Post rápido só para lembrar aos celtas e romanos de plantão que hoje é dia de Paganalia, a tradicional festa de preparação do solo para o plantio, em homenagem a Ceres e Tallus Mater. Dia propício para fazer um pedido que você deseje muito, escrevê-lo em uma fita amarela e amarrar nos galhos de uma árvore que dê frutos (se quiser ser mais específico, em uma macieira, mas qualquer árvore de frutos serve).
Engraçado como esta tradição celta é muito similar à tradição japonesa do Tanabata.
E por uma razão: Ambas as festas organizam os calendários solares e lunares.
Como você pode imaginar, o ano solar é composto de 365 dias mais uns quebrados. O ano lunar é composto de 13 meses de 28 dias. 13×28 = 364 dias, então ficava faltando um dia para acertar os dois calendários, que tradicionalmente era realizado neste período do ano pelos celtas e no meio de julho pelos japoneses (sétimo dia do sétimo mês lunar).
É desta conta que surge aquela frase muito conhecida na magia, e repetida pelas wiccas de boutique aqui do Brasil de “Um ano e um dia” como duração para qualquer simpatia das revistinhas. Um ano e um dia era a conversão do ano lunar para o ano solar e era (é) usada na iniciação de um mago nos mistérios celtas. Todo o processo do primeiro grau demora exatos 13 Esbaths, ou treze luas cheias, ou um ano completo lunar, e um dia. A cada Esbath, uma prova a ser concluída, relacionada com o signo referente.
Neste dia, o povo comemorava, transava e bebia, além de desejar a paz e a prosperidade a todos que fossem cuidar do campo e da futura plantação.
Então, crianças, divirtam-se no dia de hoje, mas lembrem-se: se vocês forem beber, usem camisinha, e se transarem, não dirijam!
Respostas de 17
Legal!=D
Ouçam o tio Marcelo!Não transem enquanto dirijam e nem bebam para transar!\õ/
Mas antes de chegar aos conhecimentos mais aprofundados nesse tipo de assunto ou qualquer outro relacionado é difícil encontrar qualquer um de nós que não tenha passado pelas revistinhas…
Falando nelas!Você conhece a Eddie Van Feu tio Marcelo?Ela escreve muito nessas revistas.Queria saber se podemos confiar e tal…Saber se ela é de boutique ou não.Pedindo opinião pessoal mesmo!^ ^
Boas festas de Paganalia se for festejá-la!
Ótimo trabalho esse seu!
Beijos!
@MDD – ai… não me comprometa rsrsrsrs… a Eddie é um amor de pessoa, eu gosto muito dela… mas… digamos que ela toma certas liberdades e misturebas com a Wicca que fariam o pessoal do meu coven lá na Inglaterra chorar. Mas eles são tradicionalistas… eu penso assim: melhor uma revista chamada “Wicca teen” nas bancas do que uma revista chamada “Evangélicos Teen”, certo? De certa maneira, ela abre as portas para muita gente que, de outra maneira, não conseguiria ter outro meio de entrar em contato com o paganismo.
Justo!
Fitas amarelas em árvores!
E comemorações para todos!
Eu adoro esse assunto, relacionado aos calendários e a contagem lunar.
Marcelo, vc poderia indicar mais alguns textos relacionados ao assunto? Ou mesmo, num futuro (próximo, please), nos brindar com um texto sobre isso?
Sei que tu tem bastante conhecimento sobre o assunto… e já que está compartilhando conosco uma pontinha desse iceberg todo… poderia nos dar de presente algo nesse sentido para a galera?
Sobre o ‘um ano e um dia de formação para se tornar um bruxo’… eu estou estudando há 12 anos, e não me sinto nada preparada… pensa virar bruxa em um ano? Com ritual de dedicação e tudo? Isso deveria ser da consciência do estudante de magia, e não porque um manual diz isso…
Abraços, Marcelo, e uma ótima semana!
Ótimos conselhos, segurança em primeiro lugar!
O Tanabata era aquele ritual de escrever na árvore (parece que eram em folhas de bamboo) os pedidos para que duas divindades japonesas (orihime e uma outra que não lembro) os respondessem correto? No segundo arco de histórias de suzumyia haruhi (um mangá bem popular no japão) o foco central é justamente o tanabata.
Eu acho que seria uma ótima pedida pra leitura… não sei se pode indicar site, mas por via das dúvidas não vou, é só googlear suzumyia que vocês encontram.
O final é genial!
Esse “mais um dia”, tbém não é conhecido como o Dia Verde?
364 dias e um dia Verde, em alguns lugares falam em Dia DE Verde.
É isso mesmo?
@MDD – sim, mas isso é coisa de neo-paganismo. achei referencias sobre se vestir de verde e tal em livros da década de 80 apenas.
Então vamos todos amarrar nossas fitas amarelas e pedir melhores “colheitas” pelo “o que” o homem anda “plantando”. Ou melhores plantações…
Eu já amarrei a minha.
olá marcelo!
parabéns pelo blog… achei muito legal.. curti seu estilo de escrever.. objetivo e bem-educado, eu diria..
todos os temas giram em torno de meu interesse portanto virei aqui com maior frequência…
‘te conheci’ nesse domingo último e o link foi o texto ‘Os Nives do Ser’…
eu procurei mas não encontrei… existe uma maneira de entrar em contato, pela web, direto com você? sem ser pelos comments…
também queria dizer que a sua conclusão da Pagnalia é muito boa! =)
@MDD – pelo meu email, que está em algum lugar deste blog.
Bom Deldebbio,
Como ás vezes eu faço comentários/perguntas no S&H e acho que nunca elas são respondidos (afinal, são muitos…. eu entendo) eu resolvi vir até aqui tentar.
Aqui é menos “conturbado” que lá…
Pois bem,
Eu li vários posts seu no S&H e, incrivelmente, você conseguiu abordar praticamente TODOS os assuntos que eu me interesso. Seja sobre religião, filosofias, ocultismo, tarô, astrologia e até sobre o meio ambiente (aquele post sobre o vortéx de plástico), entre diversos outros tantos.
Na maioria deles eu já li, pesquisei ou ouvi falar a respeito (atualmente estou lendo Filosofias e Religiões de Edgard Armond, um pouco sucinto demais por sinal, mas é bom). Sinto-me muito a vontade com suas colocações e sei que são todas muito bem preenchidas de “conhecimento”. Isso me agrada bastante… dificilmente eu consigo encontrar pessoas assim e materiais dessa qualidade.
Lendo sobre as Ley Lines, vi que você tinha dificuldade de encontrar material bibliográfico para passar para o pessoal. Eu tentei procurar rapidamente na internet mas não consegui achar (estou no trabalho), mas assisti um documentário interessante se não me engano no Discovery ou History Channel que falava sobre eles e suas influências em nossas vidas. Se eu achar (e tiver interesse) depois te repasso, caso não tenha assistido.
Mudando um pouco de assunto e por não ter achado nos seus posts, gostaria de saber se você saber se você já comentou sobre os “Exilados de Capela”. Como sempre comenta sobra Atlântida e Lemúria, acharia interessante ler algo a respeito desses assuntos.
Outro assunto que não encontrei nada SEU a respeito, é sobre as Linhas de Nazca. Gostaria muito de saber seu ponto de vista e ver, como na maioria das vezes, se “bate” com o meu e aprender algo novo.
Bem, poderia me estender aqui por horas… Mas sei que você não tem muito tempo.
Sendo assim, aguardo uma resposta, mesmo que breve, sua.
@MDD – acho que não falei de nenhum destes temas ainda. Mas sugestão anotada!
Mas não tem importância se estamos no Hemisfério Sul? Afinal, aqui as colheitas já até começaram, quem dirá a preparação do solo.
@MDD – Aqui é ao contrário. Mas esta festa não faz parte dos 8 sabbaths tradicionais, é só uma desculpa pagã para festejar.
Interessante.
Jogo World of Warcraft e, dentro do jogo, há diversos eventos de Data durante o ano.
Semana passada começou o LUNAR FESTIVAL, com temática de fogos de artificios, e de usar roupas orientais (chinesas/japonesas)
Acho que a Blizzard coloca eventos relacionados com datas festivas pagãs in-game… ou será q não ?
Como o tio já disse outras vezes, “coincidências” não existem, e concordo com ele nesse ponto.
Certo…
Mas já ouviu falar a respeito né?
Tio,
estava fazendo mais umas buscas pela web e olha só o que achei:
http://www.luzdegaia.org/downloads/livros/diversos/Maconaria_Mistica_Jose_Carlos_de_Araujo_Almeida_Filho.pdf
Confesso que fiquei decepcionado com esse “Zé Carlos” qdo ele explana sobre “Maçonaria e Magia” (a partir da pág 23)… Qual sua opinião a respeito desse trabalho?
O certo é que, como não se pode duvidar, a máxima de Crowley – “fazer o que queres será a lei toda” – é a
mesma adotada pelos satanistas. (- pág. 25)
Primeiro que essa “fazer o que queres será a lei toda” nem é de origem do Crowley…o Livro da Lei não foi “ditado” por Aiwass?(este se identificando como o ministro de Hoor-paar-Kraat!)
Seitas como a Wicca, onde há rituais pagãos e outras, onde há magia negra e adoração à deusa Lilith são constantes e não possuem o menor compasso com nossa Ordem. No entanto, há IIr.’. e mesmo pprof.’. que, inadvertidamente, se deliciam com livros de Crowley, Leadbeater e o próprio Winscott. A leitura, calcada em pesquisa séria, é por demais importante, com o fim de eliminarmos estes pensamentos “sombrios” que circundam nossa Ordem. Não é o pensamento próprio da Maçonaria, mas de alguns Maçons inadvertidos e curiosos. (- pág. 26)
Pô, será que ele leu, ao menos, “Os Chakras” do C.W. Leadbeater pra opinar dessa forma? Winscott ainda não li nada…Mas do Crowley tô lendo muita coisa!
Ainda que se pudesse afirmar ter a Maçonaria qualquer ligação com feitiçaria e que os símbolos da WICCA
sejam “maçônicos”, ainda assim haveria uma grande disparidade entre Maçonaria e Magia. Notadamente aquela
magia do bruxo negro Crowley. (- pág. 28)
“bruxo negro Crowley”….segundo a definição de Crowley: “Para practicar magia negra tienes que violar todo principio de la ciencia, decencia, e inteligencia. Debes estar obsesionado con una idea demente de la importancia del mezquino objeto de tus detestables y egoístas deseos. Se me ha acusado de ser “mago negro”. No se ha hecho jamás afirmación más tonta sobre mí”
Abração, Tio!
O calendário maia também é um calendário de 13 luas de 28 dias ( 13 X 28 = 364) + 1 dia que é chamado de “Dia Fora do Tempo” que para eles é 25.07.2009, agora a escolha destes dias para serem o dia que completa o ciclo da lua em relação ao ciclo do sol eu não sei como acontece.
DD, não sei se já existe algum post sobre isso, mas o blog poderia ter um calendário com as celebrações ocultistas, pelo menos as mais importantes. é que juntando tudo têm tantas datas que não se sabe mais o que é relevante ou não.
@MDD – é uma otima sugestao… eu tinha feito ano passado no SH, farei novamente por aqui.