Rosh Hashaná (em hebraico “cabeça do ano”) é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico. Em 2010 cai dia 8/setembro.
A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano.
Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.
A celebração começa ao anoitecer na vespéra com o toque do shofar. É costume se comer certos alimentos representativos durante o Rosh Hashaná como maçãs com mel e açúcar para representar um ano doce. Também se come “Rosh shel Dag”, cabeça de peixe. Esse alimento incentiva a começar um ano bom com a cabeça, a parte mais alta do corpo. Durante a tarde do primeiro dia se realiza o tashlikh, um costume de recitar-se certas preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo da eliminação dos pecados.
Respostas de 4
Meu sincero Shaná Tová para todos os judeus que frequentam o TdC! Tenho muitos amigos judeus e sempre tive muito respeito pelo povo judeu. Saudações de um ex-católico que atingiu a idade da razão. Por volta dos 2 anos, mais ou menos…
P.S.: DD, acabei de ler no seu Twitter sobre a sua viagem no feriadão… Imagina esse povo se reproduzindo? E se de repente tivermos uma horda de hippies evangélicos? Yeshua, toma conta… xD Bem, poderia ser pior; já pensou um hippie evangélico concorrendo ao Senado?
Não pude deixar de notar que nesta data o Sol está a 15 graus de Virgem, no meio do signo (ou no ponto que dista igualmente de Libra e Leão). Isso estabelece uma relação entre esse signo e a cultura judaica? Qual?
Outra coisa, neste ano bateu exatamente com a Lua nova…
@MDD – Não sei… teríamos de fuçar nos calendários dos anos passados para conferir se procede…
Faltou dizer que anunciamos a chegada do ano novo com o toque do Shofar, um chifre de carneiro, que tanto lembra o sacrifício de Isaac (substituído por um cordeiro) quanto o “chamado” ao pé do monte Sinai.
No calendário judaico atual, o mês de Tishrei, que começa agora (antes do outono no hemisfério norte, antes da primavera para nós) é o sétimo mês do ano. É considerado o ano novo para corrigir erros (p.ex., promessas precisam ser cumpridas até hoje) e somar um no calendário 😛
O “primeiro” mês do ano é o mês de Nissan, que começa 15 dias antes da páscoa (Pessach) e serve para contagem do tempo em que reis ficaram no poder. É um ano novo sob o signo de Áries e serve para tirarmos o MOFO (todo tipo de fermento e coisas que apodrecem a partir do contato com a água).
O ano novo que começa agora serve para retomarmos o equilíbrio (sob o signo de Libra), restituindo a harmonia, completando as ações que estamos postergando nos últimos 12 meses, decidindo quais as transformações são necessárias para que sejamos escritos nas páginas do Livro da Vida para o próximo ano.
Um Bom Ano a Todos!
Shaná Tová Umetuká!
Hoje é meu aniversário. Há algum significado especial quando há concordância destas duas datas, mesmo para um não-judeu ? E perdoa-me pela questão estúpida.