Para os devotos de São Dawkins

Then there are the fanatical atheists whose intolerance is of the same kind as the intolerance of the religious fanatics and comes from the same source. They are like slaves who are still feeling the weight of their chains which they have thrown off after hard struggle. They are creatures who—in their grudge against the traditional ‘opium for the people’—cannot bear the music of the spheres. The Wonder of nature does not become smaller because one cannot measure it by the standards of human moral and human aims.”
– Albert Einstein

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 16

  1. Segue a tradução, para os que mandam mal no inglês:

    “Então, existem os ateus fanáticos, cuja intelorância é igual à dos religiosos fanáticos, e vem da mesma fonte. Eles são como escravos que ainda sentem o peso das correntes que jogaram fora depois de muita luta. São criaturas que – em seu rancor contra a religião tradicional como sendo o ‘ópio das massas’ – não conseguem ouvir a música das esferas. O milagre da natureza não torna-se menor porque alguém não pode medi-la pelos padrões da moral e do sofrimento humano.”

  2. Não chega a surpreender esse comentário de um dos leitores mais famosos da Doutrina Esotérica

  3. Vocês deveriam dar uma lida nisto.Não que eu acredite que isto vai mudar alguma coisa na concepção de vocês, mas é uma questão de honestidade intelectual.
    Quando tudo confirma aquilo que você acredita,você perdeu a capacidade de aprender e dialogar.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080513_einsteinreligiao_ba.shtml

    @MDD – Ser Deísta e desprezar as religiões dogmáticas são duas coisas distintas… não é porque ele considerava religião uma coisa atrasada que o torna ateu, muito pelo contrário. Eu também tenho desdém pelas igrejas caça-níqueis, mas atualmente os ateus têm se “apropriado” dos sem-religião em seus números para tentar criar um factóide sobre um suposto “aumento de ateus” no planeta.

  4. infelizmente você confirmou que tudo acaba por afirmar aquilo que tu acreditas…nenhum de nós dois leu a carta, Einstein pode muito bem ter tido qualquer livro de cabeceira e ao final da vida ter concluido que estava equivocado.O que é ao menos parcialmente fato, em face do bem conhecido arrependimento na participação do desenvolvimento da bomba atômica…Aliás, a questão dele ser deísta é controversa para vários biógrafos…mas tudo bem, você tem convicções…eu vou seguindo com minhas dúvidas, o bom é que não chegaremos ao mesmo lugar.
    Só não vá me xingar de ateu desesperado e polarizar artificialmente a questão. Apenas acredito que é uma apropriação desonesta e indevida pintar um quadro de Einstein , popularmente reconhecido como uma mente genial, como um ocultista, e ainda induzir a creditar o seu trabalho científico como fruto desta influência.

    @MDD – Einstein era Deísta. Hoje em dia, infelizmente, quem não está na polarização “ateu” vs “deus velho barbudo catolico” está sendo tachado de místico, então é o rótulo mais apropriado pro Einstein, não? Em tempo, eu nunca disse que ele era ocultista (Newton sim, mas não Einstein).

  5. Richard Dawkins não negou o deus de Einsten pois como ele mesmo disse em seu livro “Deus, um delírio”, na pág 30, “só estou chamando de delírio os deuses sobrenaturais.” Padrões da moral e do sofrimento humano não estão ligados aos fatos da naturesa que revelam uma suposta vida própria em seus fatos calculáveis e esperados para aqueles que entendem as leis do universo. Esse “padrão” que Einsten fala é uma coisa criada pela cultura arcaira que só serve para mascarar o homo sapiens com rótulos que atribuem um juizo de valor desnecessário para saciar as necessidades da vida. Em resumo, é como se Einsten precisasse “ver para crer” pois ele acreditava em um ser que podia ser visto, calculado e tocado. Mesmo sendo um deista (ou panteista, como alguns o rotulam) isso não o torna tão diferente de Richard Dawkins que também espera uma evidência para crer.

    [Ironia on] Por isso que digo, Tomé era ateu, se tornou apóstolo, continuou ateu, e foi para o céu, simplesmente não existe a possibilidade de um ateu estar errado.[Ironia off]

    @MDD – Se vc reler meus textos sobre o Ateísmo, verá que eu tenho muito em comum (em crenças) com o Dawkins. Após ter estudado e catalogado 7.200 deuses, de mais de 40 mitologias, a única conclusão que eu cheguei é que os deuses nada mais são do que facetas do próprio homem. O que os ocultistas chamam de “Deus” é o próprio Universo, que existe acima de qualquer crença ou devoção, e simplesmente “não se importa”. A diferença entre ocultistas e ateus/céticos é que nós acreditamos que todo o Universo forma uma única consciência e que todas as formas de vida, visíveis e invisíveis, astrais, materiais e em todas as faixas de vibração detectáveis e indetectáveis formam um único conjunto (que é chamado Keter na Kabbalah) enquanto os ateus/materialistas acreditam que apenas o mundo material existe e nada mais. Note que existem ateus espiritualistas (o budismo), deístas (o Einstein), Umbandistas (que acreditam não em deuses, mas em forças da natureza, os orixás) e assim por diante.

  6. a amizade de einstein com jung era notícia na época.

    marcelo, não sei como vc tem paciência.
    parabéns, meu querido 😉

  7. Esse Keter mencionado acima pelo DD tb tem analogia no Estoicismo ou no Panteismo. Sócrates e os estoicos estavam próximos desse entendimento, assim como Espinoza e Einstein, dentre outros…

  8. Fiquei com uma dúvida lendo a frase “Note que existem ateus espiritualistas (o budismo), deístas (o Einstein), Umbandistas (que acreditam não em deuses, mas em forças da natureza, os orixás) e assim por diante.”

    O que é um ateu deísta ?

    @MDD – É quem não acredita em deuses antropomórficos ou divindades ou qualquer coisa pessoal ou inventada pelo homem, considerando “Deus” como sendo a soma da Ordem das Leis matemáticas e naturais que regem o universo. Spinoza é o filósofo mais tradicional desta vertente.

  9. Meu deus,não acredito que agora Richard Dawkins é santo . quem que canonizou ele? A igreja? e que milagre que ele fez para ser canonizado? . De qualquer forma,esse post é ridiculo,porque dá a entender que certos ateus consideram Dawkins um santo,sendo que isso é completamente ridiculo (à menos que esse post tenha sido uma sátira à falacia do uso da autoridade,coisa que vemos em um monte de paginas na internet(inclusive nesse post,por invocar a autoridade de einsten e para quem nunca ouviu falar dele,ele era APENAS um fisico,não um deus sabe tudo que os norte americanos pintaram )

    1. O que ele quis dizer é que o ateus militantes (ou neo-ateus) adoram a Dawkins e cia assim como religioso adora a Deus, Jesus.
      Experimentem chegar num fórum neo-ateu e falar mal de São Darwin, Papa Dawkins ou então do Jesus Sagan etc e depois vá num fórum Evangélico e fale mal de Jesuis e Deus. A reações serão parecidas, e se bobear o neo-ateus serão até mais agressivos. (Post atrasado sendo que o Ricardão nem vai ler, mas fica aí pra quemc air de para-quedas no post…rsrws….)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas