Mapa Astral do Grant Morrison

Grant Morrison (nascido em Glasgow, Escócia, a 31 de janeiro de 1960) é um escritor de histórias em quadrinhos, autor de uma das minhas séries favoritas, “The Invisibles”. Ele é conhecido por seu experimentalismo e pela utilização das mais diversas referências culturais e contra-culturais em suas criações.

grant-morrison-chart

Não temos o horário, então fica faltando o ascendente e as casas, mas a análise básica dos principais planetas mostra como ele desenvolveu sua Verdadeira Vontade:

O Planeta mais importante do mapa de Grant é Netuno em Escorpião, com 7 aspectações:
Netuno esteve em Escorpião de 1793 a 1806 e novamente de 1955 a 1970. Houve nessas épocas um profundo despertar coletivo de impulsos emocionais ocultos, ativados em especial pela música popular e pela influência da mídia. Os temores mais profundos da humanidade se infiltraram até a superfície e as pessoas foram obrigadas a desenvolver novas atitudes em relação à morte e à destruição, um processo que, se por um lado enriqueceu a sociedade a nível espiritual, por outro criou uma certa histeria entre as massas.
Caso venha a canalizar essa influência coletiva de forma pessoal, terá uma profunda fascinação pelos assuntos sigilosos e tabus, bem como pela sexualidade e pelo ocultismo. Ao mesmo tempo, poderá ter talentos musicais ou mágicos, que o habilitarão a mobilizar os poderes ocultos para despertar os outros.

A Aspectação mais forte é uma semiquadratura com Júpiter (em Sagitário, o signo dos educadores): Como esses planetas tem movimentos relativamente lentos, sua influência é sentida em nível da coletividade. Se canalizar a influência dos mesmos para a sua profissão, desejará trabalhar no efeito coletivo da influência social, cultural e intelectual. Pode ter talento para marketing, publicidade ou para vender um sonho ou visão. Também pode ter propensão à catequese em nível político, religioso ou social.

Sol e Mercúrio em Aquário e em conjunção indicam uma pessoa de pensamento claro, muito aberta e entusiástica por idéias novas, apesar de poder ser um pouco teimosa nas suas opiniões. Pode também ter gênio inventivo ou algum interesse especial e único, talvez ligado à percepção e ao conhecimento. Também existe em si a tendência para assumir pontos de vista contrários à norma geralmente aceite. Sente que é seu dever sacudir as idéias dos outros e criar renovação à sua volta.

Lua em Peixes, fazendo uma quadratura forte com Júpiter (novamente, temos Yesod em sintonia com Chesed: a intuição em sintonia com aquilo que lhe é mais produtivo: sua capacidade de passar ideais adiante): se sairia bem em uma profissão que oferecesse a oportunidade de viajar e de conhecer culturas diferentes. Sendo uma pessoa de espírito inquieto, não gosta de trabalhos que não possuam elementos de exploração – seja cultural, intelectual ou geograficamente falando. Em se tratando de uma pessoa muito curiosa, a busca do conhecimento é primordial para ele. Tem talento para lidar com o público, especialmente com relação à opinião pública, marketing, ou a divulgação de qualquer tipo de valores.

Saturno (em Capricórnio) e Sêxtil com Netuno (em Escorpião): Se você demonstrar essa influência em sua vida profissional, terá preocupação em tornar sonhos realidade e em trazer as visões de volta à terra. Isto pode ser expresso politicamente, por meio de obras sociais correlatas, ou talvez sua carreira seja influenciada por qualquer outra forma de contato com os problemas sociais simbolizados por esse aspecto. Isso pode significar lidar com sofrimento de algum modo, por exemplo solidão ou pobreza, idade avançada, alcoolismo, etc. Quanto às suas próprias ambições, você se sentirá freqüentemente orientado por um profundo sentido de insatisfação profissional, e até mesmo os objetivos traçados podem parecer vazios ao serem atingidos. Um real significado é encontrado em algum tipo de trabalho em que sacrifique a ambição pessoal em prol de uma causa universal.

Vênus (em Capricórnio) em Sêxtil com Netuno (em Escorpião): Tem sentido estético extraordinariamente refinado. A falta de harmonia provoca um desconforto quase físico, o que faz com que seja fortemente motivado a restabelecer o equilíbrio em seu mundo interior e exterior. Profissionalmente isto se manifesta em uma carreira em que os assuntos relacionados a gosto são importantes, ou talentos diplomáticos sejam necessários. É talhado especificamente para lidar com assuntos ligados a relações públicas, porem sua compaixão genuína por outras pessoas pode levá-lo a trabalhos em que ajude os outros de algum modo. Embora possa ser fortemente inspirado por elementos de beleza física, raramente se satisfará somente com bem-estar material. Tem talentos artísticos.

Estas são as aspectações mais fortes, mas podemos citar também a conjunção de Marte e Saturno em Capricórnio, que indica problemas em respeitar autoridades estabelecidas. É interessante comparar os mapas do Grant com o do Neil Gaiman ao mesmo tempo em que comparamos os estilos das obras dos dois escritores (especialmente suas obras-primas “Invisibles” e “Sandman”).

Este post tem 12 comentários

  1. David

    Nada a ver com o post. Você disse que a reposta para qual o sentido da vida era realmente 42. Por que a resposta para qual o sentido da vida é 42?

  2. Livio

    O sentido da vida É 42.

    Quem não entendeu, vai ter que fazer a lição de casa antes de pedir ajuda para o professor, se não de nada vai valer a resposta.

    Pode demorar um pouco mais ou menos, dependendo da aplicação do aluno. Mas nada de pedir explicação sem refletir, pensar ou procurar, e nada de atitudes rasas, hein?

  3. David

    Livio, obrigado pela atenção a ponto de ler e se interessar a responder meu post, se alguém vai me responder, ainda que seja a mesma resposta, eu gostaria que fosse o próprio Marcelo.Primeiro porque a pergunta foi feita para ele e segundo porque ele é quem pode melhor orientar as pessoas quanto a isso, para isso basta ver o esforço que ele faz para manter contato com os interessados. Não me leve a mal quanto a essa resposta, sei que vc só quer me ajudar, então, ainda que a resposta de Marcelo seja a mesma eu prefiro aguarda. E, mais uma vez, obrigado por se dignificar a responder a meu post.

    @MDD – O Livio está correto. Cada um que ache a resposta para isso sozinho. Está nos posts antigos.

  4. Manfroi

    Sempre achei que o sentido da vida fosse 53 hahaha

    Tenho grandes dúvidas sobre qual profissão devo escolher. Um mapa astral ajudaria eu me decidir ou ao menos me daria alguma direção mais precisa?

    E quanto tempo leva em média pro mapa astral ficar pronto?

    @MDD – Ajudaria sim. Entre 2 e 2 dias.

  5. Mario Neis

    @david

    não é que o o Livio não queira dar a resposta “mastigada”
    é que o “43” só pode ser compreendido se for “sentido” pelo “aprendiz”.
    Desculpe se fui multo evasivo.

    mas é o que é possível responder para tu ter total aproveitamento do 43 depois de compreendido. :S

    sorry.

  6. david

    Valeu pela resposta Marcelo. Esperava que fosse essa mesmo. Só queria que você mesmo respondesse porque vc sempre deixa algo nas entrelinhas, estava esperando para ver o que era.

  7. Rodrigo

    Marcelo, dá pra tentar arrumar a hora do nascimento do Grant no http://www.barbelith.com , eu não posto lá perguntando porque meu inglês é muito fraco, embora lendo eu consiga entender basicamente o que dizem, não consigo articular uma única frase bem feita, e acho que não teria “gabarito”. Se vc se apresentar, mostrar seu trabalho de conscientização mágica no Brasil e seu curriculo, provavelmente o próprio Grant (que posta lá direto, principalmente na seção Temple) te responderá com as informações, acho que vale a pena tentar.

  8. Pedro

    Marcelo, eu li no seu formspring que a hospitalaria esta recebendo doaçoes em sangue. Essas doaçoes são recebidas como forma de pagamento para o mapa astral?
    Agradeço desde já pela resposta. Continue com o bom trabalho.

    @MDD – A hospitalaria não recebe nenhuma doação de sangue… todo o sangue que utilizamos nos rituais é proveniente dos leitores virgens do blog. O que voce pode fazer é ir até um banco de sangue reconhecido, fazer a doação para eles e scannear os certificados.

  9. Andreas

    Achei a resposta pro enigma do 42 em menos de um minuto no google…
    Está nos comentários de posts anteriores, com os dados coletados lá, basta mais uma busca no google e pronto, resposta!

  10. Edu

    Por mais que existam zilhões de combinações possíveis para um mapa astral, ainda sim existem pessoas que vão ter o “mesmo” mapa.

    Nascimentos simultâneos dentro de uma localidade e ainda irmãos gêmeos terão um mapa bem semelhante não? Irmãos gêmeos nem sempre, ou na maioria dos casos tem preferências, personalidades e aptidões diferentes… Ou estou errado?

    @MDD – Voce poderia ter um mapa identico ao do Grant Morrison e ser um pastor messiânico, ou desenvolver só os aspectos de capricórnio e se tornar um CEO de alguma multinacional, alguém que use suas habilidades para passar mensagens para multidões (ou um publicitário, também cairia no perfil), ou pode ser o dono de uma padaria que tem idéias muito sensacionais e diferentes, mas nunca as mostra pra ninguém hehehe… Em uma curva de oitava baixa, voce poderia ser um dominador e manipulador de massas jogando pro lado negro da força, um diretor-chefe da rede bobo, por exemplo.

  11. Thiago

    dica: 4-2
    Ajudou?

  12. Caiohm

    Tio, o que achas da Magia do Caos, no estilo do Grant?

    @MDD – Acho que só são caóticas na aparência; por baixo do simbolismo, em um nível mais cru, ela obedece certas ordens e regras.

Deixe uma resposta