O que são Sigilos Pessoais?

Eu já havia postado este texto anteriormente, mas como estamos com muitos leitores novos e boa parte deles não sabe sobre a hospitalaria ou sobre o que são e para que servem os sigilos, resolvi repostar este texto.
No mundo profano, as pessoas utilizam um instrumento chamado Assinatura para marcarem documentos e outros papéis importantes com um símbolo que é reconhecido como sendo seu. Contratos, cheques, documentos, certidões e diplomas só são reconhecidos se estiverem assinados, e muitas vezes esta assinatura precisa ter a Firma reconhecida para ter validade.
No Plano Astral existe algo semelhante.

O Uso de Sigilos sempre existiu. Desde os menores elementais aos maiores e mais poderosos anjos e demônios, todos os magos, iniciados, adeptos e leigos, todos os construtos e entidades astrais… todos os seres conscientes possuem a sua marca pessoal astral.

A Goécia
Desde a Antiguidade, magistas utilizam-se destes sigilos para evocar e invocar estes seres. Os mais famosos de todos os sigilos são, sem dúvida, os sigilos conhecidos como Goécios, usados na Idade Média (e nos dias de hoje) para conjurar demônios que servem (ou dominam) os magistas que os evocam.
Estes sigilos de cada um dos 72 demônios deve ser traçado no círculo que será usado na conjuração. É uma maneira de se chamar a entidade para manifestar-se naquele tempo-espaço. O mesmo ocorre com os Anjos Cabalísticos, através das fórmulas enochianas.
Estes círculos de conjuração são chamados de Sigilos (do latim Sigillum, que significa “Selo”). Além das entidades, existem sigilos planetários, astrológicos, alquímicos e cabalísticos. Cada um deles é utilizado para trazer estas energias para o magista.

Os Símbolos
Cada tipo de entidade possui suas particularidades de acordo com aspectos culturais, temporais e sua função. No desenho ao lado, pode-se perceber três tipos de círculos de Invocação:
O primeiro data de aproximadamente 700 DC, e era utilizado por magos islâmicos para invocar os poderosos Djinns, ou os famosos “Gênios da Lâmpada” das lendas. Criaturas capazes de conceder desejos ou causarem grandes problemas.
O segundo é um sigilo goécio, que serve para a evocação de Murmur (Murmux ou Murmus, dependendo para quem você pergunta), um dos 72 demônios da Goécia. A versão ao lado é a de Matthers, de 1904).
O terceiro é o Ponto Riscado de um Exu Capa Preta, utilizado na Umbanda e no Candomblé.
Estes círculos pertencem a entidades diferentes, mas podemos reparar em seus traços, na maneira como são dispostos e nos elementos utilizados (pontas, luas, tridentes, circulos, cruzes), que estas imagens possuem muitas características comuns.

O Sigilo Pessoal
Assim como estas entidades, todos nós também possuímos nossas assinaturas astrais, que é a maneira pela qual estas entidades nos reconhecem. Desenhar um sigilo pessoal é uma tarefa complexa, que deve ser feita somente por alguém que você confie muito dentro da magia. Carregar com você um sigilo errado é tão útil quanto andar por aí com uma chave que não encaixa em lugar nenhum…
Em primeiro lugar, você precisa que um rabino de sua confiança escreva seu nome em hebraico. Em seguida, faz a sigilização de acordo com o método enochiano e, finalmente, alinha os traços do sigilo de acordo com a sua carta natal. Cada sigilo pessoal é único.

Usos do Sigilo Pessoal
Assim como a sua assinatura, o Sigilo Pessoal é utilizado pelo mago para personificar todos os seus objetos mágicos, ferramentas e aparelhos, além de reforçar todo e qualquer tipo de ritual, especialmente se traçados dentro de Círculos de Proteção, do Ritual Menor do Pentagrama, Ritual Maior do Pentagrama, Ritual do Hexagrama, Ritual Rubi Estrela ou Ritual Estrela Safira (O RMP eu vou ensinar aqui na coluna. Os outros eu não posso, mas vocês são espertos e sabem usar o google). Também pode ser traçado dentro da Cruz Cabalística, na cera de velas usadas em rituais ou usado em anéis ou selos.
Ao lado temos um exemplo de amuleto de proteção com sigilo pessoal traçado.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 41

