Hoje muito se fala sobre os Anjos. Mas o que ou quem são Eles? Qual a diferença entre Arcanjo e Anjo?
Na Kabbalah, estes seres são expansões do Criador, para a manutenção da Ordem Cósmica do Universo Manifestado. A criação do Universo é explicada por um sistema kabalístico chamado de Árvore da Vida, composta de 10 Esferas inteligentes. Cada uma delas, cumprindo seu papel pré-determinado na Criação, como se fossem departamentos de uma Grande Empresa, independentes mas interligados entre si, cada um com sua própria hierarquia.
Os seres Celestiais, que na língua hebraica são chamados de MALAK GADOL (Grande Anjo/Arcanjo) e MALAK (Anjo), mantêm a Ordem no Cosmo, como também conduzem os seres humanos ao retorno da pureza original, para a reintegração com D’us (Devekuth).
Anjo é uma palavra de origem grega, cujo significado é mensageiro ou intermediário, porém dentro da Kabbalah estes seres Celestiais são extensões de D’us e não somente intermediários.
Mas quantos seres Celestiais existem?
Noventa e quatro, divididos em dez Arcanjos, setenta e dois anjos subordinados aos Arcanjos e doze anjos zodiacais, além de outros seres que não são anjos, conhecidos como Gênios. Nove Arcanjos tem por razões kabalísticas, oito anjos subordinados cada um. Sendo que apenas o Arcanjo da décima esfera da Árvore da Vida, chamado Sandalphon, cuida dos Ishim (Almas), além da entrada e saída do plano superior. Ele também é conhecido com “O Escrivão“, pois tudo ele sabe sobre os atos humanos.
Os Nomes dos Setenta e Dois Anjos, conhecidos hoje por muitas pessoas, são retirados do Livro do Êxodo, Cap. 14, vers. 19, 20 e 21. Cada versículo escrito em hebraico é composto de setenta e duas letras, e combinando-as pela Kabbalah e colocando as terminações IAH e EL, formam o SHEMAHAPHORE, os nomes da Vida. IAH e EL são dois Nomes ou atributos de D’us, pois na Kabbalah o Criador tem Dez Nomes e que são necessários conhecê-los para as invocações de nossos Anjos Guardiões.
Cada grupo de oito Anjos, faz parte de um Coro Angelical regida por um Arcanjo.
Abaixo estão colocados em Ordem Hierárquica, o Nome do Arcanjo e seu respectivo Coro, tanto na concepção Cristã como na Hebraica:
1) Metatron – Serafins / Haioth hakadosh
2) Raziel – Querubins / Ophanim
3) Tzafkiel – Tronos / Aralim
4) Tzadkiel – Dominações / Hashimalim
5) Camael – Potestades / Serafim
6) Miguel – Virtudes / Malakim
7) Auriel – Principados / Eloim
8) Raphael – Arcanjos / Beni Eloim
9) Gabriel – Anjos / Kerubim
Estes Arcanjos e Anjos existem pelo simples fato de D’us existir. Ao seu filho perfeito (nós os seres humanos) designou um Anjo Guardião, para que entrássemos na Sintonia da Ordem Espiritual que existe dentro e fora de Nós. Eles nos protegem dos males que muitas vezes impedem a nossa Felicidade, cuida da nossa saúde, de nossos sentimentos, de nosso raciocínio e principalmente da nossa espiritualidade.
Dentro da Kabbalah, além do nosso Anjo Guardião, temos mais três anjos que ajudam-no nos planos Físico, Emocional e Mental.
O interessante dentro desta Ciência chamada Kabbalah, é que para encontrarmos o nosso Anjo Guardião é necessário conhecer os três ajudantes dele.
Acredito que você está se questionando porque algumas das informações aqui apresentadas divergem do que muito foi escrito, como por exemplo: porque Camael e não Samael ou Samuel; ou porque Auriel e não Anael; etc…
Sinto informá-lo que a grande parte dos autores não se utilizam do conhecimento da Santa Kabbalah, e além de dizerem que são Anjos Cabalísticos nem ao menos sabem do que se trata. Longe de eu achar que posso em pouco tempo, contestar livros e livros já escritos sobre este assunto, meu intuito prior é instigar a sua Sede de Sabedoria, para que busque e saboreiem as respostas, pois somente desta maneira poderá descobrir a Verdade.
Não importa se você é um estudioso ou um leigo, pois sob o Olhar de D-us somos todos iguais.
Shalom.
Texto do Moré Marcelo Caziros.
Respostas de 18
Ótimo texto. Namastê.
Gostei muito do texto. Indicaria algum livro sobre este assunto?
Grata.
@Jeff – A Ciência Cabalística, por Lenain.
Muito bom o texto.
Alguns males que sofremos durante a vida, podem ter a ver com a distancia entre pessoa e anjo da guarda?
Se sim, o que causa esse distanciamento, e como resolver isto?
@Jeff – O que ocorre caso você não siga a sua Verdadeira Vontade? Reflita.
Excelente texto MDD!
Ja chegou a ler ou conhece a trilogia Filhos do Eden? do brazuka Eduardo Spohr?
Ele fala bastante desse assunto dos arcanjos e anjos…e brinca com suas funções!
Gostaria de saber uma opinião sua sobre essa espetacular obra!
Um grande abraç!
Ok. E como usar isso de forma prática? Porque ficar decorando nome de anjo não adianta nada se não tiver algo para se fazer com eles, correto?
@Jeff – Um bom início é meditar sobre o nome dos 72 (em hebraico, claro).
Boa ideia! Valeu pela dica! 😉
A informação sobre Metatron ser Enoch, e Sandalphon ser Elias (O Profeta) procede ou é lenda?? E Sobre os Nephilins, haverá um post sobre eles?? Sou fascinado pelos gigantões ante-diluvianos!!
Certa vez me peguntei se os anjos existem em outras tradições distantes do cristianismo/judaísmo…. Se sim quais nomes e sistemas devem ser usados?
Jeff,
Qual a relação destes anjos que você descreveu com os anjos enchianos ? poderia explanar sobre a questão ?
Ah !, parabéns pelo artigo, vou atrás da literatura recomendado em um dos comentários.
— Leandro
O Adriano Camargo Monteiro, no livro Cabala Draconiana, associa um Coro a Sandalfon tambem, os Ashim (se não me engano), ele não chega a citar quantos anjos compoem cada coro, mas ai ia ter que mecher nos numeros pra dar 72, tipo 8 com 7 e 2 com 8.
Algo interessante de se destacar é a semelhança entre os três anjos que defenden as areas fisicas, emocional e mental, e para conhecer o anjo que defende a area espiritual (verdadeira vontade?), deve-se primeiro conhecer e alinhar os tres anjos anteriores, isto se vê no caminho draconiano, onde para o homen se completar, deve antes ter preparado e conhecido os seus três amores, a saber “Agape, philos, e Eros”,
para então finalmente “alcançar sua iluminação”.
29/12/2014
Campos dos Goytacazes, RJ
29/12/2019
Sr. Moré Marcelo Caziros,
Sr. Jeff Alves,
Parte dos textos de Teoria da Conspiração toca minha razão e toca um pouco meu coração.
Este tocou muito meu coração.
Pertenço a uma fraternidade iniciática, estou no penúltimo grau ( teórico) mas só fiz a primeira iniciação, em parte porque aqui em Campos a unidade onde os membros podem se reunir não está apta para realizar iniciações.
Nos meus estudos, recebo “apostilas” nas quais são sugeridos exercícios.Num dos últimos graus, foi sugerido que eu lesse o Sefer Ietsirá antes de me deitar para dormir e pedisse ao meu Eu interior ajuda para entendê-lo.
Por distração, comprei um pequeno resumo do Zohar, ou seja, comprei o livro errado.Depois comprei o livro certo.E percebi que estava longe, muito longe do Sefer Ietsirá.Comprei alguns livros de Cabalá/Cabala para principiantes.
Será que o Sr. Moré Marcelo Caziros e/ ou o Sr. Jeff Alves concordaria em tentar “facilitar” a leitura desses livros mais elementares? Talvez responder a algumas perguntas.Talvez me fazer algumas perguntas.
/\
José Elias
Olá Joshias credo ledo engano por parte dos seus iniciadores, deves primeiro ler o apocrifo livro de adão gnostico e ai sim Sefer um abraço
Sr. David Leviathan,
Demorei muito para perceber que o sr. estava se dirigindo a mim, pois não estou acostumado a ser chamado de Joshias.
Muito obrigado, vou procurar esse livro de Adão Gnóstico.
Com votos de saúde,
José Elias
Muito obrigado, Sr. David Leviathan!
Jose Elias,nao vai encontrar o texto completo do Sefer Yetzirah em portugues,somente em hebraico
O sefer consiste em aprender encantações ,obviamente em hebraico para criar seres como o Golem e praticar Magia
Algumas dessas encantações podem demorar horas e horas pronunciando formulas magicas em hebraico,sem que a pessoa erre 1 letra sequer
Nao eh pensamento ou sentimento magico,eh magia na pratica com conhecimento e concentração
Jeff,nao existe 75 nomes de anjos em hebraico
As permutações e combinações de letras em hebraico que foram extraídas de uma passagem do livro Exodo,são Invocaçãos praticamente impronunciáveis porque não existe vogal em Hebraico Com certeza,para os judeus que sao observantes e cumprem todos os requisitos,pode ser possível aprender com um verdadeiro sabio Kaballa Maa ssit,ou Kaballa Pratica que eh o que realmente se trata invocação VOCAL de Malachim
Olá boa tarde. Como descobrimos nossos anjos pessoais. Sei o meu principal, mas como descubro os outros 3?
Obrigada