Nos séculos XVIII e XIX a Maçonaria esteve engajada nas grandes transformações políticas do mundo ocidental, lutando pela liberdade e democracia, principalmente no Continente Americano. Mas já no século XX, com o colonialismo erradicado no Novo Mundo, qual bandeira defender? Qual contribuição dar à humanidade? Talvez era a hora de investir na transformação da sociedade, com vistas ao terceiro milênio. Hora de investir na juventude.
O investimento na juventude, através da criação e desenvolvimento das Ordens Paramaçônicas Juvenis Internacionais, foi, sem dúvida alguma, a maior obra maçônica no século XX. Trata-se dos únicos projetos sociais de caráter internacional e permanente realizados pela Maçonaria Regular Universal: Ordem DeMolay, Ordem das Filhas de Jó, e Ordem do Arco-Íris para Meninas.
A iniciativa partiu da Maçonaria norte-americana que, através de Frank Sherman Land, deu o primeiro passo no investimento na juventude, com a fundação da Ordem DeMolay, no Missouri. No ano seguinte, surgiu em Nebraska a Ordem das Filhas de Jó, e 02 anos depois a Ordem do Arco-Íris para Meninas, em Oklahoma. Em poucos anos, essas 03 instituições fraternas juvenis espalharam-se pelo mundo, sendo abraçadas por Obediências e Corpos Maçônicos pela América, Caribe, Europa, Ásia e Oceania.
A Ordem DeMolay foi criada com o intuito de ser uma Escola de Liderança. Frank Land dizia que “um DeMolay nunca pode falhar como homem, como cidadão e como líder”. Voltada a jovens do sexo masculino e sem exigência de parentesco maçônico, a Ordem se tornou extremamente popular. Só nos EUA, mais de um milhão de jovens foram iniciados em poucas décadas, formando jovens que se tornaram posteriormente as maiores autoridades civis, militares e religiosas do país, incluindo um presidente da república. A Maçonaria norte-americana também encontrou na Ordem DeMolay o seu próprio futuro: atualmente, as maiores autoridades maçônicas, incluindo muitos Grão-Mestres são Sênior DeMolays. Os núcleos locais da Ordem DeMolay são chamados de “Capítulos”.
A Ordem das Filhas de Jó foi um projeto idealizado por uma senhora chamada Ethel Mick, o qual foi logo abraçado pela Ordem da Estrela do Oriente (voltado para mulheres adultas com parentesco maçônico) e pela Grande Loja de Nebraska. Fundada em 1920, a Ordem das Filhas de Jó é voltada para jovens mulheres entre 10 e 20 anos de idade, e exige parentesco maçônico. Seu objetivo é colaborar na formação moral e espiritual das participantes, através de ensinamentos baseados no Livro de Jó. Os núcleos locais das Filhas de Jó são chamados de “Bethéis”.
Já a Ordem do Arco-Íris para Meninas foi criada em 1922, em Oklahoma, por iniciativa de um maçom, Mark Sexson, em parceria com a Ordem da Estrela do Oriente. Baseada na Ordem DeMolay, a Ordem do Arco-Íris para Meninas tem o objetivo de formar lideranças femininas, e não é exigido parentesco maçônico. Os ensinamentos básicos também são baseados em Sete Virtudes, que diferem um pouco das Virtudes Cardeais de um DeMolay. Os núcleos locais das garotas do Arco-Íris são chamados de “Assembléias”.
Essas três Ordens Paramaçônicas Juvenis Internacionais foram criadas nos EUA, no início do século XX, e compartilham da mesma base ritualística, tendo como referencia o Monitor de Webb, que já havia servido de base para a Estrela do Oriente. Por esse motivo, alguns cargos e suas posições na sala são comuns entre as Ordens, assim como o tipo de circulação nas cerimônias.
Se você é um Maçom e sua Loja ainda não patrocina um Capítulo, Bethel ou Assembléia, pense com carinho na possibilidade de levar o assunto à apreciação dos Irmãos. Sua Loja estará assim participando do maior e mais importante projeto maçônico do mundo. Prédios podem ruir. Hospitais podem falir. Ritos podem sumir. Até mesmo a independência de um país ontem é maculada pela sua dependência financeira e econômica hoje. Mas o investimento em almas, corações e mentes jovens é algo intocável e imortal, que ultrapassa todas as fronteiras. É a garantia de um melhor amanhã.
Respostas de 15
Qual o procedimento para ingressar em um capítulo DeMolay?
Kennyo Ismail – Você precisa ser convidado por um DeMolay Ativo, Senior DeMolay o Maçom. Ao demonstrar interesse a um DeMolay ou Maçom, se ele ver em você o perfil adequado, ele certamente fará o convite, acreditando que você será uma boa aquisição para a instituição e que a instituição poderá ser uma boa aprendizagem para você.
“um DeMolay nunca pode falhar como homem, como cidadão e como líder”
O demolay que foi presidente foi o Bill Clinton, certo? Ele agiu bem como líder quando mandou a estagiária fazer um “carinho” no peru dele.
Kennyo Ismail – Sim. Infelizmente ainda não aprendemos a receita de formar super-homens, seres perfeitos que são exemplos em todas as áreas e situações. Formamos líderes virtuosos e de destaque, mas eles continuam possuindo algo chamado livre-arbítrio.
Ah bom! Então eu que entendi errado a frase:
“um DeMolay nunca pode falhar como homem, como cidadão e como líder”
tá certo! Obrigado!
Kennyo Ismail – Entendeu errado sim. Todos são passíveis de erros e responsáveis pelos próprios erros. Um DeMolay nunca deve falhar, assim como meu time de futebol nunca deve perder, pois um time é formado para vencer, mas infelizmente ele às vezes perde. Da mesma forma, infelizmente um ou outro DeMolay, mesmo quando adulto, irá também errar. É por isso que as pessoas de bem e de bom senso não julgam uma instituição internacional, com centenas de milhares de membros, pelas atitudes isoladas de um único membro.
Paulo,
Seguindo sua linha de raciocínio, todas as crianças/adolescentes sairiam sabendo tudo sobre física/química/matemática/etc já que esse é o objetivo das escolas. Mas sabemos que isso não acontece pq existem crianças que escolhem não se dedicar aos estudos como deveriam.
Da mesma forma, todos que recebessem o diploma da universidade possuiriam pleno conhecimento da faculdade que cursaram, mas sabemos que isso não acontece pq tb escolheram não se dedicar aos estudos como deveriam.
Abraço
Aí voce chegou no meu ponto: todos são passíveis de erros. Porque um demolay não deve errar? Meu ponto é só esse: o ser humano não é perfeito, conceber uma organização onde o homem não pode errar é, por si, uma contradição, ou melhor, uma utopia. Eu nao estou julgando a instituição em si (muito menos o Clinton, que na minha opinião pessoal foi um grande presidente, só falei dele porque você,indiretamente, o citou, e a título de exemplo (concordo que com alguma ironia)), mas sim esse lema idiota de que “fulano” não pode errar. No primeiro livro do Gênese, que conta o mito da Queda, já está dada esta resposta, o homem já nasce sujo, e não vai ser grupo nenhum que vai mudar isso. Concordo com a metáfora time de futebol que você falou, mas isso não se aplica só a DemoLays, como também a qualquer ser humano.
Kennyo Ismail – Paulo, a questão é que você levou as palavras ditas por um homem em um contexto específico e levou ao pé da letra, interpretando-as de forma radical e estrita, como se aquilo fosse uma lei que ele impôs à instituição. Você simplesmente não entendeu ou não quis entender o que ele quis dizer… preferiu fazer uma interpretação fora de contexto, como muitos fazem com frases específicas da bíblia.
Olá tio,
Bem, temos essas três ordens sendo que a Ordem DeMolay suporta vários grupos em seu interior (a tavola para crianças, a ordem original, a cavalaria e a alumni). Você teria conhecimento e alguma outra ordem paramaçônica juvenil? E sem ser juvenil, há apenas a Estrela do Oriente?
Abraço
Kennyo Ismail – Olá Petri. Existe sim. As Grandes Lojas Prince Hall patrocinam uma Ordem Juvenil criada aos moldes da Ordem DeMolay que se chama “Ordem dos Cavaleiros de Pitágoras”. Inclusive, essa Ordem foi criada com a ajuda de Frank Sherman Land. Há no Brasil também uma Ordem que não é internacional, e por isso não foi incluída no post: APJ – Ação Paramaçônica Juvenil, que é uma instituição ligada ao GOB. Para mulheres adultas, existe, além da Estrela do Oriente, as Filhas do Nilo, voltado às mulheres adultas com parentesco com um Nobre Shriner.
Um pouco sobre a APJ – Ação Paramaçônica Juvenil mencionada anteriormente em uma das respostas do Kennyo Ismail.
http://carlosjunior.blog.br/2009/08/acao-paramaconica-juvenil-esperanca-do-brasil/
Site Oficial: http://www.gob.org.br/apj
parabéns pelo post!
poderia nos contar um pouco mais das exigências da ordem DeMolay? Por exemplo existe também um limite de idade? Alguma exigência para ingressar, já que o parentesco maçônico não é requerido?
abs,
desculpe o post duplo.
fiz uma breve pesquisa e ví que a ordem DeMolay tem a idade de 12-21 anos para seus irmãos.
Acima desta idade existe alguma outra ordem, digamos, iniciativa?
abs,
Kennyo Ismail – Gabriel, a idade da Ordem DeMolay vai até os 21 anos porque essa é a idade mínima para ingresso na Maçonaria, que é a Ordem patrocinadora da Ordem DeMolay. A Ordem DeMolay é uma Ordem Juvenil, e a Maçonaria entende que, em vias gerais, a partir de 21 anos já é vida adulta.
…acho que as pessoas deveriam ser livres, da ditadura moral e ética de ordens “par isso, para aquilo ou para acola”. Quero avisar que essiste um mundo facinante fora delas , que a vida não se resume ao circulo social restrito das suas ordens.
Kennyo Ismail – Silvio, em primeiro lugar, não é “essiste” e sim “existe”. Em segundo, ninguém é obrigado a ingressar numa Ordem, numa igreja, num clube. A pessoa só entra se aquilo ali condiz com seus princípios, opiniões, crenças. E qualquer um pode sair a qualquer hora de qualquer instituição dessas. Então, não há como existir uma “ditadura moral e ética”, ok? Em segundo, essas três ordens juvenis são defensoras das liberdades de pensamento, expressão, liberdades civil, religiosa, política e intelectual, ou seja, combatem qualquer tipo de ditadura, ignorância e fanatismo.
O que afinal os demolays fazem nas reuniões??
Muitos disseram que demolay não tem a ver com maçonaria, inclusive juram de pés juntos que nunca entraram num templo maçônico…
outra coisa, tenho 21 anos exatos. Se eu fosse convidado, eu poderia entrar na ordem demolay? Existem demolays que também são maçons, assim, ao mesmo tempo??
acho muito mais fácil “virar” demolay do que maçom.
Kennyo Ismail – Guilherme, os DeMolays em suas reuniões apresentam e debatem sobre trabalhos, discutem ações sociais, etc. A Maçonaria exerce papel de patrocinadora. O ingresso na Ordem DeMolay deve ocorrer antes de se completar 21 anos. Após os 21, o DeMolay Ativo torna-se “Senior”, ou seja, não ocupa cargos, não vota, mas pode assistir as reuniões.
oq é pesquisado em um candidato demolay? qual tempo da pesquisa???quais as vantagens e desvantages de ser um demolay??
Kennyo Ismail – é pesquisado se o jovem respeita seus pais, se acredita num Ser Supremo, se estuda. O tempo pode variar de um Capítulo para outro. Desconheço desvantagens de ser um DeMolay, já as vantagens, eu não saberia por onde começar.
Olá Tio! 🙂
Sou sênior DM do Cap. Ijuí, nº 237 do SCODRFB, da cidade de Ijuí – RS.
É de grande interesse em minha cidade a fundação de uma Assembleia da Ordem do Arco-Íris para Meninas, mas eu nunca encontrei informações suficientes na internet para saber com quem entrar em contato para que isso um dia se torne realidade. Sei que para um DM é impossível a fundação de uma Assembleia sem que os Tios se envolvam, por isso, meu plano é conseguir informações detalhadas de como acontece a fundação de uma nova Assembleia em uma cidade e, assim, levar a conhecimento dos Tios das Lojas patrocinadoras do meu Cap. Como eu poderia conseguir essas informações? Desde já agradeço! Um forte e fraternal abraço! Que nosso Pai Celestial ilumine a todos.
Kennyo Ismail – Acho que o mais fácil seria por intermédio da Grande Jurisdição do Paraná. Segue contato: msalgado@terra.com.br
Tem algum motivo que pode ser divulgado sobre Filhas de Jó exigir parentesco maçônico? Já que, afinal, Demolays não precisam disso?
Eu tenho muito interesse em trabalhar em algo que ajude a humanidade a alcançar um estagio superior no mundo, as coisas são complicadas hoje em dia. Sera que um grupo como esse poderia me ajudar a achar esse caminho. E se for esse o caso, como eu faço para ingressar em um deles e começar a trabalhar?