Mapa Astral de Peter Paul Rubens

A maioria de vocês não deve conhecer, mas para quem é estudioso de História da Arte, este é um dos pintores mais importantes do planeta, e o meu pintor favorito. Peter Paul Rubens (Siegen, 28 de Junho de 1577 — Antuérpia, 30 de Maio de 1640) foi um pintor flamengo inserido no contexto do Barroco.
Além de manter um grande estúdio em Antuérpia que produziu muitas pinturas populares entre a nobreza e os colecionadores por toda a Europa, Rubens foi humanista de educação clássica, um colecionador e um diplomata, e foi elevado ao título de cavaleiro por Filipe IV da Espanha e Carlos I de Inglaterra.

O Mapa de Peter tem Sol em Câncer, ascendente em Libra; Marte e Mercúrio em Câncer-Leão (Cavaleiro de Bastões); Lua e Vênus em Leão; Júpiter em Virgem e Saturno em Capricórnio, sendo Saturno seu planeta mais forte, com 5 Aspectações.
Seu estilo de pintura é extremamente realista, tornando-se praticamente um portal combinado das energias capricornianas, virginianas e cancerianas. Suas obras conseguem mexer profundamente com o emocional de quem as observa, ao mesmo tempo em que são impregnadas de uma qualidade técnica impressionante (Trígono muito forte entre Júpiter em Virgem e Saturno em Capricórnio). A beleza e as cores vivas utilizadas em sua técnica são reflexos das energias cancerianas e leoninas.
Suas características de colecionador e diplomata ficam evidentes com a forte combinação das energias de Câncer e Libra. Entre 1627 e 1630, a carreira diplomática de Rubens esteve particularmente ativa e ele frequentemente se movimentava entre as cortes da Espanha e da Inglaterra tentando promover a paz entre os Países Baixos Espanhóis e as Províncias Unidas. Ele também fez diversas viagens para o norte da Holanda, tanto como artista quanto como diplomata.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 9

  1. Meu pai, que é artista plástico, deu a minha mãe duas opções para o que viria a ser meu nome, Rubens ou Rafael (o Sanzio), minha mãe optou por Rafael.

  2. Marcelo, ja vi mapas astrais aqui no site que não há nenhum planeta no ascendente. Afinal de contas o que faz o ascendente de uma pessoa, no que vai afetar ela?
    @MDD – Na Árvore, o Ascendente é Malkuth. A intersecção da casa 12 (espiritualidade) com a casa 1 (autoconhecimento).

  3. MDD, mesmo que a pessoa não tenha uma influência de um signo no ramo da criatividade, e seja Artista, o que seria o fator decisor de sua escolha para tal vontade?
    @MDD – Continuar o trabalho de vidas passadas…

    1. Isso explica meu ouvido apurado e minha facilidade com instrumentos percussivos. Não achei nada relacionado a isso no meu mapa. Entretanto não me impediu de ser um bom baterista e técnico de som. 🙂

    2. MDD, mesmo que a pessoa não tenha uma influência de um signo no ramo da criatividade, e seja Artista, o que seria o fator decisor de sua escolha para tal vontade?
      @MDD – Continuar o trabalho de vidas passadas…
      Nooossa… muito interessante esse fato de vidas passadas,Marcelo!!!! Agora mesmo é que eu fiquei com mais vontade ainda de fazer meu Mapa Astral.
      E só pra não perder o foco, Rubens tbem é um dos meus pintores favoritos! O coração até deu um salto quando li o nome dele aqui! rs

  4. Marcelo,
    Rubens viveu em uma época que predominava o “estilo barroco” de pintura. Considerando os mestres de Rubens que eram maneiristas e fazem uma “revisão dos valores clássicos e naturalistas prestigiados pelo Humanismo renascentista e cristalizados na Alta Renascença” (wiki) o realismo estará sempre presente.
    A “emoção” era algo básico de qualquer pintor… era o estilo da época. As cores “vivas” é uma representação de contraste, no barroco o mais comum é o “chiaroscuro” mas nem todos os artistas barrocos seguiam ele, o contraste era só uma outra característica do Barroco.
    O movimento e o detalhismo que acredito q aqui entram na sua descrição como “técnica” é algo da época, lembrando de que obras que não tinham “tecnicas” nunca seriam vistas como arte no séc 16 ou 17.
    Acredito que as informações do mapa astral para esta reportagem não são tão válidas como característica só de Rubens. Não estou menosprezando o trabalho… mas acredito q seria mais legal encontrar no mapa astral algo q seja característico de Rubens (que existe), não simples características de época e estilo artístico.
    @MDD – Sao sim. Rubens era DIPLOMATA, que exercia com tanta maestria que foi nomeado Cavaleiro tanto por Felipe IV (espanha) quanto por Carlos I (Inglaterra) e foi uma das primeiras pessoas a defender e registrar seus trabalhos com Direitos autorais, coisa que não existia na época. Estas são características que evidenciam os aspectos librianos (no caso da diplomacia) e virginianos/capricornianos como defensor da técnica e da metodologia. Muito do mapa dele (e de outros autores da época) irão ter os mesmos planetas nas mesmas energias, pois isso é decorrente do período onde eles estavam (os que se dedicavam à pintura sofriam influência do estado cultural daquele período de tempo-espaço, portanto é natural que tenham mapas parecidos). As descrições que dou dos mapas nestes posts são de um ou dois parágrafos, apenas para mostrar como o Magnus Opus de cada pessoa irá sempre de acordo com as aspectações de seu mapa, não têm por objetivo ser algo detalhado.
    Um bom artista para fazer o mapa astral acredito q seja Gustav Klint, esse tem muita relação com a arte e o ocultismo.
    @MDD – Ok. Viena, 14 de julho de 1862. Farei 🙂
    Obrigada.

  5. boa tarde MDD, antes de mais nada te parabenizar pelo excelente trabalho com o blog sempre com informações valiosissimas e dizer que sou teu fã!
    seguinte… uma pergunta, vc nao comentou netuno em conjunção com o sol, que ultimamente tem atraido bastante a minha atenção em meus estudos, tal aspecto poderia ser um enfraquecedor da Vontade?

  6. MDD, os aspectos de um mapa revelarão a verdadeira vontade de fazer algo(porexemplo pintar) ou o jeito que a pessoa vai executar algo(estilo)?
    @MDD – O estilo. O mapa não diz “você vai ser médico” ou “você vai ser artista”, mas sim “a maneira como você vai exercer a medicina ou as artes, se esta for sua Verdadeira Vontade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas