Austin Osman Spare (30 de dezembro de 1886 – 15 de Maio de 1956) foi um artista inglês que desenvolveu diversas técnicas mágicas, incluindo a escrita automática , desenho automático e sigilização baseado em suas teorias sobre a relação entre o subconsciente e consciente. Seu trabalho artístico é caracterizado por desenhos complexos, exibindo um domínio completo da utilização da linha e, muitas vezes emprega figuras monstruosas, mágicas e sexuais.
O Mapa de Spare possui Sol e Vênus em Capricórnio, Lua em Peixes (na verdade, Aquário-Peixes), Marte e Ascendente em Aquário (alguém achava que seria diferente?), Caput Draconis em Leão-Virgem e Júpiter em Escorpião. Seu Planeta mais forte é a Lua em Aquário-Peixes, com 6 Aspectações fortes.
A Lua espiritualizada pauta o mapa de Austin. Seu Trigono de 1 grau com Júpiter em Escorpião fazem uma combinação preciosa para quem deseja estudar ocultismo, pois faz com que a intuição (Lua/Yesod) esteja mergulhada em energias espirituais e seu facilitador (Júpiter) esteja diretamente em conexão com as profundidades e o poder escorpiano. Some isso a um aspecto disciplinar de Sol e Vênus em Capricórnio e tem-se uma base muito apropriada para um grande magista do caos: Capricórnio e Aquário fortes no Mapa.
Um Aspecto interessante de apontar neste mapa é o fato que Spare, que é tido por muitos como o pai da Magia do Caos, na verdade, possuía uma Disciplina acima da média (que foi vital para que conseguisse recuperar o movimento dos braços, após o acidente que destruiu seu estúdio). Apenas não gostava de Magia Ritualística (o que realmente seria cada vez mais complicado para alguém com Marte e Ascendente em Aquário e Lua em Peixes-Aquário).
Suas técnicas de Sigilização, desenvolvimento de um alfabeto pessoal e sua vasta galeria de imagens relacionadas ao ocultismo são o legado dessa combinação muito interessante e poderosa de energias.
Respostas de 15
segundo sagitariano ascendente em aquario q eu vejo aqui! \o/
Isso prova que não é estritamente necessario alguem ser um profissional na magia ritualistica para obter resultados satisfatorios…pois Spare desenvolveu um sistema e foi um ocultista que deixa muitos magos de hoje viciados no Aleister Crowler, alias considero esse cara bem melhor que o Crowler. Creio que qualquer um com Vontade pode desenvolver o seu proprio sistema de magia.
@MDD – antes de “desenvolver o próprio sistema de magia” a pessoa precisa ter MUITA base teórica, para saber O QUE está fazendo, que era o caso do Spare. Senao vira uma salada esquisotérica, como muitos caoistas que eu vejo por ai na net.
Aproposito Del Debbio o sistema desse cara não é só “escrever cortar as letras repitidas e fazer um sigilo” como ensinam os caosistas, se fosse assim todo mundo que pratica a sigilização teria um carro mercedes e uma modelo da tv globo com ele, na real como funciona a sigilização, saberia me dizer
DD oq acha da astrologia horária ?
@MDD – Astrologia usada para responder perguntas como “vou comprar um carro em 2011?”… esquisoterice pura. Não tem a menor lógica pois justamente implica em “planetas regendo nossas vidas” que é o que todo estudante sério de astrologia mais repudia e o que mais temos combatido no Blog e no Mayhem… por outro lado, é ótima para “dar consultas” e ganhar um dim-dim com os trouxas, então nem preciso dizer porque tem tanto site nessa picaretagem, ne?
Olá MDD e todos que visitam o blog. Primeiro quero dizer que sou um novo visitante, me encantei e daqui não saio por um bom tempo.
O objetivo desse comentário é o seguinte, estou curioso para saber se você(s) sabem do desvio dos signos astroLógicos e astroNómicos. Sou fascinado pelos dois, tenho telescópios e mapas astrais (sem falar de uma variedade de livros sobre o assunto) e percebo que a astrologia parece ter se perdido em algum ponto na nossa história (oculta). Acredito ser uma das maiores conspirações que me dei conta e comprovei com métodos científicos o que estou dizendo (me desculpem, mas a ciência é muito boa para constatar erros desse tipo). O desvio é simples de ser desfeito, porém requer muita audácia e coragem para admitir-se o erro e tentar transmuta-lo em sabedoria mais perto da verdadeira.
Alguns pontos que comprovei quando constatei o desvio no período das constelações (signos):
-A princípio o que me veio em mente foi o desvio no eixo terrestre, mas com muita elocubração percebi que de nada afetaria o desvio do eixo no período das constelações do zodíaco. Porém descobri o que o eixo terrestre afeta: as Eras. (sinto informar para quem pensa o contrário mas segundo a astronomia, ou seja, o que acontece no real (olhando para o céu), ainda estamos na era de Peixes).
-Depois, voltei meus olhos para a história. Percebi as constantes alterações no calendário por reis e imperadores que, sem nenhum embasamento teórico ( interesses mesquinhos e egocêntricos), alteraram o calendário. Como era de se esperar, com o passar do tempo astrônomos perceberam o erro e dizem ter “concertado” o calendário. Fica ai uma dúvida que ainda não sei responder: “será que eles concertaram certo?” rs.
Eu particularmente acredito na verdade. Prefiro me decepcionar e saber que tenho maiores chances de estar certo, do que viver em mais uma ilusão (dentro da ilusão). Isso é pessoal.
Compartilhei aqui minha experiência e dedução baseada em ciência, conhecimento oculto e um propósito de vida: A verdade.
Espero ser respeitado, abç.
@MDD – Constelação não tem nada a ver com Astrologia. Não faz a menor diferença em qual constelação está o Sol quando avaliamos os signos, pois mesmo os signos não passam de referências para emanações energéticas. A única coisa que realmente importa é a geometria do Sistema Solar, que é reproduzida no Mapa Astral e independe de qualquer tipo de calendário.
Hmmm… entendo. Sempre pensei que nosso Sol potencializasse a energia vinda de uma parte do universo (que estaria atrás dele olhando da Terra) e que nossos antepassados sabiamente constataram tais emanações diferentes que vinham e assim “catalogaram” de acordo com as constelações. Desse modo as constelções seriam apenas um ponto de referencia. Mas pelo que você me disse pareço estar errado.
@MDD – nao é que vc esteja errado… era o que eles tinham como REFERENCIA quando a astrologia foi ensinada. Essa história toda de “os seres humanos que observavam as estrelas e anotavam e tiravam conclusoes é que esta errada… os seres humanos de HOJE nao conseguem entender a Astrologia (e olha que eu tenho feito um esforço enorme pra tentar explicar aqui no blog), imagina os de 7.000 AC… a idéia de que ‘anjos’ tenham ensinado não está totalmente errada… creio que foram os mentores espirituais da humanidade que passaram este conhecimento, e DEPOIS os humanos começaram a fazer pesquisas e correlações. Tenta explicar que o Mapa astral é uma “configuração de parametros de software para nossa biomaquina, para auxiliar melhor o desempenho desta em relacao á sua missao nessa encarnaçao” pra alguem no século XIX… nao rola… os espíritos tinham de falar a linguagem que as pessoas fossem compreender, dai toda essa lenga lenga de “os Planetas influenciam nossa vida” e tal… os planetas são apenas PONTEIROS; eles nao criam energia da mesma maneira que o seu relogio nao cria as horas, ele apenas as MOSTRA. O problema é que 99% dos astrologos se contenta com essas explicaçoes simplórias, e ai os erros vao se propagando, propagando, propagando…
Uma dúvida. O que realmente é geometria do sistema solar? é o que acontece no físico (movimentos dos planetas e mudança de aspectos de emanoções energéticas causadas por esses movimentos)? ou é outra explicação que desconheço (talvez energética mas que siga os mesmos movimentos do físico, só que uns meses deslocado)?
@MDD – A geometria do Sistema Solar é a que falei: a posição e angulação dos planetas entre eles mesmos, como ponteiros de um relógio que é o Sistema Solar, válido para os habitantes deste planeta encarnados. Constelações são completamente arbitrárias! as estrelas de uma constelação nem estão “juntas”, muitas tem centenas, às vezes milhares de anos luz de distancia entre elas… nao faz o menor sentido se guiar pelas constelações na Astrologia… mas fazia sentido para quem não tinha a menor idéia de como esse mecanismo energético funcionava e usava isso de parâmetro… hoje muito do que sabemos nos foi passado por entidades da Umbanda, que USAM esta energia e estas configurações energéticas de maneira prática, no Astral… por isso sabemos de maneira empírica como funcionam as emanações de Marte (que eles chamam de Ogum), Vênus (Oxum), etc e o que estas angulações representam.
Não sei. E sinceramente não entendo a explicação desse deslocamento.
@MDD – Porque NÂO HÁ deslocamento algum… não importa se hoje as estrelas estão alinhadas diferente, se hoje é gemeos onde antes era touro e whatever. Não importa se novas constelações aparecem ou desaparecem, porque elas sao apenas como aquelas tampas de relógio que voce tira e poe… o que vale mesmo são os angulos entre os ponteiros (em uma analogia grosseira).
Ah.. uma coisa que nao deve ter ficado claro. Calendário é uma forma de marcação do tempo. a Astrologia utiliza do tempo marcado por nosso calendário (datas de nascimentos) baseado nisso, ele da nosso mapa Astral. Há uma correlação de extrema importância da astrologia com nosso calendário (muda-se a data do calendario, muda-se o mapa).
@MDD – calma… a Astrologia é baseada na POSICAO DOS PLANETAS NO CÉU em determinado momento… “calendários” sao uma conveniencia humana… nao faz a menor diferença pra astrologia se chamam um dia de 20 de agosto ou 30 de shitvaz ou terceiro dia da quinta lua de 5376… a posição dos Planetas no céu será a mesma nesse momento. Acho que foi isso mesmo que voce quis dizer, com outras palavras… só quero deixar claro a diferença.
Desculpe a insistência. Não quero ser o chato científico que duvida de tudo e quer ver para crêr.
Desejo que esse comentário seja aceito com as mais nobres intenções. Meu objetivo é descobrir em que acreditar. Você é a pessoa que poderia me esclarecer muito e admiro você responder todos os comentários.
@MDD – nao tem problema nenhum… e se algo nao ficou claro, pergunta de novo, se nao entendeu o que eu escrevi, refaz a pergunta de maneira diferente. Eu sei que muito do que eu coloco no blog sobre Astrologia bate direto contra umas vertentes “famosas” no Brasil, como Astrologia horaria ou baseada em constelações, mas é porque quem normalmente aprendeu essas coisas a fez na base do decoreba, e nao de empirismo. Eu não “acredito” que seja desta maneira… eu vou pegando e comparando informações com entidades espirituais que USAM estas energias de maneira prática. Elas fazem paralelos entre o que a gente tem em livros e o que elas realmente utilizam; a maneira como estas energias são usadas no Plano Astral… e ai eu testo (atualmente, fiz cerca de 800 mapas astrais via hospitalaria, fora os 40 mapas de pessoas famosas que estou postando no Blog, fora os mais de 200 alunos que já tive e que foram pesquisar e comentam no Mayhem sobre mapas feitos deles e de conhecidos… então não é algo que seja “achômetro”, nem precisamos falar o que o cliente quer ouvir (o que é o caso dos astrologos que fazem “consultas”) entao baseado em tudo isso, tenho uma constatação de que funciona desta maneira, acima de qualquer dúvida razoável. Mas estamos sempre aberto a qualquer comentário… se vc me falar algo que seja interessante e faça sentido, eu vou lá perguntar pras entidades e examinar os mapas feitos pra ver se procede… ai vou ter um “sim, procede, pelos motivos XYZ” ou um “nao, nao procede, pelos motivos XYZ”… nunca é um “nao, porque nao”.
MDD não sabe o quanto estou grato. Foi a resposta que procurava. Algo que faz sentido e vinda de uma visão ampla como a sua. Vou mudar novamente meus pensamentos para aceitar sua explicação como uma verdade possível. Quero dizer aqui que acredito muito na astrologia, eu “SEI” que é verdadeira no fundo de meu Ser. Nunca duvidei das influencias energéticas nas nossas vidas. Mas esse é meu jeito de estudar coisas assim, justamente por, como vc citou, “99% dos astrologos se contentarem com explicações simplórias”. Acredito que tudo tem um sentido. Talvez eu não tenha bojo para entender muitas coisas, mas faço o máximo que posso com as caracteristicas e limitações que encarnei nessa vida. Sinto uma alegria interna muito grande em perceber que o ser humano pode ser justo e e atencioso. Sua resposta foi uma demonstração disso.
Amo enxergar sentido nas coisas até aqui no plano físico, nesse planeta (acho que esse é a meta no fim das contas), e você me proporcionou isso hoje. Agradeço e dou-lhe aqui um elogio em troca. Um incentivo. Um reconhecimento do seu trabalho e admiração do mesmo. Você é um ponto de luz e sabedoria. Uma pessoa que resgata informações esquecidas e não às guarda para si. Mostra para quem quiser ver.
Enfim, estou grato. Sucesso nos seus trabalhos externos e íntimos.
@MDD – Nenhuma visão da astrologia é perdida. Apesar de ser extremamente científica, ela trabalha com SIMBOLOS e estes simbolos estao em um plano superior à nossa capacidade de interpretação. desta maneira, cada astrólogo entenderá aquela combinação energética de determinada maneira… se voce perguntar a dez estudantes para que lhes de características de áries, eles escreverão a mesma coisa com palavras diferentes, da mesma maneira que fariam se voce os mandasse descrever uma determinada árvore. É o que eu falo pros meus alunos… entendam O QUE É aquela energia e depois voces podem ler 20 livros diferentes de astrologia e não ficarem perdidos, porque voces entenderão os conceitos ANTERIORES àquela descrição (um livro de astrologia escrito por um canceriano é muito diferente de um livro com o mesmo conteúdo escrito por um virginiano hehehe).
E necessário o estudante procurar o seu caminho, enriquecer e trazer com suas palavras e idéias o que os mestres anteriores ja ensinavam e assim transformar em algo novo com sua própria Linguagem.
Os magos ilustres que vemos acrescentaram sempre algo e assim que devemos fazer.
O Spare quando li sobre ele foi algo muito interessante o que ele fez para superar os problemas que ele passou, realmente merece seu destaque.
Obrigado por esse post MDD.
Teremos no início de 2011 um “Pergunte qualquer coisa”, com Marcelo Del Debbio?!
@MDD – Duvido muito, a menos que o formspring se reformule… estou com mais de 1000 perguntas paradas lá porque o site nao colabora…
MDD, você falou que astrologia horária é esquisoterice. Os astrólogos antigos usavam seu conhecimento mais para previsões e consultas eletivas. Quando analisavam uma carta natal sempre procuravam antes o temperamento da pessoa e depois como o posicionamento dos astros “prometiam” determinados eventos na vida dela (não que iria se cumprir exatamente como está no mapa). William Lilly, Al-Biruni e Jean Baptiste Morin, grandes astrólogos, usavam essa abordagem. Também existem registros do uso da astrologia para responder questões em textos indianos antigos (era chamada de Prasna Shastra se não me engano). Se esses autores e outros praticantes da astrologia construiram suas teses sobre esse tipo de estudo, a astrologia moderna não seria então filha de espertalhões e trapaceiros?
@MDD – depende do que voce chama de “astrologia moderna”… se forem as previsões de jornal e horóscopos, então a resposta é SIM, esse tipo de previsão era e continua sendo charlatanice. Existe algo na Astrologia Hermética chamado “preleção de datas” que é a escolha das melhores datas para fazer algo (é o que eu faço nesses posts de Consagrações de signos)… Isso vem da SINASTRIA do Mapa da pessoa com o mapa do dia tal, o que se deseja realizar e a escolha da data e hora XYZ na qual se teria as energias mais propícias para o que se está procurando… e FIM. Isso é válido para, por exemplo, assinaturas de contratos, rituais, consagrações, casamentos, mudança de casa, guerras, etc… é IMANTAR aquele ato com a energia daquele momento… funciona? SIM. Só que disso para a deturpação que os videntes fazem tem um loooongo caminho… Eu poderia, por exemplo, diante do seu mapa astral, pegar todas as datas de 2011 e avaliar quais dias voce teria conjunções/aspectações favoráveis para assuntos mentais, emocionais, profissionais, etc… mas seriam JANELAS energéticas favoráveis, nada mais do que isso… tanto que relatos medievais e antigos, apenas os reis usavam os serviços de astrólogos, e apenas para assuntos de vital importância como guerras, construir edificações, casamentos e acordos… COMPLETAMENTE DIFERENTE de eu falar “em janeiro, voce irá encontrar a mulher da sua vida, em março voce vai comprar seu carro…”
Então, EXISTE algo que poderia sim ser comparado aos horóscopos e que funciona em indicar períodos favoráveis e desfavoráveis, mas NUNCA como oráculo ou como fonte de “previsões” da maneira como esses charlatões propõem.
AO Spare tinha sim uma AutoDisciplina muito forte, além de uma base muito boa, supostamente passada pela Sra. Peterson.
Concordo plenamente com o que foi dito a respeito de muitas pessoas acharem que AOS propunha essa bobagem que muitos fazem por aí, chamado de Chaos Magick. Nada contra a Chaos Magick.
Muita gente faz exatamente o que AOS propôs, mas prefere não se enquadrar no termo Magia do Caos (termo este já muito desgastado).
A proposta de AOS reside em um nível de “alta magia”, o que é muito complicado de falar a quem não vislumbra esse patamar.
Até mesmo o Peter J. Carroll tem consciência disso, e deixa isso transparecer em alguns textos. Acontece que ele não faz questão de situar tão claramente a proposta, até por que a porralouquice da MC é que faz a sua publicidade. É mais ou menos o que aconteca com algumas escolas “Rosa Cruz”, que tem portas abertas para qualquer um se associar. É uma atitude criticável por alguns, mas em termos institucionais deve ter suas vantagens.
De que maneira a janela energética da Terra, influência um ser que vive em Mercúrio por exemplo?
@MDD – nenhuma, a não ser que tenha alguma correlação com a geometria dos Planetas em relação à Mercúrio, que é o local onde este ser está presente.
Saudações Fraternais
Com relação as “Janelas de energéticas favoráveis” que vc mencionou é semelhante ao mencionado por H. Spencer Lewis no livro “Autodominio e o destino com os ciclos da vida”, no capítulo (não lembro qual) existe uma tabela onde sugere os horários mais e menos indicados para contratos, casamentos, etc?
Paz profunda.
“É mais ou menos o que aconteca com algumas escolas “Rosa Cruz”, que tem portas abertas para qualquer um se associar”
Não quero caçar briga ou fazer qualquer forum de debate aqui, mas apesar de concordar até certo ponto do que o amigo Alef disse, discordo também em certo ponto do que foi dito acima. A rosacruz tenta mostrar o caminho para aquele que esta interessado…mas vem a pergunta como saber a quem vamos iniciar? Hoje a muita gente no mundo do que antigamente pessoas que caminham na cegueira ambulante e quando dão um passo na busca da luz tateando até alguma ordem como a rosacruz é aceito na esperança que trilhara com o coração esse novo caminho. A muitas pessoas que querem uma chance para mostrar que podem trilhar pelo caminho da iniciação, grandes ocultista que estão ocultos neles mesmos esperando uma oportunidade a rosacruz oferece isso, ao contrario de outras ordens conhecidas que preferem homens de influencia e unicameente eles no seu circulo(falo da maçonaria) raramente dando uma chance para essas pessoas a rosacruz se porta de uma forma totalmente diferente não é atoa que os maiores sabios alem de grandes pensadores sempre citam a rosacruz como fonte de esperança e fraternidade entre os homens sem distinção se são ricos ou pobres…Isso é o meu conceito de “qualquer um”
@MDD – Para entrar em uma RC, seja a AMORC, FRA, OKRC, lectorium ou outra, já indica alguém diferenciado. Mesmo entre esses, apenas uns poucos vao continuar seguindo até o martinismo e depois dentro das ordens invisíveis… são filtros. antigamente, com a inquisição batendo nas portas, as escolhas precisavam ser mais rígidas e entrava-se direto nos mistérios invisíveis… hoje em dia, não tememos mais a morte, mas em compensação, o número de pessoas toscas e descompromissadas aumentou exponencialmente também, daí a necessidade destes novos umbrais para selecionar.
O que uma ordem invisivel tem demais? Qual é o seu diferencial das outras…além de ser invsivel para a maioria pas pessoas?
@MDD – justamente esse… nao fica atraindo gente que quer status, poder, prestigio, mas sim os que querem realmente estudar.