Hierarquia

Um dos maiores erros do homem atual, filho da sociedade contemporânea, é acreditar numa suposta igualdade totalmente ausente na vida e na própria natureza, já que todos os “reinos” e espécies se encontram perfeitamente hierarquizados. Por este expediente igualitário se nega toda possibilidade de superação, já que se atribui aos demais a pequena mediocridade do meio que se vive e encarna, e as pessoais densidades e pesadelos que constituem a existência individual dos que integram uma sociedade dessacralizada. Projeta-se assim uma imagem rasteira, sem ter em conta nem por um momento a experiência, a sabedoria, a idade, os estudos e as viagens daqueles com os quais se pretende equiparar, numa comparação absurda que se produz pelo fato de “crer” numa “igualdade” que é tomada como um autêntico “bem” em si mesmo, e mesmo como um progresso cívico e democrático.

É comum ver em povos e províncias que às pessoas, que por algum motivo se destacam, trata-se de lhes “puxar o tapete”, ou de lhes “descer do pedestal”. Esta última imagem é muito plástica: há que fazer “baixar o nível” do outro quando não se pode ou não se quer ascender a seu nível.

Não há maior igualdade que aquela que temos os homens, a de albergar a deidade no interior de cada ser, possibilidade que levamos os seres humanos sem exceção e que constitui o que verdadeiramente une. Ou seja, a igualdade ante e no Ser Universal da qual todos os seres de alguma maneira somos partícipes, e a liberdade de conseguir a fusão nesse Ser Universal que deu ao ser particular uma Origem e um Destino comum.

Este post tem 23 comentários

  1. Nicolas

    É imprescindível que os homens tenham em mente as diferenças geradas pela vivência de cada organismo, o que nos torna únicos e ao mesmo tempo integrados ao todo. Acho que o “erro” do homem atual foi não entender seus próprios sentimentos e vibrações, de maneira que se deixa levar pelo ego e inveja aqueles que estão em níveis diferenciados.
    Aquele velho ditado expressa bem como a sociedade “resolveu” este parâmetro. Não sei ao certo se é assim, mas uso estas palavras: “Prego de fora da madeira leva martelada…”. Para mim, normalizar pela média é querer se manter cômodo em sua posição, sem precisar lutar para avançar. Espero que consigamos mudar esta visão em nós, e por fim, na sociedade.
    Ah, muito bom o texto.

  2. danilo

    hummm vou ter que ler mais vezes do que normalmente eu leio os seus textos para entender esse!

    mas algumas passagens ressonaram comigo e com algo que sinto…

    acho eu que a maçonaria foi/será uma escola para você até um determinado ponto… e que quando você reconhecer isso vai procurar uma nova escola…

    talvez a maçonaria seja seu caminho mesmo…

    e dae talvez eu queira ‘puxar seu tapete’ sem conscientemente querer??

  3. Eduardo Marques

    Eu entendo o que você quer dizer, pois já senti a estupidez dessa crença na igualdade, mas veja bem: essa igualdade “forçada” de que você fala pode não ser o melhor, mas é o que temos. Não fosse ela, por exemplo, as “raças inferiores” e as pessoas pobres, principalmente, além da desvantagem que têm hoje em relação ao branco e ao rico, provavelmente seriam dominadas por ideologias místicas assim. O próprio Allan Kardec era racista e falava que se um espírito em um corpo de “raça inferior” evoluísse, poderia reencarnar em uma raça “superior”.

    É que a mente objetiva do homem não trabalha em perfeita harmonia com o universo; de fato, ela é mais afim aos desejos e aos erros de pensamento.

    Eu acho que muitos espíritos evoluídos já encarnaram como inferiores na Terra. E essa crença na igualdade é realmente um progresso cívico, pois possibilita a emergência dos verdadeiros superiores, livres de erros de pensamento causados pela imperfeição da humanidade.

  4. Sempre aceitei as diferenças externas de cada um, seja no próprio visual, seja na mentalidade ou no pensamento, mas realmente a visão galgada na vivificação do deus interior nos trás unicidade para podermos assim ser todos iguais.

    Acho que o ser humano só deixará de ser hipócrita quando realmente entender que somos todos iguais, mas vivendo em etapas diferentes da vida terrena.

  5. Guilherme

    Realmente, realmente muito bom.
    Se alinha perfeitamente da maneira que eu penso.

  6. D

    Ou não há hierarquia alguma, apenas níveis de habilidade, que não necessariamente colocam um mais habilidoso como superior ao menos habilidoso…..

  7. Andre

    Soou como um texto de Nietzche.
    Muito bom!

  8. João

    Não entendi nada.

  9. Tiago Martins

    Eu gosto muito o seu raciocinio sobre ocultismo e todas essas coisas “metafísicas” e faz muito sentido pra mim. Eu gostaria muito que você podesse escrever um livro que organizasse de forma geral a sua visão dessas coisas, pois sou Sol em escoprião e Lua em sagitario, alem de acendente em peixes e, por isso, adoro “livros guias” praticos para me orientar,já que sou tão caótico. A sua bibliografia ja ajuda muito. Espero que possa um dia lançar um livro assim.

  10. livio

    Este fenomeno já se verifica nos próprios lares, onde a autoridade doméstica foi substituída, usurpada, pela inversão do comando.

    Hoje, quem “decide” o que vai se fazer, na maioria dos casos, são as crianças, sem formação e nem preparo para tomar estas decisões. De comandados, para supostamente iguais e agora, pequenos ditadores. Em menos de uma geração!

    Os operadores deste golpe de estado foram os mecanismos de formação de “consumidores”, em geral a TV. Querer se desvencilhar de desejos, de alimentos, brinquedos, moda, e agora, até sexualização, o torna automáticamente, um ogro retrógrado.

    Os pais, hesitantes, acabam por ceder onde não caberia sequer discussão.
    Sem saber que, abdicando do comando (que tem o lado amargo de ser restritivo, de ditar regras, e limites), terminam por criar filhos fracos, tíbios, sem capacidade de tolerar pequenas frustrações, e pior, gerando ainda mais insatisfação.

    Para quem quiser comprovar (e se torturar com o que vê), basta cruzar um Shopping, uma lanchonete, um supermercado, especialmente próximo de datas festivas, e sempre vai encontrar uma criança surtada com a mais mínima frustração.

    Faz pouca diferença ter ou não “berço”. E para quem acha que é privilégio de brasileiros, basta assistir alguns episodios da Supernanny, nas suas mais diversas versões.

  11. raph

    Acredito que há uma igualdade de potencialidade, porém não de atualidade, do contrário estaríamos todos de mãos dadas, perfeitos, no céu.

    Todo ser tem o potencial de tender a perfeição, seja lá o que isso queira dizer – “vois sois deuses, farão tudo o que faço e muito mais”.

    Porém, assim como cada aluno está no ano em que pode estar, no colégio ou na faculdade, cada ser está no estágio de consciência, moral e conhecimento em que pode estar.

    O problema da hierarquia é que a grande maioria delas hierarquiza os seres pelos atributos errados – nível social, poder político, etc. – Uma hierarquia que hierarquiza pelo amor, ou pelos frutos de cada obra, não tem absolutamente nada de errado…

  12. Glorfindalf

    Marcelo,
    Sei que aqui não é o local adequando mas o formspring estava me limitando na forma correta de fazer a pergunta.
    Hoje tive dois sonhos estranhos. No primeiro fui espancado violentamente e quando levantei me defendi dando um chute no meu agressor e acordei com a violência com que executei o chute e a fisgada na perna. No segundo sonho, à tarde, minha irmã me dava uma cobra que se enrolava no meu braço esquerdo e me mordia no local que a gente leva a vacina quando criança. Acordei assustado sentindo dor no local da mordida e procurando cobra por tudo em quanto é canto além de sinais de mordida. Tenho praticado o exercício da vela além de tentar a projeção astral. Isso pode ser algum tipo de ataque astral?

    @MDD – É possível, sim.
    Obrigado

  13. simone

    I ISSO NO ORKUT
    VC PODE DIZER SE ISSO PROCEDE

    @MDD – Ah, Simone, pelamordosdeuses, coisas de orkut ?!?!?!?

    QUEM É JESUS CRISTO ??? Você acredita nele ???
    Você sabia que Jesus Cristo é o próprio DIABO ?

    Você sabia que o nome de Jesus Cristo é de origem pagã ?

    Você sabia que o nome de Jesus Cristo é nome dos Deuses Gregos e Romanos ?
    EX. DEUS JÚPTER + DEUS ESUS = JESUS ; ou J + ESUS = JESUS

    Você sabia que o DIABO usurpou o lugar do filho de D’US e por este motivo ocorrem muitos “MILAGRES” nas “IGREJAS EVANGÉLICAS, CATÓLICAS E ESPÍRITAS ” ? Você sabia que o teu “PASTOR OU PADRE” é um lobo disfarçado de servo de D’US ? S.MATEUS 7:21-23 ; 24:24

    Você sabia que Jesus Cristo é um nome falso ?

    Você sabia que Jesus Cristo nasceu em Israel e que seu nome era escrito em hebraico ?
    S.JOÃO 19:20

    Jesus Cristo é um nome Português e Brasileiro ! Você sabia ? Você sabia que o filho de D’US era Israelense, porque nasceu e morreu em Israel e em Israel se fala HEBRAICO ?
    S.JOÃO 19:20

    O nome verdadeiro de Jesus Cristo transliterado do hebraico para o português é : YHWH HA MASHYAH , cuja pronúncia é : YAH O UNGIDO DE YAH !

    YAH

  14. Bananeira

    Del Debbio, da para postar as datas e horários desfavoráveis para o ano de 2010 como você fez no ano passado? Ou pelo menos me indicar onde conseguiu!!!
    Abração

    Bananeira

  15. D

    Os caras falam em hierarquia doméstica quando foi a geração de seus pais ou avós que viveu o sexo, drogas e Rock´n Roll…… haja hipocrisia ! Falar que todos estão errados por ir contra seus pais quandoa geração de seus pais lhes disse que não estavam errados, e ainda querem dizer que isso é porque os pais não possuem mais controle sobre os filhos, que estão rebeldes, o que é errado……….. HÁ ! Vai rebeldia junior……. fala mal dos seus semelhantes mesmo. Provavelmente está apenas repetindo discurso que já ouviu em casa….

  16. M:.R.

    Caro Marcelo, sou aquele que há algum tempo lhe pediu a vocalização de alguns nomes sagrados presente na Clavícula de Salomão.
    Devido ao iato presente resolvi lhe contatar de novo.

    Poderia (e até mesmo pensei) em demonstrar algum tipo de conhecimento para, quem sabe, as palavras digitadas tivessem mais credibilidade mas me decidi por apenas narrar alguns acontecimentos recentes por um motivo muito simples: a necessidade de falar.

    Moro em uma ensolarada cidade chamada Vila Velha no ES e na semana passada me deparei com algo completamente anormal para os padrões físicos. Eram 18 horas e o sol estava se pondo no leste. Obviamente fiquei atordoado com tal situação e minha mente objetiva tentou, inutilmente, por alguns minutos encontrar uma razão “plausível” ou até mesmo simplesmente ignorar o que estava ali, para quem quisesse ver.

    Alguns dias antes desse incidente vi que as energias estavam com uma configuração mais densa que o normal, não apenas as energias das pessoas (uma grande quantidade delas com um tom acinzentado em suas aureas) mas como se o próprio ar estivesse denso. Após essas observações fiquei na expectativa de algo grande mas sem saber o que poderia ser.

    Estou tentado descrever mais o que gostaria, mas tudo adiante me parece meu ego querendo lugar aqui, então caso tenha algum interesse em conversar sobre seria peço que me envie um email.
    Atenciosamente,
    Renan.

  17. Rafael Borges

    Tio DD

    Esse seu texto me lembrou algumas coisas ditas nos Protocolos dos Sabios de Sião.

    Qual é a sua opinião sobre esse texto? Existe algum fundo de verdade ou teoria da conspiração hard core?

    Tem um trecho nele que eles abordam a tal da “Liberdade”como uma forma de dominação. Esse pensamento que, segundo eles gerou a ideia do liberalismo economico e tb o lema da revoluçao francesa: Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

    Eu sempre achei essa tal historia de liberdade um dos maiores engodos da humanidade.

  18. Luiz

    A questão cívica básica é a confusão entre tratar com igualdade (todo mundo igual) e equidade (cada um conforme suas necessidades).
    Em nível individual, , creio que a essência é não se deixar levar pela arrogância ao lidar alguém que percebemos ter uma dificuldade em algo que superamos nem pena, mas o sentimento de apoio se o outro desejar, assim como não se dominar pela baixa estima nem pela inveja ao ver alguém possuidor de algo que você considera melhor, mar aprender pra se superar.
    Por fim ,saber que ás vez aquilo que achamos melhor o pior poder ser simplesmente um caminho diferente que faltar entendido, o que nos levaria a descobri seu real valor (melhor, pior ou igual aquilo que supunhá-mos)

  19. Andreas

    Vou puxar seu tapete e usar nos meus rituais mulçumanos…
    Incha Alá! uhauha

    PP

  20. raph

    A “Igualdade” do lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” é sobretudo uma igualdade de direitos e de oportunidades, e não está implícito uma “igualdade de recompensas”, ou pelo menos não deveria estar 🙂

    É muito simples: quem planta, colhe. Quem não planta, ou reclama, ou rouba ou se torna dependente… E por “plantar” também pode-se entender “pensar” ou meso “ter pensamento próprio” (vontade).

  21. Lucio Guerreiro

    Concordo com as hierarquias, não existe “igualdade” entre individuos (senão seriamos um só, ora bolas!) e ela não é um ideal, de modo algum.

    No entanto, MDD, a de se admitir que quase ninguém que esta hierarquicamente “por cima”, no plano material, o está no plano astral e demais.

    Alias é emblematico que no livro dos médiuns esteja bem separada a elevação moral de um espirito de sua elevação intelectual, e os mais simplorios podem muitas vezes serem moralmente muito superiores.

    A questão é, o que fazer? Deixar os imorais por cima, pisando nos demais individuos?(mediocres que sejam…)
    Acredito que essa não seja sua opinião, vide suas criticas ácidas a ICAR.

    Se nos planos superiores, a hierarquia se eleva até Deus, pq na terra haverá de se “elevar” a mediocridade…

  22. Liahr

    A igualdade está no fato que todos podemos, apenas depende do esforço continuo e incessante de casa um. A hierarquia é forma de sabermos o quanto se pode chegar longe, e definir onde estamos. Funciona como um guia ou um mapa das possibilidades.

  23. Aleff

    Logicamente existe uma hierarquia. E logicamente não somos completamente iguais.
    Agora, dizer que alguém tem pleno conhecimento dessa hierarquia e que ela está passível de ser compreendido pelos padrões intelectuais humanos é outra história. Até mesmo a hierarquia dos seres dos planos Astral e Mental são uma pretensa e precária aproximação de uma realidade não conhecida no todo, mas, admito, tem suas utilidades.
    Já a hierarquia social, esta é construída pelos homens com suas ações, e nada tem a ver com uma hierarquia essencial ou radical , muito menos teria a ver com qualquer justiça superior.
    A idéia de que alguém compreende o seu lugar e o dos outros na hierarquia cósmica é muito perigosa.
    Todos nós fazemos julgamentos, mesmo que os guardemos para nós mesmos. A questão é não tomar nossos julgamentos como soberanos.

Deixe uma resposta