O Dia da Marmota


Pode uma marmota prever o tempo ? Cientificamente é por demais questionável, mas uma tradição de mais de cem anos numa pequena cidade do nordeste dos Estados Unidos chama a atenção de todo o mundo a cada ano e já foi parar até no cinema.

O Dia da Marmota (Groundhog Day) é uma festa tradicional nos Estados Unidos que é celebrada a cada dia 2 de fevereiro. Segundo a tradição, as pessoas devem observar uma toca de marmota Marmota monax e, se o animal sair da toca por o tempo estar nublado, isso significa que o inverno terminará cedo. Se, ao contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se asustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais 6 semanas.
A cidade de Punxsutawney, localizada a aproximadamente 120 quilômetros a nordeste de Pittsburgh, entrou para o mapa do mundo justamente com a festa do Dia da Marmota. Lá vive “Punxsutawney Phil”, a marmota que todos os anos anuncia de o inverno vai durar ou não mais seis semanas. Ela é conhecida na cidade como a Previsora das Previsoras e é cuidadodamente protegida pelo Punxsutawney Groundhog Club, um grupo de cidadãos da localidade que desde 1887 promove o festival e que neste mesmo ano intitulou Punxsutawney como “the weather capital of the world” (a capital mundial do tempo). Quem chega a Punxsutawney é recebido por uma placa que anuncia que a previsão oficial da marmota de fato funciona e que seminários sobre os prognósticos são oferecidos anualmente.
O site oficial do Festival da Marmota de Punxsutawney diz que a marmota passa grande parte do ano em um ambiente Punxsutawneynte climatizado na biblioteca da cidade. A cada dia 2 de fevereiro, ela é retirada de sua toca às 07:25 da manhã para dizer ao mundo a sua previsão do tempo. A marmora Phil teria mais de cem anos de idade, brincam os moradores locais. De acordo com eles, a extraordinária longevidade de Phil é resultado da relação com a marmota Phyllis, a sua “esposa’, e uma dieta especial.
Mas, afinal, a previsão do tempo da marmota Phil funciona ? As suas previsões foram analisadas na 86ª Convenção da Sociedade Americana de Meteorologia em Atlanta e os resultados não impressionaram os pesquisadores. Um meteorologista destacou que o grau de precisão dos prognósticos da marmota desde o primeiro registro em 1887 é de apenas 39 por cento. Apesar da incerteza se a recente elevação da temperatura do planeta é resultado do aquecimento global ou de causas naturais, um grupo de estudantes de Meteorologia da Purdue Universityfez pouco caso do debate sobre a marmota. “Elas são péssimas prognosticadoras”, disse Kim Klockow durante a convenção em Atlanta. “Nós ainda amamos as marmotas, mas pra saber do tempo é melhor jogar uma moeda pra cima do que acreditar nelas”, concluiu.
A festa do Dia da Marmota se tornou tão popular que atrai milhares de pessoas a cada dia 2 de fevereiro e até nas telas do cinema foi parar. Imagine um dia em que tudo parece dar errado. Phil se tornou estrela no filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day em seu título original, filmado em 1993.
A divertida história, já exibida diversas vezes na televisão brasileira, conta a história de um dia que certamente ninguém gostaria de viver. Imagine agora que esse dia se repita incontáveis vezes sem que você possa fazer nada para evitar isso. Esta é a maldição que vive Phil Connors (Bill Murray), um meteorologista e apresentador de televisão, egocêntrico ao extremo, sem amigos, nem amores, que após ter passado um dia aborrecidíssimo em Punxsutawney acorda todos os dias no mesmo dia, sem que mais ninguém, além dele, perceba essa situação. Cercado por desconhecidos, sem condições de sair da cidade, Phil se vê preso no dia 2 de fevereiro, em plena comemoração do Dia da Marmota.
A curiosidade é que Feitiço do Tempo não foi filmado na cidade onde acontece a grande festa do Dia da Marmota. A Columbia Pictures decidiu rodar o filme em local que fosse mais acessível a uma grande cidade. Punxsutawney se localiza numa zona rural de difícil acesso, com poucas auto-estradas na região, o que fez que os produtores escolhessem Woodstock, Illinois, para filmar O Feitiço do Tempo.
Retirado do site da Metsul.
@MDD – Feitiço do Tempo é um dos meus filmes favoritos. É uma grande metáfora a respeito de reencarnações.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 18

  1. Eu assisti o Feitiço do tempo uma única vez e adoraria reve-lo.
    Depois de assistir esse filme passei a ter pesadelos em que eu achava que estava acordado e estava dormindo, quando descobria que estava sonhando acordava de novo e era um novo sonho numa espécie de feitiço do tempo num sonho.
    Eu me lembro de um episódio do Arquivo X em que acontece algo parecido, o agente acorda sempre no mesmo dia e tem um episódio do sobrenatural também onde isso ocorre.
    Acho que o Fetiço do tempo enfeitiça muita gente

  2. Ótimo filme, um dos grandes trabalhos de Bill Murrey, pra quem gosta assistam a participação dele em Zumbilandia.

  3. Realmente é um otimo filme mesmo! Eu não imaginava que a historia da marmota era real, muito menos que akela marmota do filme era realmente o tal do “phill”!

  4. o filme é bom, é aquele que o cara aprende piano, salva o guri que cai da arvore todo dia, não é?! ;D

  5. Eu não vi o filme, mas na série Supernatural têm um episódio em que o Sam e o Dean ficam vivendo o “Groundhog Day”… Não vou dizer mais por causa dos spoilers. S03E11.

  6. Esse filme é muito comédia mesmo, pqp… bateu uma nostalgia enorme aqui.
    Ah, vale lembrar que hoje também é dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Então gostaria de aproveitar pra mandar um alô p/ os motoristas aí de São Paulo 😀 ok, ok… a piada foi sem graça.
    Abraços

  7. O cara fala:
    “Rita, estou revivendo,o mesmo dia sem parar”… e de fudno tem uma mensagem q da pra ler ” The Spirit”.
    1ª Vez q assisto o filme mas mto legal

  8. Se alguém me fala em marmota, eu logo lembro do filme. Fico imaginando o que seria viver o mesmo dia por n vezes conscientemente. Sim, há a rotina que faz parecer com que estejamso vivendo o mesmo dia diversas vezes e há a questão do aprendizado. Todos os filmes dessa década me são nostálgicos e tem grandes roteiros, até mesmo os que eu achava fraquinhos…bons tempos….

  9. muito bom o filme. quase chorei lendo uma resenha no saindo da matrix uma vez. Eu estava(estou na verdade) em crise de identidade/espiritual. Tinha acabado de largar os estudos roasacruzes. Ainda não os retomei. Me encontro em tratamento psicologico. Procurei um centro mesa branca para tomar uma passe e tal. Mas por algum motivo fiquei nervoso durante o passe. Tentei visualizar energias fluindo do medium para mim. Msa sempre tive dificuldade em manter a respiração estável sem me empenha nisto. Acabo meio que forçando a respiração pausada e e profunda. Não relaxei muito. Sai do centro e fui beber.
    Acho que preciso encontrar meu caminho antes de seguir pela senda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas