplicativo para android off com os exercícios.
legal, ja salvei o os textos no meu cel, mas esse aplicativo deve ser uma boa. Tem o endereço pra baixar?
Na play store tem varios aplicativos para a contagem do sefirat . Pena que estao todos em ingles ( e acho que em hebreu tambem), que eu nao domino muito (ser analfabeto é de lascar)
MAs fica a dica pra quem usa android
Ih malz… Confundi… Achei que o Luan tava falando de um aplicativo de visualização off (daqueles exercícios aleatórios). Tenho do omer não… Tá aqui o link:
“http://deldebbio.ning.com/profiles/blogs/aplicativo-para-celulares-de-exerc-cios-de-visualiza-o”
Eu imprimi, ano passado faltavam 3 semanas para terminar a contagem e faltou luz no meu bairro, resultado, perdi!!!
Marcelo, uma vez tentei fazer a contagem, mas “PERDI”. Estava na terceira semana quando simplesmente esqueci de contar um certo dia. No ano seguinte, tentei fazer de novo do mesmo jeito, mas não apareceram aquelas “coincidências” (da primeira vez sim, e eu achei incríveis) e achei que eu estava fazendo algo errado. Aí fiquei com a seguinte dúvida: Se eu tentei fazer uma vez e não consegui, na próxima eu ainda devo me considerar um “novato” e repetir a versão light do exercício, ou tenho que fazer uma versão mais “pesada”?
Valeu. Abraço!
@MDD – Faça a light até completá-la.
Salve DD,
Podemos relacionar as esferas com as sete virtudes e defeitos capitais para enriquecer as meditações?
Por exemplo:
Yesod = Lua = meditação em humildade / preguiça
Hod = Mercúrio = meditação em paciência / inveja
Netzach = Vênus = meditação em temperância / luxuria
Tipharet = Sol = meditação em magnanimidade / orgulho
Geburah = Marte = meditação em ira / diligência
Chesed = Jupiter = meditação em caridade / gula
e Malkuth? Seria saturno? Mas não corresponderia a árvore da vida, não?
Ou seria melhor trabalhar com as duas pontas oposta do planeta na estrela setenária? Por exemplo: Yesod = Lua = Meditação sobre diligência e magnanimidade? Mas ainda ficaria a dúvida.. e Malkuth?
abs
É aconselhável realizar essa meditação entre o horário da 0 hora e 1h e 30 m? Seria aconselhável realizar especificamente neste horário, de quinta pra sexta? Faço a pergunta porque é nesse horário que normalmente são realizados rituais de magia negra.
@MDD – Onde voce viu ou leu que neste horario específico são realizados rituais de “magia negra”?
Olá Marcelo, a magia negra ( magia realizada com a intenção de fazer mal a alguém) é usada em cultos em algumas terreiras (que não possuem ligação com a verdadeira Umbanda) sob o nome de catimbó (do tupi “morte na floresta”), onde trabalhos com kiumbas são realizados sempre após da meia noite em diante. Pai Da Matta (W.W. da Matta e Silva) esclarece o assunto nos livros “Mistérios e Práticas da Lei da Umbanda” pagina 27 e 28 e no “Segredos da Magia de Umbanda e Quimbanda” páginas 132, 133 (4ª edição), ambos da editora Icone. O link para maiores informações pode ser visto aqui: http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/catimbo.htm
Se não me engano, entre 0:00 e 3:00 é o horário de Exu.
Isso não significa que seja o horário da magia negra. Exu é uma entidade de transição, que caminha entre a luz e as sombras, e entre as sombras e as trevas, não um ser destrutivo em absolutamente qualquer nível e de qualquer forma. Nos caminhos de Umbanda, como você bem deve saber, quem desfaz feitiço geralmente é Exu.
Além de que o horário de magia negra vai mudar de acordo com quem está fazendo a magia, com a entidade com que lida, com a energia que quer usar. Quem faz a coisa pesada não precisa usar só Exu.
Em todo caso, não acredito que você deva se fixar nesse horário. O Sephirah Ah Omer não é magia negra (nem de perto), de fato, é mais magia branca que muita “magia branca” por aí.
Talvez seja útil pegar esse horário quando for o dia da meditação de Malkuth, já que a energia é parecida.
Exú são os guardiões que combatem exatamente os kiumbas (os bandidos do astral inferior e asseclas de magos negros que adoram um catimbó) e justamente o horário de meia noite as 3 horas é o horário deles, pois é a hora que eles tem mais trabalho. Exú atua nos trabalhos de esquerda e pra combater não apenas catimbozeiros na Umbanda mas muitos trabalhos pra “bater coluna” que são feitos exatamente entre meia noite e uma meia. Minha dúvida não é SE OCORRE os trabalhos mais pesados de magia negra entre meia noite e uma hora, isso eu já sei que ocorre por experiencia propria em combate-los a anos, a minha dúvida é se mesmo uma prática magista voltada pro bem (Omer que é magia branca) pode ser praticada por novatos nesse horário, pois se o cidadão teve um dia ruim, brigou com o chefe, com a esposa e já cansado lá pela meia noite vai tentar fazer a meditação, a propria frequencia vibratoria dele vai dar toda brecha pra ser atacado por entidades duvidosas.
Será só minha segunda contagem. A primeira me troxe resultados muito além dos esperados e resolvi tentar este ano com abstinencia total de álcool, tabaco e baladas e com regulação alimentar não radical: reduzir a carne vermelha para no máximo duas vezes por semana, somente no almoço e manter a noite somente com saladas e legumes (no máximo acompanhado de peixe) para testar. Pergunto: por ser só a segunda vez, vc aconselha fazer com o uso do sigilo (ainda não tenho) ou pode ser sem mesmo? Tenho um lugar parecido com um Templo Astral. Digamos que é um lugar tipo uma catedral, onde ia na “minha cabeça”, quando mais jovem, depois que apareceu em alguns sonhos repetidos. Posso usa-la, apesar de não ser uma criação propriamente minha com essa intenção? Sei que completar as meditações não me é problemático, mas as outras “imposições” minhas serão… Se deslizar em alguma, inviabilizo tudo? e me adiantando, se for para pedir o sigilo, dá pra receber a tempo?
Desculpe o interrogatório, mas como tive resultados muito bons da outra vez, resolvi “aumentar a carga” pra ver se consigo fazer melhor…
@MDD – quanto mais elementos voce usar, mais conectado você fica. Pode fazer sem nada, ou pode usar todas as ferramentas do “Advanced Mode”; você decide…
Salve!
Por acaso alguém saberia informar se, em algum lugar,
existem imagens da Árvore da Vida para impressão ou venda?
@MDD – No Mayhem tem os pdfs com os diagramas feitos pelo Grola (que na imparcial opiniao de quem tem uma coleçao de 87 imagens da árvore da vida é o melhor diagrama ja feito na historia da magia).
Perfeito!
Belíssimo trabalho!
MDD, posso usar um sigilo pessoal traçado por mim mesmo (usando um de meus pseudônimos, no caso), ou a egrégora do TdC iria rejeitar essa minha “muleta” particular ?
@MDD – Pode.
Boa Noite..
Ja que vamos entrar novamente nesses dias de reflexao, eu gostaria de perguntar algo…
Certos filosofos argumentam que o homem era alguém perfeito que foi exilado do bom mundo ao mundo cruel e que ele se lembra da magnificencia dos velhos tempos, e quer melhorar pra chegar até la…
Outros dizem o contrario, os homens sao frutos de um longo periodo de evoluçao, e que ele ainda evolui mais e mais até chegar a um estado supremo…
Aproveitando que esse é um periodo de interrogaçoes sobre nossas vidas e que vamos justamente refletir sobre o que devemos melhorar, eu gostaria de saber qual das duas afirmaçoes é a mais pertinente; da alma mediocre até o ser humano e muito mais alem dele ou de um estado perfeito ao ser humano?
Então Tio, os exercícios que você vai postar aqui, as perguntas são as mesmas que estão no Wiki ? Pergunto, porque se forem, vou imprimir os que tem lá pra evitar aquelas “Ordálias da Velox” que tiram minha internet pra não perder nenhum dia xD
@MDD – Sao os mesmos.
Só para saber: Existiria algum Qliphot Ha Omer?
@MDD – Claro que deve ter. Testa e anota tudo no diário mágico. Depois me conta o que sobrou da sua vida.
Vish e_e
Se o Sephirah traz compreensão sobre a luz, o Qliphot traria compreensão sobre as trevas ?
Claro, quem quer brincar de pular no abismo deve estar pronto para ver a cara feita dos moradores do lugar….. o que seria um problema. Sintonia is a bitch .-.
Colocar no seu obituário. Causa Mortis : Falência Qliphótica xD
kkk! Posso até imaginar… Mas para isso temos os trevosos de orkut (alguns deles já devem ter tentado).
Oi,
Acho que minha pergunta possa ser um pouco tola. Mas está realmente me incomodando.
Enfim, nos exercícios da wiki tem um ponto que estou tento dificuldade “Faça a contagem do Omer dizendo (não precisa ser em voz alta, mas é importante verbalizar!)”. Como seria a pronuncia correta das as sefirot? Haverá algum prejuízo caso eu verbalize, mas minha pronuncia seja ruim?
Obrigado
Pode parecer uma pergunta sem sentido, mas, numa visão ocultista, por que começamos a contagem por Chesed? Alguém sabe?
@MDD – Porque Chesed é a primeira esfera da manifestação, abaixo do Abismo.
E meditar no (sobre o ?) abismo está um “pouco” além de nossas capacidades atuais .-.
Tio,
Então, sou totalmente novo nesse novo mundo para mim!
Moro em uma pequena cidade do interior aqui no estado do ES e como é difícil ir a algum lugar onde ensine a Cabala tenho lido alguns artigos e livros em pdf. Se possível queria que me indicasse algum livro bacana para os inícios dos meus estudos.
E estou muito ansioso para fazer o Sefirat ha Omer.
Desde já agradeço a atenção.
Abraços
.Eu recomendo A Cabala Mística de Dion Fortune e A Cabala Teúrgica de Jean Louis de Biasi. Na minha opinião foram os melhores que eu li sobre o assunto.
Vai ser minha primeira vez com este exercício, o que estou com dúvida é mais minha falta de conhecimento, dei uma procurada mas não encontrei.
1- Por que só podemos fazer nessa época, qual a influência em ser o inicio da primavera?
2- O que implica o Pessach e Matzot? E qual o seu significado além de ser uma celebração, como explica acima?
3- Sefirat ha Omer, é uma “medida” usada para contar, não entendi bem o significado destas palavras.
Grato MDD,
Abraço
Tio @MDD
Uma dúvida que surgiu conversando com um amigo: os exercícios propostos deverão ser feitos necessariamente após o nascer do sol e antes do anoitecer do dia posterior??
@MDD – os exercícios não, as MEDITAÇÔES sim.
Marcelo, um help
ontem eu fiz a contagem e até a bênção pelo site chabad em Tiferet… no entanto, esqueci de fazer a meditação nas perguntas. Será que eu perdi ou ainda tá valendo??
Abração!
Olá!
Estou acompanhando agora o portal, e venho lendo os textos.
E cheguei na parte em que a Sefirat ha omer é citado, e cheguei aqui.
Tenho duvida a respeito de praticar a Sefirat ha omer fora da data especifica. Posso começar a fazer a Sefirat ha omer a partir desse dia (hoje), ou tem que ser na data especifica?
Mesmo que não puder eu vou fazer.
@MDD – Teoricamente pode fazer quando quiser, mas há uma data específica no ano, logo depois da Páscoa.
Entendi, tem a data certa para poder aproveitar a egrégora.
Obrigado.
Assim como os ritos sazonais, nao faria mais sentido seguir o Sefirat Ha Omer no Outubro?
@MDD – Nao, porque estamos nos conectando à egrégora judaica. No caso de Sabbats, por exemplo, que são festas telúricas, nos conectamos à Terra.