Como ser um Mago?

Salve,

Antes de continuar a série Marketing x Espiritualidade vou postar aqui um texto que escrevi e publiquei no meu blog pessoal (Diário do Adeptu) a um bom tempo atrás e que gerou bastante repercussões e reflexões, acredito que aqui não será diferente, mas vale a pena coloca-lo já que nos tempos atuais estamos passando por um tipo de “guerra entre egos”. Vamos lá, e não liguem pelo jeito “escrachado” que escrevi, eu usei minha energia Ariana neste texto hehehe.

“O ego grande demais para suportar as provas do caminho, e coração pequeno, sem humildade, para reconhecer os passos tristes e as atitudes intempestivas e irracionais. A maioria se deixa levar pelas seduções materiais do meio; e outros, pelas atrações psíquicas deletérias às quais se vinculam, muitas vezes influenciados por pessoas ou ambientes correlacionados aos seus anseios internos.O certo é que muitos titubeiam diante do desenvolvimento espiritual e caem, vitimados por orgulho e intemperança. E Nosso Senhor estava certo, quando ensinava que alguém pode até ganhar o mundo, mas, também, pode perder sua alma.” – Pai Joaquim de Aruanda

“O inimigo se esconderá no ultimo lugar que você procuraria” – Júlio Cézar

?”Quando o outro nos deixa nervoso, inconformado ou fora de si, isso demostra o quanto o outro tem o poder e controle sobre nós, mesmo achando que não. O homem é o corpo, alma, espirito e sentimento, e quando estamos desequilibrados, estamos abrindo a guarda para que outros nos manipulem. Pense nisso!” – PH Alves

Vejo muito Zé Roela por aew dizendo “EU SOU MAGO” só porque leu uma porrada de livro sobre Chakras, Espiritualidade, Ocultismo, ou leu livros do Franz Bardon,Papus, Crowley, Eliphas Levi e tantos outros….ahh manolo faça-me o favor, é bem típico que esse Zé Maguinho entre naqueles grupos e fóruns sobre o assunto para criar polêmicas, escrever debates enormes querendo mostrar que sabe tudo sobre magia, o manolo só porque me faz RMP, invoca espíritos da Goétia, Enochianos, sabe fazer mapa astral, joga tarot, etc, se acha o Merlin Urbano, o Gandalf da Cidade Grande…”véi” na boa…vc é um “bosta” de mago…não tem necessidade de sair por aew entrando nessas discussões de fórum ou grupinho escrevendo uma monte de coisa que sabe, ou pelo menos acha que sabe, só pra mostrar o quanto é manipulador da ciência oculta, porque se realmente fosse um MAGO você estaria fazendo o BEM para alguém, você estaria procurando dar ajudar  alguém, e não perdendo seu tempo escrevendo baboseiras, ou mostrando para os outros o tamanho da sua varinha mágica, vulgo EGO.

Mas o que é ser mago PH? Vou responder isso mais por final do texto, primeiro vou continuar descarregando minhas energias de raiva e repudio por esse tipo de gente (HAHAHA risadas do meu guardião Exu) e que no final ira ser transmutada. =)

Percebam que buscar o conhecimento é essencial para qualquer pessoa, não importa sua meta magistica, iniciática ou religiosa.

Mas qual é o objetivo de buscar conhecimento?

Somente ter o que saber e discutir com as pessoas em uma mesa de bar rodeada de obsessores, ou escrever listas gigantescas provando o quanto você é “mala” naquele grupinho de gente no “faceocult”?

Hunn é claro que não!!! A busca do conhecimento serve para ajudar você conhecer uma coisinha tão insignificante nesse momento. Para conhecer uma coisa que nem ao menos você faz questão de saber o que era antes de ficar se achando o Oráculo de Delfos que tudo sabe, por sinal, vem dele essa coisa que você está ignorando, sabe o que é? VOCÊ MESMO!!! “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, e você acha que se conhecer é somente ficar meia hora olhando para o espelho pensando no que você fez e o que faz da vida?? “A MANOLO VAI A ME#$% rsrs”.

Então vamos lá, você se diz mago, logo então você se conhece? Boa, tu é o cara então, desculpa ae!

Se você se conhece deve então saber que o EGO te dominou há muito tempo atrás, que a ilusão de Maia que você sempre achou que estava tudo sobre controle  já te engoliu faz tempo, por sinal você criou uma nova ilusão, cara tu é o CARA mesmo!!! Criou até uma nova ilusão. A Ilusão de acreditar e de achar que sabe de tudo, que é um livro ambulante, que faz um monte de curso e se acha o professor, ah você não se acha o professor? Então porque escreve toneladas de texto absurdos no Mayhen (Marcelo peço licença para citar o nome do grupo aqui ok) querendo justificar seu ponto de vista? Ou pior, sabe aquele seu amigo que está aprendendo coisas bem legais sobre magia, ocultismo e espiritualismo? Ele aprendeu uma coisa nova esses dias e estava muito ansioso para lhe contar, e sabe o que mais, você nem aprendeu ainda, e o que você faz? Além de não aceitar, você começa a empurrar um monte de informação desnecessária para ele, dizendo que está errado, que não é assim que se faz, que a pessoa ou o autor que ele estudou não sabe nada, e mimimi mimimi, bom trabalho senhor mago, você deixou seu amigo confuso, e no mínimo desmotivado com o que acabou de aprender. Aplausos!!!

E agora o que fazer né? Bora estudar mais um pouco, porque o cara que escreve no blog X está sabendo mais que você, e a opinião dele te incomoda e está errada, vai lá pegar seus livros com informações bacanas, entra no seu site preferido e escreve um artigo bem bacana no seu blog falando de coisas ocultas e que ninguém ou poucos ouviram falar, ah, quer uma dica para o título? Que tal “A Magia do Ego – Resolvendo qualquer problema alheio”, acho que iria cair bem.

Bom, vocês podem reparar que ultimamente meus posts[1] estão com um tom de sarcasmo e revolta, e atacando o Ego principalmente, mas isso tem um fundamento e espero que vocês entendam o porquê, mas não vou falar sobre isso agora, pois estávamos falando de como ser um mago certo? Vamos dar segmento.

Então está certo, vamos dar uma ultima dica de como ser um mago.

Sabe aquele seu outro amigo, que sempre teve grandes amizades, sempre foi uma pessoa alegre, sorridente, brincalhona? Pois bem, esse cara sempre te fez sentir ótimo, sempre te chamou para jogar um videogame na casa dele, comer um churrasco, sempre faz você rachar o bico, e ele nunca pensou em estudar magia.

Um belo dia, assim como faz todas as semanas, acordou às 6h da manhã para ir trabalhar, pegou o seu ônibus e sentou-se no banco, e como de costume, começou a lotar e um monte de gente começou a se aglomerar no corredor, uma porção de pessoas espremidas, sufocadas e segurando suas pesadas bolsas, enquanto isso, o mago pica das galáxias estava sentado todo confortável lendo seu livro “Ritual e Dogma da Alta Magia” do Eliphas Levi, seu autor preferido, o ônibus ia balançando e as bolsas batendo nas pessoas que mal podem se mexer, e você olhando, quando ouvi uma voz alguns bancos atrás dizendo, “moço quer que eu segure sua bolsa?”, quando olha, é o seu querido amigo dando assistência para alguns passageiros, ele acaba segurando não só a sua própria mochila, como também a de mais dois passageiros. Ao chegar no ponto final seu amigo devolve as bolsas com um imenso sorriso e da um bom dia para esses passageiros. Você vai até ele, o cumprimenta, e resolve guardar aquela cena em sua memória.

Depois de um logo e exausto dia de trabalho, você vai até o ponto de ônibus, e como todos os dias lá perto sempre tem um mendigo deitado no chão pedindo esmola, e você sempre o ignora, no máximo pensa, “ah esse cara está pagando seu Karma” ou “eles escolheu isso para sua vida”, e fica esperando seu ônibus ali no ponto. Eis quando surge, quem? O seu grande amigo, que estava comendo um pastel que acabou de comprar na barraquinha próxima ao ponto, e levando junto com si, uma sacola com mais dois pastéis, seu amigo passa pelo mendigo e entrega um dos pastéis para ele, que o agradece. Ao chegar no ponto onde você está ele simplesmente diz, “Ah sabia que ira te encontrar novamente, trouxe um pastel para você também”. Sua reação foi simplesmente agradecê-lo e novamente guardar aquela cena.

Alguns dias se passaram e uma de suas amigas está muito triste por ter perdido recentemente sua mãe, e seu melhor amigo resolve te ligar para irem juntos na casa dela e dar uma força, como você é um grande mago pica das galáxias, resolve ir, e quem sabe fazer um RMP para afastar as energias ruins da casa dela, e talvez até ensiná-la a fazer uma projeção astral e encontrar sua mãe, sua boa ação do dia estará feita.

Você e seu amigo chegam na casa dela, que os recebem com a cara tristonha e com os olhos cheios de lagrima, sem pensar muito você já sai falando pra ela “Amiga você não pode ficar assim, isso atrai obsessores, as energias da sua casa estão pesadas, vou fazer um ritual aqui pra te ajudar” e ela nem ao menos se anima, muito pelo contrário fica ainda mais triste pois esperava no mínimo um abraço, coisa que seu amigo fez. Enquanto você estava lá traçando os pentagramas no ar, seu amigo estava abraçando e conversando com ela, ele começou a fazê-la dar risadas com algumas piadas, sugeriu até de todos irem dar um volta no parque e fazer um piqui-nique, ela imediatamente parou de chorar e abriu um sorriso, nesse momento você parou de traçar os pentagramas, olhou para aquela cena e pensou em tudo que o seu amigo que nem ao menos ouvirá falar de Franz Bardon, entre outros, pudesse ser assim, uma pessoa boa, de coração grande, e que sempre fazia as pessoas em sua volta se sentirem melhor, e então concluiu, “o meu amigo que é o verdadeiro MAGO”.

E para complementar deixarei aqui uma reflexão, talvez até mais do que isso. Essas próximas linhas são da criação de Fernando Anitelli, vocalista e compositor do O Teatro Mágico[2].

Notas de um observador:

“Existem milhões de insetos almáticos.
Alguns rastejam, outros poucos correm.
A maioria prefere não se mexer.
Grandes e pequenos.
Redondos e triangulares,
de qualquer forma são todos quadrados.
Ovários, oriundos de variadas raízes radicais.
Ramificações da célula rainha.
Desprovidos de asas,
não voam nem nadam.
Possuem vida, mas não sabem.
Duvidam do corpo,
queimam seus filmes e suas floras.
Para eles, tudo é capaz de ser impossível.
Alimentam-se de nós, nossa paz e ciência.
Regurgitam assuntos e sintomas.
Avoam e bebericam sobre as fezes.
Descansam sobre a carniça,
repousam-se no lodo,
lactobacilos vomitados sonhando espermatozóides que não são.
Assim são os insetos interiores.

A futilidade encarrega-se de maestra-los.
São inóspitos, nocivos, poluentes.
Abusam da própria miséria intelectual,
das mazelas vizinhas, do câncer e da raiva alheia.
O veneno se refugia no espelho do armário.
Antes do sono, o beijo de boa noite.
Antes da insônia, a benção.

Arriscam a partilha do tecido que nunca se dissipa.
A família.
São soníferos, chagas sem curas.
Não reproduzem, são inférteis, infiéis, in(f)vertebrados.
Arrancam as cabeças de suas fêmeas,
Cortam os troncos,
Urinam nos rios e nas somas dos desagravos, greves e desapegos.
Esquecem-se de si.
Pontuam-se

A cria que se crie, a dona que se dane.
Os insetos interiores proliferam-se assim:
Na morte e na merda.

Seus sintomas?
Um calor gélido e ansiado na boca do estômago.
Uma sensação de: o que é mesmo que se passa?
Um certo estado de humilhação conformada o que parece bem vindo e quisto.
É mais fácil aturar a tristeza generalizada
Que romper com as correntes de preguiça e mal dizer.
Silenciam-se no holocausto da subserviência
O organismo não se anima mais.
E assim, animais ou menos assim,
Descompromissados com o próprio rumo.
Desprovidos de caráter e coragem,
Desatentos ao próprio tesouro…caem.
Desacordam todos os dias,
não mensuram suas perdas e imposturas.
Não almejam, não alma, já não mais amor.
Assim são os insetos interiores.”

—————-

Veja o vídeo desta letra aqui

[1] Desabafo do Adeptu

[2] Música “A metamorfose ou Os insetos interiores ou O processo” – O Teatro Mágico

___________________________________________________________________

PH Alves é autor do blog Diário do Adeptu, colunista do Autoconhecimento & Liberdade com a coluna Hinduismo o Místico e o Sagrado, membro do Projeto EntreMentes e apresentador do Podcast Conversa entre Adeptus.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 45

  1. Acho que tu confundistes um pouco ser mago com ser sábio.

    O mago faz magia. O sábio busca a sabedoria.

    Ser ambos é uma coisa interessante, mas não é necessário ser ambos ao mesmo tempo.

    A menos que haja outra classificação a partir de seu ponto de vista, que separe “aquele que faz magia” daquele “que é mago” (como por exemplo, separar feiticeiro de mago, ou bruxo de mago, ou mago-de-forum de mago), não há sentido em exigir que um seja o outro.

    Afinal, quando exigimos que um “mago” seja exatamente aquilo que nós desejamos que um “mago” seja, não estamos incorrendo justamente no primeiro erro dos sete passos para ser mago ? “Não te sintas ofendido” ?

    É mais útil entender que, até o momento em que houver consenso sobre a arte, não existe uma definição para o que é um “mago” à excessão da definição individual, e, portanto, mutante e subjetiva.

    @ph_mage – Quando me refiro a palavra “mago” no texto estou falando do status que muitos buscam ter somente por usar a definição de “mago” para si. Papus define a Magia como a ação consciente da vontade sobre a vida, logo todos nós somos magos, mas não confunda o que é ser mago no real sentido da palavra com aquele que se diz mago somente por status e definição de sabedoria. No final o que você está dizendo é um complemento do que escrevi.
    Namastê _/\_

  2. PH, um texto que realmente precisava ser lido por muitos, inclusive por mim mesma. Tento ajudar as pessoas o quanto posso, mesmo tendo uma merreca de conhecimento sobre ocultismo, eu tento ser o “amigo do pastel”, pois tenho consciência de que a maioria não entenderia sobre o que eu poderia falar. Eu tento transmitir o conhecimento de uma forma que a pessoa endenda. E é claro que não temos que ficar traçando o RMP ou falando de karma para todos, um simples gesto de abraçar ou ouvir acaba valendo muito mais, e de quebra tira alguns obsessores do ambiente.

    E concordo com a lista dos 7 passos pra dormar o ego, apesar de tropeçar na maioria deles… =S

    E estou contigo no texto escrachado ariano, temos o mesmo planeta regente nos signos (mas quem lhe escreve aqui é uma escorpiana aprendiz da vida). =)

    Até mais!

    @ph_mage – Gratidão irmã planetária. =)
    Infelizmente estamos todos cometendo deslizes o tempo todo, para isso estamos aqui encarnados para trabalhar isso. _/\_

  3. Maravilhoso!
    É muito bom deparar com textos assim enquanto ainda sou neófito, a tempo de eu não cair num caminho errado deixando meu ego inflar!

  4. As definições de “mago” e “magia” variam.
    Para alguns, autoconhecimento é imprescindível. Para outros, desnecessário quando avaliado os objetivos daquela pessoa.

    Cada ser é diferente, cada ser tem seus objetivos, aspirações e pretensões. Sua definição de mago, a minha definição de mago, a definição do Aleister, do Eliphas, de Bardon, dos diversos autores e das mais diversas ordens variam.

    Dar o lugar no ônibus é uma questão individual. Pode ser algo extremamente importante para alguém que siga o caminho da mão direita, e pode ser burrice quando avaliado do ponto de vista de outras correntes magisticas.

    Sua opinião é interessante e válida, considerando o seu ponto de vista. Talvez seja real para você, se você realmente acredita nela. Não mais que isso.

    Nada é verdadeiro. Tudo é permitido.
    E no fim, fica a pergunta retórica que já virou a maior piada ocultista nas redes sociais: “O que é magia para você?”.

  5. Salve Frater. Sinceramente achei legal os pontos apresentados, porem acredito que se vc proprio investigar melhor esse post, verá que agiu de uma forma tão egoica quanto aqueles que vc julgam serem egoicos. Sem ofensas, não tenho a intenção de te agredir, apenas elucidar.

    @ph_mage – Obrigado pela observação irmão, é bem isso mesmo, todos nós estamos sujeitos ao ego nem que seja falando do mesmo.
    Namastê _/\_

  6. Concordo com cada palavra Marcelo. No entanto confesso que um dia já fui uma maga de bosta!
    Hoje nem maga mais me considero, conforme estudamos, aprendemos cada vez mais coisas novas e desconhecidas, e quando entramos no silêncio de nós mesmos, começamos a entender a imensidão que nos é oculta.

    Somos todos aprendizes. Como a celebre frase: O melhor mestre é aquele que serve.

    Quando jovens, temos anseio por Conhecimento e achamos que já somos os Donos da Verdade e queremos ensinar a nosso próprio entendimento (e hoje é o que mais tem).
    A humildade leva a Sabedoria, porque é na duvida que buscamos, que descobrimos. A certeza do Conhecer nos faz parar no tempo, então nos tornamos o poema…

    Que possamos sempre manter a mente aberta: CONHECIMENTO É A CHAVE DO PROGRESSO.

    Luz, Vida, Amor e Honra.
    Floresça a Rosa sobre nós.

  7. Nossa ,isso bateu de frente aqui ,mostrando o meu ego que as vezes pode ficar descontrolado ,como costumo pensar “conhecimento é um ser ,e não tem um dono ou proprietário” não de forma egocêntrica ,devemos nunca misturar conhecimento com competição.. magia é o saber de lidar com a vida de todas as maneiras =)

  8. Não estou querendo julgar, já que eu acho completamente justificável sua revolta… Mas eu, que nunca me estressei, sempre ignorei, enfim… nunca liguei pra esses “soufo…” de internet entrei para ler um artigo interessante que acabou sendo doloroso de ler até o final.
    Adorei o conteúdo, mas talvez existam formas mais… interessantes para descarregar a raiva, talvez com os amigos ou em um blog pessoal.
    De qualquer forma, espero que ao ler, todos, como eu, reflitam sobre si mesmos e o quão mago estamos sendo.

  9. ”Quando o outro nos deixa nervoso, inconformado ou fora de si, isso demostra o quanto o outro tem o poder e controle sobre nós, mesmo achando que não. O homem é o corpo, alma, espirito e sentimento, e quando estamos desequilibrados, estamos abrindo a guarda para que outros nos manipulem. Pense nisso!” – PH Alves

    Poxa, esse seu post não é uma contradição do que você mesmo disse? 😛

    De qqer forma, gostei do post.

    Abraços!

    @ph_mage – You catch up 😉
    Estamos sempre de guardas abertas sendo manipulados pelos outros, quem não está nem que seja por 1 segundo hein?!
    Namastê _/\_

    1. e o mais divertido (e importante) é justamente aprender a reconhecer em quais aspectos da vida isso acontece….e transmutar esse pedacinnho de chumbo recém encontrado… 😉

      []’s

      e parabéns por se expor dessa forma pra ajuda-nos!….legal mesmo de sua parte!

  10. Parabéns pelo texto!

    Pra mim o verdadeiro mago faz algo pela humanidade. Ele segue: o saber, querer, ousar e calar…

    Pra mim Crowley E Mottistas não são verdadeiros magos e sim egos malucos.

    1. Kramba….vc acha que o Crowley não fez nada pela humanidade?
      acho melhor vc estudar mais um pouco a obra dele, kra…

  11. Salve irmão PH,

    Vou manifestar minha opinião divergente, acredito que sem oposição não há crescimento.

    Vou ser sucinto expor meu ponto de vista sob a forma de alguns aforismos e daí seguimos adiante:

    Ser bom é o atalho da espiritualidade. Quando somos bons temos apoio de dezenas de egrégoras e entidades que precisam de canais para se manifestarem nesse plano. Você é canal, portal e mensageiro de outrem.

    O caminho inverso o do poder pessoal, o de se tornar uma estrela por si só é muito mais complexo. Ele exige um esforço divino de auto observação e transformação constante. Sem mentor, sem cola, sem luz externa. Você é o forno, a lenha e o senhor da casa de máquina.

    Portanto ser bom é fácil, difícil é ser autêntico.

    @ph_mage – Salve irmão, sua opinião é de grande validez e de ótima reflexão. Suas palavras mostram a pura realidade de podermos enxergar o lado mais precioso que todos nós deveríamos ter (e que temos porém algo como você mesmo disse, difícil), a autenticidade. Obrigado por suas palavras. Namastê _/\_

    1. Ser bom só é facil para quem ja passou da fase de ser egoista.

      Para um egoista, pensar no proximo faz mal… fomentar o proprio ego é facinho facinho, é o que mais vemos por ai…

      Ninguem esta sozinho nesse mundo, por mais que o proprio orgulho queira inflar nosso Ego para dizer “vou me tornar uma estrela sozinho, nao preciso de ajuda, nem de mestre”.

      Dizer que uma pessoa boa tem facilidades é ingenuidade. Com certeza tera apoio de mais egregoras, mas tb sera alvo de mais ataques. Afinal de contas, uma pessoa boa, elevada, leve, tem muito mais luz do que um egoista, zumbi de seus proprios desejos. Ter mais luz, esta mais propensa a receber ataques de roubo energetico. É so olhar a historia de Cristo ou Chico Xavier, eles serviram de canal para um proposito maior, isso nao quer dizer que tiveram vida facil, muito menos de egoismo.

      Volto a repetir, ninguem esta por conta propria. Temos familia, amigos, professores etc, e no astral é a mesma coisa, temos familia, amigos e professores. Nossa individualidade nessa vida foi criada por um ser maior, nosso “SAG”, e apesar de nosso SAG ter um acesso maior sobre o que acontece, mesmo assim ele nao tem todas as informaçoes, ele tb esta sob efeito de veus e de tendencias egoistas. Tenho certeza que meu SAG nao esta no mesmo grau de evoluçao do SAG do Chico Xavier, o que esta embaixo é como o que esta em cima, isso tb vale para o mundo fisico. Todos temos que ralar muito para nos elevarmos, seja pelo amor ou pela dor, mas sempre com dificuldades, pois ninguem aprende e se eleva tendo vida facil e sem esforço.

      A escolha é em qual lado da moeda vamos estar, se dos nossos mentores ou dos nossos demonios…

  12. Sempre que eu vejo algo sobre Ego eu sinto aquele tapa na cara. Pai Joaquim de Aruanda bate bastante nessa tecla e eu sempre me sinto mal, pois cresci com aquela ideia pesada do capitalismo de mais, mais e mais o tempo todo, de TER que fazer um monte de coisa pra ser rico e conseguir criar bem meus filhos etc, toda “grande conquista” minha foi baseada em sentimentos do Ego, tudo que eu me orgulhava de conseguir era pelo Ego, e ainda por cima o alimentava mais ainda com o sentimento de orgulho. Mas o importante é que estou percebendo a cada dia que sempre que me deixo levar pela intuição eu tenho a sensação de plenitude em tudo que faço e que religião, ordem, filosofia etc não adianta nada se não levar pro amor em essência, amor sob Vontade. Esse é meu grande objetivo hoje, largar tudo pra fazer parte do tudo, mas é MUITO difícil, o medo do desconhecido acaba barrando muita coisa e o Ego tem falado muito alto quando isso acontece. Tamo aí na luta né. Mas muito obrigado pelos conselhos, me ajudou a perceber que devo estar incomodando bastante gente que não liga pra esse tipo de assunto. Obrigado

  13. Ótimo texto.
    Usando termos bem didáticos, acho que precisamos optar por realizar magia do bem ou a magia do mal.
    A magia do bem seriam pensamentos, sensações e atitudes motivadas por virtudes, ou seja, pela ausência de ego.
    E magia do mal seriam todas essas vibrações emitidas por motivação egóica. Isso quer dizer: atitudes, pensamentos e sensações que alimentam os defeitos de ira. gula, luxúria, etc. são magia do mal.
    Mas esse assunto é muito profundo para ser tratado em tão poucas palavras. O reconhecimento dos defeitos exige uma verdadeira revolução da consciência.
    Mas se você leu esse texto já deu um grande passo.
    Paz Inverencial.

  14. Interessante.

    Não estudo, e nem acho que magia seja algo pra mim, entretanto o assunto Ego (com “E” maiúsculo) muito me interessa.

    O seu texto me pareceu meio paradoxal, e até por isso gostei muito dele. A velha dicotomia do “Escravo de todos ou senhor de si mesmo”.

    O ruim de falar-se em Ego em um post da forma que você colocou é que você não dá muita margem para argumentação, pois afinal, ela seria meramente um produto daquele. 😉

    Outro problema de se escrever sobre algo assim é a confusão que pode causar ser simultaneamente discípulo e mestre de si mesmo.

    Viajei… 😛

  15. Nuff said. Acho que, pela que foi discutido aqui, eu posso dizer que sou mago. Que meu grande guardião e guia Exu continue me guiando a mente e os atos, enquanto meu grande pai Oxalá guia meu coração. xD

  16. Mesmo que você se torne melhor internamente, isso vai se transmitir se for um crescimento real. Magos cujo crescimento é mantido apenas pra si provavelmente não passam de pessoas que descobriram como algumas coisas funcionam realmente e fazem disso algo como “eu tenho poder”. Que poder é esse se, como no caso do texto, alguém que nem sabe quem é Eliphas Levi pode ser alguém que gera mais mudanças positivas que você? Achei muito interessante o texto, e acho que deve sim ser levado em consideração por todo estudante de ocultismo.

  17. Opa!
    Gostei muito do texto e vou colocar aqui um ponto que acho muito importante.
    O ego é importante ao ser humano e precisa ser desenvolvido adequadamente, nem menos e nem mais. Uma pessoa com ego pouco desenvolvido não terá a força suficiente para trilhar um caminho de autoconhecimento e enfrentar seus lados mais obscuros. Uma pessoa com ego desenvolvido demais se achará o próprio rei do universo e pensará que tudo gira ao redor dele, e não conseguirá ouvir o chamado espiritual.
    Para sabermos o grau de desenvolvimento do nosso ego precisamos nos conhecer. E nos conhecemos pela nossa própria vida. Da infância até agora (pra não falar em outras vidas, que disso eu não tenho capacidade), tudo precisa ser trago de volta a luz da consciência. Nossas relações precisam ser examinadas. Pai, mãe, irmãos, amigos, conjugue.
    As pessoas que mais odiamos são as que mais nos tem a ensinar, pois frequentemente projetamos aspectos nossos que não gostamos nelas. Cada um vive por si e tem o direito de fazer o que bem entender. Quando alguem nos incomoda por ser imperfeito é porque é a nossa própria imperfeição que nos incomoda. Somos imperfeitos. A alma é perfeita. Mas para chegar lá, antes de ascender, temos de ir as profundezas do inconsciente, literalmente ao inferno, e resgatar tudo que perdemos. Seja nossa dor, tristeza, medo, raiva, angústia. Seja nossa alegria.

    @ph_mage – “O Eu é o mestre do eu . Que outro mestre poderia existir? Tudo existe, é um dos extremos. Nada existe é o outro extremo. Devemos sempre nos manter afastados desses dois extremos, e seguir o Caminho do Meio.” – Buda

  18. Cara, me reconheci muito nos meus 2 primeiros anos de estudo, como sendo uma pessoa assim, EXATAMENTE do “jeitinho” que você descreveu… Poxa, depois de tanto achar que sabia, de achar que me conhecia, e bater várias vezes no “espelho” (pra não dizer dar murro em ponta de faca) percebi logo que o buraco era muuuuiiitooo mais embaixo, descobrindo que na verdade, eu nada (ou pouco) sei… Atualmente tenho realmente perdido essa “Vaidade” de achar que sei qq coisa e/ou de discutir esse tipo de assunto com alguém, tô mais pra filosofia do “Só sei que nada sei mas, desconfio de muita coisa…” Apesar de bem enérgico o seu texto foi ótimo pra me perceber e me reconhecer, e esse foi o real motivo do meu interesse e início de estudo sobre o tema.. Hoje em dia REALMENTE não me considero um mago, magista ou “faceocult” como você citou, mas como um mero estudante de mim mesmo em prol de um conhecimento maior que talvez eu mereça num futuro ainda distante… Fiquei um tempo parado dos estudos e afastado da Ordem a qual frequento… Depois de muito “agito” na minha vida, percebi que foi a pior coisa que fiz… Bom queria só te agradecer por me dar uma oportunidade a mais de olhar pra dentro de mim mesmo através da assimilação do conteúdo do seu texto… Em relaçao aos “iniciantes” que são iguais ao que eu já fui e ainda sou um pouco… Relax cara, eles um dia chegam ou não em algum lugar rsrs. Forte Abraço!!!

    @ph_mage – Salve, irmão você captou a mensagem e isso é muito bom, ela ainda tem uns toques que poucos conseguiram ver, que é uma “metáfora”. É bom saber que todos nós estamos encarnados aqui não para mostrar para o próximo o quanto sabemos e sim como iremos nos autoconhecer, esse é o real saber. Gratidão irmão.
    Namastê _/\_

  19. Alguns colegas já perguntaram o que vem a ser um mago? É possível ser um mago sem ser bom? Existe um mago negro?
    Eu olho com suspeita quem faz ardorosa apologia da magia prática e depois escreve que sem desenvolvimento de caráter toda a magia é inútil. Em uma semana o cidadão cita uma bibliografia de tese de doutorado e na semana seguinte é tomado por rompantes de anti-intelectualismo que afirma que toda erudição é uma manifestação da vaidade.
    Vamos combinar uma coisa? Erudição, caráter e ritualística são três faces do misticismo. Eles são relacionados mas não interdependentes e de forma alguma auto-excludentes. Eu de minha parte procuro primeiramente promover o desenvolvimento da personalidade-alma considero a erudição fundamental para isto e tenho pouco apreço por ritualística. Quando considero a erudição fundamental eu não me esqueço de duas coisas: a erudição é fundamental para um tipo de mente dada a racionalidades e que precisa de explicações e teorias para tudo, outras pessoas podem desdenhala sem erro; reconheço o risco de fazer da erudição uma forma de masturbação intelectual.
    E escrever na linguagem de mano da ZL foi um exercício de estilo válido mas de pouco sucesso.

    @ph_mage – Obrigado pelo seu comentário irmão. Namastê _/\_

  20. Falar dói. Essa é a conclusão de todos o mestres. O que eles mais queriam é ficar em silêncio e contemplar o milagre da vida. Um mestre só faz o sacrifício de falar, para que nós possamos ficar um pouco em silêncio. Aprendi com o Osho!

    Já quanto as atitudes aprendi com Nisargadatta Maharaj, através deste texto:

    “Podemos saciar a sede com o desenho de um poço?
    Podemos matar a fome com o cheiro da comida?
    Como pode o coração contentar-se com palavras?”

    Grato pelo seu esforço de falar e permitir que eu fique mais um pouco em silêncio.

    Namastê

    @ph_mage – Namastê _/\_

  21. RS DISSE :Kramba….vc acha que o Crowley não fez nada pela humanidade?
    acho melhor vc estudar mais um pouco a obra dele, kra…

    Sabia que algum Thelemita ia xiar rsrsrs…

    o que le fez pela humanidade ? pode dizer?

    1. Foi o Magus do Aeon e recebeu o livro da Lei. Mais alguma coisa?
      Obs: não sou thelemita, só inteligente o bastante para ver o óbvio. Crowley pode ter sido em vida um verdadeiro porre, mas hoje, a magia é outra – graças a seu irrepreensível trabalho.

  22. Foi o Magus do Aeon e recebeu o livro da Lei. Mais alguma coisa?
    Obs: não sou thelemita, só inteligente o bastante para ver o óbvio. Crowley pode ter sido em vida um verdadeiro porre, mas hoje, a magia é outra – graças a seu irrepreensível trabalho.

    Pra mim indepedente do livro da Lei, magia e esoterismo já existia e sempre iria funcionar sem ele. Alem do mais, se não fosse a Golden dawn ele não teria dado grandes passos e copilado certas coisas. Foi muito na “sede” ao “pote” e ficou louco.

    Pode ter algo que se aproveite, mas o resto e´sua visão pessoal. De “Mago branco virou mago negro”.

    1. Muita implicância só porque ele era porra louca. Eu enxergo Magia como Ciência. Não importa se o cientista é egoico, maníaco, psicótico ou sem caráter. Importa se os estudos dele tem algo a acrescentar ou não.
      Tem gente que nasceu pra fazer caridade e pra ser bonzinho, ok.
      Mas tem gente que nasceu pro conhecimento.

      Caridade é importante? É. Mas não é a única coisa que importa. Ignore 99% do conhecimento humano então, porque, afinal, esses filósofos e cientistas nunca fizeram bem algum à humanidade, não é mesmo?

      Contribuição do Crowley? Que tal alguns dos ensaios dele, como este:
      http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/preliminares.htm

      É aquilo, ele não era bonzinho, e nem precisava ser. Ciência é ciência, não importa o caráter do cientista/filósofo.

  23. Não precisa fazer caridade. Existem pessoas que nasceram para o caminho da esquerda. Parece que o autor é meio dogmático com o assunto de “magos devem fazer caridade, se o outro não faz fico bravo, pois me disseram que devo fazer”. O texto contradisse mais de 1 dos “passos para dominar do ego”.

  24. O Mago tem que ter disciplina, ética, educação, Moral, responsabilidade, respeito, e equilibrar os Sete pecados Capitais em analogia com o sistema setenário e planetário. Coisa que o Crowley não conseguiu no fim de sua carreira.

  25. Além do mais, O mago Crowley não soube passar direito seus ensinamentos, não tinha uma boa didática. Sem falar que ele não sabia decidir se as entidades eram reais ou coisas psicológicas da mente inconciente

    1. E novamente o Troll de Maranguape dá suas caras para falar mal do Crowley quando a Blavatsky foi comprovadamente charlatã, caloteira e viciada em bebidas. O sujo falando do mal lavado. Não bastando falar asneira no Mayhem vem divulgar suas lorotas por aqui. Uma lástima.

    2. Eu li alguns ensaios dele no site da Astrum Argentum, e realmente não consegui ver onde houve falha na didática. Além das citações que o Regardie fez em alguns dos seus livros. Poderia indicar alguns exemplos de que não tinha uma boa didática?
      ————————————————————————————————————-
      “Não sabia decidir se as entidades eram reais ou coisas psicológicas da mente inconsciente”.

      – Eu realmente não acho muito sábio ter muitas certezas. Quanto a este assunto, achei interessante um relato do Lázaro Freire (espero que ele não se incomode com a citação). Uma experiência que mostra como o que é objetivo e externo à mente acaba se misturando com os conteúdos internos.
      Segue o link: http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=106
      ————————————————————————————————————
      “O Mago tem que ter disciplina, ética, educação, Moral, responsabilidade, respeito, e equilibrar os Sete pecados Capitais em analogia com o sistema setenário e planetário.”

      Concordo que disciplina é necessária, assim como responsabilidade e respeito pela Ciência que a Magia é. Ética, apesar de desejável, não diz muito respeito aos resultados que podem ser obtidos. Mas não estou afirmando que Crowley não tinha as características citadas. A questão da moral e da ética é: Crowley era imoral e não tinha ética alguma porque contrariou as normas da “moral e bons costumes” da época? Será mesmo que a nossa ética e a nossa moral tem alguma coisa de espiritual, ou são só regras ditadas para controlar as ações alheias?

      ————————————————————————————————————–
      “Coisa que o Crowley não conseguiu no fim de sua carreira.”

      Pode ser verdade. Nietzsche enlouqueceu. E por isso toda a obra deve ser condenada? O que eu estou vendo é o preconceito que muitas pessoas tem contra o Crowley por causa da atitude libertina e “canalha” de alguns relatos, e que provavelmente são verdade. Mas supor que deve haver uma ética universal que sirva igualmente para todas as pessoas é supor que todos são iguais. E, me desculpe, mas eu não consigo pensar no Karma como “punição pelos seus atos contra a moral e a ética”. Karma no sentido original é só Ação, que tem uma Reação atrelada a si. Os atos do Crowley, em vida, geraram Karma? Certamente. Mas eu não me acho capaz de “medir” ou quantificar as reações que alguém que morreu no século passado, do outro lado do mundo, que viveu em outro contexto desencadeou.

      Se eu vivesse na mesma época e região que o Crowley, dificilmente seria “discípulo” dele, da mesma forma como hoje eu não faço parte do IIPC, e não é por isso que eu não uso algumas coisas do Waldo Vieira como referência. Não é porque eu discordo de várias opiniões dele, que na minha opinião são preconceituosas, que a obra dele não fez diferença nenhuma!

      Há “thelemitas” que querem ser malvadinhos-fuck-the-system ? Certamente. Mas eu tenho certeza que esses que se entitulam “thelemitas” não são realmente thelemitas. Sempre tem os alienados que querem tomar o Crowley como um exemplo do que ser, quando o próprio diz que todo homem e toda mulher é uma estrela, e tem sua própria órbita. É forçar a barra chamar essas figuras de thelemita, e que eles realmente entenderam a profundidade dessa “filosofia”, se é que posso chamar assim.

  26. @Inominado disse: E novamente o Troll de Maranguape dá suas caras para falar mal do Crowley quando a Blavatsky foi comprovadamente charlatã, caloteira e viciada em bebidas. O sujo falando do mal lavado. Não bastando falar asneira no Mayhem vem divulgar suas lorotas por aqui. Uma lástima.

    E novamente você aparece em Picareta! Tu precisa trabalhar no vaticano rrrssss..

    H. P B. foi tudo isso e tinha uma mente Brilhante em? o q tu achas da A Voz do silêncio? prefiro acreditar nela do que em vc e algumas coisas do Crowley.

    No final da vida de Crowley ele fez coisa pior e enlouqueceu. E Blavatsky desencansou tranquila.
    Bons estudos!

    1. Você nega a face ruim da H.P.B de forma descarada do que ela viveu como caloteira e praticando comprovadamente charlatanismo em suas muitas apresentações e fica condenando os outros. Isso é hipocrisia amigo.

  27. Senhor @ Inominado, a questão aqui é “Como ser um Mago?” e H.P. B. não foi totalmente uma Maga como queremos crer, mas sua mente e suas pesquisas metafísicas foram brilhantes. Suas fontes de pesquisas/práticas eram oriental e ela era boa nisso., foi contra cabala ritualística.
    Agora Crowley, não foi um MAGO ético e digno de ser na minha opinião.

    Crowley pode ter desvendado muita ritualistica, mas enloqueceu com seu fascínio. E não confiaria muito nele.

    Só isso… Paz e Luz!

  28. @Vinicios disse: Eu li alguns ensaios dele no site da Astrum Argentum, e realmente não consegui ver onde houve falha na didática. Além das citações que o Regardie fez em alguns dos seus livros. Poderia indicar alguns exemplos de que não tinha uma boa didática?

    @ Guilherme: Olá Vinicios, não tenho lembrança no momento sobre didática dele, mas estudiosos mais rígidos do que eu disseram isso. O Crowley não soube passar seus ensinos direito. Procure no forum de discussões e veja a galera comentando sobre isso. No Mayhem e no orkut também.

    ” Eu realmente não acho muito sábio ter muitas certezas. Quanto a este assunto, achei interessante um relato do Lázaro Freire (espero que ele não se incomode com a citação). Uma experiência que mostra como o que é objetivo e externo à mente acaba se misturando com os conteúdos internos.”

    Mais certeza do que médiunidade?Umbanda e epiritismo? esse foi o problema do Crowley, por não ter se interresado pela parte científica do espiritismo. Então, falhou muito em seus estudos. Não sei porque., pois na sua época tudo já tava mais avançado e o espiritismo era mais antigo. Ou então era contra o espiritismo e mediunidade com muitos ocultistas e cabalistas?

    ” A questão da moral e da ética é: Crowley era imoral e não tinha ética alguma porque contrariou as normas da “moral e bons costumes” da época? Será mesmo que a nossa ética e a nossa moral tem alguma coisa de espiritual, ou são só regras ditadas para controlar as ações alheias?”

    Acredito que a moral Cristã e Budista são grandes verdades que não podemos negar. Claro que vendo seu lado esotérico. Mas sou daquele que Diz: “Semelhante atrai semelhante” pois se Crowley mexia com forças ocultas , e não tinha moral e ética, então atraia vibrações semelhantes. Praticar teurgia requer Moral e equilíbrio espiritual.

    Talvez por isso que ele praticava Goécia, pois sua postura obrigava para esses ritos. Mas vejamos sua aura nas fotos, não conduz boas vibrações. E seu olhar mega-maniaco.
    Acredito que no começo de sua carreira foi boa como mago, mas depois, aos poucos, caiu fanáticamente.

    Tô com uma “pulga atrás da orelha” até de Blavatsk, pois acho sua aura e “energia” muito baixos em algumas fotos.

    “Pode ser verdade. Nietzsche enlouqueceu. E por isso toda a obra deve ser condenada? O que eu estou vendo é o preconceito que muitas pessoas tem contra o Crowley por causa da atitude libertina e “canalha” de alguns relatos, e que provavelmente são verdade. Mas supor que deve haver uma ética universal que sirva igualmente para todas as pessoas é supor que todos são iguais. E, me desculpe, mas eu não consigo pensar no Karma como “punição pelos seus atos contra a moral e a ética”. Karma no sentido original é só Ação, que tem uma Reação atrelada a si. Os atos do Crowley, em vida, geraram Karma? Certamente. Mas eu não me acho capaz de “medir” ou quantificar as reações que alguém que morreu no século passado, do outro lado do mundo, que viveu em outro contexto desencadeou.

    Se eu vivesse na mesma época e região que o Crowley, dificilmente seria “discípulo” dele, da mesma forma como hoje eu não faço parte do IIPC, e não é por isso que eu não uso algumas coisas do Waldo Vieira como referência. Não é porque eu discordo de várias opiniões dele, que na minha opinião são preconceituosas, que a obra dele não fez diferença nenhuma!

    Há “thelemitas” que querem ser malvadinhos-fuck-the-system ? Certamente. Mas eu tenho certeza que esses que se entitulam “thelemitas” não são realmente thelemitas. Sempre tem os alienados que querem tomar o Crowley como um exemplo do que ser, quando o próprio diz que todo homem e toda mulher é uma estrela, e tem sua própria órbita. É forçar a barra chamar essas figuras de thelemita, e que eles realmente entenderam a profundidade dessa “filosofia”, se é que posso chamar assim.”

    Tudo bem, nessa parte concordo com você. Apenas não acho que Crowley foi um grande exemplo de mago na minha opinião. Mas não devemos “descartá-lo”, pois muita coisa podemos aprender com ele.

    Acredito também que Thelema não será o sistema ou Religião da Nova Era.

    Outra coisa que não concordo muito é que, Thelemitas fanáticos, acreditam que espiritualidade e verdades ocultas, só podem ser estudadas com lógica e razão. Com isso posso dizer: “O ocultista sabe (ou deveria saber) que o raciocínio lógico não é a única forma de compreensão e aprendizado. Possuímos todos
    nós, como seres humanos, além da mente racional, uma mente
    abstrata, sem contar outras formas de compreensão e aprendizado
    mais avançados, como a intuição, a inspiração, etc.
    Nós, como ocultistas* e espiritualistas, devemos nos familiarizar
    e “exercitar” cada vez mais outras formas de compreensão,
    que transcendem o simples raciocínio lógico, porém nunca o
    ignorando.
    De: Camos.
    *ps: na versão original do autor tem Umbandistas. Ocultistas é meu.

    Paz e Luz!

  29. Pow cara, que topico legal, e muito interessante!

    Até pq quando eu comecei a estudar o ocultismo eu comecei pela vontade e necessidade de aprender algo novo para melhorar a vida e por em prática na real aquilo que virou dogmas nas religiões, mas procurava entender pelo saber mesmo só que eu não sabia que estudar isso significava me “transformar” em algo novo. Certo tempo depois eu comecei a me envaidecer por saber essas coisas, sorte que eu sou auto critico e percebo logo de cara qdo esses “desejos” aparecem na minha cabeça, ainda as vezes me pego com essas vaidades bobas, mas toda vez que eu encontro algo novo para aprender, não apenas no mundo do ocultismo, mas em qualquer âmbito da vida é que eu percebo que ainda sou um aspirante a ignorante, e que a frase sempre aparece na minha mente “só sei que nada sei”. Foi à partir de quebrar a cara por eu achar que sabia demais é que eu entendi essa frase de verdade e hoje uso ela por entende-la de fato e não só pq é famosa e bonitinha.

    Hoje, depois de ter quebrado a cara legal (pelo menos quebrar a cara sozinho, pq não sou de sair falando pra Deus e o mundo aquilo que conheço) é que percebi a necessidade de ter a humildade de as vezes fingir não saber quando se sabe e ter a genuína capacidade de perguntar quando não se sabe de verdade.
    Até pq não importa o que, seremos eternos aprendizes.

  30. Gostei de tudo que escreveu, porem infelizmente nossa sociedade faz com que essas pessoas achem que sabem de +.
    Só porque quase conseguiu fazer a viagem astral, ou sonho e penso que fez a viagem ..

    Nada é assim Mago é uma coisa de amor, amor com Deus e amor pelos seres vivos.

    É buscar conhecimento e ajudar os necessitados, ou atacados espiritualmente !
    Não diga que vc é um Mago em vão !
    Como existe coisas boas existe coisas ruins .

    Abra a boca do lado da pessoa errada para vc ver oq acontece !

    Seja humilde e nunca fale que sabe, quando vc chegar a um nível de energia todos vão saber que vc faz, porem vc já estará preparado para enfrentar qualquer ser em geral !

  31. Olá PH!

    Você parece gostar muito de budismo!

    Queria saber se não teria alguma forma de conhecer melhor essa religião? Me interesso por Taoísmo também!

    Grande abraço!

    @ph_mage – Olá irmão, cara eu gosto sim…mas me sinto próximo do hinduísmo mesmo. Não sei se vai te ajudar, mas eu recomendo esse site aqui para você: http://www.cebb.org.br/

    Namastê

  32. Confesso que axei isso aqui pro engano,ja tinha ouvido falar do deldebbio pro um amigo meu (um aspirante a mago kkkk),bom eu estava meio confuso sobre e esse assunto, magia,o que um mago realmente faz e tals .Mas ,sei la, me indentifiquei com o texto inteiro,as vezes eu me sinto tao bem tomando o controle da minha vida e ao mesmo tempo sendo empurrado por um ego que ate me assuta ,o oculto a magia Deus tudo isso me atrai mas eu fico confuso meio q sem direção ,ao me considero um mago mas sei que preciso evitar esse meu ego pra me encontra como pessoa ou mesmo como um mago talvez .
    se alguem ainda ler isso pesso que me ajude com algo de apoio,ja li livros da goetia eliphas e etc mas creio que a muito mas coisas para se tornar um amgo do que so truques de magia . ate mais flw

  33. Adorei o texto. Parabéns por seus pontos de vista.
    Como sempre digo, ser um mago não é deixar se levar pelos fascínios e prodígios, ensino compreender sua própria essência e a forma sublime do amor.
    Respeitar todos os deuses e crenças e ter compreensão que somos todos extensões uns dos outros e assim extensões do criador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas