Sacrifício de Animais

Sempre que falamos de “Sacrifício de Animais”, nos vem à cabeça a imagem de satanistas malignos torturando e matando gatos ou então macumbeiros bebendo cachaça e fumando charutos, torturando e matando bodes e galinhas à torto e à direito sem critério nenhum… pastores evangélicos e a mídia católica usam e abusam de mentiras e estereótipos para jogar a opinião pública contra as religiões afros, tentando ligar rituais de magia negra a seus cultos. No caso de animaizinhos, é pior ainda, porque usa da boa fé das pessoas que se comovem com o “sofrimento animal” para usá-las como massa de manobra religiosa.
A questão é muito ampla e seria bom separar todas as variáveis, para que você não seja manipulado pela mídia e pelas igrejas pseudo-evangélicas da próxima vez que assistir a um noticiário na Rede Record a respeito de algum “ritual satânico”.

Em primeiro lugar, vamos separar todos os nomes e todas as possíveis variáveis:
1) Umbanda – Na Umbanda, não há sacrifícios de NENHUM tipo de animal em NENHUMA circunstância. Se a matéria jornalistica menciona qualquer morte, então NÃO É UMBANDA. Entendeu? Foi difícil? Quer que eu desenhe?
2) Candomblé – No Candomblé existem as Obrigações, nos quais os animais são “sacro-oficiados” para um Orixá. No candomblé, esta parte do ritual, denominada de sacrifício, não é propriamente secreta; porém não se realiza senão diante de um reduzido número de pessoas, todos fiéis da religião ou convidados.
Quem faz o sacrifício é um sacerdote treinado e especializado, chamado Axogun, ou Azogun ou Azogue (da onde vem nossa palavra “Açougue”) que tem uma função extremamente importante na hierarquia do templo. O Axogun não pode deixar o animal sentir dor ou sofrer de maneira nenhuma, porque senão a oferenda não seria aceita pelo Orixá.
O objeto do sacrifício, que é sempre um animal, muda conforme o Orixá ao qual é oferecido; trata-se, conforme a terminologia tradicional, ora de um animal de duas patas, ora de um animal de quatro patas (galinha, pombo, bode, carneiro, pato…)

Esse sacrifício não é apenas uma oferenda aos Orixás. Todas as partes do animal vão servir de alimento, nada é jogado fora. O couro do animal é usado para encourar os atabaques, o animal inteiro é limpo e cortado em partes; algumas partes são preparadas para os Orixás e o restante é destinado aos demais. Normalmente há uma festa no dia seguinte (o sacrifício é feito durante a madrugada e as carnes preparadas durante a manhã para serem servidas no almoço – COZINHADAS (tem de explicar tudo, porque vai que algum tosco acha que servem as carnes cruas?)). TUDO é aproveitado: até a porção oferecida aos Orixás é posteriormente distribuída entre os filhos da casa como o inché do Orixá.
É usada para confraternização: unem-se os filhos a comer com o pai ou mãe, havendo repartição do Axé gerado pelo Orixá. (após algum tempo que a comida esteja no Peji ela fica impregnada pela energia do Orixá que está imantando aquela festividade).
O sacrifício no candomblé é a renovação do Axé, feito uma vez por ano para cada Orixá da casa ou em circunstâncias especiais.
Os animais usados nestas festas geralmente são criados em granjas e fazendas próprias, livres e com cuidados especiais. Neste aspecto, não há absolutamente NENHUMA diferença entre um fazendeiro mandar matar um boi para alimentar sua família em um churrasco de alguma celebração e o ato do Sacrifício no Candomblé. Na realidade, AMBAS as cerimônias possuem uma raiz ancestral comum.
3) Quimbanda – A Quimbanda é a ramificação da Umbanda na qual atuam predominantemente os exus e pombagiras, também chamados de “Guardiões” ou “povos de rua”. Eles fazem uso das chamadas “forças de Esquerda”, a Coluna do Rigor na Árvore da Vida, o que não significa que sejam malignos.
Como os Exus precisam desfazer trabalhos de magia negra que muitas vezes envolvem ameaças de mortes, doenças e ataques astrais graves, pode ser necessário, em alguns casos mais extremos, o sacrifício de algum animal, para que a energia vital seja usada como fio condutor daquele trabalho. Normalmente, é a própria entidade quem faz o sacrifício e é cuidado para que o animal não tenha dor.
4) Satanismo – Satanismo LaVeyano não envolve nenhum tipo de adoração ou sacrifício, usando “Satã” como um símbolo dos valores carnais e terrenos, inerentes à natureza humana. Anton LaVey fundou a primeira e maior organização de suporte religioso, a Church of Satan (Igreja de Satã) em 1966, e escreveu as crenças e práticas satanistas publicadas sob o título de The Satanic Bible (A Bíblia Satânica) em 1969.
Em A Bíblia Satânica, Anton LaVey descreve Satã como uma força motivadora e balanceadora na natureza. Satã também é descrito como “A Chama Negra”, representando a personalidade e os desejos mais íntimos da pessoa. Satã é visto como um sinônimo da natureza e, metaforicamente, com certos conceitos de um deus ou divindade suprema. Em seu mais importante ensaio, Satanism: The Feared Religion (Satanismo: A Religião Temida), o atual líder da Igreja de Satã, Peter H. Gilmore, deixa isso bem claro:
Os satanistas não acreditam no sobrenatural, nem em Deus e nem no Demônio. Para o satanista, ele é seu próprio Deus. Satã um símbolo do homem vivendo da forma como dita sua natureza carnal e magnífica. A realidade por trás de Satã é simplesmente a força obscura e evolucionária da entropia que permeia toda a natureza e dá os meios para a sobrevivência e propagação inerente a todas as coisas vivas. Satã não é uma entidade consciente a ser adorada, mas uma reserva de poder dentro de cada ser humano para ser tomada à vontade. Assim, qualquer conceito de sacrifício é rejeitado como uma aberração cristã — no Satanismo não há divindades por quais se sacrificar”.
Basicamente, são quase ateus somados a uma crítica pesada aos hipócritas cristãos mas, como vocês podem ver, sem sacrifícios.
5) Voodoo – O Voodoo verdadeiro é muito parecido com o Candomblé, com a diferença que, como nas colônias caribenhas as famílias de escravos eram mantidas unidas, a mitologia e o folclore são mais organizados, sem a necessidade do sincretismo que houve no Brasil. No Voodoo, o templo é chamado Honfour e o sacerdote é chamado de Hougan e trabalha com os Iwas (espíritos). A divindade criadora é chamada de Bondye (“Bom Deus”) e os principais Iwas são papa Legba, Erzuli, Ogou, Azaka, Marasa, Guede, Baron Samedi e outros, todos com correspondência direta com os nossos orixás e linhas de trabalho (farei uma Árvore da Vida sobre o Voodoo em breve). O único sacrifício que existe é feito em festas, nos mesmos moldes que o Candomblé. Os animais são mortos para que sua carne seja consumida nas festividades, sem desperdícios.
Resquícios dos antigos rituais de sacrifício animal ainda são evidentes em muitas culturas, como nas touradas ibéricas, o Kapparos no Yom Kippur, ou aos procedimentos de abate ritual como o Shechita no Judaísmo, o Dabihah no Islamismo e o Korbania na Igreja Ortodoxa Grega. Todos estes procedimentos, porém, incluem o consumo dos animais como alimento. Trata-se de dedicar aquela morta ao Plano Espiritual, respeitando e valorizando a vida daquela criatura que irá nos nutrir…
Isto colocado, agora começam as tosquices:
3) Kiumbanda ou Magia Negra – São grupos muito pequenos e, por razões óbvias, se mantém escondidos. Leis vindas de evangélicos e ateus não vão detê-los. É tão ridículo quanto achar que criminosos vão entregar suas armas em campanhas de desarmamento. Na Kiumbanda, os magos usam sacrifício de animais em magia negra, utilizando-se da energia e da dor (carga emocional primitiva) para ativar os rituais. Funciona da seguinte maneira. Nos terreiros deste tipo estão os chamados Eguns, ou “fora-da-lei” que trabalham como mercenários, vampirizando a energia vital dos seguidores dos cultos. Ai existe uma espécie de “troca”. Dão algum poder para o chefe (que, na verdade, é só o escravo que arruma mais escravos para a seita) como amarrações, feitiços de proteção, ataques astrais e poderes mínimos enquanto sugam o que conseguem da energia. Os “pais-de-santo” fazem essas macumbas para terceiros e ganham um dinheiro com isso… são basicamente o lixo do lixo astral. Como estas entidades não têm muito poder, precisam de sacrifícios para usar o poder das outras criaturas em seus feitiços e também pedem sacrifícios para usarem a energia para sobreviverem mais.
Estes são os responsáveis pelos restos de animais que vocês vêem nas encruzilhadas, resultados de magias de separação, amarrações ou ataques a outras pessoas. Normalmente são utilizados para alimentar kiumbas que, depois, vão fazer a separação do casal vítima dos feitiços.
4) Satanistas de Facebook – existem grupos de pessoas desequilibradas mentalmente que se consideram “satanistas” e alguns desses grupos até têm eguns e kiumbas como mentores (que sempre usam nomes pomposos como “rei”, “maioral”, “chefe dos chefes”, etc.) e muitos usam nomes cheios de firula, como “Lineamento Universal Superior” ou “Ordem dos Filhos da Sabedoria” ou “Nova Ordem Mundial” mas que, na verdade, servem apenas como pilhas energéticas e escravos astrais para demônios mequetrefes. Muitas vezes, os chefes desses templos cobram mensalidades e ameaçam qualquer um que esteja lá de morte, destruição e um monte de baboseiras se não cumprirem suas ordens. Os membros desses grupos normalmente são pessoas fracas e desajustadas, que procuram algum tipo de “poder” mas acabam apenas servindo como carcaça comestível para os eguns. O satanista que me fez as ameaças patéticas, por exemplo, participa da matança de bodes (não é ele quem mata porque ele tem medo) e bebe sangue de galinha preta em seus rituais. É um pobre coitado vampirizado, mas, na cabeça dele, é um “grande mago negro”.
Estes grupos fazem sacrifícios em seus rituais, envolvendo sofrimento de animais.
5) Vodu pra Jacu – Também conhecido como “Vodu de Hollywood”. Este é o Vodu que não existe! No começo do século XIX, quando os negros começaram a se instalar no sul dos Estados Unidos, na região da Louisiana, a Igreja começou a demonizá-los, tal qual os evangélicos fazem hoje com a Umbanda. Alguns livros e textos foram lançados com mentiras e bizarrices sobre as práticas dos negros, que incluíam bonecos com espetos, crânios, caveiras, zumbis, negros pintando caveiras no rosto, tarots e sacrifícios de todos os tipos. É uma miscelânea de maluquices de vilões de filme do 007 que não se parece em nada com o verdadeiro Hoodoo ou Voodoo.
O problema com isso é que muito traficante, para manter um aspecto sinistro e “sobrenatural” em suas organizações, utilizou-se destas mentiras midiáticas para encobrir assassinatos de rivais ou de desafetos com um verniz “religioso”, para incutir terror nos supersticiosos.
Isso é mais comum na América Central e Sul dos Estados Unidos. Ainda não temos coisas assim aqui no Brasil e, de qualquer jeito, eles não matam animais, só membros de outras gangues…
Existem doentes mentais que sacrificam animais para magia negra? SIM. O que não podemos fazer é sermos manipulados pela mídia para ligar estas mortes à religiões afro-brasileiras bem estabelecidas, como querem seus detratores.

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Respostas de 112

  1. Lendo os comentários do outro post eu tenho a impressão de que as pessoas tem uma impressão que bife nasce de arvore, não que elas achem racionalmente que isso acontece, mas que se o boi está longe da vida delas então não há morte…
    O pessoal do candomblé e muitos caipiras matam sua comida como sempre aconteceu e isso não é mais ou menos cruel do que uma fazenda
    Isso me lembra uma hist;oria que aconteceu comigo há uns anos atrás:
    Uma amiga minha estava contando que achou um horror venderem o porco vivo numa feira e eu respondi:
    – Se foi vendido vivo pode ter certeza que ele comeu bem e foi bem tratado, pois ninguém aparece com um porco doente para vender. Horror é quando a gente não vê.
    O problema está na distancia entre a fazenda e seu consumidor final.
    Desculpa pessoas de mente fragil mas sempre na ultima analise o bicho vai morrer, na faca, no martelo de pressão (que nem sempre mata de primeira) ou na agua quente, a morte é inevitável

    1. É claro que a morte (“matada”) é evitável! Alguém te obriga a comer carne? É só não comer! Os bichos que você vê (e compra, porque quer) no açougue não vivem bem e muito menos morrem bem. É só sofrimento e agressão ao meio ambiente (sim… desmatamento para fazer pastos, gasto da maior parte de água potável, emissão de gases…). Não dá nem pra comparar com rituais religiosos! Churrasco sim, é verdadeiramente cruel, do mal e BEM egoísta.

  2. Muito bom o texto, bastante didático e bem humorado (gostei de “demônios mequetrefes” e “eles não matam animais, só membros de outras gangues”).
    Ok, Marcelo, respeito o ritual, entendo o simbolismo do sacrifício (embora não concorde pessoalmente com nenhuma matança), mas me sinto desconfortável com
    isso. Entendo perfeitamento o que vc quis dizer com o fato de que as pessoas comem carne sem nem ao menos pensar de onde ela veio (gostei de saber de “açougue”).
    Neste sentido vc diria que para pessoas como eu, o melhor seria escolher a umbanda como religião?

    1. Ronaldo,
      Você precisa seguir a religião que você se sentir melhor e se identificar com ela. Se você não concorda com o sacrifício de animais em religiões, vai ficar um pouco difícil você se sentir a vontade dentro de uma religião como o Candomblé ou qualquer outra que siga este tipo de ritual. Mas você tem que fazer o que os eu coração mandar.

  3. O problema é que as pessoas estão com clichês mentais muito negativos com coisas básicas da vida, como morte e sofrimento.
    A ideia de que as coisas sequer morram já é uma heresia para inúmeras pessoas, e isso gera enorme carga emocional, ao ponto de acharem que um animal na natureza sofrerá sempre menos que um animal criado para ser abatido.
    Bois, vacas, porcos, galinhas…. em estado natural, estes estão muito mais sujeitos à dor e a uma morte dolorosa do que nas mãos de um criador.
    A questão é o grande medo de se “contaminar” com a morte, de se permitir ser seu agente – isso aterroriza aqueles que não estão acostumados.

    1. Isso não é verdade. Desculpa te desiludir…mas isso definitivamente não é verdade! O Marcelo fez uma explanação bastante interessante aqui, fazendo justiça a algumas religiões que são injustiçadas. Mas isso definitivamente não se estende à carne comercializada nos açougues! Esses animais não vivem bem na “mão do criador”. Como se o tal do “criador”fosse um benfeitor…que cria seus animaizinhos! Cria nada! Ele oferece péssimas condições de vida e de morte! O tempo em que existiam lindas fazendinhas com os animaizinhos soltos e felizes até o dia em que eram abatidos já se foi! Isso até existe, mas em minúscula proporção….e essa não é a carne do nosso açougue aqui na cidade. Pode ter certeza que não! Muito menos a carne produzida em larguíssima escala por Sadias da vida…

      1. Sadia hoje nem produz mais nada. Ela só cola a marca dela em produtos de terceiros que atinjam o padrão estabelecido por ela. Eu explico: se o padrão for frango de 5 kg, então ela compra todos os frangos de 5 kg ou mais produzidos por quem for do jeito que for (independente do animal ser criado em fazendas livre ou no estilo escala industrial) e vende um produto com qualidade sadia. No fim das contas você não vai poder ter certeza se o seu produto é do tipo “animal feliz” ou “atormentado industrial”.
        O que eu acho um paradoxo: “o tratamento para com os animais é desumano. Mas o que seria um tratamento humano para com os animais? e o tratamento humano não deveria ser para com os humanos e o animal para com os animais?”
        Dai a César o que é de César – conceito de justiça.

        1. “o que seria um tratamento humano para com os animais?”
          Seria um tratamento com respeito, com consciência que é o mínimo que deveria se esperar de seres que se dizem inteligentes, que podem medir seus atos, que causam dor e sabem que causam dor. O criador, principalmente em larga escala, fecha os olhos para a dor que provoca no animal em nome de sua ganancia, animais são castrados, dentes arrancados, bicos cortados (procedimentos para que não se agridam principalmente devido ao modo estressante que são mantidos), tudo sem anestesia, pintinhos logados no lixo vivos, bezerros tratados de maneira altamente cruel e desumana para se fazer vitela, tem o foie gras tb onde o pato/ganso são entulhados de alimento pra adoecer seu fígado … Isso não é atitude humana (no sentido total da palavra), mas infelizmente é isso que reflete o que há em boa porcentagem da humanidade: um grande egoísmo. Devsmos analisar os fatos e esses são os fatos, especulações nesse caso n servem pra nada, os fatos estão aí.

  4. Quando li os últimos parágrafos, me veio imediatamente a lembrança dessa notícia aqui da região:
    http://ederluiz.com/arquivos_internos/index.php?abrir=noticias&acao=conteudo&cat=1&id=5859
    É meio “comum” ouvir depois de notícias de assassinatos misteriosos coisas como “a suspeita é de que blablabla ritual de magia negra”, como no final da notícia que diz “Existe ainda a possibilidade de que ambos foram mortos ao furtarem as ovelhas ou que o crime possa ter sido cometido em ritual de magia negra.”
    Mas enfim, muito bom o post 🙂

  5. Uma dúvida, se o sacrifício é feito um vez por ano, e não é vc que mata, então poderia? Tipo quando você reúne sua família para a ceia de natal, onde se come juntos com muita fartura e talz. Além disto tem algum outros exemplos por aí.
    Islamismo: tinha visto em algum lugar mas não recordo onde exatamente, então achei isso
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Sacrif%C3%ADcio
    http://muculmanaonline.blogspot.com.br/2011/11/o-sacrificio-de-animais-no-islamismo.html
    Hinduísmo: em alguma matéria também ví sobre um festival, não sei se para para kali e ou parvati, onde havia o sacrifício de tantos animais que o chão do templo, que tem algumas canaletas, ficava com rios de sangue escorrendo durante um dia inteiro, e os sacerdotes ficavam cobertos de sangue. Achei poucas referencias e poucas explicação ou fotos então deixei de fora.

  6. Faltou só citar algumas igrejas (pseudo) evangélicas do sul do Brasil, que fazem “sessões de descarrego” utilizando cães e outros animais. Em teoria, eles lavam seus pecados colocando-os nos animais, que são brutalmente torturados até a morte.

  7. A verdade no mundo material é q para um ser se manter vivo, outro tem que morrer. A maioria das pessoas nao se pergunta como a comida que ela come foi parar no prato dela, mas se eu não me engano, a maioria das coisas q a gente come foi viva um dia (a única coisa q consigo lembrar agora q não se encaixa nisso é o leite…mesmo assim, é energia de outro ser vivo q estamos consumindo). Mas existem muitos tabus em volta da morte física, oq nos deixa despreparados para encarar esse fato q sempre fez parte da nossa realidade.

    1. O animal que produz leite e ovos fica confinado e sofre mto, depois ele tb será abatido e a vaca pra ter leite tem que gerar um filhote q tb vai ser abatido um dia. Esses produtos tb darão em morte e sofrimento.

  8. “Normalmente, é a própria entidade quem faz o sacrifício e é cuidado para que o animal não tenha dor.”
    Ela encorpora um médium para tal?
    Gostei bastante da matéria, muito esclarecedora, não gostaria de ver nenhum animal abatido em minha frente em situação alguma, mas não julgo os precedimentos apresentados em relação a Candomblé, me pareceu bem razoável e organizado, provavelmente mais do que quando minha vó matava galinha no quintal de casa, coisa que felizmente não tive o desprazer de presenciar. E não é porque não gostaria de presenciar tais cenas que faço mal julgamento de quem suporta, longe disto, mesmo porque esta particularidade de ser sensível a cena de morte animal, não tem a menor relevância com a qualidade moral de alguém.
    Seria muito interessando se produzir um documentário sobre todas estas formas de sacrifício animal com consumo posterior para tirar um pouco desta aura de coisa feia e proibida, uma vez que vi alguma matéria sobre ritual que envolve animal, sempre rolava uma pomba sendo decapitada com as mão do “mago” que estaria fazendo o determinado trabalho e banhando o beneficiado com o sangue ainda quente da criatura, e convenhamos, além de não passar muita credibilidade, principalmente em relação ao efeito desejado, é uma cena um tanto quanto nojenta, mas como é só este tipo de coisa que vem a tona na sociedade mais os trabalhos de encruzilhada, a desinformação gera boato que gera o tal Vodú é pra jacu do Pica-Pau!
    O melhor é o Candomblé se organizar e esclarecer a população do que de fato ocorre e estes paralelos com o cotidiano e com outras formas de sacrifício aceitos me parece bem favoráveis, limpar esta imagem equivocada vinda de nossa ignorância (afinal, ninguém nasce sabendo nada, e uma divulgação coerente e racional pode ajudar muito, como ajudo esta matéria).
    Chocante é ver a criação de gado americana no documentário Alimento S.A., prefiro mil vezes consumir um animal abatido em uma fazenda ou fundo de quintal ou em um ritual criterioso como o narrado do que naquelas fabricas de morte cheias de estrume e E.coli!
    Simpatizei com sua causa Marcelo.

  9. MDD, e os denominados assentamentos de exu, que possuem sacrifícios de animais, é forçosamente necessário nesse ritual? Ou isso é uma prática de “falsas Umbandas”?
    @MDD – Nos terreiros que eu conheço, os sacrifícios para os assentamentos de Exú são feitos e a carne dos animais é preparada e servida depois, ficam apenas as partes que não são preparadas no assentamento.

    1. E na IURD também. Eles também fazem sacrifício de animais velados, quando estão construindo uma nova igreja. Toda igreja, isso segundo um ex pastor, tem uma firmeza para exu.
      @MDD – Sim. Já ouvi isso de mais de uma pessoa que trabalhou com eles. Mas faz todo o sentido, com o tanto de eguns e descarregos que fazem lá, se nao tivesse essas firmezas o templo ia desmoronar na cabeça deles (como aconteceu com uma outra Igreja).

    2. no terreiro que eu vou, na tronqueira de Exú não tem sangue nem sacrifício. nunca caiu o teto. se conserta muita porcaria de outros ‘terreiros’, ‘roças’, ‘apometrias’, ‘magos’ e continua firme e forte.
      e muitos terreiros aqui na região seguem esse ‘padrão’ sem problemas de funcionamento.

  10. Putz, eu curti esse texto e ficou bem assim no facebook “Junior curtiu sacrifício de animais”… até eu conseguir explicar pra minha namorada que eu não mato bicho demorou huahuahuahuauha
    @MDD – hauahauah Pelo menos chama a atençao. Recomendo a todos curtir para que as pessoas na timeline venham olhar.

  11. Otimo texto bem explicativo, infelizmente existe muita hipocrisia , sacrificios na antiguidade eram normais ..
    to esperando ansioso o Esquema do Voodo com a Arvore da Vida XD .
    PAZ;

  12. Então, se um sujeito comer por exemplo… uma galinha que foi sacrificada e ofertada aos Orixás, esse sujeito estará incorporando menos “karma” ou “consequências” do que se tiver comido um frango de granja convencional???
    Digo isso pelo fato de haver todo um ritual de não sofrimento e “limpeza” do animal sacrificado! Desculpe se não está bem claro meu texto! Obrigado

  13. tem muitos pastores q vaz as pessoas de gato e rato com dismo para os pastores comprar casas de 10 milhoes e o povo na miseria o pastores ladroes.

  14. Só faltou dizer que a carne que a gente come no Candomblé é ASSADA ou COZIDA viu?! Já veio muita gente me perguntar se no Candomblé a gente come carne crua.
    @MDD – Verdade… pensei que fosse obvio, mas sempre me surpreendo com a burrice das pessoas nas internets… acrescentei la.

  15. Marcelo, vi que vc disse que não tem problema algum em comer carne, o problema está na hora do abate, qual a forma correta de abater um animal, seja de 2 patas ou 4. Pergunto isso pois eu quem realizado a matança de alguns animais na fazenda, e se tem uma forma correta de realizar esse ato, eu tenho interesse em saber.
    @MDD – A maneira correta é reconhecer o valor e o sacrifício de cada animal que dará a vida para voces se alimentarem e causar a morte deles com o minimo de sofrimento possível. Nao tem segredo.

    1. Eu faço uma oração de agradecimento pela carne que o animal está me “dando” antes de começar a refeição. Acho que vale

  16. Bocejar bastante, se sentir com dores no corpo e ouvir em sua mente gritos ou gemidos de dor ao ler este texto é esperado ou comum ?

  17. Marcelo, não é no candomblé que há o “ebó” com animais, ritual que quando tira a energia negativa da pessoa não se pode consumir a carne?
    @MDD – Sim, porque toda a energia negativa da pessoa irá para o animal. São trabalhos pesados de limpeza e pouca gente está realmente capacitada pra fazer este tipo de trabalho.

  18. Embora as pessoas da maioria desse cultos que mencionou aproveitaram a carne dos animais e tudo mais, ao praticarem ainda estão incentivado a crença que matar animais serve propositos “magisticos”.
    Logo os satanistas de orkut e os kiumbandas que você mencionou graças a grupos como Candomble vão sair fortalecido na sua crença que matar animais têm sentido.
    Você sai melhor se dissese que matar animais não têm qualquer proposito magistico. Os cultos de Candomble vêem de uma época em que a comida era o bem mais valioso, mais do que ouro
    Na idade medieval o ouro era o bem mais valioso, por isso as pessoas tentavam fabricar talismas de ouro para agradar os espiritos.
    . Por isso é natural que as pessoas na altura tentasse sastifazer os espiritos com o melhor que tinham, apesar de não ter quaisquer resultados práticos.
    @MDD – Segundo esta lógica, deveriamos usar Iphones 4 como sacrifícios hoje em dia?

    1. É isso que estou tentado falar. Sacrificios nesses moldes seja comida, ouro ou iphones não fazem sentido.

      1. Não fazem sentido para você, para nós faz. É uma questão de fé, não de razão. Quem já conseguiu sair de uma depressão, alcançou um bom emprego depois de muito tempo procurando, teve um parente que melhorou de uma doença sabe como é. Quem não faz parte, tem uma visão parcial e miope. Quem come carne, não tem direito de criticar, pois fecha os olhos para o que come e joga pedra nos outros. Quem não come, deveria ter mais respeito pela crença alheia, pois eles sabem o que é ser criticado e recriminado por lutar por aquilo que acredita.

        1. Há um montão de explicações para isso mais razoaveis.
          Pode ser ter sido apenas coincidencia, por causa da fé, etc…
          O pessoal da IURD e a igreja católico têm tantos ou mais milagres desse genéro como o Candomblé e utilizam metódos diferentes.
          E ai, é por rezar para o velhinho de barbas lá em cima?

          1. Há explicações mais razoáveis sim. É coincidência. Uma pessoa desenganada pelos médicos com cancer terminal, ir para casa melhor depois de uma cirurgia espiritual. É tudo coincidência. É a fé de uma pessoa que nem sabe que está passando por uma cirurgia espiritual que funciona. Acredite no que quiser, e um dia precisar, estamos de portas abertas sem fazer perguntas, nem discriminações.

  19. Marcelo, a alguns dias eu comi um pedaço de carne, e me lembrei de agradecer ao animal e tudo.
    Mas, por algum motivo, tem um certo hamburguer que eu não consigo sequer pensar em comer – me dá repulsa imediata.
    É bizarro isso, mas o hamburguer de Angus do McDonalds me deixa enjoado só de ver.
    WTF é isso ?
    Eu nunca tive problema com comer carne e, recentemente, inclusive, tenho comsumido em grande quantidade.
    O que que tem nesse negócio ?

  20. “Satanistas de Facebook” são uma evolução dos “Satanistas de Orkut”?
    As pessoas que ficam horrorizadas com o sacrifício dos animais são, em geral, crias de “educação” televisiva, aliadas ao grande mal da modernidade: o politicamente correto.

  21. MDD
    Foi bom tocar no assunto, pois moro em uma avenida q constantemente tem entregas, até ai td bem sou umbandista e entendo o sentindo dela, porem mutas vezes me deparo com entregas de galinha oq de certa forma me incomoda, como não sou muito conhecedor dos costumes do Candomblé, parto do principio q seja para um fim importante.
    Lendo hj seu texto me deu a entender q isso não seria então trabalhos da linha do Candomblé e sim de outras linhas possivelmente inferiores.
    Entendi certo?

    1. Sabe o que é engraçado em algumas pessoas que se dizem Umbandistas, muitos se acham, o dono dos panos de bábá, de tão puros. Pq eu acho que eles devem fazer dieta de alface celestial, pq eles sempre tem que frisar que não matam os pobres bichinhos..
      Como se Chico Xavier ou Kardek fossem aceitar eles numa vila bacana no pós morte por conta disso. .
      Um dia meu pai me falou assim, pq eu tbm não sabia: ” Na Umbanda não se leva bicho, pq se trabalha com os guias e os guias não se assentam como se assenta orixá, pq eles são livres, os guias correm giras, não são assentados dessa forma ritualística pq são espíritos livres”.
      Não é pq eles são bonzinhos e imaculados. É pq eles não são orixás. Seu orixá tá no barração, na sua coroa e não passeando por aí, como seu boiadeiro, por exemplo..
      Por exemplo minha cigana não pode ser assentada com bicho, de modo algum é errado, pode dar um problema sério, pq ela é da minha raiz da Umbanda.
      Não é pq ela é mais legal do que a Padilha, que pediu assentamento no candomblé..
      É pq a Umbanda não tem fundamento de candomblé, como o verdadeiro candomblé não tem fundamento de Umbanda.
      Só que, quem é de candomblé não deve virar as costas pras almas e quem é de Umbanda, deve saber que esse tipo de preconceito, deixa o orixá muito triste…
      Quer ficar de demagogia vai pro Kardec, que lá não tem que se respeitar orixá, mais na Umbanda tem e muito…
      E queira ou não queria, o orixá só nasce na feitura de yao, vc tem que se sacrificar, morrer, abaixar a cabeça, aniquilar o ego, nascer pro orixa, ter um nome novo, colocar kele, ficar careca pra mostrar que nasceu. Ficar um ano de branco, seis meses sem namorar…
      Poxa tem que ser respeitado, agora vem uma pessoa que se diz “Umbandista” vai rezar pro frango, me polpe…
      Pra se ter um orixá não é um cara sacudir um sininho e falar, nossa yansã tá aqui, que linda, é passar por uma verdadeira iniciação….
      E quem tem raiz de candomblé na veia correndo, cuidado, vai pra Umbanda achando que não dá nada e fica lá com a ciganinha, jureminha, vovozinha, mais no dia que o santo fala, vem, acabou tudo isso. Rs é mole não… =)

  22. Oh grande Marcelo,só tu para nos dar a luz a respeito dessas questões, geralmente lemos coisas muito artificiais sobre o assunto.
    Obrigado!!!

  23. Uma sugestão: seria legal se tivesse um botão para publicar os artigos daqui no Twitter. Não sei como se faz, mas já vi em vários blogs essa ferramenta.

  24. Todos os dias, milhares de pessoas , animais , são “sacrificados” para servirem de alimento as nossas queridas irmãs BACTÉRIAS e as LARVINHAS das MOSCAS, poderem poderem sobrevirer, isto é o ciclo da vida aqui na terra.

  25. Maravilha de artigo MDD, como sempre muito esclarecedor. 🙂
    O pessoal está comentando sobre essa questão do sacrifício animal relacionado à alimentação, e acho que isso resumiu bem:
    MDD: A maneira correta é reconhecer o valor e o sacrifício de cada animal que dará a vida para voces se alimentarem e causar a morte deles com o minimo de sofrimento possível. Nao tem segredo.
    A diferença é pensar em um animal criado em liberdade, usando de seu instinto natural em uma fazenda e um animal criado de forma industrializada em uma “linha de produção”. A carne vinda de qual dessas opções será mais “pesada”? Acho que nem é preciso responder. O coitado do bicho criado no sistema industrial realmente come o pão que o Diabo amassou e é isso que me incomoda.

  26. MDD, bom artigo, apenas esqueceste de mencionar o Batuque gaucho.
    O Estado onde mais pessoas se assumem umbandistas e onde tem mais templos afro é o RS.
    No batuque tem sacrifício, aos moldes do que apresentastes na descrição do candomblé.
    Talvez fiques chocado com o que te falo, mas, Marcelo, não somos tão europeus assim como a brasileirada pensa…
    Boa semana!!!!

  27. Interessante e esclarecedor. O problema é que exoistem pessoas que saem destruindo as religiões alheias dizendo que pertencem a tal grupo e sai fazendo tudo errado. Sou contra o sacrifício de animais, salvo em casos de necessidades alimentação, controle de pragas e etc

  28. Nas igrejas “evangélicas”, falam que sacrificar animais é coisa do demônio de macumba e que ser vegetariano é coisa do demônio da nova era. Não se pode fazer nada, pra eles!!! hehehehe A única coisa que não é do demônio é ser crente e pagar o “trísimo”.

  29. Tenho familiar candomblecista. Quando um animal é morto pro sacrificio nao é toda a carne que vai pra oferenda o que “sobra” vira almoço do pessoal envolvido e tem gente até que leva carne pra casa. Quando uma pessoa “normal” come carne abatida tudo bem, mas quando são os excluidos fazem a maior pressão idiota. Tento não ser preconceituoso, mas notícias como essa me fazem ter cada vez mais pé atrás com evangélicos. Eta povo que não respeita nada nem ninguém. Tudo fora da igrejinha deles é do “demônio”.

  30. Muito bom o texto, Marcelo.
    O problema são os malucos que preferem acreditar em tudo que lhes é vomitado na mídia e nos “cultos”, mas quem sabe na próxima vinda aprendam a pensar por si mesmos.
    A propósito, acho muito engraçado os adjetivos que você dá para esse pessoal que só pode ter merda na cabeça, achando que vai conseguir algo de bom com todo o sofrimento que provoca aos outros.
    Abraço.

  31. Marcelo, falando em Magia Negra, tenho uma dúvida que aconteceu com minha tia, ela namorava com um cara, ele batia nela e maltratava muito, chegou quase matar ela, então nossos familiares resolveram pedir a um macumbeiro/quibandeiro para fezer uma magia negra para separar eles, pois seria uma paz na vida dela, depois de tudo, ele deixou ela com um murro definitivo deixando ela em paz.. Gostaria de saber então se nesse caso é justo? pois foi para bem dela e de todos, hoje ela vive em paz …agradeço.
    @MDD – Nao existe bem ou mal, ou magia branca ou negra, existe apenas “magia”. Uma ferramenta que pode ser usada de acordo com a vontade de quem sabe usa-la, e depois arcar com as consequencias do que fez.

    1. Que tipo de bad carma poderia resultar disso? Talvez permitiria que alguém interferá no seu livre arbítrio, justamente como fizeram com o da mulher (de não querer se separar do cuzão).

    2. Marcelo, essa explicação que vc deu, não concordo inteiramente com ela, se puder explanar mais a respeito.
      Se não existe bem ou mal, existe certo ou errado?
      Isso que vc faz com seu blog, essa ferramenta, é algo bom? Do seu ponto de vista, se é bom, então é certo e é do bem.
      Pergunto isso com seriedade, pra mim, existe sim o certo o errado o bom o ruim, o bem e o mal.
      Quando faço algo e de imediato eu vejo o resultado eu consigo mensurar a qualidade da ação que realizei, mas algumas coisas levam tempo para se mostrarem como realmente são, e as vezes é difícil saber se determinada ação foi ou não foi tão boa.
      Atenciosamente R.

  32. Olá Marcelo,
    enviei uma dúvida acerca das diferenças cármicas entre comer uma carne de um matadouro convencional onde o os animais são tratados sem um mínimo de respeito e de um sacrifício de Candomblé!
    abraços

  33. MDD – Ainda dentro do contexto, gostaria de fazer uma pergunta. Uma vez escutei uma história onde muitas vezes em alguns povos antigos, a cabeça do guerreiro morto era decapitada e com seu sangue banhavam a terra, e que o simbolismo disso tudo era que como aquele guerreiro era valente, viril, forte, etc, a terra era banhada de seu sangue para que ela continuasse fértil. Sabe me dizer se isso é realmente acontecia e tem algum valor nesta informação, ou é apenas o devaneio?

  34. Boa noite, tio.
    Confesso que não li todos os comentários (eu geralmente só leio os que você responde), mas caso alguém já tenha feito essa pergunta, desconsidere.
    Nos rituais do Candomblé, onde é servido a carne depois, é obrigatório consumi-la? Caso um dos participantes seja vegetariano ou vegano, teria algum problema ele não comer a carne?
    @MDD – nenhum.

  35. xxxxxx
    Marcelo, se puder me responde esta dúvida, isto seria o que vc considera um kimbandeiro de “naipe” , ou somente um Kiumbandeiro?
    segue link:
    xxx
    Agradeço desde já
    @MDD – Outro lixo.

  36. Sob meu ponto de vista, a humanidade sofre do tipo mais hostil, ácido e devastador de câncer.
    Esse tipo de câncer é denominado religião.

  37. Delddebio. Dicas rápidas e práticas para proteção de mau olhado/inveja, ou até mesmo macumba? Minha namorada sofre com mau olhado. Valeu!!

    1. Aumentar o estado vibracional.
      . No cumprimento do DEVER e sua PRÁTICA fiel, estamos livres de todos o mal.
      M.G.

        1. Desculpa a demora.
          A frase toda é assim
          Na firmeza de pensamento, e no cumprimento do dever e na prática fiel, estamos livre de todo o mal.
          Eu entendo, que a grande maioria das pessoas, tem pensamentos vacilados, se vc vacila no seu pensamento então isso já é uma brecha pra algo de não tão bom entrar na vida, vc tem um dever a ser cumprido, seja qualquer tipo de dever, num to falando de missão da verdadeira vontade não, se seu dever é seu trampo do dia a dia, então vc deve fazer ele da melhor forma possível, as vezes achamos que por não estarmos atrapalhando em algo isso já é bom, nas na verdade se vc não ajuda nem atrapalha vc não tá fazendo diferença alguma naquela determinada situação então a parada é fazer uma diferença positiva e construtiva, a prática fiel tá ligada a prática de algo espiritual.
          Isso é uma frase da UDV, o mestre fundador dela disse, e isso tudo tá mais ligado ao caminho da mão direita.
          Acho que ficou melhor explicado, se não ficou me pergunta que eu volto aqui e explicarei com outras palavras para a gente ver se nos comunicamos no mesmo código de informação.

          1. Acho que saquei. Ser ético e produtivo. Dessa forma manifestaríamos e atrairíamos energias que repeliriam toda má influência, ou melhor, criariam um escudo protetor.
            Talvez…. se a Natureza for mesmo tão maravilhosamente bela e elegante quanto o ocultismo diz (e parece que realmente é).
            Valeu.

  38. Uma coisa é certa , só vejo gente Fudi.. participando destas merdas de matar animais como se fosse a salvação para tudo !!! trabalhem e andem corretamente que tudo dá certo !!!!

  39. bem, levando pra esse lado que quando se mata (alquém ou algum animal) há uma carga emocional forte e muita energia rolando. Penso que tem um monte de energia negativa por aí, é só pensar no quanto de frangos, bois, porcos e outros estão sendo torturados e mortos. Sem o mínimo de critério “energético”, ou seja, a humanidade estaria fazendo um grande sacrificio coletivo ininterrupto? Os evangélicos, que em sua maioria não são vegetarianos, estariam então fazendo parte desse grande “ritual satânico”? Isso explica muita, muita coisa no quesito ascensão da humanidade
    tavu só matutano aqui…

    1. nem todas as mortes são sem critério.
      por exemplo, na Perdigão, na unidade de Videira-SC, onde tem abate de aves e porcos, a parte de aves que os países muçulmanos importam, tem trabalhadores muçulmanos, todos virados pra meca com os versos do corão sendo recitados num auto-falante, para eles serem mortos conforme manda o Profeta.

  40. MDD no caso dos ebôs no candomblê, existe também a preocupaçao e não causar dor ao animal sacrificado? Nesse caso nada do que foi sacrificado nesse trabalho serve de alimento correto?

  41. Nos ebôs a terra nossa grande mãe, aquela que um um dia nos recepcionará, como um utero feminino, cobrirá o animal dado em troca e consumirá a energia negativa, transformando-a em positiva, ou seja, libertando o cliente da energia negativa e deixando somente a energia positiva dele cliente atuante(para o Júlio) Maravilhosa a sua explicação sobre o assunto. Permita–me motumbá, preciamos de mais afroreligiosos com essa carga de conhecimento e informação. Obrigado

  42. Quando era pequeno, um familiar meu chegou com a notícia de que um outro familiar nosso tinha câncer no sistema digestivo. Não ouvi o que o médico disse, mas provavelmente não entenderia mesmo… Mas supondo que seja verdade, continuemos. Uma ooooutra familiar minha fez um “trabalho” (ela fazia “serviços” particulares e também frequentava um terreiro) para passar a energia da doença para o animal. Meu familiar ex-doente está aí até hoje (e agora já sou adulto….), mas o cão dele morreu dois meses depois do trabalho de…. um problema no sistema digestivo! (que disseram ser um tumor e parecia bem grandinho, saía para fora da barriga do animal). Foi um exemplo de ebó?
    Outra pergunta: porque muitos “pais-de-santo” parecem afeminados e muitos se ferram na vida? Para a primeira pergunta, ouvi de uma senhora que “era por causa das entidades”, mas nunca vi médium “normal” se “afeminar” por contato mediúnico…. Para a segunda, seria mal uso da magia como ferramenta?
    @MDD – Defina “muitos”… ser pai-de-santo não “transforma” ninguem em gay, nem faz um gay virar “macho”. Falar que “é por causa das entidades” é uma imbecilidade, coisa de quem não estuda nada. Há muito mais pais de santo gays do que pastores evangelicos gays porque a religião da umbanda é muito mais tolerante a homossexualidade do que a religiao evangelica, portanto, dá mais visibilidade para que gays se expressem da maneira como são.
    2) os que se ferram na vida com certeza são os que usaram mal as energias que dispunham, e foram direcionados para que parassem de acumular karma fazendo merda.

    1. Não sei se ajuda, mas com relação aos “pais de santo afeminados” , pelo menos no que foi me ensinado no candomblé, tem a ver com a ligação da energia feminina que o chefe do terreiro (Babalorixá ou Iyalorixá) tem para cuidar dos filhos de santo. Não precisa nem falar o quão forte é o amor de mãe. Mas isso não significa que todo pai de santo é gay, ou afeminado. Significa que ele vai ter uma influência maior desta energia feminina. Devemos lembrar, também que as religiões afro-brasileira possuem uma grande quantidade de filhos de santo gays, então nada de anormal alguns desses filhos de santo chegarem algum dia ao cargo de pai de santo. Só pra reforçar, ele não vira gay quando vira pai de santo, nem todo pai de santo é gay.

  43. Olá. Gostaria de saber o porquê de algumas entidades desses cultos afros não gostarem de crianças. Pois eu já vi uma entidade se manifestar e pedir que uma criança fosse retirada do local.
    @MDD – Sei la… e vocês perguntaram por quê ou apenas obedeceram sem questionar?!?!

    1. Nós obedecemos sem questionar. A entidade disse que veio ajudar a retirar um espírito maléfico da residência, mas se era um espírito benigno, não vejo nenhum motivo de repulsa contra uma criança. Isso me deixou intrigado.

      1. Oi Pessoal, sou Saberdote do Culto Afro Brasileiro há quase trinta anos. Com relação a algum Mentor ou Entidade, solicitar que uma criança saia de algum recinto, nada mais é, do que uma forma de preservar esta criança a não ficar expostas a energias que poderiam afetá-la, principalmente psiquicamente. Nenhum médico permitiria a presenca de uma criança em qualquer procedimento, por mais simples que fosse, não e mesmo? Portanto, não há nada demais, quanto a isso. Espero ter ajudado.

        1. Ótima explicação. As vezes as pessoas interpretam de forma errada a uma solicitação de uma entidade que está querendo apenas o bem de todos. Nessa situação em que a solicitação era para preservar a criança das energias que estavam no local (ou vai que o egun pega em alguém, não seria legal a criança ver), as pessoas já interpretaram como a entidade não gostar de crianças. O conhecimento é sempre bom para não gerar preconceitos.

      2. Uma entidade jamais expulsa uma criança do terreiro isto nao era uma entidade era outra coisa

  44. Olá, gostei do site, muito bem explicado, tirando algumas ofensas indiretas ao leitor e palavras desnecessárias, que tiram o foco, e faz com que ao invés de educar e nortear um leitor curioso, as desviam do entendimento final. Emfim, primeiramente, sigo doutrina espírita, que é muitas vezes confundido com religiões espiritualistas, como é o caso da Umbanda, que respeito muito, Candomblé e outras; Acredito, amigo, que todos nós convergirmos para um só ponto, a evolução espiritual, ou seja, a evolução moral e intelectual. Todos nós, mesmo que indiretamente, buscamos a evolução, tanto os espíritos de baixa faixa vibracional como os de alta estirpe evolutiva. Podemos resumir, todos os conceitos doutrinários já alcançados pela humanidade, na pequena e singela frase de Gandhi, onde ele fala, de modo geral, que não importam as religiões caso elas levam ao mesmo propósito, ao mesmo fim… Portanto, o que devemos, unicamente ter em mente, é a prática do bem, a prática da caridade propriamente dita. Praticando a caridade ao próximo, a caridade sincera, nos elevaremos espiritualmente, vibracionalmente e alcançaremos a plenitude. Não precisamos de embasamento religioso quão o único objetivo é a pratica do amor ao próximo… Nada mais esclarecedor que o próprio Mestre Jesus para proferir tais palavras tão consoladoras para a humanidade: Amai uns aos outros, como eu vos amei! Exemplo é o que não nos falta, Jesus, Gandhi, Chico Xavier, Buda, Krishna, Zoroastro, dentre outros..
    Tendo sempre em mente que aquele velho clichê, sempre se aplicará na esfera terrestre: “colhemos o que plantamos”.
    Fique com Deus, que Ele abençoe a todos e que a paz do Mestre Jesus esteja com todos nós!

  45. Seria massa um post com essa relação entre os Orixás e as linhas de trabalho da Umbanda e do Candomblé com o Vodu.

  46. infelizmente eu tenho que lhe corrigir sobre a umbanda, há sim sacrifício de animal na umbanda.
    @MDD – “corrigir” significa que voce vai falar alguma coisa certa, e não uma baboseira sem embasamento nenhum. Não existe sacrificio de nenhum tipo na Umbanda 🙂

    1. Também não sei baseado em que ele afirma que há sacrifício na Umbanda. Talvez o Andrey esteja confundindo a Umbanda com a Kimbanda, já que muita gente diz que Exu é de Umbanda.

    2. Existe sacrifício SIM na Umbanda. Fui Umbandista por muito tempo, cerca de 20 anos, assisti a muitos trabalhos em que um “ogã de corte” sacrificava os animais, principalmente para Exú. Já assisti a sacrifícios também direcionados para catiços. Não em 01 ou 02 terreiros, mas sim em muitos.
      A Umbanda não é o kardecismo, embora existam tendas que são mais kardecistas do que umbandistas, a verdadeira umbanda mistura elementos de catolicismo, espiritismo, candomblé e as tão famosas linhas de umbanda com pretos velhos, eres, caboclos, boiadeiros, marinheiros…
      Agora como esotérico sei que um sacrifício na esfera mental ou astral, surte um efeito muito maior e inclusive tem uma receptividade bem maior por parte de certas entidades… Mas meu comentário não foi feito para desmoralizar o culto, de forma alguma, porém pintá-lo com ares de “sublimidade” é retirar sua herança cultural e isso não ajuda a Umbanda em nada.

  47. @MDD – Defina “muitos”… ser pai-de-santo não “transforma” ninguem em gay, nem faz um gay virar “macho”. Falar que “é por causa das entidades” é uma imbecilidade, coisa de quem não estuda nada. Há muito mais pais de santo gays do que pastores evangelicos gays porque a religião da umbanda é muito mais tolerante a homossexualidade do que a religiao evangelica, portanto, dá mais visibilidade para que gays se expressem da maneira como são.
    2) os que se ferram na vida com certeza são os que usaram mal as energias que dispunham, e foram direcionados para que parassem de acumular karma fazendo merda.
    Isso tem um pouco de realidade. A maioria aqui no Ceará todos são Gays, não vi nenhum ainda que seja homem. Alguns Travestes entram na “macumba” para conseguir seus prazeres, usando magia negra” para conseguir homens etc. E sempre tem aquela questão dos Pais gays dar em cima dos filhos de fé.
    @MDD – A umbanda é, com certeza, uma religião que atrai gays, justamente porque a cristã os considera aberrações… se eu fosse gay, nao seria cristão de jeito nenhum, e as religiões espiritualistas seriam extremamente mais coerentes em relação a filosofia de vida. É fácil entender isso…
    “travestis fazendo magia negra pra conseguir homens” me parece muito surreal… claro que deve existir, mas que deve ter um exagero e distorção absurdos nas fofocas, deve…

    Talvez só exista Umbanda ai onde Vc Mora,. aqui eu desisto, pois só tem porcaria. Gosto muito da umbanda, mas vou procurar outro caminho espiritual.
    @MDD – tenta procurar os centros filiados a Umbanda Sagrada. eles tentam manter as casas sob uma doutrina e um estudo.

  48. @MDD, “travestis fazendo magia negra pra conseguir homens” me parece muito surreal… claro que deve existir, mas que deve ter um exagero e distorção absurdos nas fofocas, deve…
    Conheço um Gay que vive alimentando entidades, dizendo que é a Pomba Gira e que ela ajuda atrair os homens certos pra ela… Algo que não concordo pelos conhecimento que tenho em Obras sérias de Umbanda.
    @MDD – Fica completamente óbvio que não é uma pomba gira, é um egum…
    Pra Mim, se existisse Iniciação na Umbanda solitáriamente era melhor, tipo estilo O Caminho do Adepto de Bardon, rsrsrs… Ainda mais, moro numa cidade perto de Fortaleza e acredito que não tem terreiro afiliado à Umbanda Sagrada. Talvez quando eu estiver pronto, aparecerá algum terreiro sério de Umbanda que estava Oculto, esses é que são sérios!
    @MDD – Até existe, mas é muito perigoso… para uma entidade incorporar, sem ter firmezas, ou egregora para auxiliar, fica muito vulnerável e coloca em risco até a sanidade do médium…

  49. Boa noite! Gostei muito do seu post.
    Tudo muito bem escrito e explicado, entendi e tirei
    dúvidas sobre vários fatos. Enfim, uma linguagem simples e objetiva.
    Embora não ter concordado com alguns comentários feitos
    sobre o assunto em si. Também, quero salientar á respeito
    de algumas ofensas, indiretas ao leitor e palavras desnecessária.
    É sempre bom o respeito, seja a pessoa ou a religião que for.

  50. amigo me explique o que significa concentração de exu e orixa, para que serve isso, um pai de santo da quibamda me disse que precisava fazer isso, e disse que eu tinha tudo para ser um pai de santo, me explique um pouco mais, por que ja sou borizado e tenho 3 exus assentado, e ele disse que precisava concentrar, não entendi.

  51. Olá boa noite, gostaria de uma informação, no, eu trabalho achei um feitiço feito pra mim com minha foto com 04 gotas de sangue,01 gui ba de cigarro, 01 fumo de rolo que parece um mato com um negocio parecendo farofa e pêlos de algum animal sendo de cor preta e branco muito fedorento, fui em uma vizinha que trabalha com a umbanda ela me falou que era magia negra, e poderia ser muito forte, estou indo na igreja da minha pastora para mostrala, gostaria de saber que entidade que faz isso e como isso funciona, pois a pessoa deve ter muita raiva de mim e eu nao imagino quem tenha feito isso, minha irmã pegou e olhou tudo pra mim, agradeço de puderem me respondet, ja coloquei tudo em oração, pois frequento igreja evangelica e o centro espirita kardecists.
    @MDD – Bem… pelo tipo de trabalho, o mais interessante seria mandar para o pastor para ele colocar na mesa de orações e deixar os kiumbas da Igreja Evangelica irem atrás de quem fez a magia negra…

    1. Bom dia Bruna:
      Se há uma coisa que vc precisa mesmo é decidir qual caminho seguir. Ou a fé cristã ou o espiritismo. Levar à pastora para orar e pedir conselhos a uma espírita vc incorre no princípio bíblico que ninguém pode servir a dois senhores. Pense nisso.

