Moebius / Jean Giraud

Dia 10 de março morreu aos 73 anos de idade o grande Jean Henri Gaston Giraud , também conhecido por Moebius ou Gir.

Acredito que seja bom ter um post sobre ele em homenagem a esse mito , a quem conheceu seu trabalho e também para que outros conheçam.

Moebius não foi só um grande escritor como também desenhista e ilustrador , além de criador de designer para filmes.

Ele era francês , mas ficou muito conhecido por toda Europa e depois pelo mundo com sua fama chegando até o Japão a terra do mangá.

Seu sucesso começou com  Blueberry uma HQ no estilo faroeste da qual Moebius fazia os desenhos com os argumentos de Jean Michel Charlier , que depois Moebius passou a fazer também.

Depois disso ele entrou no mundo da fantasia e ficção cientifica onde adotou o pseudônimo de Moebius em homenagem ao matemático e sua fita , a partir desse ponto ele começou a ganhar muito destaque.

Algumas vezes assinava como Moebius outras como Jean Giraud , como o primeiro especialmente quando o tema era Ficção Cientifica.

O mais interessante de tudo é que ele criou um universo todo para suas histórias , onde as personagens as vezes coexistem , tudo tem um ambiente futurístico e único.

Apesar de não ser conhecido por colocar temas como ocultismo nos seus trabalhos ,  podemos ver por exemplo em o Mundo de Edena onde se fala sobre sonhos , projeção astral e mental e até referências até bíblicas.

Em “O Incal” de Alejandro Jodorowsky da qual ele fez ilustrações podemos ver muito simbolismo e que com certeza Moebius contribuiu em colocar isso , além das ilustrações.

Giraud também fez a arte de personagens imortais como : Surfista Prateado , Homem-Aranha , Homem de Ferro , Coisa , Superman e Justiceiro.

Mas ele é conhecido por escrever : Incal , O Homem é Bom ? ,  Mundo de Edena ,  Arzach e Garagem Hermética.

Algumas das contribuições em filmes que ele fez : O Quinto Elemento , Tron , O Segredo do Abismo , Willow  , Alien  o 8ª Passageiro entre outras vários.

Ele fez várias exposições e ganhou mais de 18 prêmios , o último em 2011.

Não dá para dizer o que você encontra nos quadrinhos que ele escreve pois cada um é único , mas com certeza vale a pena ler , além dos citados acima procurem “Surfista Prateado – Parábola” , escrito por Stan Lee e ilustrado por Moebius.

 


 

  • Alejandro Jodorowsky – Escritor da HQ Fábulas Pânicas e outros diversos trabalhos como filmes.

Página no Facebook  : http://www.facebook.com/Tudosobremagiaeocultismo

Outros Textos da Coluna de Quadrinhos

Este post tem 7 comentários

    1. Mazzarin

      Obrigado pelo link.

  1. Mazzarin

    Simplesmente um gênio na sua arte… muito bom o post.

    @Yuri – Valeu!

  2. V. Vitali

    Legal o post, mas essas vírgulas aí separadas da palavra anterior incomodaram um pouco.

    @Yuri – Problema de formatação e o texto meio “grudado” também passei do blogger pro wordpress e ficou assim estranho.
    Nas próximas não vão ocorrer.

  3. Tadeu

    Lembrança merecida! Valeu pelo post!

Deixe uma resposta