Artigo original em inglês por Lynn Picknett e Clive Prince (para a revista Fortean Times), tradução de Rafael Arrais. As notas ao final também são minhas.
“Nós declaramos esse espaço infinito, dado que não há qualquer razão, conveniência, possibilidade, sentido ou natureza que lhe trace um limite.” (Giordano Bruno, Acerca do Infinito, o Universo e os Mundos, 1584).
A acusação da Igreja contra Galileu, por este haver promovido à teoria heliocêntrica – que afirma que o Sol está no centro do Sistema Solar, enquanto a Terra e os planetas giram ao seu redor – é usualmente retratada como um divisor de águas na guerra entre religião e ciência, o momento em que Galileu se tornou o primeiro grande mártir da ciência.
Entretanto, quando revisitávamos a história durante a pesquisa para o nosso livro The Forbidden Universe(O Universo Proibido), nós percebemos que as explicações tradicionais para a determinação da Igreja em agarrar Galileu não faziam sentido. Aplicando uma retrospectiva desavergonhada, os historiadores da ciência o transmutaram num moderno racionalista-materialista nascido fora do tempo, perseguido por supersticiosos – em outras palavras, cretinos – homens cujo intelecto, se podemos os dignificar com tal termo, estava ainda preso na Idade Média.
Esta é a versão preguiçosa da história. A realidade, conforme os fortianos [1] poderiam suspeitar, é que existe muito, muito mais sobre ela do que o que nos foi contado.
De fato, apesar do cenário “ciência contra religião” ainda ser costumeiramente usado para atrair audiência, os acadêmicos há muito reconheceram que se trata de uma explicação moderna demais. Eles hoje veem o assunto mais como uma colisão entre dois egos obstinados, dois homens que “queriam ter razão”: Galileu, que se recusava a ser ordenado sobre o que fazer ou dizer, e o Papa Urbano VIII, implacável contra Galileu (em seu Diálogo sobre o Sistema dos Dois Mundos), tendo colocado sua visão de mundo na boca de um personagem chamado Simplício. Mas algo ainda está faltando – algo que nenhum dos lados gostaria de ver exposto na luz rigorosa do dia…
O que está faltando
A resposta, nós acreditamos, se encontra na tradição hermética – o coração da “filosofia ocultista”, uma síntese de sistemas mágicos, esotéricos e filosóficos – que teve um efeito profundo na formação da cultura ocidental durante a Renascença e o Iluminismo, embora hoje esteja lamentavelmente marginalizada.
Mas o fato é que é impossível compreender o Renascimento sem conhecer a tradição hermética. É como tentar escrever a história do século 20 ignorando o Comunismo, sob a lógica de que conforme ele se comprovou uma ideologia falida, nunca poderia haver sido realmente importante.
Os tratados conhecidos coletivamente como a Hermética, nos quais a tradição está baseada, tiveram o maior efeito sobre a cultura ocidental após a Bíblia – e o maior efeito sobre a cultura ocidental moderna de qualquer texto, inclusive o bíblico. Ainda assim, pouquíssimas pessoas ouviram falar deles.
O nome é derivado do lendário sábio egípcio, Hermes Trimegisto (“O três vezes grande”), tradicionalmente apontado como o autor dos textos. Sua origem exata pode ser controversa, mas indubitavelmente estão datados do antigo Egito, nos séculos próximos ao tempo de Jesus, durante o período da dominação grega e romana – e há um corpo de evidência crescente de que as ideias da Hermética são muito, muito mais antigas.
O livros herméticos foram quase totalmente perdidos na Europa durante a repressão a sabedoria pagã, após o cristianismo ter se tornado a religião oficial do Império Romano, no séc. IV. Mas eles sobreviveram no Oriente Médio, onde pavimentaram o caminho para a ciência árabe medieval [2]. A Europa os redescobriu em 1463, quando um agente atuando em favor do grande patrono renascentista, Cosimo de Medici, retornou a Florença com uma coleção de 14 tratados herméticos, escritos em grego, conhecidos como Corpus Hermeticum. Cosimo inclusive ordenou ao seu maior erudito, Marsilio Ficino, que interrompesse sua tradução épica da obra completa de Platão para o latim, a fim de que pudesse se concentrar nos tratados herméticos, que a seguir influenciaram a todos, de Leonardo a Shakespeare.
Para os eruditos, filósofos e intelectuais da época, a Hermética era a grande sensação, onde se acreditava estar preservada a sabedoria da mais antiga civilização egípcia, dos construtores das pirâmides, sendo ainda mais antiga do que o Velho Testamento. Mas a imagem que ela apresentava da raça humana dificilmente poderia ser mais diversa daquela encontrada no Gênesis. Este era precisamente o maior encantamento da Hermética.
A Igreja havia sempre ensinado que até o homem mais genial (ou mulher, quando se lembravam de mencioná-las) era miserável, pecador, totalmente dependente da misericórdia divina (e o conselho da Igreja, é claro) para a salvação e até mesmo a sua própria existência. Porém, na Hermética, os seres humanos desfrutavam de um potencial ilimitado, sendo inclusive capazes de se tornarem deuses [3]. O maior provérbio hermético é Magnum miraculum est homo (“O homem é um grande milagre”). Ainda mais fantástico para a época, a tradição hermética também incluiu a mulher neste “grande milagre”. E foi este tsunami de autoconfiança renovada que sustentou a pura ousadia intelectual que definiu a Renascença.
Apesar dos historiadores terem reconhecido a influência do Hermetismo nas artes da Renascença, eles tem sido dissimuladamente seletivos. Pois (conforme mostramos em nosso livro), ele também impactou profundamente em cada herói da revolução científica, de Copérnico a Isaac Newton [4].
A nova ordem de Bruno
Entretanto, é um grande erro acreditar que o movimento do Hermetismo atraiu apenas alguns poucos intelectos, embora usualmente grandiosos. Ele também atraiu o interesse de reis e imperadores, e até mesmo de certos papas. Alguns católicos acharam a filosofia hermética tão venerável que defenderam sua incorporação aos ensinos do Cristianismo. Alguns até mesmo arguiram que deveriam fazer o oposto: incorporar o Cristianismo ao Hermetismo [5]. E se há um nome associado a ideia desta associação improvável, este é Giordano Bruno (1548-1600), o monge dominicano que se tornou herege.
Apesar de criminosamente ignorado mundo afora, ele é um favorito entre nós, e recebeu a atenção merecida nos livros de Hunt Emerson e Kevin Jackson, Phenomenomix (trata-se de uma série de 4 livros), sobre suas façanhas. Hoje, Bruno é até mesmo um protagonista dos thrillers bestsellers de SJ Parris, Heresy and Prophecy.
Bruno foi um homem extraordinário, trazendo ao mundo conceitos científicos que estavam muito além de seu tempo – como um universo infinito; ou a existência de outros mundos habitados – os quais derivaram largamente dos princípios herméticos. Mas eles também sustentaram sua campanha por uma reforma das raízes e fundamentos da sociedade – que incluíam religião e política.
Bruno acreditava que o Hermetismo representava a verdadeira religião, a sabedoria do antigo Egito que havia sido corrompida, primeiramente pelos judeus e cristãos. Mas os próprios livros herméticos profetizavam que a “verdadeira religião” do mundo seria um dia restaurada, e Bruno acreditava que isto se aplicava ainda ao seu tempo [6]. Isto causaria, ele acreditava firmemente, ao menos uma reforma radical na Igreja Católica – senão sua substituição completa.
É neste momento que nos pegamos gritando “eles estão atrás de você!” para Bruno. Certamente havia apenas um caminho onde sua paixão pelo Hermetismo poderia acabar? Apesar de seu destino ter sido tão previsível, Bruno tinha razões para crer que poderia escapar dos incendiários homicidas da Inquisição. Apesar de tudo, ele era famoso, desfrutando do patrocínio e proteção de nobres como Elizabeth I, Henri III da França e até mesmo do Sagrado Imperador Romano Rudolph II. Nestas circunstâncias, ele pode ser perdoado por se imaginar em perfeita segurança.
Mas Bruno não era apenas um filósofo errante com uma boa lábia para convencer monarcas e imperadores. Ele também era um militante político. Durante suas viagens pela Europa nos 1580s e início dos 1590s, ele estabeleceu uma sociedade secreta, os Giordanos – ele era bom em autopromoção desavergonhada – para continuar com seu trabalho e campanha pela reforma religiosa. Rumores sobre tal história devem ter tido um efeito similar a cutucar o Papa com um ferrete (de marcar gado). Agora não havia mais a menor chance do Vaticano continuar a ignorar Giordano Bruno.
A crença de Bruno na iminência da era do Hermetismo era também derivada de uma interpretação especial do heliocentrismo, a teoria proposta pelo cânone polonês Nicolau Copérnico cinco anos antes do nascimento de Bruno, e ainda furiosamente controversa. Copérnico teorizou que a Terra gira em torno do Sol em Da Revolução das Esferas Celestiais, de 1543 – mas qual foi sua inspiração? Uma pista pode ser encontrada na mesma página onde seu famoso diagrama demonstra sua visão radicalmente inovadora do Sistema Solar. Quatro linhas após, enquanto discute o significado espiritual do Sol ao centro, ele explicitamente referencia a passagem da Hermética onde Hermes Trimegisto descreve o Sol como um “deus visível”.
De fato todas as noções radicais de Copérnico estão descritas nos livros do Hermetismo. Por exemplo, um dos tratados fala explicitamente sobre a “rotação” do mundo. Ainda mais sugestivo, outro tratado declara que “o Sol está situado no centro do Cosmos, usando-o como uma coroa”, e “Em volta do Sol estão seis esferas que lhe são dependentes: a esfera das estrelas fixas, as esferas dos planetas, e a esfera que engloba a Terra” (“Esferas” correspondem a “órbitas”).
Ao referenciar explicitamente os tratados herméticos na mesma página em que apresenta sua nova ordem cósmica, Copérnico estava tacitamente anunciando que encontrou provas físicas e matemáticas para alguns dos antigos princípios da Hermética.
Outro mito acadêmico diz que as ideias de Copérnico enfureceram tanto a Igreja que ele postergou a publicação de suas ideias até que estivesse no leito de morte, assim evitando a ira eclesiástica. Porém, o Vaticano não tinha problemas teológicos com elas – o secretário do Papa chegou a tentar encorajar Copérnico a tornar suas ideias públicas. Entretanto, quando chegamos ao processo eclesiástico contra Galileu, cerca de 70 anos depois, alguma coisa havia mudado…
Basicamente, tudo se referia a Giordano Bruno, que – se baseando no famoso princípio hermético do “assim em cima, assim embaixo/assim embaixo, assim em cima” – não apenas acreditava que mudanças nos céus causavam ou se refletiam em mudanças na Terra, mas também que uma mudança na percepção humana da ordem celeste iria precipitar a mudança de era. Ele argumentava que se o heliocentrismo pudesse ser estabelecido além da dúvida, isto iria literalmente acarretar numa nova era de iluminação hermética, restaurando a religião do Egito antigo e derrubando o Cristianismo [7]. Até agora, nenhuma pressão em Galileu.
» Na continuação, a revolução abafada pela história.
***
[1] Leitores da revista onde o artigo foi publicado originalmente, a Fortean Times. Em inglês: forteans.
[2] Os árabes não salvaram apenas a Hermética da barbárie na Europa, como boa parte dos grandes textos da Grécia antiga, que ainda hoje formam o pilar da cultura ocidental.
[3] E foi um rabi da Galileia quem nos disse: “sois deuses, e dia farão tudo que tenho feito, e ainda muito mais”. João 10:34 e João 14:12 (NT).
[4] Hoje a Academia trata desta “influência ocultista” em seus primeiros heróis científicos como “uma ilusão própria de sua época”, como se o Hermetismo fosse conhecido em toda esquina; Quando, pelo contrário, era algo tão inacessível ao conhecimento do cidadão comum quanto é hoje a física quântica ou a meditação transcendental. Quero com isso dizer que não era suficiente apenas “ler acerca de”, mas sim “praticar, refletir”. Dito isto, o Hermetismo não interessou apenas a artistas e cientistas, como também a nobres e aristocratas, e até mesmo aos altos eclesiásticos.
[5] Há muitos espiritualistas que enxergam um denominador comum entre o Cristianismo e o Hermetismo, ao menos se avaliarmos o Cristianismo pelo que o Cristo realizou, e não pelo que a Igreja fez de sua doutrina…
[6] Talvez seja um processo que ainda vem transcorrendo. Neste caso, devemos realmente agradecer a pequena flama iniciada por Bruno, que se encontra em vias de transformar-se em fogueira, divina fogueira.
[7] E alguém arriscaria dizer, mesmo hoje em dia, que Giordano Bruno estava inteiramente equivocado? Eu não…
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Crédito das imagens: [topo] Ettore Ferrari (escultura de Giordano Bruno, em Roma); [ao longo] Nicolau Copérnico (a página citada, de seu Da Revolução das Esferas Celestiais)
O Textos para Reflexão é um blog que fala sobre espiritualidade, filosofia, ciência e religião. Da autoria de Rafael Arrais (raph.com.br). Também faz parte do Projeto Mayhem.
Ad infinitum
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Respostas de 6
Muito, muito interessante! Grato pela republicação do texto. Há alguns anos já era leitor assíduo do TdC, devorando todas as postagens do MDD, e nos últimos tempos venho apreciando várias postagens do Textos para Reflexão. Considerando a sua experiência como escritor do Project Maihem e o provável contato com várias linhas de estudo e colégios iniciáticos, gostaria de uma indicação para me ajudar a decidir a que ordem me afiliar para estudar ocultismo com seriedade (uma que seja aberta, obviamente). Tenho 21 anos, moro em Recife – PE e gostaria de adentrar algum colégio que estudasse os conhecimentos esotéricos sem muito dogmatismo ou preconceito. Quanto mais “universalista”, melhor. O ideal é que tenha estudos e práticas pra não ter tanto risco de escapar à realidade ficando só em teorias e mais teorias.
Estou nos graus introdutórios da Sociedade Brasileira de Eubiose e apesar de achar interessante muito do que é estudado lá, tenho me decepcionado bastante com os membros por serem bem “evangélicos” em alguns aspectos. Segundo a maioria dos membros que tenho tido contato, só a forma praticada lá é a forma “correta” e qualquer prática diferente das realizadas por lá são vistas de forma muito negativa como se fossem bastante prejudiciais ou gerassem karma. Enfim, esse tipo de coisa tem me feito pensar que talvez fosse melhor procurar outras ordens pra estudar.
Venho pesquisando e pensando bastante na Gnose (http://gnosisbrasil.com/) e na AMORC já que as duas tem representação aqui em Recife e parecem ser acessíveis. Dando uma olhada agora no gráfico que o MDD fez classificando as ordens iniciáticas (http://www.deldebbio.com.br/2013/01/18/pequeno-grafico-de-ordens-iniciaticas/comment-page-3/), vi que ele alocou as ordens gnósticas samaelitas como relativamente limitadas na área cinza (a mesma da eubiose) e comentários de iniciantes na gnose falando que estavam encontrando esse mesmo tipo de problema que eu tenho visto na eubiose. Eu sei que você não é um guru e nem pode determinar o que é o melhor para os outros, mas o que você acha, Rafael?
@raph: Oi Lucas, que bom que você arrematou afirmando que eu “não sou um guru”, pois realmente passo longe disso. Sobre ordens de ocultismo, nem mesmo posso opinar, mas acredito que você já conseguiria aprender bastante num bom centro espírita, principalmente da parte teórica. E, da parte prática, as vezes um terreiro de umbanda, se for decente, pode te ensinar mais do que muitas “ordens iniciáticas” por aí… No entanto, eu gostaria de te recomendar uma instituição aberta sim, ela se chama Nova Acrópole, e tem sedes em Recife, nos bairros de Torres e Boa Viagem: http://www.acropole.org.br/brasil/sedes.html (provavelmente não aprenderá tanto de ocultismo lá, mas ao menos na parte teórica, o que eles têm a ensinar é muito recomendado, e tem muito a ver com o que falo no meu blog). Boa sorte!
Muito obrigado pela resposta! Entrei em contato com a loja da AMORC daqui de Recife eles foram bastante rápidos e solícitos em responder. Vi alguns vídeos institucionais também e fiz umas pesquisas pelos antigos posts do MDD pra dar uma olhada em opiniões dele e relatos de outras pessoas sobre as ordens visíveis mais conhecidas e estou bastante inclinado a escolher a AMORC. Os motivos principais são que, primeiro, sei que não vou me contentar somente com filosofia e teoria sem práticas e comprovações através de experimentação pessoal, e, segundo, a divisa da AMORC que diz “A mais ampla tolerância na mais irrestrita liberdade”. Provavelmente não vai ser “O Lugar” melhor melhor do mundo como uma linha de chegada ao final do caminho, mas me parece ser ao menos uma boa porta de entrada para o conhecimento iniciático. Quem sabe a partir de lá conforme eu for me aperfeiçoando eu não entre em contato com pessoas e ordens que façam ainda mais o meu perfil e me façam me sentir realmente em casa.
E por sinal, obrigado mais uma vez. Mesmo sem a intenção direta, o texto que você compartilhou serviu de gatilho essa semana pra toda essa cadeia de acontecimentos. Hahaha
@raph: Oi Lucas, como te falei não posso opinar sobre ordens como a AMORC pq nunca participei de nenhuma… No entanto, conheço muita gente da AMORC e, pelo nível de conhecimento médio dessas pessoas, posso dizer que você terá muita coisa a aprender por lá 🙂 Boa sorte!
Gostei muito do texto!
To ansioso pra sequência =)
Obrigado Rafael.
Texto muito interessante. Esperando pelas próximas partes.
Acompanho o site há pouco mais de um ano. Depois de ter lido grande parte do conteúdo fico meio frustrado com os posts novos (meio ligeiros e resumidos). Confesso que fico MUITO feliz quando vejo artigo novo “por Rafael Arrais”. Parabéns rapaz!
@raph: Obrigado Ricardo. Realmente é meio complexo tocar um portal deste porte em meio há tantos projetos em que tanto o MDD quanto vários colunistas do Mayhem estão envolvidos. Além disso, infelizmente há uma tendência da web em geral a privilegiar exatamente posts “curtos e resumidos”, já que muita gente evita ler textos muitos longos… Este meu post mesmo, ainda tendo sido dividido em 2 partes, provavelmente já terá “afugentado” muitos leitores “sem muito tempo pra ler”. Não estou propriamente criticando nem eles nem você, que gosta de posts mais longos, apenas constatando este fenômeno 🙂 Abs!
Compartilho com os amigos um filme que conta um pouco da história de Giordano Bruno, belo post!
parte 1
http://www.dailymotion.com/video/x163ccx_giordano-bruno-filme-legendado-pt-parte-1_shortfilms
parte 2
http://www.dailymotion.com/video/x163gnd_giordano-bruno-filme-legendado-pt-parte-2-final_shortfilms