Cria em mim, ó Deus, um coração puro – Parte 1 de 2


No mês passado, escrevi um pouco sobre a melhor preparação para os futuros deveres da vida, o grande objetivo da Ordem DeMolay e seu diferencial em comparação com todos os outros grupos de jovens. Assentados na prática das Sete Virtudes, nossos trabalhos são apenas reflexos dos ensinamentos que brilham em nosso interior – evidentemente, isto é verdadeiro para toda e qualquer pessoa, não só para os DeMolays.
A Sexta Virtude, Pureza, é talvez a mais complexa. O que é ser puro? Puro em palavras, em sentimentos, em ações, nos gestos e nos pensamentos? Como colocar isso em prática, dentro e fora da Sala Capitular? Eu sei reconhecer se minha própria visão é pura ou turva?
A Igreja Católica considera os dias 1 e 2 de novembro como festas. O dia 2 é muito conhecido aqui no Brasil por ser feriado nacional. O dia 1º, contudo, costuma ser largamente ignorado – o Dia de Todos os Santos. Esta é a data para comemorar todas as pessoas que tornaram-se exemplos àqueles ao seu redor por viverem como santos, isto é, tornarem suas existências sagradas. São os santos anônimos que não receberam uma data no calendário litúrgico nem são venerados em algum santuário particular. Em simplicidade, suas ações tocaram todos os que conheceram.
Enquanto isso, no México, o dia 1º de novembro é a primeira parte da grande comemoração do Dia dos Mortos e é chamado Dia dos Inocentes, dedicado à lembrança das crianças que faleceram; elas são chamadas de inocentes ou ingênuas porque não têm conhecimento do bem e do mal, agindo somente por instinto. Precisam ser ensinadas e educadas para compreenderem as consequências de seus atos, tanto os bons quanto os maus.
Os DeMolays Ativos, de 12 a 21 anos, já não são mais inocentes. É muito comum, especialmente entre os homens, demonstrar que deixaram a meninice falando palavrões e fazendo referência ou insinuação ao sexo. Geralmente atuam desta forma emulando seus irmãos e colegas mais velhos ou mesmo seus pais.
Os seres humanos miram-se em seus pares e os imitam para sentirem-se parte de um grupo, para não perceberem-se sozinhos e solitários em um mundo tão grande. Nosso “Dad” Frank Sherman Land, fundador da Ordem DeMolay, tinha grande consciência deste fato e compreendeu que os garotos mais novos deveriam estar em contato com garotos mais velhos e se espelhar em seus bons exemplos – do contrário, era possível que na falta deles, acabariam adquirindo vícios dos homens dissolutos.
A Pureza é companheira direta da Cortesia, a Terceira Virtude. A má educação não condiz com um interior sem máculas. Como dissemos logo no início deste artigo, esta Virtude é possivelmente a mais complexa porque possui uma série de camadas e de sutilezas. Para ser sincero, todas as Virtudes e todas as lições têm um conjunto cada vez maior de significados e ensinamentos. Acontece que este é um caso particularmente notável onde é preciso mergulhar muito fundo no entendimento para conseguir colocar em prática o ideal.
É mais sincero aquele que não consegue pronunciar “Eu te amo” do que aquele que fala muitas vezes essas palavras sem qualquer sentimento envolvido. Palavras são apenas meios de comunicação, símbolos e signos para transmitir o significado, o verdadeiro sentido da mensagem. A pureza dos gestos e das palavras só existe com a pureza das intenções. Não adianta ser extremamente educado se os pensamentos são destrutivos e a cordialidade, falsa.
Isto não quer dizer que devemos simplesmente ignorar ou nos acostumar com qualquer forma de se expressar. Uma mente limpa não encontra desculpas para destratar subalternos, para tirar vantagem de colegas ou para adular supervisores. A Pureza é a verdade colocada em prática; não a verdade sarcástica ou insensível, mas a verdade de bons propósitos.
O Dr. House é sincero, mas não é puro. Sua atuação, apesar de ser completamente pautada pela franqueza, também é guiada por uma personalidade ególatra, autoabsorvida e irrascível. Mr. Catra é bastante direto e honesto em suas frases, mas o conteúdo e os assuntos de que trata não servem de exemplo de conduta.
Ao mesmo tempo, pureza não é ingenuidade ou inocência. O homem puro conhece o mal que existe no âmago dos homens e, acima de tudo, em seu próprio coração. Ele não reprimiu seus demônios interiores, ele os trouxe para a luz e entendeu que a sombra é parte da composição de qualquer ente. Compreendeu que possui pontos fracos e pontos fortes, mas que o caminho que leva ao Pai Celestial somente pode ser trilhado pelos portadores desta Virtude.
Tudo isso, no entanto, é apenas o primeiro nível, as águas superficiais do oceano da vela representada pelo Sexto Preceptor. No mês que vem, trataremos um pouco sobre os efeitos do comportamento puro e do real sentido da atitude respeitosa dentro de Sala Capitular.

Hugo Lima é Sênior DeMolay do Capítulo Imperial de Petrópolis, nº 470.
Virtude Cardeal é uma coluna compartilhada por dois Irmãos distantes geograficamente, Kennyo Ismail e Hugo Lima, mas unidos com propósitos dignos da Ordem DeMolay e da causa exemplificada por Jacques DeMolay.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 9

  1. “O homem puro conhece o mal que existe no âmago dos homens e, acima de tudo, em seu próprio coração. Ele não reprimiu seus demônios interiores, ele os trouxe para a luz e entendeu que a sombra é parte da composição de qualquer ente. Compreendeu que possui pontos fracos e pontos fortes………………………”
    Precisamos de mais puros. É da natureza tentar exorcizar ou reprimir seus demônios, mas são poucos os que tentam lidar com isso. Particularmente, conto nos dedos os que conheço que o fazem…. raríssimos.
    Hugo – É muito complicado lidar com suas próprias fraquezas e seus medos. Suprimí-los não é conquistá-los. Em geral, quando se passa muito tempo fugindo de uma coisa, chances são que você dará de cara com ela no futuro próximo. O importante é se compreender o mais detalhadamente possível.

    1. Esta é uma questão muito pertinente. Fico a pensar o que é realmente reprimir os demônios interiores.
      Acho que todos os homens tem a obrigação de conhecer e compreender seus demônios. Não se abalar com eles e nem deixarem eles dominar sua vida.
      O verdadeiro homem é aquele que faz o que tem que ser feito. No entanto, não é simples e acredito até que seja preciso ser um especialista para enfrentar seus demônios da forma correta. Então o que acabe ao homem comum? Ignora-los e continuar caminhando? Evitar que eles acordem? Aceitá-los e saber que não há muito o que fazer? Ou entrar em guerra e fazendo exatamente o que ele não quer?
      Pergunto isso porque eu tenho consciência de muitos demônios meus, sei quando eles aparecem e gasto muito tempo meditando sobre o assunto. No passado eu assumia uma postura de aceitá-los e me conformar que não há muito o que fazer. Mas isto me parece ir contra a própria lei natural de tudo, que é de superação. Então agora eu tenho uma atitude totalmente ativa e faço exatamente o que eles não querem que eu faça. O problema é que isso é um trabalho de anulação ao meu ver, o acaba se tornando um caminho muito difícil e bastante ingrato. É como se houvesse necessidade de abrir mão da sua paz em prol de uma guerra sem fim, o que acaba tornando a própria luta sem sentido. É um lutar por lutar.
      Hugo – O primeiro passo é compreender a si mesmo. Este é um processo contínuo, mas depois de conhecer o básico, você pode passar à segunda e à terceira fase. O segundo passo é decidir o que você quer fazer na vida nas próximas semanas, meses e anos. Não o desejo que você quer saciar mesquinhamente, mas sua vontade maior. Estes objetivos podem ser atualizados conforme você se entender melhor e decidir corrigir alguma rota. O terceiro passo é decidir o quê precisa ser transmutado. Sim, seus demônios não podem ser anulados, isso seria uma “luta sem sentido” e um “trabalho de anulação”, como você bem observou, Wellington. Agora, assim como o Rei Salomão, você sempre pode colocá-los para trabalhar a favor do seu objetivo, da construçao do seu Templo, não? A Estrela Setenária é uma excelente ferramenta para se orientar nesse sentido.

  2. OLA A TODOS E SOBRINHOS
    CONHECI RECENTEMENTE A ORDEM DEMOLAY, FIQUEI MUITO FELIZ EM PRESENCIAR AS SESSÕES DA ORDEM E ATÉ PARTICIPAR DE UMA INICIAÇÃO. A COMPETÊNCIA QUE OS SOBRINHOS REALIZAM A RITUALISTICA E IMPRESSIONANTE, E COM UM ESPÍRITO DE FRATERNIDADE E ESTIMULO QUE DA INVEJA A MUITOS TIOS.
    ESTOU PARA PARTICIPAR DO CONSELHO CONSULTIVO DO CAPÍTULO QUE ESTÁ VINCULADO A MINHA LOJA, E MUITO BOM VER JOVENS COM IDEAIS TÃO NOBRES E SINCEROS.
    ABRAÇOS FRATERNAIS
    SÉRGIO CIARALLO
    Hugo – Tio Sérgio, é sempre muito bom contar com Tios Maçons dedicados e empolgados com a Ordem DeMolay. Espero que você possa aprender e contribuir muito com o Capítulo do qual participará ativamente.

  3. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro”, antes mesmo de começar a ler, a imagem que tive foi a de Bastian, personagem seguindo a jornada de formação de “História sem Fim”.
    Hugo – “História sem Fim”, clássico da Sessão da Tarde, cujo filme é baseado em um livro muito legal.

  4. Oi Hugo,
    No espiritismo essa busca pela Pureza se encontra praticamente resumida no que é chamado Reforma Íntima. Lendo seu texto é impossível não lembrar da Reforma espírita, tão difundida, e tão pouco compreendida, e pouco efetivamente praticada…
    Abs
    raph
    Hugo – Oi, Raph. Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente “Levítico: pedras não faltarão“. Toda religião e toda filosofia séria pedem uma reforma íntima, já que somente os puros de coração podem encontrar o Santo Graal, mas é raro em quase todas elas pessoas que se atenham a este requisito tão importante.

  5. Do livro “A sabedoria do tarot”, de Elisabeth Haich, sobre o sexto arcano do tarot, O Enamorado:
    “(…) O jovem encontra-se na encruzilhada do caminho, de cada lado uma mulher. À direita, reconhecemos a rainha do céu [do arcano ii] com a coroa sobre o cabelo ondulado e a roupa azul e vermelha. À esquerda, vemos uma mulher de cabelo preto: ela usa uma roupa amarela sob uma capa verde. (…) As duas mulheres simbolizam a luta interior do homem na encruzilhada dos caminhos. Em algum ponto da nossa vida, todos temos que escolher uma direção. O lado direito nos leva para uma vida virtuosa por meio de difíceis lutas (…). O lado esquerdo nos astrai para o sucesso fácil, sem luta, para uma vida licenciosa e pródiga, em que encontramos prazeres efêmeros na gratificação dos nossos desejos e necessidades físicas (…).
    Na figura, o anjo está prestes a disparar a flecha contra o coração do mago. Ele sabe muito bem que o mago pode e necessariamente escolherá só o caminho certo. Pois qualquer caminho que escolher, ele escolherá o certo para si mesmo, visto que ambos os caminhos o levarão ao mesmo objetivo, a DEUS. (…) Se o homem é inexperiente, ele escolherá e terá de escolher o caminho da esquerda, a fim de eliminar a sua falta de experiência. (..) Precisa encontrar o caminho certo: agora tem um rico acervo de experiências, portanto não corre o risco de se perder outra vez. ”
    Um exemplo muito conhecido, é o de Francisco de Assis:
    “(…) no meio de uma reunião de bêbados, Francisco de Assis refletiu e veio-lhe à consciência o que de fato fazia. Levantou-se e foi embora para sempre a fim de tornar-se o grande e santo Francisco de Assis”
    Devemos, sim, procurar ir ao melhor caminho que conhecemos. Mas quando estivermos realmente preparados para a trilhar, encontraremos com certeza a estrada que leva a Iluminação.
    Hugo – As coisas acontecem como devem acontecer.

  6. A SEICHO NO IE, me faz sentir-me grato a todo momento, seja por reconhecer e aceitar minhas sombras, seja por tentar fazer algo para mudar isto. Eu percebi que ajudar pessoas financeiramente simplesmente “dando” dinheiro, não é algo muito inteligente. Percebi também que devemos cobrar cada coisa. Cada ato. Tenho muito a agradecer, é fato. As coisas estão acontecendo aqui, e estão acontecendo muito rápido. Coisas muito boas e coisas não tão boas. Tenho bom coração? Acredito que sim, pois se não tivesse, não faria as coisas que fiz (mas também tenho um “mau” coração, que julga, critica, analisa, talvez porque eu goste de aprender a respeito do funcionamento da mente humana, acredito que entendendo as sombras que tenho, posso identifica-las em mim mesmo e acredito, que com isso, uma vez eu consiga transformá-la. . Mas uma hora as coisas cansam…. é… todos estamos cansados, todos julgam todos, inclusive o Mr Catra (pois, segundo a pessoa que o escreveu, este cara é “indigno”. Ele pode ter mente impura, ter vários filhos, mas entendeu, em um momento da vida, que seu câncer foi consequência de hábitos errados que ele adotou durante sua vida. Quem pode julgar quem, aqui? Se cada comportamento afeta e influencia o comportamento do outro? Se, esses que julgam ter coração puro, nunca conseguem enxergar o outro lado da moeda.. Tudo tem um por que… E um porém. Eu sei o por que. Tudo está por conta do julgamento… lá, eu estava me “descondicionando a julgar”, aqui, eu me “recondicionei a “julgar”. Aprendemos com o meio e somos influenciados pelo inconsciente coletivo, hoje na SEICHO NO IE. Como é fácil julgar e ser julgado em um ambiente que te inclui ou exclui de acordo com o que acha “certo ou errado”. TODOS SOMOS PUROS DE CORAÇÃO, AMIGOS. Ok? ATÉ O PIOR DOS PIORES, TEM ALGO, LÁ DENTRO. NO FUNDO. E SÓ É “DESCHAVEADO” QUANDO SE ACHA A “CHAVE IDEAL”. O seu complemento espiritual, o yin e o yang. “Não julgue para não ser julgado” Assim, vc não se contamina. Paz e bem amigos (estou escrevendo utilizando Cannabis brasileira (provavelmente uma híbrida ou sativa), sou um APOIADOR DA MACONHA LEGAL COM DISTRIBUICÃO NO SUS. (ALIESTER CROWLEY, TAMBÉM ERA… USAVA INDICA CANNABIS PARA ACESSAR DIMENSOES ELEVADAS DE PENSAMENTO). Sei que viria a ser excelente alternativa para tratar pessoas com distúrbios mentais (como eu, e provavelmente muitos de nós) e também para as crianças autistas. (engraçado vc falar a respeito dos “palavrões”.. acabei de receber um áudio com um cara berrando e falando palavrões.. assim como eu muitas vezes o faço, o Neymar também fez ( e provavelmente faz… e também os que provavelmente julgam e se “sintonizam com isso” O que aprendi NÃO SENDO DEMOLAY, MAÇOM, GNÓSTICO OU RELIGIOSO com isso? QUE TODOS SOMOS SOMBRA E LUZ, AO MESMO TEMPO. A QUESTÃO NÃO É JULGAR, APONTAR, OU CONDENAR, A QUESTÃO É: O QUE VC FAZ COM O QUE FIZERAM CONTIGO (E AI MEUS AMIGOS, É AQUILO QUE MINHA MÃE acabou de me mostrar agora em uma foto de whatsapp (que o “inimigo não tinha ido embora, estava apenas “disfarçado” fazendo uma alusão a bandeira Alemã e da Bélgica (que são quase iguais, mas “diferentes”). Muitos são contra o NAZISMO (muitos tem isso em si, internamente, e nem se dão conta.. Eu tenho isto, e me dou conta, e estou lutando contra mim mesmo, para me mudar. Minha pergunta é: O que vcs fazem consigo mesmo? Vcs tentam se transformar a todo momento? O que é ser Forte? É amar mais. E como Amar mais? Sacrificando-se pela humanidade. O sacrifício ideal a Deus não é necessariamente morrer de forma trágica, mas, muito mais que isso… É morrer para si, para seu ego. Mostrar tudo que está ali, que está trancado. Todos os preconceitos e julgamentos. É aquilo que o Tio Deldebbio sempre nos ensina: participar de uma organização espiritual não o faz melhor, mas sim, ser uma pessoa melhor é o que nos torna pessoas melhores. O dia que aprendermos que TODOS SOMOS BOLSONAUROS, MARINA, LULA, ALCKIMIN, AÉCIO e até MR CATRA(pois, quando tu olhas para o abismo, o abismo também olha para dentro de ti). Aí sim, poderemos conversar, até lá… será desafiador. “Nós e a síndrome do “único líder”. Neymar… e etc… Um time joga, quando é unido e quando todos estão jogando, o que sabem, da forma que sabem e entendem. (O coração + mente)
    Grato por tantos ensinamentos! Te agradeço por compartilhar tais virtudes, vou fazer o possível para aprende-las. Um abraço paz e bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas