Domicílio, Exílio, Exaltação e Queda

Domicílio, Exílio, Exaltação e Queda


Se o planeta se encontra no signo oposto ao de seu domicílio, diz-se que está em “exílio”, sendo suas influências contrárias ou desfavoráveis. Além disso, quando a influência planetária é afim à do signo em que se encontra, diz-se que o planeta está em “exaltação”, e quando está no oposto suas energias são hostis e o planeta se acha em “queda”. Isto se compreende melhor com o seguinte quadro:
Desta tabela, podemos perceber que as relações de energia são equilibradas e seguem uma lógica baseada em harmonias e desarmonias das vibrações. Todo o conjunto é completo e complementar, o que dispensa as invencionices esquisotéricas como Lilith, Ofiúco, Quiron, Ceres, Sputnik, etc…

Este post tem 54 comentários

  1. AlexSandro

    Olha só a coincidência:
    Eu sou Leão, minha esposa e minha mãe são de aquário, minha filha de áries e meu ascendente é libra.
    Eu sou o sol, sou eu que brilho, pra você…… larárá……

    1. Felipe

      Também sou Leão com ascendente em Libra. Lua em touro. 😉

      1. Maria

        Também sou Leão, asendente Libra e lua em Touro! 🙂

  2. Luiz Martins

    Eu sempre tive duvida nisso mesmo.
    Mas marcelo, por exemplo, pq a exaltação do sol é áries e não escorpião? É por causa de escorpião ser fogo mutável e áries fogo fixo? Essa análise se dá aos outros signos dessa forma?
    Outra duvida: essa tabela serve pra classificarmos a “força” de uma caracteristica? Exemplo: Obviamente, um planeta com cinco ou seis aspectações influi de uma forma muito forte. Mas se uma dessas aspectações for entre um sol em leão e um vênus em touro, essa caracteristica tem uma força positiva muito grande (por esses planetas estarem em domicilio) Ou uma aspectação entre uma lua em capricórnio e um mercúrio em sagitário possa tender a ser algo negativo (por esses dois planetas estarem em exílio). Ou temos que levar em consideração o tipo de aspectação pra determinar isso?

    1. Livio

      @Luiz Martins:
      Em primeiro lugar, Áries faz trígono com Leão, onde o Sol é regente.
      Em segundo, Sol tem a ver com a identidade e sua expressão, que são características fortemente encontradas em áries. Também por isso, faz sentido que sua queda e exílio sejam respectivamente Libra e Aquário, quando o ego é subjulgado pela impressão e percepção do “outro”(em libra) e do coletivo (em aquario)

  3. Vinicius Lira

    É normal não entender nada? oO

  4. Rafael

    Por incrível que possa parecer, Ofiúco não é uma invencionice esquisotérica. E sim uma falácia criada por astrônomos, utilizando a velha confusão em relação à signos e constelações. Ofiúco é uma constelação e a astrologia trabalha com signos. Claro que muitos “astrólogos” abraçaram a idéia por não conhecer seu objeto de estudo, mas tudo começou com cientistas querendo desmerecer a astrologia.
    @MDD – Pode ser colocado desta maneira 🙂 Em 1922 surge “Ofiúco” no zodíaco. O engraçado é que as atribuições dadas a ofíuco não estão erradas… entenda que na natureza NADA ocorre em saltos; tudo é fluído e harmonioso… então aos 25 graus de um signo até os 5 graus do signo seguinte, existe uma faixa de transição na qual as energias daqueles dois elementos se misturam. Em teoria, pode-se utilizar 24 signos (12 tradicionais mais 12 “meio-a-meio” – Arthur Waite e Crowley os estudaram nos Arcanos da Corte do Tarot… estes arquétipos correspondem perfeitamente aos Reis, Rainhas e Valetes do Tarot). Ofiúco (Rei de Bastões) carregaria consigo, então, as características de professor de sagitário e as de conselheiro de escorpião, daí a tal “facilidade mágica” que os autores atribuíam ao signo.

  5. Hendrio

    Eu tenho Lua em Capricórnio e Sol em Aquário… Isso é muito ruim? Digo, eles estão “exilados”?

    1. Livio

      Hendrio,
      Isto significa que os planetas serão menos parecidos com o que você lê dos planetas. Em outras palavras, sua identidade é atenuada pela forte impressão da consciência coletiva, e seu lado sensível, intuitivo e emocional serão endurecidos pela severidade capricorniana.

  6. Hendrio

    Isso aplica-se aos planetas Urano, Netuno e Plutão?
    @MDD – Urano, netuno e plutão influenciam gerações, não as pessoas em específico. Eles vão afetar o mapa de um indivíduo apenas através das aspectações (ângulos) que formam com os 7 Planetas tradicionais.

  7. Gabriel

    Tá, mas é bobagem dizer que “um mapa é melhor” porque tem mais planetas em Domicílio/Exaltação em relação à um que tem mais Exílio/Queda, né?
    No que diferencia uma pessoa em pleno domínio e uma em plena queda? Alguém se dá melhor em algum sentido?
    @MDD – Sim, é besteira. Não existe “mapa melhor”, apenas gente que nao desenvolve o seu. ao longo do ano, espero postar pelo menos uns 20-30 mapas de famosos de tudo que é tipo, com ênfases em várias energias ou focados em uma para vocês verem as diferenças… por sinal, ninguém me mandou gente que faz aniversário em fevereiro!

  8. Gustavo

    Sputnik!!?? Putz… Se brincar daqui a pouco aparece um louco que coloca mesmo no mapa…

  9. Livio

    É curioso lembrar o quanto era difícil engolir as explicações “científicas” sobre a influência dos astros. E mesmo assim, eu simpatizava com a análise de caráter da astrologia.
    Bem antes de encontrar a Astrologia Hermética, eu já tinha imaginado que a coisa era mais uma observação de sucessivos ciclos em diferentes ritmos, do que influencias gravitacionais cósmicas e outras. O famoso e mais preciso relógio e calendário da antiguidade – os ciclos da natureza.
    Este texto dá abertura para imaginar também que poderiam/deveriam ser considerados à parte, os planetas Netuno, Urano e o pseudoplaneta Plutão, não ?
    Eu tinha outra dúvida – como procurar direcionar para as oitavas mais altas (tanto pessoalmente, como seu destino, quanto para seus filhos, para sua educação, por exemplo) ?

  10. Ranieri

    Lilith, Quiron e esses outros existem, mas não regem nenhum signo, estou certo?
    @MDD – Não, não existem. Quíron até é um asteróide, mas não influencia em nada a astrologia. Lilith, então, nem corpo celeste é… São invencionices de “astrologos” que querem vender livros.

  11. Hendrio

    Não entendi bem… Urano, Netuno e Plutão influenciam gerações? Então eles não entram na análise astrológica pessoal? E mais: o que exatamente significa “influências contrárias e/ou desfavoráveis”? Alguém que tem Sol em Aquário e Lua em Capricórnio, como eu, terá alguma “dificuldade” ou “obstáculo”? E mais: a “Roda da fortuna”, que alguns sites de astrologia dão referência como “um ponto calculado a partir da posição do Sol e da Lua em relação à Terra” também é esquisoterice? É uma bolinha com uma cruz dentro…
    @MDD – Todo mundo tem dificuldades e obstáculos, senão não estaria neste planeta. Roda da Fortuna não é um ponto, é o resultado da correlação entre Malkuth, Yesod e Tiferet. Ele equivale ao próprio caminho da Serpente dentro da Árvore, o resultado final da nossa verdadeira Vontade.

    1. david

      Então “fortuna” ou “roda da fortuna” seria o mesmo que nodo norte, true node ou caput draconis?? Nas suas consultas de umbandae magia que não atribuem importância a Lilith, Ofiúco, Quiron, Ceres, Sputnik, etc… elas confimam os nodos?? Afinal, de onde surgiu a ídeia destes nodos? Qual a lógica? Quem “inventou”?? Não me entenda mal, não discordo de maneira nenhuma, e até é
      Outra dúvida, quanto aos aspectos do nodo sul, descendente e fundo do céu, possuem menor importância que os aspectos do nodo norte, ascendente e meio do céu? Porque aqueles geralmente são postos em segundo plano pela maioria dos astrólogos.
      Se não for querer saber demais, porquê essa associação tão rígida com a kabbalah? também não poderiam haver outras esferas, ou algo do gênero, a serem descobertas? Não poderiam alguns destes corpos celestes ou cálculos esquisitos estarem relacionados também com uma combinação de esferas, assim como o caput draconis, ou mesmo com uma interferência das interceções?
      E as interceções no zodíaco, como são os correspondentes cabalísticos?
      Sem querer abusar mas já abusando, quais valores de orbes vc utiliza geralmente? Vc flexibiliza isso? Quando?

  12. Hendrio

    Vc mesmo disse que a astrologia era um estudo em expansão, assim como todas as outras áreas da ciência. Como posso saber se “Lilith, Ofiúco, Quiron, Ceres, Sputnik, etc…” são avanços nessa área, ou só esquisoterices?
    @MDD – Porque eu já consultei desde exús e pretos-velhos da umbanda/candomblé até espíritos incorporados de outros sistemas solares a respeito, magistas no Plano físico e astral de várias nacionalidades, magos brancos, negros e cinzas e nenhum deles, em NENHUM sistema de magia prática utiliza nada que não tenha correlação plena na Árvore da Vida (seja direta ou por correspondência). Tudo no Planeta é sincronizado e harmônico, e todos os 7 planetas da antiguidade ressoam em harmonia com as esferas da Árvore, com nosso corpo e com nossa psique. Agora se um “astrólogo” me mostrar onde está quíron na Kabbalah eu o levarei a sério.

  13. Letícia

    Desculpe-me, mas meu cérebro não processa estas informações. Mas Del Debbio, me responda uma coisa: eu e meu melhor amigo somos excepcionalmente parecidos (não digo apenas de aparência, mas em maneira de agor/pensar). Nascemos com dias de diferença, ele no meio de Junho e eu no começo de Julho e percebi fazendo nossos mapas no astro.com que metade de ambos (a partir de Jupiter) é identico. Depois fiz de uma prima, que nasceu dois dias antes de mim e o dela é bem parecido também, de certa forma somos parecidos, mas ambientes diferentes e tal não nos faz ser tão parecidas como eu e meu amigo. Ainda assim, com isso posso concluir que pessoas que nascem em datas próximas, mesmo tendo o Sol e a Ascendencia diferentes são parecidas?
    @MDD – Em alguns pontos somente… o Ascendente, que é importante na personalidade, muda a cada 2h aproximadamente, então pessoas nascidas no mesmo dia podem ser bastante diferentes entre si.

  14. Hendrio

    Essa história da Roda da Fortuna ser relacionada com a Serpente na Árvore, resultado final da Verdadeira Vontade… Me deixou com a pulga atrás da orelha.

  15. Hendrio

    Ainda estás fazendo mapas astrais completos e sigilos pessoais? E vc aborda a Roda da Fortuna tbm?

  16. yoe lenon

    Então “as posicões planetárias manteêm correspondência direta com a árvore da vida” ou seja elas configuram personalissimamente o “diagrama sephirótico”?
    Se o meu vênus é em câncer, em Netzach tenho propensão em ’emocionalizar’?

  17. Felipe

    Li no comentário acima sobre a representação dos entre-signos como 12 Arcanos Menores,daí tentei pela descrição do site http://www.clubedotaro.com.br dos Arcanos mais pelo que eu sei em astrologia descobrir qual é qual.Queria saber quais associações eu fiz corretamente.Se vc puder responder,é claro.
    @MDD – desculpe apagar, mas tinha muito erro e não quero que fique na busca do google.
    O correto é cavaleiro de bastoes = cancer/leao, cavaleiro de copas = libra/escorpiao, cavaleiro de espadas = capricornio/aquario e cavaleiro de ouros = áries/touro, rainha de bastoes = peixe/aries, rainha de copas = gemeos/cancer, rainha de espadas = virgem/libra, rainha de ouros = sagitario/capricornio; rei de bastoes = escorpiao/sagitario (Ofiuco), rei de copas = aquario/peixes, rei de espadas = touro/gemeo e rei de ouros = leao/virgem.

    Muito Obrigado pela sua paciência e dedicação a esse site!

  18. Hendrio

    Então essa história de “desfavorável” e “favorável” na verdade é só uma comparação de energias? Digo, alguém com Sol em Aquário, por exemplo (não vejo exemplo melhor) vai deixar um pouco de lado o aspecto “Eu” do Sol, para se dedicar aos outros e à humanidade… É por aí, ou já estou forçando?

  19. Hendrio

    Desculpe tantas perguntas… É que faz uns meses que encontrei sua coluna no Sedentário, e só faz algumas semanas que terminei de ler tudo lá, estou lendo aqui, agora… Até alguns dos meus professores me chamam de “chato”… Minha curiosidade me trouxe até aqui, e, pelo que vejo, tenho muito além de curiosidade para me manter nesse caminho.
    @MDD – É a Lua em Capricórnio… costumo ter uns alunos chatos assim (né Luiza-Fen e Hugo-Demolay?)

    1. Luiza

      Vim procurar a explicação de cada um dos arcanos e achei meu nome aqui :p
      Aliás, onde está a explicação de cada um dos arcanos, pretty please, Marcelo?

  20. Élder

    Olha só a coincidência:[2]
    Sou Libra, minha mãe é Áries, namorada Peixes e meu ascendente é Virgem.
    Só coincidência?
    Alguma relação com a minha principal dificuldade ser organização?
    Aí vão os nomes de fevereiro, escolha à sua vontade:
    Não procurei as datas pq é muita gente, mas acho que a wikipedia resolve.
    Américo Vespúcio
    Thomas Alva Edison
    Charles Darwin
    Silvia Saint 😀 (pô, ia ser divertido)
    Abraham Lincoln (eu acho que você vai nesse)
    Victor Hugo
    Elizabeth Taylor
    Aí está, agora não reclame mais e faça os mapas! :p
    @MDD – VALEU !!!!! Vou fazer dos 3: Charles Darwin, Sylvia Saint e Abraham Lincoln. Pessoas com idéias inovadoras e que quebraram paradigmas… cada um a seu modo. Isso vai ajudar a explicar diferenças em COMO usar suas aptidões!

  21. Élder

    Marcelo,
    Me ocorreu um pensamento agora, existe algum estudo sobre astrologia que aplica Data Mining sobre uma base de dados com o mapa e alguma coisa do tipo profissão, etc?
    Trabalho com isso e fiquei na vontade de bolar algum método de classificação ou de clustering e ver se extraímos algumas coincidências…
    Não tenho a menor ideia de como e do que analisar, mas seria interessante, uma vez que seria uma classificação totalmente cega.
    @MDD – O Gunther Saschs fez isso com a população da Suiça na década de 70-80. Eu estou fazendo um parecido (pegando todas as datas de todos os pilotos de F-1 que ganharam corridas) com ótimos resultados. Seria sensacional utilizar grandes bancos de dados para mostrar tendências de signos/planetas em certas especializações. Os problemas maiores são: Um programa que, dado a data de nascimento, devolva todas as correspondências planeta/signo (senão tem de fazer no braço e demora bastante, ainda mais para milhares de nomes) e LISTAS de nomes/profissões a serem estudadas.

  22. Itsme

    Abraham Lincoln, 16º presidente dos EUA; nasceu no dia 12 de fevereiro de 1865 em Hodgenville;
    Silvia Saint nasceu em 12 de fevereiro (é, o mesmo dia), de 1976, em Kyjov, República Tcheca (ah, vai dizer que mais alguém tinha sugerido ela? =D);
    George Harrisson, nascido em 25 de fevereiro de 1943, em Liverpool;
    O difícil é conseguir os horários… Talvez do Lincoln você ache com mais facilidade.
    Eu queria conseguir os dados de algum atleta famoso, mas ainda não foi desta vez.

  23. sabrina BH

    Tio nasci 23:10 jan de 1985, mas este ano foi horario de verao, entao para fazer meu mapa tenho q colocar a hora da certidao de nascimento – 23:10 ou a hora q seria sem o horario de verao 22:10? obrigada =D
    @MDD – Tem de ser a hora “real” do planeta, esquece horário de verão.

  24. Equinoxxx

    Pô, DD, eu te mandei uma sugestão no twitter, via @deldebbio, mas acho que você não viu… Steve Jobs (Apple Computer) faz aniversário em fevereiro (24/fev/1955)!
    Ele também quebrou DIVERSOS paradigmas (criou o primeiro computador realmente pessoal e doméstico – o Macintosh 1 – numa epoca em que eles eram elementos exclusivos de empresas, indústrias e laboratórios… e novamente criou o primeiro computador intuitivo – o iMac – que crianças de 4 anos conseguem mexer)!
    No site Astro.com fala até de alguns eventos da vida dele com relação a Saturno, mas tem uma pequena incorreção. Te mando mais detalhes por e-mail (nao quero estragar a surpresa do mês).

  25. Samuel

    Uma dúvida:
    COmo isso funciona em relação ao Sol em Aquário, considerando que o Sol é o Planeta regente de Leão que é o signo oposto a Aquário?
    Outa curiosidade é que eu nunca consigo enxergar a imagem da minha máquina…
    Abraço!

  26. Samuel

    AH, gostaria de recomendar dois aniversariantes ilustres de fevereiro.
    Drew Barrymore e George Washington, ambos de 22 de fevereiro(meu dia…)
    Abraço!

  27. Cesar

    Yoko Ono e Carmen Miranda também eram de Fevereiro!
    Abraços.

  28. Juliano Fèrreira

    Respondendo ao MDD, Seguem abaixo algumas pessoas famosas que nasceram no mês de Fevereiro:
    01/02/1965 – Brandon Lee (ator)
    02/02/1882 – James Joyce (escritor)
    06/02/1962 – Axl Rose (vocalista do Guns N’ Roses)
    06/02/1945 – Bob Marley (compositor e músico)
    06/02/1950 – Natalie Cole (cantora e compositora)
    06/02/1911 – Ronald Reagan (ex-ator e ex-presidente dos EUA)
    07/02/1960 – James Spader (ator)
    08/02/1828 – Jules Verne (escritor)
    09/02/1909 – Carmen Miranda (cantora e atriz)
    10/02/1962 – Cliff Burton (ex-músico baixista do Metallica)
    11/02/1917 – Sidney Sheldon (escritor)
    12/02/1809 – Abraham Lincoln (ex-presidente dos EUA)
    12/02/1809 – Charles Darwin (filósofo, escritor e naturalista)
    15/02/1564 – Galileo Galilei (filósofo, físico, matemático e astrônomo)
    18/02/1954 – John Travolta (ator)
    18/02/1933 – Yoko Ono (cantora e artista plástica)
    19/02/1967 – Benicio Del Toro (ator)
    19/02/1473 – Nicolau Copérnico (astrônomo e matemático)
    19/02/1963 – Seal (cantor)
    20/02/1966 – Cindy Crawford (modelo)
    20/02/1967 – Kurt Cobain (cantor e compositor)
    21/02/1893 – Andres Segovia (músico violonista)
    22/02/1732 – George Washington (ex-presidente dos EUA)
    25/02/1943 – George Harrison (músico e compositor)
    26/02/1932 – Johnny Cash (músico e compositor)
    26/02/1829 – Levi Strauss (industriário, inventor da calça Levi’s Blue Jeans)
    27/02/1932 – Elizabeth Taylor (atriz)
    28/02/1942 – Brian Jones (ex-músico da banda AC/DC)

  29. sabrina BH

    o q é um mapa de personalidade? o q seria analisado neste tipo de mapa? ou é FAIL
    @MDD – Deve ser um outro nome pra Mapa Astral nos sites esquisotéricos. Caso o “cliente” não entenda o que seja “astral”, pra facilitar, sabe?

  30. IRR

    @MDD – VALEU !!!!! Vou fazer dos 3: Charles Darwin, *Sylvia Saint* e Abraham Lincoln. Pessoas com idéias inovadoras e que quebraram paradigmas… cada um a seu modo. Isso vai ajudar a explicar diferenças em COMO usar suas aptidões!
    Se for pensar como quebra de paradigmas, talvez Brigitte Bardo, Marilyn Moroe ou até mesmo Maddona se encaixa melhor nesse aspecto.
    Do Kurt Também seria legal. Com certeza dividiu o mundo do Rock, antes dos anos 90 só era metal na cabeça. E ainda tem o lado obscuro dele de não lidar bem com a fama.

  31. marques

    Poderia fazer mapa de Harvey Spencer Lewis.

  32. Humberto

    INTERPRETAÇÃO “MEDITATIVA” LIVRE by Humberto Brum
    Considerando SOL = linha 1; LUA = linha 2; JÚPITER = linha 6….
    e DOMICÍLIO = coluna A; EXÍLIO = coluna B etc…..
    A1= Egocêntrico; B1= Abstraído de ego, “diluído”; C1= Megalomaníaco; D1= Sem personalidade
    A2= Místico; B2= Cético; C2= Crente; D2= Black Magic
    A3= CDF B3= Alienados C3=Estudante de Doutorado D3= Só estuda coisa errada/inútil
    A4= ApaixonadosB4= Frios C4= Uma gracinha D4= “Amor são negócios”
    A5= Perigosos B5= Evita brigas C5=General pronto para Guerra D5= Incapaz de matar, se autodestrói
    A6= Doadores Altruístas B6= Egoístas C6= Uma mãe D6= Pão-duro
    A7= “Enclausuradores” B7= Sem limites/Born to be wild
    C7= Podadores/Estraga prazeres/Espíritos de porco/Agentes da Matrix D7= Ditador
    …interpretação feita por um D3/C5/A6.

  33. King Mob

    bom, meus votos:
    12/02/1809 – Charles Darwin (filósofo, escritor e naturalista)
    20/02/1967 – Kurt Cobain (cantor e compositor)
    o kurt cobain pode ser muito interessante pq ele tinha uma vida bastante pública e pq ele sentiu com força os peso das escolhas

  34. Hendrio

    Aew Marcelo…
    Eu sou programador, se vc quiser, posso trabalhar num projeto desses, de fazer um programa que faça todas as correspondências. Claro, vai demorar um tempo, mas posso fazer uma força, já que por ora eu não estou trabalhando… (faculdade acaba com a carreira, no começo)
    Se for de interesse, estou à disposição!

  35. Confesso que com tantos comentários assim sobre o tema, t^me sentindo um “ET” perdido como “cego em tiroteio” Gostaria que meu cérebro conseguisse processar tanta informação rsrsrs. De qq forma muito obrigado!!! Sigo tentando entender!!!

  36. PeX

    Del Debbio, meu primo teve um filho no final de 2009, estava pensando em fazer o mapa astral da criança pra ver como será sua evolução. O que acha de estimular os casais que desejam ter filhos a adquirirem o mapa de seus futuros filhos. Será que assim teremos um futuro melhor?

  37. Gustavo

    Gostaria de saber quais astrologos você recomenda ( além do Dane Rudhyar – ). Existem muitos, e tem algumas coisas que divergem e fica difícil sintetizar o conhecimento.
    1 – Uma coisa que não entendo por exemplo é por que existem tantos sistemas de casas diferentes. como podem ser todos diferentes e funcionar mesmo assim?
    2 – Uma vez você falou sobre como comemorar a conjunção do sol natal, isto serve para todos os outros planetas? Todo mês tem aniversário da nossa lua por exemplo, seria um dia propício para fazer o que?
    3 – Queria saber qual é o planeta regente do meu mapa ( tem isso afinal? ), já li astrologo que diz q é o planeta regente do ascendente, vc diz que é o planeta que faz mais aspectos com os outros ( como fica se 2 planetas empatarem? aspectos com os nodos norte e sul entram nessa conta? ) .

  38. dsimon

    Olá MDD,
    Pequena correção de digitação: Gunter Sachs é o autor de The Astrology File, 1997, London, Ed. Orion.
    Pax et Lux

  39. Livio

    Observamos, em exaltação, que todos os signos angulares (ou cardinais) estão ocupados, pelo Sol, Jupiter, Saturno e Marte.
    Signos fixos, só Touro e Aquário, pela Lua e Mercúrio (os do hemisfério ocidental) – aliás, o hemisfério ocidental recebe cinco dos sete planetas.
    Daí, sobra apenas para vênus, o mutável signo de peixes. não por acaso, aquele sujeito às mais intensas energias emocionais externas (enquanto que cancer é emoção mais pessoal e escorpião, emoção mais física e material).

  40. livio

    Quais os planetas na ordem Caldaica ?
    Saturno, Jupiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Touro
    E as exaltações ?
    Os quatro primeiros ocupam os signos CARDINAIS. O plano do fogo!
    Os subsequentes ocupam MUTÁVEIS: O plano da mente
    Finalmente, tudo se concretiza no plano FIXO: Malkuth!

  41. Vinícius

    Tem gente que põe Mercúrio como exaltado em Virgem e em queda em Peixes.
    Mas Mercúrio exaltado em Aquário também faz sentido… Como fica, afinal?

  42. Ian Gil

    Opa, belo post! Mas sem querer ser chato (coisa que já sou muito! rsrs) há outras 3 dignidades muito importantes, porém, esquecidas: triplicidade, termo e face.
    A triplicidade diz respeito a quais planetas regem cada uma delas – são dois, um diurno e um noturno.
    Fogo: Sol (dia) e Júpiter (noite); Água: Marte (dia e noite, para alguns autores, Vênus rege a noturna); Terra: Vênus (dia) e Lua (noite); Ar: Saturno (dia) e Mercúrio (noite).
    O termo divide um signo em 5 partes, de graus diferentes, cada uma regida por um planeta. Eu não vou dizer quais aqui porque demoraria muito, mas quem usar-se da Googlemancia, descobrirá, pois há tabelas.
    Por fim, a face divide os signos em 3 partes de 10 graus cada (decanatos).
    Essas dignidades, somadas às 2 do post, ajudam muito a acessar a força geral de um planeta, descobrindo se ele agirá bem ou mal em uma pessoa.
    É isso! Grande abraço!

  43. Karen

    Marcelo, tu tens algum post que fala um pouco mais sobre os arcanos menores e a ligação deles com os entre-signos? Não dá nem pra pesquisar isso pela internet afora porque tem muita asneira.

  44. ana

    Luiza Martins, escorpiao nao é fogo… é agua…. ele está bem em marte mas não é fogo…

  45. Leandro

    Tenho, de maneira muito leiga e por curiosidade, olhado meu mapa natal, e identifiquei duas situações que parecem contraditórias: aspectos tensos em quase todos planetas por oposições; é quase todos planetas se encontram em domicílio ou exaltação.
    Pergunto: qual o sentido específico entre domicílio, exílio, exaltação ou queda, com relação as conjunções oposições, etc…
    Que analogia se pode criar disto?
    Desde já agradeco

    1. Leandro

      ?
      Qual característica astrológica posso atribuir a não conseguir respostas a estás questões??
      Às oposições ou as quedas?
      ?

Deixe uma resposta