  52. Bruna esse texto é para você, talvez possa te ajudar.
    O mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei da Sintonia vibratória ou afinidade moral, os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem, cada ambiente ou cada lugar tem um Padrão Vibratório próprio, formado pelos pensamentos, sentimentos e atitudes das pessoas que vivem nesses ambientes.
    Os Espiritos Elevados e os Bons espíritos são atraídos para ambientes que possuem um padrão vibratório positivo, vibrações positivas atraindo outras vibrações positivas, os maus espíritos são atraídos para ambientes que possuem uma faixa vibratória baixa e densa, vibrações baixas e negativas vão atrair outras vibrações baixas e negativas.
    Tudo é sintonia vibratória.
    Muitas vezes os Espíritos elevados ou Espíritos de Luz não podem ajudar uma pessoa, por que, ela se encontra em um ambiente de baixas vibrações mentais, nesses lugares que predominam discussões, palavrões, brigas, fofocas, intrigas, vícios, ódio, raiva, falsidade, racismo, desonestidade, o ambiente é pesado e negativo, portanto, o padrão vibratório é baixo, sendo baixo vai atrair outras vibrações negativas e pesadas.
    Os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros, maliciosos, obsessores são atraídos pelas vibrações mentais negativas e pesadas dos ambientes, é por isso que temos que criar um ambiente moralmente elevado com pensamentos nobres e positivos, para podermos elevar o Padrão Vibratória do ambiente e atrair a assistência luminosa dos Espíritos Superiores.
    O Bem tem sintonia com o Bem.
    O mal tem sintonia com o mal.
    @MDD – E aqui vemos que os tais “Espíritos de Luz” não são todo-poderosos assim, não é mesmo? em uma casa onde obsessores estão reinando, causando o mal e fazendo com que as pessoas (muitas vezes ignorantes) briguem e causem desarmonia, como você mesmo disse acima, NÂO PODEM AJUDAR UMA PESSOA QUE SE ENCONTRE NESTA VIBRAÇÂO… neste caso, para ajudar um irmaõ, é necessário trabalhar com Exús e outras entidades que caminham nas sombras, porém, do lado do BEM. infelizmente, os kardecistas possuem uma visão infantil e dicotômica de que luz=bem e trevas=mal. Eu pergunto novamente: COMO os espíritos de luz ajudarão quem já está ferrado pelos obsessores e não consegue sair da depressão? esperando que ele “eleve seus pensamentos” sozinho para, uma vez que esteja “em altas vibrações” eles possam ajudar? ajudar quem não precisa de ajuda é facil, né?
    Estamos cercados por espíritos desencarnados que tem uma certa afinidade com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, essas inteligências desencarnadas nos observam constantemente, é por isso que devemos ORAR E VIGIAR para não cairmos nas influencias espirituais negativas, a nossa AURA muda de Cor e intensidade conforme o nosso estado mental e moral, quando estamos com pensamentos de raiva, ódio, medo, rancor, revolta, falsidade etc…
    Nossa Aura muda de Cor fica com cores escuras e turvas, e os espíritos desencarnados observam isso em nossa Aura e disso se aproveitam os maus espíritos para nos influenciar pelas intuições mentais.
    Eles sabem que estamos numa faixa mental baixa devido aos maus pensamentos, eles se aproximam pela sintonia vibratória e passam a nos acompanhar esperando uma oportunidade para atacar.
    Atacar como?
    Intuindo ou inspirando em nossa mente pensamentos de desanimo, preguiça, revolta, ódio, desejos de vingança, inveja, ciúmes, incentivando brigas, intrigas, fofocas, vicios e ate crimes. Eles procuram alguma brecha em nossa Mente, portanto, temos que vigiar nossos pensamentos, idéias, planos, desejos e impulsos, cuidado, quando eles se estalam a coisa fica perigosa.
    A terapia contra as Obsessões e as influencias espirituais negativas, esta na Disciplina Mental e Moral, mentalizar fortemente pensamentos elevados e nobres, praticar a Caridade e as Virtudes, manter uma Conduta moral reta no Cristo, cultivar a prece sincera, combater os maus pensamentos, combater os maus desejos, combater os vícios, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório afastando os maus espíritos e atraindo os Espíritos de Luz. Atraindo o Bem o mal se afasta gradativamente, assim como o calor afasta o frio.
    @MDD – Novamente… e se a pessoa está tão prejudicada que não consegue se livrar do obsessor? chama-se os Exús para trabalhar…e quando os Exús terminam o trabalho, ai sim os espíritos de luz podem ajudar a pessoa a se equilibrar. A Lei trabalha nos dois lados… luz e trevas. E Trevas não é sinônimo de “mau”.
    A atmosfera terrena ou psicosfera esta repleta de formas pensamentos inferiores e de espíritos apegados a matéria, as paixões, aos vícios e desejos terrenos, existe milhões de espíritos desencarnados na atmosfera e na crosta terrestre, esses espíritos querem continuar a viver a vida material, eles querem saciar seus desejos e vícios e interferir na vida dos encarnados.
    Muitos desses espíritos são sofredores, outros são perturbados e perturbadores, outros são viciosos cheios de manias, vícios, desejos torpes, outros são vingativos e astutos, outros são mentirosos, embusteiros e mistificadores, outros são vampiros sugam os fluidos vitais das pessoas e também sugam os fluidos da nicotina, do álcool, das drogas, outros são maldosos sentem inveja das pessoas boas e corretas e procuram obsidiar essas pessoas, agem pela inveja do bem, são uns infelizes.
    Existe outros espíritos maldosos que se agrupam em bandos ou Falanges e trabalham de forma técnica para vampirizar e obsidiar as pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral, são os trabalhadores do mal, entidades das sombras.
    Nós os encarnados vivemos dentro dessa região espiritual inferior, por que, ela abrange a crosta e atmosfera terrena, muitos pesquisadores chamam essa região de astral inferior ou umbral.
    Esses espíritos desencarnados apegados a matéria e as paixões e vícios terrenos, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro e impuro e eles sofrem a Lei de gravidade e ficam retidos na psicosfera terrena, para afastar esses espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, temos que entender o seguinte, não existem milagres, não existe protecionismo divino sobrenatural, tudo depende das nossas condições mentais e morais ( condições vibratórias), pela Lei das atrações psíquicas, os iguais se atraem e os diferentes se repelem, atraímos espíritos desencarnados que se identificam com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
    Vamos concluir disso tudo, que a Proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta moral.
    Uma pessoa correta, honesta, caridosa, cordial, digna, sem vícios, com pensamentos positivos e nobres, repele naturalmente os maus espíritos, não havendo sintonia vibratória os maus espíritos se afastam.
    A Luz do Cristo repele os agentes das sombras.
    Temos que cultivar as Virtudes ensinadas pelo Grande Mestre Jesus o Cristo, pensar em Cristo, sentir o Cristo, praticar os ensinamentos do Cristo, é se iluminar, e a Luz espanta a escuridão.
    Nós somos filhos da Grande Luz, nós somos Luz, nós estamos na Luz, nós temos a Luz, nós evoluímos é na Luz.
    Essa Luz são as Virtudes, cada virtude que adquirimos mais força teremos para afastar os maus espíritos e atrair os Espiritos de Luz.
    As Virtudes esse é o caminho.
    Para afastar os maus espíritos temos que cultivar pensamentos elevados e positivos e ter uma Conduta Moral reta no Bem e nas Virtudes.
    Na realidade a proteção espiritual quem faz é a própria pessoa conforme seus pensamentos e conduta moral, os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral, não conseguem entrar em sintonia com as pessoas dignas, corretas, honestas e caridosas.
    O Bem repele o mal.
    A Luz repele as sombras.
    Não havendo sintonia os maus espíritos se afastam.
    Tudo é sintonia vibratória no mundo espiritual, os iguais se atraem e os diferentes se repelem.
    Uma pessoa com pensamentos elevados e firmes no Bem e de conduta moral reta, repele naturalmente e facilmente os espíritos inferiores e obsessores.
    Os espíritos inferiores, perturbadores, maldosos, vingativos e obsessores, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro, eles estão envolvidos em fluidos impuros, na crosta terrena tem milhões de espíritos desencarnados em estado de apego as coisas matérias e aos vícios e desejos terrenos, eles exercem uma forte influencia negativa sobre as pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral.
    Temos que tomar muito cuidado com nossos pensamentos, por que, esses espíritos inferiores que estão na crosta terrena procuram nos influenciar é pelos pensamentos, pela sintonia vibratória.
    Como esses espíritos desencarnados não possuem mais seus corpos físicos para saciarem seus vícios e desejos, eles vão procurar os encarnados que possuem os mesmos vícios e desejos.
    É o encosto, esses espíritos inferiores vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado e vão sentir as mesmas coisas que essa pessoa sente, se a pessoa bebe e fuma, os desencarnados viciados vão sugar os fluidos da nicotina e do álcool, é o vampirismo psíquico.
    Os desencarnados viciados em Sexo, vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta praticando sexo sem elevação moral, e o desencarnado vai sentir os mesmos prazeres de uma transa.
    É por isso que devemos ter uma vida terrena digna, correta, honesta, com elevação moral, para podermos repelir esses espíritos inferiores do plano astral.
    O Bem repele o mal.
    @MDD – correto.
    Bruna se afaste de pessoas e ambientes de baixo nivel moral, procure disciplinar e vigiar seus pensamentos, cultive pensamentos elevados e positivos, combata os maus desejos e vicios e nunca fique na ociossidade, se afaste dos centros de macumbas.
    Procure estudar, fazer cursos, trabalhar, tenha uma conduta moral sempre elevada, dessa forma você vai afastar os maus espiritos.
    Caso você continue com problemas psiquicos, procure o Centro Redentor do Racionalismo Cristão eles são especialistas nesses assuntos, estude as obras do Mestre Luiz de Mattos.
    Bruna você vai ficar Bem.
    Wilson.
    @MDD – parece que esse “racionalismo cristão” puxou bastante do preconceito e pouco conhecimento sobre os cultos afros da Igreja Catolica. Tirando essa parte de preconceito, todos os seus conselhos são muito úteis e ajudam mesmo. Policiar os pensamentos e manter sempre a vibração alta impede que os vampiros entrem em sua casa. Mas se o irmão cair e for vítima de obsessores, quem vai salvá-lo são os Exús mesmo… mesmo que eles precisem se disfarçar de “professores e doutores cultos” nos centros kardecistas, para que os que ali frequentam não tenham chiliques advindo do seu “medo do diabo” rsrsrsrs

  53. Ola meu amigo marcelo, gostaria se possivel que você como estudioso desses assuntos analisase essas observações desse umbandista.
    Um abraço Marcelo.
    Observações Umbandistas.
    Texto do Nucleo Umbandista São Sebastião.
    1)SE O DIRIGENTE DO TEMPLO (PAI DE SANTO, BABALAÔ OU BABALORIXÁ COMO É CHAMADO, (ELE OU ELA) BEBE, CHEIRA MAL, CHEIRA A PINGA AZEDA, FALA PALAVRÕES DENTRO DO TEMPLO, COMPARECE AOS TRABALHOS COM ROUPAS SUJAS OU TEM PÉSSIMO CONCEITO OU FAMA, SAIA IMEDIATAMENTE DO LOCAL. PORQUE É ELE (OU ELA) QUEM PRECISA DE AJUDA ESPIRITUAL, POIS TRATA-SE DE PESSOA ALTAMENTE PERTURBADA E PERSEGUIDA POR ESPÍRITOS MALIGNOS.
    Certa vez fui a uma festa de Oxossi de um terreiro muito antigo. Lá fui apresentado a outros sacerdotes convidados pela casa.
    Ao ser apresentado a um deles, o seu hálito era azedo de tanta cachaça que tomava, estava nítido que aquele homem era um alcoólatra inveterado e para alguém (um sacerdote) que foi a uma festa, suas roupas além de surradas, estavam sujas.
    Resumindo: Aquele homem não era um Pai de Santo, ele era uma farsa!
    Como pode alguém em tão precária condição de sobrevivência em nosso mundo se dizer sacerdote para ajudar alguém?
    Era ele quem precisava de ajuda, já que era vampirizado nos traços de seu vicio.
    @MDD – perfeito.
    Se o ambiente estiver sujo ou se você sentir cheiro de carniça na porta de entrada do templo, ou ainda se você perceber que FAZEM MATANÇAS DE ANIMAIS, retire-se imediatamente do local! Nesse local não é praticada Umbanda e sim, Kiumbanda (Magia Negra). Usam o nome da Umbanda, dos nossos Guias e protetores e mascaram-se de umbandistas para atrair pessoas desavisadas, incautas, ou desesperadas para, em seguida, explorá-las.
    Existem templos de Umbanda que usam velas pretas ou vermelhas e pretas (metade de cada cor) dentro do local conhecido como tronqueira (fica fora do templo) e é destinado aos exús, por serem essas as cores dos exús que guardam as portas dos templos de Umbanda.
    2)Se nesse local lhe pedirem para sacrificar aves ou qualquer animal, em troca de alguma coisa que você esteja precisando, vá embora imediatamente desse lugar.
    Nesse lugar não é praticada Umbanda!
    SE VOCÊ ENTREGAR O ANIMAL PARA UM SACRIFÍCIO, VOCÊ ESTARÁ ALIMENTANDO UM ESPÍRITO IMUNDO E MALIGNO, QUE TEM INTERESSE APENAS NO SANGUE DERRAMADO NO SACRIFÍCIO, SÃO CONHECIDOS COMO “VAMPIROS”, MUITO COMUNS NOS TRABALHOS DE QUIMBANDA. AQUELE QUE CEDE A SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS ATRAI PROBLEMAS, MAZELAS E PERSEGUIÇÕES DESSE ESPÍRITO MALIGNO. TUDO O QUE ELE PUDER LHE CONCEDER HOJE COM UMA DAS MÃOS, ELE LHE TOMARÁ AMANHÃ COM AS DUAS MÃOS COM O OBJETIVO DE FORÇÁ-LO A PROCURAR POR ELE NOVAMENTE, PARA QUE ELE POSSA NOVAMENTE EXPLORÁ-LO.
    NUNCA SACRIFIQUE UM ANIMAL E NÃO PERMITA QUE O FAÇAM. OS GUIAS DA UMBANDA POSSUEM AS FORÇAS NECESSÁRIAS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE TODOS QUE OS PROCURAM E JAMAIS IRÃO UTILIZAR ESSE MEIO PARA AJUDAR AS PESSOAS.
    NOS ANIMAIS VIVEM ESPÍRITOS EMBRIONÁRIOS. SÃO NOSSOS IRMÃOS MENORES. PROTEJA-OS SEMPRE.
    NUNCA ESQUEÇA!
    KIUMBA LHE DÁ COM UMA MÃO E TOMA COM DUAS.
    @MDD – Verdade tb. E geralmente nesses lugares o que ocorre é o pai-de-santo picareta já “amarrar” as entidades de trabalho da pessoa no próprio terreiro, fazendo com que acabem atuando como escravas ali. Os cortes feitos de maneira irregular servem justamente para já aprisionar os guias do incauto.
    3)OS QUE DESCONHECEM ESSAS FUNÇÕES, DESCONHECEM TAMBÉM QUE OS EXUS SÃO AMPLAMENTE MISTIFICADOS POR OUTRAS CATEGORIAS DE ESPÍRITOS MUITO INFERIORES, (CONHECIDOS COMO QUIUMBAS, KIUMBAS E RABOS DE ENCRUZA) QUE AFERRADOS AOS VÍCIOS DA MATÉRIA, VAMPIRIZAM AOS HOMENS EM SUAS ENERGIAS E SÃO ELES QUE PEDEM OS DESPACHOS E AS MATANÇAS DE ANIMAIS EM BUSCA DO “TÔNUS VITAL” DE BAIXA QUALIDADE CONTIDO NO SANGUE DOS ANIMAIS. EM TROCA DO TÔNUS VITAL, PROMETEM AOS HOMENS UM SEM FIM COISAS QUE O MERECIMENTO DESSAS PESSOAS LHES NEGA E NESSA SITUAÇÃO TEM INICIO A DETURPAÇÃO DE NOSSOS RITUAIS.
    Os verdadeiros exus não comparecem aos nossos cultos para trazer o homem ou a mulher dos sonhos de alguém de volta em 7 dias, destruir uniões ou sociedades, enfim, prejudicar as pessoas.
    E acima de tudo, se um templo tem um dirigente de luz, conhecido como “guia chefe”, (caboclo, preto velho ou criança) por qual razão esse guia de luz permitiria esses pedidos em sua casa, casa que possui um altar, onde acima de todas as imagens está a de Jesus (Oxalá) que pregou aos homens “o perdão sem limites”.
    Nessas giras de “exu” (kiumbas, na verdade) reinam a vaidade e o orgulho dos médiuns que dela participam, que vestem-se de vermelho e negro e outras vestem-se ricamente, exigem bebidas finas (que não existiam na África), cigarros finos, piteiras, etc. Tudo isso é fantasioso e não reflete os exus verdadeiros, reflete apenas aqueles que desejam ser como eles (dos dois mundos).
    @MDD – muito bom.
    4)Se num templo, tentarem lhe incutir medo mediante argumento do tipo “se você não fizer isso ou aquilo, vai lhe acontecer isso ou aquilo” é sinal que esse templo não é aconselhável, uma vez que o dirigente do templo e seus médiuns são fanáticos. Vá embora desse local.
    Para alguns seres humanos desprovidos de qualquer respeito pelas “coisas santas” a Umbanda é um meio de vida, já que incapazes de trabalhar honestamente como a maioria das pessoas decentes, se dizem médiuns e se valem do fanatismo e da credibilidade das pessoas que os procuram para explorá-las financeiramente e esses exploradores desconhecem o futuro tenebroso que os aguarda por terem usado uma religião como meio de ganhar dinheiro. São classificados como mistificadores e atraem para perto de si mesmos um mundo espiritual também mistificador que os assedia constantemente e os mantém no erro.
    Para esses só existe um sentimento a ser dispensado:
    A piedade!
    @MDD – E, quando as forças da lei agem sobre eles, esses picaretas acabam virando pastores evangelicos “ex-bruxos” rsrsrsrs
    5)Não maltrata aos animais e nunca os sacrifica.
    A Umbanda prega o amor ao próximo e os animais nos são muito próximos. Aprendemos com nossos Guias que nos corpos dos animais habitam espíritos embrionários, portanto, a Umbanda não permite os sacrificios.
    Alguns dizem:
    “Mas você não come carne? Se come, então algum animal foi sacrificado”!
    Em nosso mundo de precária evolução espiritual, a carne ainda alimenta a carne. Só que existe uma enorme diferença entre sacrificar um animal para usá-lo como alimento (o que já é errado) e usá-lo para saciar a sede por tônus vital por parte de espíritos malignos.
    No Candomblé os sacrificios fazem parte de seus dogmas que devem ser respeitados, mesmo porque, após os sacrificios os animais serão consumidos pelos adeptos da casa, tal qual fazemos em nossas casas, restaurantes, etc.
    Nessa situação quando um animal é usado como alimento, o animal cedeu a sua vida para que a do homem possa prosseguir, AGORA, MATAR UM ANIMAL EM MEIO ÀS MATAS OU NAS ENCRUZILHADAS OU AINDA PIOR, NAS TRONQUEIRAS, COMO O FAZEM A QUIMBANDA E A KIUMBANDA, DEIXANDO SUAS CARCAÇAS APODRECENDO É BESTIAL.
    Se um templo sacrifica animais, ESSE TEMPLO NÃO É DE UMBANDA, não importando o que aleguem seus dirigentes.
    Não fará mal ao seu chefe, sócio, colega de trabalho, vizinho, etc, porque a Umbanda não pratica maldades de espécie alguma.
    @MDD – Muito bom.
    Nucleo Umbandista São Sebastião
    Wilson Moreno na busca da Verdade.

    1. ótimo comentário.
      Uma dúvida, ja que Exus e Pombagiras podem eventualmente utilizar do sangue do animal para desfazer trabalhos pesados, há uma chance de um “pai-de-santo” fajuto utilizar a energia de animais que sofreram, que foram sacrificados de forma errada, e assim tentar chamar entidades superiores e não kiumbas? ou Exús normalmente ignoram sangue energizado com dor e sofrimento?

    2. Boa noite.
      Fiquei fascinado com todos estes comentários. Sou leigo na matéria, infelizmente quando necessitei de ajuda espiritual, por estar a passar uma fase muita má da minha vida, tentei procurar respostas e soluções no campo espiritual. Como já aqui foi comentado, fui aldrabado, roubado, injuriado, etc.
      Foi então que, à cerca de 3 anos, comecei a interessar por “estes mundos”, que acredito plenamente. Sempre fui um ser ligado à igreja católica, família com muitas gerações, que sempre respeitaram e praticaram esta religião, não obstante, passarem a informação de respeitar qualquer que seja outra religião, passando por padres na família, inclusive um médio, infelizmente deixou este mundo alguns anos.
      Fui criado num colégio de freiras, ajudei na missa, desde que me lembre como ser vivo, sempre fiz as minhas rezas antes de dormir. Infelizmente, quando a vida me começou a pregar algumas partidas, senti que tinha sido abandonado por Deus, ou até mesmo, de que as minhas preces durante cerca de 45 anos, nunca haviam chegado ao destino. Resumindo, perdi de alguma forma a fé.
      Comecei então a vaguear por estes mundos, pesquisar na net e lendo livros, algo que me tem despertado a atenção. Queria e quero, continuo a procurar alguém credível, que me possa valer e ajudar, mas, sempre com receio, de uma vez mais ser atropelado pelos mercenários. Questiono, se existe alguém em Portugal, a que possa recorrer, e que seja da vossa confiança.
      Obrigado e parabéns ao criador deste Blog. Foi dos mais interessantes que li, troca de informações, bastante elucidativas e acima de tudo, a vossa troca informações e da forma que o fazem.

  54. Valeu Marcelo, realmente estudar esses assuntos é facinante, eu gosto muito de estudar assuntos espirituais, gostaria de fazer parte de um grupo de ocultistas que estudasem com ética, racionalidade e moralidade tais assuntos, mais é dificil encontrar lugares serios e corretos, eu vejo uma espiritualidade ligada a crendices, surpertições e fantasias e também a certas maldades contra os animais e contra as pessoas.
    O Bem tem que vencer.
    A Luz tem que vencer.
    A Virtude tem que vencer.
    A Justiça tem que Vencer.
    Devemos buscar sempre a Luz e as virtudes.
    Eu tenho um texto muito interesante, gostaria de mostrar.
    O sangue e os rituais.
    No site Aprendi na Umbanda encontrei esse belo texto inteligente e racional.
    Vejamos o texto.
    1)Primeiramente é explicado no livro que, quando há o sacrifício de animais, ATRAEM-SE ENERGIAS PESADAS E ENTIDADES PRIMITIVAS que se alimentam do energismo, como vampiros. Conforme o médium alimenta essas entidades com essas energias e fluídos vitais de animais sacrificados, estreita-se um laço de união e dependência, resultando em uma “egrégora doentia, mórbida e de baixíssima vibração.” O autor ainda explica que é a partir desse momento que se inicia a magia negra, que provoca vítimas pelo mundo inteiro.
    “MAS O PROCESSO NÃO TERMINA AÍ. QUANDO O TAL FILHO-DE-SANTO DESENCARNA, ENCONTRA-SE PRISIONEIRO DESSAS ENTIDADES QUE SE MANIFESTAM COMO SANTOS OU ORIXÁS; PASSA A SER PRESA DELES NAS REGIÕES PANTANOSAS DO ALÉM-TÚMULO. […] Às vezes por anos ou séculos, mantêm-se prisioneiros nas garras de entidades perversas e atrasadas, que, quando encarnados, alimentaram com o sangue de animais inocentes, submetendo-se a essas e outras exigências esdrúxulas de espíritos que deles se aproveitaram.”
    (PINHEIRO, Robson. Tambores de Angola, p. 202).
    @MDD – Isso não é verdade. depende muito da intenção do ritual. Voce pode sacrificar um animal fazendo o corte, indolor, ritualístico e cuja energia será usada pelos guardiões da lei de um local e a carne será usada para consumo em alguma festa, em sinal de prosperidade, OU voce pode sacrificar um animal com tortura e dor e usar a energia desta tortura para alimentar algum kiumba ou demonio. São dois tipos de “sacrificio” completamente diferentes. Robson Pinheiro foca apenas no sacrificio de magia negra, muito diferente do corte ritualistico de animais.
    A explicação ainda continua, quando é enfatizado que essas entidades perversas continuam se alimentando da energia vital mesmo quando o médium desencarna. Em que esses espíritos, quiumbas, ficam ligados a essas almas e passam então a perseguir os restos mortais.
    “Quando desencarnam seus alimentadores (seus filhos, como eram chamados), essas entidades passam a frequentar sua sepultura e, não raras vezes, permanecem ligados aos despojos carnais em putrefação, quando são vampirizados por aqueles a quem serviam em vida. São perseguidos então, e seus restos mortais passam a ser repasto dessas entidades que antes consideravam santos ou escoras.”
    (PINHEIRO, Robson. Tambores de Angola, p. 206)
    Por existir o livre-arbítrio, os mentores espirituais desses médiuns não podem interferir nessas ações. “Eles têm, na Terra, as vozes da Umbanda e as orientações do espiritismo, mas, se não quiserem ouvi-las, somente os séculos de dores e sofrimentos em futuras reencarnações, ou nos pântanos do mundo astral, é que farão com que acordem.“
    @MDD – Vale apenas para rituais de magia negra, não para cortes sacrificiais.
    2) Vou agora realçar algumas observações importantes.
    a) quando há o sacrifício de animais, atraem-se energias pesadas e entidades primitivas que se alimentam do energismo, como vampiros. Conforme o médium alimenta essas entidades com essas energias e fluídos vitais de animais sacrificados, estreita-se um laço de união e dependência, resultando em uma “egrégora doentia, mórbida e de baixíssima vibração.”
    @MDD – Novamente, isso só ocorre se houver o terreno astral preparado para isso antes do sacrificio. Em uma festa do Candomble ou um corte em algum ritual especifico feito dentro da Lei, não há a menor chance de um kiumba se aproximar da energia liberada no sacrificio. Nao se pode generalizar da maneira que foi feita nesse texto.
    b) essas entidades perversas continuam se alimentando da energia vital mesmo quando o médium desencarna. Em que esses espíritos, quiumbas, ficam ligados a essas almas e passam então a perseguir os restos mortais.
    c) “Mas o processo não termina aí. Quando o tal filho-de-santo desencarna, encontra-se prisioneiro dessas entidades que se manifestam como santos ou orixás; passa a ser presa deles nas regiões pantanosas do além-túmulo. […] Às vezes por aos ou séculos, mantêm-se prisioneiros nas garras de entidades perversas e atrasadas, que, quando encarnados, alimentaram com O SANGUE DE ANIMAIS INOCENTES, submetendo-se a essas e outras exigências esdrúxulas de espíritos que deles se aproveitaram.”
    d) “Quando desencarnam seus alimentadores (seus filhos, como eram chamados), essas entidades passam a frequentar sua sepultura e, não raras vezes, permanecem ligados aos despojos carnais em putrefação, quando são vampirizados por aqueles a quem serviam em vida. São perseguidos então, e seus restos mortais passam a ser repasto dessas entidades que antes consideravam santos ou escoras.”
    @MDD – Valem apenas em rituais de magia negra. Se fosse diferente, qualquer pessoa comendo um bom bife mal passado estaria alimentando espíritos do mal rsrsrs
    3) Analisando de forma racional.
    Quem pratica sacrifícios de animais esta atraindo entidades primitivas, espíritos ignorantes e obsessores, quando há o sacrifício de animais, ATRAEM-SE ENERGIAS PESADAS E ENTIDADES PRIMITIVAS que se alimentam do energismo, como vampiros.
    No candomblé e na quimbanda encontramos essas praticas.
    Existe virtude, existe elevação moral, em matar, matar, matar, sangue, sangue, jorrar sangue, queremos sangue, os animais merecem isso???
    @MDD – Existe uma falácia bem ruim nessas afirmações… existe uma diferença absurda entre um corte no candomblé e um ritual de magia negra com sacrificio. Nao da pra tentar jogar tudo em um balaio de gatos e achar que é “tudo a mesma coisa”, senao corre-se o risco de cair em uma generalização bastante complicada e preconceituosa em relação aos ritos afros.

  55. Olá Marcelo!
    Reenvio meu comentário, talvez o primeiro tenha se perdido… Se recebeu, desconsidere este.
    Moro em um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, e aqui é muito comum os agricultores abaterem bovinos e suínos para consumirem sua carne. Ajudei várias vezes, seja em casa de meus avós ou meus tios, a “carnear” bois, vacas, porcos etc. E aqui na “colônia” o sistema é meio brutal: alguns costumam atordoar o animal com uma marretada na cabeça, seja para tentar deixá-lo inconsciente, ou para pelo menos atordoá-lo, facilitando o trabalho do “faqueador”. Alguns poucos, com maiores recursos, disparam uma carabina .22 na cabeça do bicho, deixando-o inconsciente. Entretanto, já presenciei situações em que o bicho é simplesmente laçado pela cabeça, puxado contra uma árvore ou poste, e ali leva a facada, levando até meia hora para morrer, sangrando e esperneando. Até existe uma crendice: quando o bicho demora muito para morrer, é sinal de alguém dos presentes está com pena do animal… Um parêntese: geralmente se aproveita a ocasião para fazer um churrasco. Muitos consideram a carne “fresca” mais saborosa, mas eu, pessoalmente, quase não consigo comer. Deve ser o cheiro de sangue, sei lá…
    Minha pergunta é: considerando que o sacrifício ritual do candomblé é feito de maneira mais indolor possível ao animal, seguindo toda uma ritualística, pode-se dizer que os abates realizados aqui na roça são comparáveis aos rituais dos satanistas “facebookianos”?
    @MDD – Nao… nos rituais de magia negra o animal é propositadamente deixado para sofrer, de modo que os espíritos kiumbas se alimentem daquele sofrimento 🙁
    E falando em questão de carma: este abate, realizado de modo tão doloroso, poderá trazer consequências nesta vida ou em vidas vindouras (ou paralelas)?
    @MDD – Tecnicamente sim, mas de acordo com meu professor de budismo tibetano, todos os carnivoros estao padecendo deste problema… no caso que voce citou, só é uma pena mesmo que os fazendeiros nao respeitem o animal. Seria melhor se eles mentivessem uma postura de respeito à morte dele, considerando-o como um sacrificio necessário para o seu sustento.

  56. MDD, utilizar magia de ervas em banhos pra atrair prosperidade, um namoro ou emprego que tenha afinidades com nosso karma seria magia negra? Acredito que não. Pode me esclarecer melhor esse ponto?

  57. Vish! minha nossa! esse site é uma Harvard espiritual dá até vergonha de dar parabéns pela elucidação deste texto, parabéns é o mínimo dos mínimos; esplêndido, maravilhoso; quem sabe daqui uns 300 anos eu consiga assimilar e vivenciar tanta informação e conhecimentos assim. Muito abrigado Sr.MDD por compartilhar seus conhecimentos.

  58. Bem, só pra complementar: que eu saiba, os Eguns não estão presentes apenas na Kiumbanda (como você deu a entender ao citar apenas essa última), mas também na Kimbanda e Candomblé. Como exemplo, teríamos as “casas” de Babá Egum (ou das almas, ao lado das cangiras de Exu) e o culto dos Egungun (como os ritos fúnebres).

  59. achei um link extremamente interessante, apesar de já ser meio antigo:
    http://fuep.org.br/historia-da-umbanda/entrevista-com-dona-lygia-cunha-tensp/
    vai servir pra voltar a essa discussão, já que acredito que muito pouca gente deve conhecer isso.
    leiam com atenção por favor.
    terceirizar a morte é menos honrado que você matar com suas próprias mãos. o mandante de uma morte não pega uma pena maior que o cara que executa o crime?
    se você usa partes de um ser que já foi vivo pra uma oferenda ou comida pra um Orixá, pouco importa se você, o fulano ou o ciclano matou. eu inclusive acho que comprar no mercado é pior você ou um sacerdote matar o animal.
    minha caminhada dentro da Umbanda foi longa, por muitos locais eu passei, e eu fiquei um tempo em uma casa que acontecia os rituais de oferenda dos animais para os guardiões, mas eram animais criados pelo pai de santo, do lado do terreiro, sem química, anabolizantes, e demais porcarias que tem em ‘ingredientes de mercado’. quem fazia o ritual eram as entidades.
    postei isso pois muitos puritanos devem ignorar isso que rola na nossa ‘raiz’.
    ps1) sou carnívoro e não tenho nada contra sacrifícios.
    ps2) nunca sacrificaria um animal para esse fim mas não tenho nada contra quem não é hipócrita e é homem o suficiente para fazer o que precisa ser feito e não terceiriza sua responsabilidade para outros.
    ps3) em todos os meus amalás e oferendas eu sigo minha intuição, usando ‘ingredientes’ naturais para o Orixá em questão, que não precise ter ocorrido a morte de um ser para eu conseguir, e sempre uso algo para representar os 4 elementos, se tá certo ou errado, o tempo vai dizer. sempre ouvi dizer que a umbanda trabalha com as energias da natureza, e é delas que eu busco as energias para o amalá.

  60. Bom Dia durante essa semana encontrei penas de galinha preta no meu quintal, mas achei que tinham voado para la, pois estavam fazendo macumba em frente a minha casa com vinho e um papel escrito algo que não consegui ler.
    Mas hoje pela manha além de muitas penas estava a cabeça da galinha dentro do meu quintal, gostaria de saber o significado desse ritual e qual seriam os possíveis motivos?
    Estou assustada pois nunca tinha acontecido isso comigo e não tenho nenhuma pessoa em mente que poderia me fazer mau.
    Estou buscando resposta na internet mais nenhum site conseguiu me responder o significado desse ritual.

  61. Por ser vegetariano, fico profundamente triste com esses rituais que envolvem sacrifícios de animais. Mesmos os realizados “dentro da lei” e da ritualística apropriada. Isso me faz uma pessoa orgulhosa, que tende a generalizar minha visão pessoal? Como defender uma posição contrário ao sacrifício de animais (e mesmo de morte de animais em geral) sem cair num discurso de pretensa superioridade? Desde já muito obrigado pela atenção (se é que alguém revisitará esse post antigo, hehe)!

  62. Bom Dia!
    Estou à muito tempo procurando a umbanda verdadeira sem sacrifícios de animais. Como posso identificar se o lugar é autêntico e não pratica tais rituais? Vocês conhecem um local assim? Por favor me informem!
    Já ouvi falar que somente a tal da umbanda branca e que fazem estudos de Kardec. Seria isso? Mas a umbanda em geral não faz esses rituais, porque chamá-la de branca? Fica uma idéia meio errada que se tem a branca tem a preta e a preta pratica magia negra! É muita confusão! Mas tenho fé de encontrar um local que seja umbanda verdadeira!
    Grata!
    Alessandra

  63. Tenho uma pequena dúvida!
    Quando é feito oferendas a entidades
    É verdade que se um crente passar
    E destruir, a oferenda não é aceita?
    @MDD – Nao. Na realidade, o crente provavelmente vai arrumar uma bela confusão para a vida dele se fizer isso.

  64. Muito esclarecedor esse texto, porém não diz nada sobre se temos direito de usar animais não humanos como coisas ou não. Pouco importa qual a crença que embasa o sacrifício, se ele é feito com “energia ruim” ou não. Do ponto de vista do animal, isso é assassinato. O mesmo valendo para usar animais como comida, vestuário, testes ou qualquer outra utilização. Liberdade de culto sim, desde que não crie vítimas alheias a essa cultura. Ninguém aqui gostaria de ser sacrificado a um deus azteca, certo?
    @MDD – Animais sacrificados no Candomblé sofrem menos do que os animais mortos todos os dias para a picanha de cada final de semana…

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