  1. Olá Marcelo, tudo bem?

    Esse seu artigo é muito interessante, e me peguei pensando se é possível você entrar em mais detalhes a respeito do mecanismo da conjuração, num determinado aspecto em particular: De que maneira o sigilo influi na vontade da entidade, a ponto de trazê-la à presença do conjurador? Ela simplesmente não tem opção, sendo “obrigada” energeticamente a comparecer? Como funciona esse processo? Imagino que no caso de elementais menores, vá lá… mas no caso de “anjos” e “demônios”, a história muda, né? Ou não?

    @MDD – fazendo uma comparação grosseira… ter um sigilo é como ter o número do telefone celular da entidade… vc pode ligar e chamá-la, ela pode até atender, mas ai vai querer saber quem você é e por quê ligou…

    Outra dúvida: Por que os sigilos pessoais devem ser escritos em hebraico? Existe alguma lei hermética que define a lingua hebraica como “padrão”, no plano astral, para o trabalho com sigilos? O sânscrito, por exemplo, tem alguma possibilidade prática, nesse sentido?

    @MDD – Acredito que devam existir outros métodos de sigilização baseados na cultura lemuriana, mas eu não os conheço.

  2. Marcelo,
    da uma ajuda, comprei um cristal para fazer experiências mas antes de aprender como carrega-lo ele misteriosamente apareceu partido ao meio, da para usar ainda ou é melhor partir para outro ?
    e esse quebrado jogo fora ?

    @MDD – Pode jogar fora. E se eu fosse você, compraria um vaso de “espada de são jorge” ou “pimenteira” pra deixar na sua sala um tempo.

  3. Já pensei em requisitar meu sigilo pessoal, mas acabei postergando o ato…

    Mesmo assim, continuo com uma dúvida:
    Para quem tem sensibilidade mediúnica, ele oferece proteção de fato?

    @MDD – Sim, ele reforça o Ritual Menor do pentagrama e os círculos de proteção. Aqui mesmo no blog tive três pessoas que são médiuns e que fizeram a experiência e constataram que os espíritos respeitam e ficam afastados destes sigilos.

  4. Vou aproveitar que você postou esse tópico mais uma vez para perguntar: para que serve realmente esse troço? Veja bem, eu entendi o que você disse sobre assinaturas e tal, mas muda alguma coisa na minha vida poder usar um sigilo pessoal para marcar os meus livros e as minhas cuecas? Esses objetos serão mais meus dessa maneira? Outra coisa: em outra encarnação, meu sigilo era diferente, ou o será na próxima?

    @MDD – Um profano não teria utilidade alguma para um sigilo, isso é óbvio. Usar uma asssinatura astral para “marcar” objetos como se fosse uma etiqueta não faz o menor sentido, ainda mais se for feito fora de um ritual. Para um estudante de ocultismo, porém, há inúmeros usos: utiliza-se o sigilo em consagrações de objetos magisticos, em círculos de proteção, no Ritual da Cruz Cabalística, no RMP, para limpezas de ambiente, etc.
    O sigilo vale enquanto você estiver encarnado aqui na Terra; no outro plano, existem outros tipos de pontos riscados e sigilos.

  5. tiou c fico de falar pra gente dos anjos cabalisticos né não? *-*

    pourfavor ai c der c ja podia mostra pranaois os sigilos deles

  6. Marcelo,

    tem problema em tatuar o sigilo?pode? em que parte do corpo? qual benefício?

    @MDD – Eu prefiro amuletos ou talismãs ao invés de tatuagens; nunca se sabe se no futuro você irá galgar os graus de alguma Ordem Invisível e terá um nome iniciático; neste caso, sua tatuagem ficaria “desatualizada”.

  7. Ola Tio Deldebbio!
    Voce disse no outro post que o sigilo pode ser confeccionado a partir do apelido, que é uma espécie de “nome iniciático”.
    Os Magos tem um nome diferente do nome profano, ao que me parece pra simbolizar morte e renascimento de um novo homem. Ex: Mouni Sadhu, Papus, Eliphas Levi, etc..
    Existe um método para escolha deste nome, ou teria que fazer uma busca mais aprofundada pra solucionar isso “sozinho”? Vou fazer meu sigilo, gostaria de definir isso antes.
    Desculpe-me por fazer perguntas absurdas.. ainda não estou filiado a nenhuma Ordem Iniciática, voce é o mais próximo para tirar essas duvidas.
    Abraços..
    Que a Luz emane de Ti para Todos e em Todos que em Ti a Buscarem!

    @MDD – quando você for ter um, você descobrirá o método que se usa para cada Escola.

  8. “Estes sigilos de cada um dos 72 demônios deve ser traçado no círculo que será usado na conjuração.”

    Assim como na cabala, esses “72 demônios” são emanações do ser, só que no sentido oposto?

    É possível ter uma marca em objetos profanos? Por exemplo, o dia que for comprar seu carro, sua casa nova, pedir em namoro etc? Isso também pode chegar ao meio “virtual”? Por exemplo, abrir um blog, em um dia x, que tem uma lua favorável, etc?

    @MDD – Pedir em namoro?!?!?

  9. pergunta..

    “Deus” “Ele” a “Energia Mor” o Criador da coisa toda..

    tem um ‘sigilo’ que represente ele..ou essa força? ( as vezes é complicado conceber Deus como uma entidade)

    @MDD – Imagino que não. O Uno está muito além disso.

  10. @MDD – Pedir em namoro?!?!?

    ahuahuauha, é pq, como eu via essa lei sendo aplicada em datas como por exemplo, descoberta de país, independencia, fundação de cidades, imaginei que se extendia a bem mais que isso. Que todas muito das coisas profanas que a gente fizesse, tivesse uma marca hermética, dos astros, etc.. assim como até as disposições dos objetos na sua casa tem.

    Sei que não se deve basear sua vida nisso, mas conhecimento nunca é de mais.

  11. Vc falou em três tipos de círculos diferentes, mas só citou um tipo de sigilo, o sigilo feito a partir do nome hebraico, que se encaixaria no sistema enochiano, pelo que entendi.

    Existem outros traçados para o mesmo sigilo ?

    E, por falar em cristais….. aconteceu algo parecido comigo. Os cristais também quebraram depois de um tempo. Estava usando-os como reservatório de energia, para o caso de alguma emergência, e o cristal de quartzo racho e quebrou a ponta, enquanto a ametista está apenas rachada. Usar como reservatório pode ter algo a ver ? Ou é apenas a densidade energética que estava alta de mais ?

    Por falar nisso, também uso um colar de metal como reservatório de energia densa, para casos de última necessidade, há algum dano que possa ocorrer nele ?

  12. “Estes sigilos de cada um dos 72 demônios deve ser traçado no círculo que será usado na conjuração.”

    Aparece mesmo uma entidade como mostra na figura?

  13. Olá Marcelo! Gostaria de saber como faço para descobrir meu nome em hebraico se não encontrar um rabino, se outra pessoa, um mago no caso poderia fazer isso. E gostaria de saber se ele é um ótimo reforço para a magia, pois sou mago (Magia Divina Sete Chamas Sagradas). Pois procuro várias formas possíveis para ajudar alguém em consulta. Abraços.

    @MDD – Se não encontrar um rabino, não faça. Não dá para chutar, pois ter um sigilo feito errado é a mesma coisa que ter uma chave com os dentes errados; não vai servir pra nada. E ter o nome em hebraico e apenas parte do processo. O sigilo é uma das melhores ferramentas mágicas, pois é como o próprio “timbre” do mago.

  14. Pergunta … teria relação as Horcrux com o sigilo. Sendo o sigilo uma forma positiva de guardar energia ?

    @MDD – Hmmm não, não tem nada de parecido entre os dois.

  15. qual a relação dos sigilos da magia do caos com esses que se falam no blog?E, pessoalmente, qual sua opinião sobre eles?

    @MDD – Os sigilos da magia do Caos são uma adaptação mais-ou-menos de sigilizações hebraicas criada por Austin Spare (tanto que a primeira parte é “remova todas as vogais”) que são, por sua vez, resultado de sigilizações usando gematria, que é a mesma base da qual são criados os sigilos pessoais. Mas apesar do mesmo nome, são duas coisas BEM diferentes…

  16. Eu traço meu sigilo com peixes acima virgem abaixo se fosse um relógio peixes 12 horas virgem 6 horas, esta certo? sempre foi uma dúvida… e das grandes!

    @MDD – CADA sigilo tem um traçado diferente, dependendo do seu ascendente… eu olhei aqui e SIM, o SEU Sigilo é traçado com peixes às 12h… está correto.

  17. Marcelo, tenho uma pergunta.

    Que usos outras pessoas podem fazer do meu sigilo? Pode-se, por exemplo, usar o sigilo de alguém para que outrem proteja essa pessoa magicamente?

    E o contrário? Alguém com intenções duvidosas pode usar seu sigilo para lançar “sortilégios” em sua direção? Nesse caso, então, devemos fazer faler o nome “sigilo”, mantendo-o apenas para nós?

    Grato pela atenção.

    @MDD – Deve chamar “sigilo pessoal” por algum motivo, ne?

  18. Pergunta

    Na hora de utilizar um sigilo eu tenho de fazer ele a mão, tipo eu posso ir na internet e imprimi ele pela impressora….tem algum problema ou eu tenho que faze ele a mão mesmo e não tem essa

    @MDD – Desenhá-los você mesmo é, com certeza, melhor.

  19. Sobre a goetia

    Del Debbio, por que a goetia é um assunto evitado por quase todos so entendidos no assunto, ninguem gosta de falar muito e na internet tem só o que todo mundo ja sabe, reparei que aqui mesmo no site não a uma detalhização do tema. Voce ja evocou algun espirito goecio? Por favor explique futuramente algo mais sobre essa arte que pessoalmente é a que mais me fascina.
    Valeu

    @MDD – 1) já, alguns… não, porque, como disse o sábio Ziraldo, “Na internet só tem babaca”.

  20. Marcelo, aqueles pontos do livro umbanda de todos nós de matta são sigilos ? e só posso usar se for iniciado na umbanda ou se, eu dominar os exerecícios do seu blog posso riscalos e evocar por exemplo um oxossi.agradeço!

  21. Esta tattoo nas costas do personagem Jhon Constantine seria um sigilo?

    http://www.taquipsiquia.blogger.com.br/Johnback.jpg

    @MDD – É um desenho bonito, mas sao apenas colagens de simbolos de alquimia colocados ali esteticamente. Vi em foruns ingleses de HQ que esta “tatoo” nem é considerada oficial para o personagem, sendo mais uma Capa chamativa mesmo. Pelo que disseram, a única tatoo que o constantine tem é uma árvore tatuada nas nadegas, resultado de uma aposta com o monstro do pântano.

  22. Sempre que fazemos alguma magia independentemente de qual, precisamos de proteção, certo? E no caso de um trabalho magístico/ religioso na Umbanda, já estaremos protegidos pela entidade que te passou o trabalho? O sigilo ajudaria neste caso?

  23. Eu já tinha mandado esta pergunta mas, nao sei se chegou..
    Quando fazemos magia, sempre precisamos de proteção, certo? No caso de um trabalho magístico/ religioso na Umbanda, estamos protegidos pela entidade que indicou o trabalho? O sigilo ajudaria neste caso?

  24. Nao sei se há ligacao com o sigilo, no entanto, sinto que minhas linhas nao estao simetricas e isso interfere no meu plano de existencia. A correta configuracao do sigilo imporia a harmonizacao do meu ser?

    @MDD – O sigilo é uma ferramenta para ajudar a focar, então creio que a resposta seria SIM.

  25. Olá, eu pretendo fazer o sigilo meu e a da minha filha e depois fazer um amuleto de ouro para ela tê-lo sempre pertinho dela.
    No caso, a minha filha é apenas um bebê e eu irei fazer isto para protegê-la futuramente.
    O amuleto com o tempo “perde” a sua força de proteção, ou seja eu teria que reforçar sempre a magia e RMPs para que a proteção seja sempre válida para este amuleto?

    Ou este amuleto por hora não teria utilidade nenhuma para minha filha?

    @MDD – Por ora, voce teria de alimentar o amuleto, entao SIM, teria de reforça-lo de tempos em tempos… mais tarde, sua filha mesma poderia fortalecer essa proteção.

  26. Eu queria tirar uma dúvida

    Faz pouco tempo minha sensibilidade aumentou, eu comecei a sentir a energia de símbolos que via aleatoriamente na net (só os antigos) ou que os noobs postam no Facebook, mas não é algo muito “calibrado”,então por hora ao menos eu não sinto muito diferença de um símbolo pra outro.

    Então outro dia um rapaz postou uma arte que ele mesmo fez com “Buer” e seu sigilo e eu senti uma energia diferente, num era muito agradável, porém diferente das outras de outros símbolos, quem sabe mais “forte”.

    Esses sigilos que você postou eu não senti nada forte, embora esteja cansado eu percebi que o sigilo de Murmur não deu aquele efeito forte, o que faz eu acreditar que ele não foi escolhido aleatoriamente, para ser colocado aqui.

    Você também sente a energia quando vê algum sigilo, em especial os da goétia? É sinal de mediunidade ou clarividência.

    Por favor, responda, queria saber o que está acontecendo comigo.

    Abs

  27. boa tarde Del Debbio.
    como vai…, saudações mais uma vez! Fico no aguardo da programação atualizada dos seus cursos no campo do site. Gostaria de verificar com você, se há a possibilidade de montar meu sigilo pessoal, você o faz…. como proceder.
    no aguardo,
    TFA

  28. Boa tarde.
    Eu nunca fiz nenhum tipo de evocação estou estudando e pesquisando eu posso evocar um demonstrar sem o círculo sem o triangulo espelho todos esse itens ..você acha isso seguro?

    @MDD – É obvio e básico que não é seguro… se voce precisa fazer esta pergunta, voce nao está nem remotamente preparada para qualquer tipo de evocação. Sorry.

  29. Marcelo, Qual a influencia entre um sigilo pessoal e o sigilo do meu Exu e PG?

    @MDD – O Sigilo Pessoal é seu e o Ponto Riscado é do exu, oras…

  30. Oi MDD!
    Estou lendo Cabala, Qliphoth e Magia Goética de Thomas Karlson. O livro é cheio de sigilos e invocações. Isso não pode ser perigoso para algum incauto que seja estúpido o bastante para faze-las sem estar preparado para tal? O proprio autor varias vezes declara no livro sobre a natureza explosiva do material. Se a magia é indicada somente para aqueles que são iniciados em seus mistérios qual o intuito do autor em publicar abertamente coisas? Se o sigilo é como ter o celular da entidade, não se corre o risco de uma conexão indesejável a qualquer hora?
    Li bastante Carlos Castaneda há tempo atrás e ele salientava em seus últimos livros sobre a questão da energia. Em feitiçaria, tudo gira em torno de energia. O magista, ali chamado feiticeiro, precisa de energia, acumular energia em si para alcançar altos niveis de consciencia e atingir outros mundos. Isso me parece extremamente similar ao processo todo da magia hermética, apenas com outras terminologias. Ele faz referencia também a muitos seres que habitam os mundos adjacentes ao nosso e refere-se a eles como seres inorganicos, porque nunca nasceram biologicamente como nós. O objetivo desses seres, como tudo no universo, gira em torno de energia. Eles desejam acumular energia assim como nós. O mestre de Castaneda fazia muitas ressalvas a ele para não se ligar demais na ernergia desses seres porque eles eram traiçoeiros e não perdoariam se ele cometesse algum erro, o que custaria muito caro a ele.
    Não seria esse o caso? Me responda, por favor, se minha comparação desses sistemas estão errados ou guardam uma correspondencia com a realidade.
    Obrigado

  31. Como faço para me aprofundar neste campo de estudo, Pois na net tem muita coisa misturada, gostaria de encontrar estudos sérios sobre, vc poderia me enviar algum via email ?desde já grato.

  32. Boa noite , tatuei um sigilo enoquiano no braço e agora q estou pesquisando o significado , sigilo dos anjos da série super natural . vc sabe o q significa ??? Me mande por imail por favor .

    @MDD – Voce tatuou primeiro e depois foi procurar o significado? parabens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas