Colônias Espirituais no Brasil


clique para ver em tamanho maior.

Quando o filme “Nosso lar” saiu, muitas pessoas acabaram interessadas no Espiritismo e nas chamadas “Cidades Astrais”, que nada mais são do que Formas-Pensamento de comunidades agrupadas em grandes egrégoras com até dezenas de milhares de pessoas. Nosso Lar, certamente é a mais famosa, mas não é a única colônia relatada em livros kardecistas.

Colônia Espiritual, cidade espiritual, comunidade espiritual ou mundos transitórios é o lugar onde vivem os espíritos após a morte. Existem vários tipos de colônias espirituais, temos: Colônias correcionais, de estudo e desenvolvimento das artes, socorristas, pesquisa no autoconhecimento e científicas e várias outras. Lá os espíritos trabalham, mandam mensagens espirituais para as pessoas encarnadas, se recuperam, preparam-se para encarnar novamente, além de muitas outras coisas.

Vamos citar nessa postagem algumas colônias espirituais situadas sobre o Brasil, mostraremos sua localidade e sua função como colônia espiritual, vamos a elas:

– Colônia Regeneração: Localizada nas proximidades de Goiânia até Brasília, esta Comunidade trabalha com a recuperação de espíritos mutilados no períspirito, além de proceder com atendimentos fluídico concentrados, terapias, academias, tudo com o intuito de renovação interior.

– Colônia Amigos da Dor: Encontra-se no norte de Minas e extremo sul da Bahia. Realiza socorro a recém-desencarnados através de missas. Os espíritos servidores dessa Colônia prestam atendimento em igrejas, santas casas de misericórdia e é uma das mais antigas Colônias em terras brasileiras.

– Colônia Redenção: Se situa no leste da Bahia em formato mais ou menos triangular. Sendo uma grande referência no mundo espiritual, esta Colônia realiza um grande trabalho em laboratório fluídico por intermédio de seus socorristas na Terra. Encontra-se lá um arquivo com as mais lindas histórias e exemplos de amor que o mundo já viu, começando pela história de Jesus em cenas vivas.

– Colônia Arco-Íris: Esta Comunidade Espiritual é localizada na região norte do Brasil, indo de Porto Velho (RO) a Manaus (AM) em linha reta. Seus servidores oferecem grande amparo aos encarnados e conhecidos como “filhos do arco-íris”.

Colônia Raios do Amanhecer: Localizada na parte central do planeta, tendo maiores núcleos no Brasil, no norte do Amapá. Seus diferentes núcleos espalhados por vários países representam uma atividade diferente. No Brasil se parece com um grande parque infantil, pois é um mundo espiritual de crianças.

– Colônia Bom Retiro: Localiza-se no Paraná tendo um formato de losango. Além de dar socorro aos desencarnados, ela tem como principal função dar a volta ao reequilíbrio do espírito.

– Colônia Padre Chico: Situada no Triangulo Mineiro, é também conhecida no mundo espiritual como Colônia das Margaridas. É uma colônia muito movimentada, pois nela tem espíritos abrigados para socorro e para trabalhar em nome de Cristo.

– Colônia da Praia: Fica no sudeste do Espírito Santo. É voltada para atividades espirituais que atuam na ecologia terrena, desenvolvem estudo e mantém observação atuando no equilíbrio exercido pelo Oceano.

– Colônia Nova Esperança: Localizada bem próximo de Palmelo (GO), esta Colônia tem como função a catalogação de todos os espíritos que entram, saem e que permanecem no planeta, que hoje em dia é de aproximadamente 30 bilhões de espíritos.

– Colônia das Águas: Situa-se próxima à entrada do rio Amazonas, Sua especialidade é receber os desencarnados por problemas circulatórios e que foram afetados no períspirito.

– Colônia Morada do Sol: Encontrada na parte leste do Brasil e se estendendo até o norte da Bahia. Esta Colônia coordena equipes espalhadas pelo planeta, os servidores levam amparo aos portadores de “doenças tropicais” encarnados.

– Colônia das Flores: Sendo uma das maiores colônias espirituais, ela inicia na parte centra de Santa Catarina indo até Goiás, tendo pontos no Paraná e adentrando São Paulo. Especializada em socorro aos desencarnados vítimas de câncer e que geralmente conservam esta impressão no períspirito.

– Colônia Gramado: Sobre o Rio Grande do Sul, possui vários núcleos de atendimento socorrista. Entre elas destacam-se as colônias “Das Orquídeas”, “Girassóis”, “Do Guaíba” e “Estrela D’alva”, todas recebem o nome de Colônia Gramado. Específica em trabalhos de técnicas de estudo relacionados à coluna vertebral, coordenação motora das pernas e dos pés.

– Colônia das Montanhas: Encontrada no noroeste de Minas Gerais, próximo à divisa de Goiás. Adentrando o sudoeste entre a Serra Bonita (MG) e a Serra da Capivara (BA/PI) e a Serra dos Gaúchos (MG), envolve toda a área do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, onde envolve as águas dos rios Urucaia e Pardo com seus afluentes.

– Colônia Estudo e Vida: Fica no Mato Grosso do Sul e parte da Bolívia. Tem por finalidade o estudo da vida. Possibilita que todos os espíritos tenham autoconhecimento para compreender próprios conflitos e desencontros para qualquer assunto.

Colônia das Violetas: Situada entre Amazonas, Tocantins, Paraná e Mato Grosso, está Colônia realiza técnicas voltadas para a cura de enfermidades cardíacas.

– Colônia do Sol Nascente: No sudoeste do estado de São Paulo, esta Comunidade apresenta um setor de preparação do espírito para reencarnar, aguardando um momento determinado por Deus.

– Colônia do Abacateiro: Abrangendo os estados de Goiás e Mato Grosso, esta Cidade Espiritual é toda cercada por abacateiros e desenvolve técnicas e atendimentos renais, tanto no períspirito quanto no auxílio a todos os processos de enfermidade renal.

– Colônia do Rouxinol: Ao norte do Brasil, no Maranhão, a Colônia passa uma profunda sensação de paz e ali ficam espíritos que desencarnaram após longo período de enfermidade ou que tiveram morte súbita.

– Colônia do Moscoso: Encontra-se na parte centro-leste do Espírito Santo, esta Comunidade tem o formato de um retângulo e com características orientais, fundada por Moscos (povos que habitavam o Mar Negro e o Mar Cáspio). A Colônia desenvolve técnicas que auxiliam o espírito a desenvolver a autodescoberta, como essência divina.

Além destas temos outras, como:
Nosso Lar
Colônia Socorrista Moradia
Colônia Campo da Paz
Casa Transitória de Fabiano
Colônia Redenção
Colônia da Música
Colônia Espiritual de Eurípedes Barsanulfo
Colônia Alvorada Nova
Colônia Casa do Escritor
Colônia Triângulo, Rosa e Cruz
Sanatório Esperança
Moradias
Colônia Porto da Paz
Instituto de Confraternização
Espírito Meimei
Colônia A Cruzada
Colônia Gordemônio

Espero que tenham gostado dessa portagem, para entenderem melhor o que é uma colônia espiritual, recomendamos que assistam ao filme Nosso Lar, ou se preferirem leiam o livro Nosso Lar, ambos são excelentes. Fiquem com Deus! Deixem Comentários!
________________________________
É bom lembrar…
Que as cidades espirituais que se localizam mais próximas a terra, normalmente são planos transitórios. Existem outros planos superiores e também inferiores.
Nas colônias os espíritos aprendem a se desligar da matéria, alguns lentamente, outros com uma adaptação mais depressa. Cada espírito é um espírito, e seu tempo em determinada colônia, em um plano inferior ou em até mesmo quando reencarnado é relativo.
Nas colônias existem animais, pois eles são princípios espirituais que estão a caminho da evolução, da mesma forma que nós procuramos progredir. Eles também reencarnam e são bem utilizados, cuidados e amados no mundo espiritual. ]
No Brasil existem mais colônias do que as mostradas aqui. Este é um trabalho que pretende mostrar uma pequena noção do que é e como se localizam as colônias e moradas. Como disse nosso mestre Jesus: “Há várias moradas na casa do meu pai.”
Além das colônias que foram criadas recentemente, existem colônias Indígenas. Apesar disso não existe colônias para católicos, separados dos espíritas, assim como não se separam celebridades e fãs, todos somos iguais, apenas diferenciados pelo nosso pensamento, não pela cor ou pelo credo. Mas devemos lembrar que os espíritos mantém sintonia, seja com o bem ou com o mal, isso é que definirá onde irá se encontrar.
Lembrando que existem colônias especializadas em desenvolvimento tecnológico, existem as que preparam trabalhadores para trabalharem nos Grupos Espíritas e em outros núcleos também que trabalham com amor e para o amor, como as casas de Umbanda. Tem colônias que trabalham como pronto-socorro e outras como grandes editoras, espíritos que trabalham para trazerem obras magníficas para nós encarnados.
Espero ter ajudado e não confundido.
Abraços irmãos, fiquem com Deus.

Grupo de Estudos Amigos de Chico Xavier

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 67

  1. Muito bom esse artigo mas,dá onde vem essas informações ?

    @MDD – compilação de vários periódicos e revistas espíritas, que por sua vez vêm de relatos em diferentes Centros e Terreiros a respeito destes lugares.

  2. Li há algum tempo em algum lugar (ô memoriazinha ruim) que não era muito bacana divulgar sobre essas colônias porque elas já sofrem ataques frequentes, e divulgando, poderia dar abertura a mais gente mentalizar as casas e aumentar as chances delas sofrerem mais ataques. Isso confere?

    @MDD – Não.

  3. Muito bom texto. Só deixo uma observação. A Serra da Capivara fica no Piauí, e não na Bahia, como foi dito em relação à Colônia das Montanhas.
    Paz e Luz

    @MDD – Fui dar uma olhada… O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado ao norte de Bahia e no Estado do Piauí e cobre cerca de 130 000 hectares. Parece grande.

  4. Interessante… e a egrégora da Arcanum Arcanorum.. tem uma colônia espiritual ou algo semelhante? Qual seria a sua lozalização?

  5. Olá bom dia,
    ótimo estudo. Eu particularmente ouço muito sobre Aruanda na Tenda de Umbanda onde trabalho. Agora gostaria de saber um pouco mais sobre os postos de pronto atendimento, pois há alguns meses fui levada em desdobramento a vislumbrar numa dimensão diferente da nossa mas, sobre onde é a Tenda, um local que me foi apresentado como um educandário. Voltado ao resgate de adolescentes e jovens, que desencarnaram por envolvimento com drogas, violencia doméstica, estrupos, etc… A mentora que se apresentou como uma irmã de caridade Irmã Ísis, pediu que nos preparássemos, porque a tenda tinha sido escolhida por afinidade vibratória, começar a auxiliar aqueles jovens, nos processos de reabilitação. Foi muito interessante, muito nítido, muito comovente. Procurei o Pai do Terreiro que confirmou a solicitação, e hoje nos prepara para iniciarmos os resgaste. Segundo ainda a mentora, o tratamento desses jovens necessitava de choque anímicos, por isso precisava de médiuns acostumados a energias mais densas, como acontece na Umbanda, pois o jovens em questão desencarnaram de formas violentas, e ainda se mantem presos as cenas de dor.
    Foi uma experiencia renovadora.
    Se puder fale mais sobre como funcionam esses locais.
    Abraço a todos.

  6. Excelente post!

    Entretanto surgiram algumas dúvidas:

    Por que a maioria das colônias estão mais ao norte do país?

    @MDD – Existem em todos os lugares, a compilação abrangeu estas por causa dos relatos em maior número, creio eu.

    Ordens iniciáticas também possuem colônias semelhantes?

    @MDD – Possuem sim 🙂

  7. Interessante a matéria. Me bateu a curiosidade, no entanto… Como alguém tem o seu perispírito mutilado?

    @MDD – Em um acidente grave, por exemplo. Você perde um braço e, depois de um tempo, o perispírito se adequa para tomar a forma do seu corpo mutilado (enquanto voce esta encarnado) e, depois do desencarne, precisa ser refeito.

  8. e quem não fala português? e quem mora fora do país?

    @MDD – Existem em todos os países. Eu visitei uma vez um que fica próximo de Berlin, onde há um grupo especializado em resgates umbralinos na Europa, de gente que até hoje ainda está presa na primeira e segunda guerra…

    1. Como assim, “visitou”? Astralmente?

      @MDD – Sim. É um grupo de trabalho especializado em resgate umbralino de espiritos que desenvarnaram durante as Grandes Guerras.

      1. Eu tava pensando em fazer a mesma pergunta, ainda bem que li os comentários antes. MDD, os projetores astrais tem livre acesso às colônias, ou necessitam da ajuda dos seus mentores pra afinar as suas vibrações com as da colônia?

        @MDD – Só se consegue chegar nelas com guias.

  9. É bom saber mais detalhes sobre o lado espiritual do mundo. Nos dá certo conforto em casos extremos, como foi o caso da trajédia em Santa Maria.

  10. Teve uma dessas novelas espiritas da Globo que disse que as colônias superiores a estas seriam habitadas por anjos e espíritos mais puros.

    @MDD – “anjos” e “espiritos mais puros” somos nozes mesmos, quando merecermos…

  11. Acho que isso explica porque o João Teixeira tem um amparo espiritual forte quando realiza as curas em Goiás!

  12. incrível como realmente temos muitas moradas, exercitando amparo espiritual aqui e em todos os lás que existem, valeu DD

  13. Marcelo, varias vezes você cita que “visitou” uma colonia X, ou no astral viu ser Y. Foi tudo isso em uma viagem astral ou são memorias (isso é possivel?) de uma encarnação passada?
    E existe a possibilidade de numa outra vida, eu nascer como um ser de outro raça? Ou uma vez humano, sempre humano?
    Digo isso porque, em algumas leituras, vi que existem varios tipos de seres ao redor do espaço…

    @MDD – 1) Projeções astrais, 2) Humano é o estágio mais avançado nesta Orbe. São evoluções paralelas com os elementais/devas e com os anjos.

    1. Nessa Orbe você quer dizer “planeta”?
      Por que há seres em evolução em outros planetas nessa dimensão física, não é?
      Eles não seriam humanos.

  14. “Lembrando que existem colônias especializadas em desenvolvimento tecnológico, existem as que preparam trabalhadores para trabalharem nos Grupos Espíritas e em outros núcleos também que trabalham com amor e para o amor, como as casas de Umbanda. Tem colônias que trabalham como pronto-socorro e outras como grandes editoras, espíritos que trabalham para trazerem obras magníficas para nós encarnados.”

    Baseado nessas informações, é possível dizer que nossa sintonia de pensamento não muda quando estamos em grupos espirituais?

  15. Um dos melhores posts que eu leio em muito tempo.
    Direto, interessante e informativo.

    Dentro de outros círculos (como o pessoal da conscienciologia) também são citadas diversas outras estruturas semelhantes.

  16. Pergunta meio complicada… o quanto disto é espiritual e quanto é um cluster/nódulo de informação? Pois fico com certas perguntas sobre

    1- O povo vai de uma colonia a outra?

    2- Depende de onde se morre?De onte se viveu majoritariamente?

    3- Relações Kármicas afetam?

    4- E no meio desses feudos? É o umbral?

    5- Eles são alinhados os as Linhas de Ley?

    Fritas acompanha o pedido

    @MDD – seus pedidos são complexos… demandam mais pesquisas antes de responder…

    1. O Espírito pode passa de uma colônia a outra. Nos livros da patrícia, psicografados pela Vera lúcia Marinzeck, ela relata que esteve em outras colônias para estudos.
      Não tem a ver com Karma (ou Causa e Efeito) a escolha das colônias, tem a ver com afinidade, sintonia (você é) se junta com seus iguais.

      1. O deslocamento no mundo espiritual,depende do que você fez aqui na terra,
        ou seja, se você é bom homem que não foje das suas responsabilidades e
        pratica sempre a caridade, seu perispírito chega no mundo espiritual leve,
        então consegue deslocar para as colonias fazer pesquisas, escrever livros,
        enviar mensagens e até mesmo levitar etc.
        Mas… se você fez tudo ao contrário, o mesmo chega muito pesado e dá um
        trabalhãooo para a espiritualidade, e você não consegue nem mesmo sair
        de onde chegou.
        Se você achar que fui muito radical na minha resposta LEIA, Os mensageiros de André Luis pag. 20 a 35 e então obterá mais respostas.

  17. Marcelo, poderiamos concluir que cada terreiro de Umbanda, “macumba” e “catimbós”, etc., teriam suas “colônias” ou locais astrais de reunião de acordo com afinidades?

    @MDD – “cada” terreiro não creio, mas núcleos deles provavelmente sim.

  18. Muito interessante. Existe alguma correlação entre os temas/objetivos das colônias com o dharma daquela respectiva região terrena? Caso isso faça sentido, há também um objetivo das colônias do Brasil como um todo ou as divisas terrenas não fazem diferença em outros planos?

  19. minha mãe faleceu dia 18 de março de 2013 uma segunda feira as cinco e quarenta da manhã ela estava com vários problemas ,cardíaco,diabete milintus,problemas de respiração e faleceu sem dor só enrolou a lingua e não deu tempo se chegar a emergência eu como sou muito curiosa e também tenho sonhado muito com ela queria saber qual o provável lugar em q ela se encontra seria possivel.

    @MDD – Possivelmente, dependendo das egrégoras as quais ela estava ligada, ela está em um hospital no Astral, recuperando o perispírito destas doenças até conseguir recuperar a consciência do corpo astral dela novamente. Recomendo que você assista ao filme “Nosso Lar” para ver como o processo funciona.

  20. Parabéns, pelo conteúdo aqui passado foi de grande utilidade,obrigado ate uma próxima .

  21. Tio, e os animais.
    Aonde ficam, o que acontece com eles após sua morte?

    @MDD – Eles não ficam muito tempo no Plano Astral, sendo encaminhados pelos Daevas para reencarne.

  22. Tio, obrigado pela resposta.
    Desculpe insistir no assunto mas é que a alguns dias perdi minha cachorrinha. Tínhamos uma ligação muito, muito especial(13 anos juntos).
    Algum tempo atrás ela adoeceu e ficou na clinica veterinária. Fiz um trabalho espiritual muito forte no Sanctum e fiquei muito feliz por ela ter ficado boa, mas semana passada ela adoeceu novamente. No segundo dia que ela estava lá na clinica, à noite fui novamente fazer os trabalhos espirituais no sanctum e de repente senti uma luz muito forte e uma felicidade muito grande. Fiquei animado por achar que ela estava se recuperando mas de manhã o veterinário ligou avisando que ela havia morrido. Neste mesmo dia, à noite sonhei com ela e ela estava muito triste. Eu e minha esposa estamos tentando se recuperar.
    Tio, qual é o papel dos animais, eles estão em evolução como a gente, são almas menos evoluídas?
    Pergunto pois todos nós sabemos que a natureza é mais perfeita que muitos seres humanos que existem por aí e ela é muito mal tradada pelos homens.
    Obrigado pela atenção.

    @MDD – “menos evoluídas” implica na existencia de tempo, o que só vale de algumas esferas para baixo… os animais de estimação têm a oportunidade de acelerar a evolução deles, em relação à nossa, e experimentar diferentes possibilidades do que um cachorro selvagem ou de rua. Quando morre, são direcionados pelos daevas para reencarnação quase imediata, embora animais com personalidade (e ai incluem os animais de estimação como cachorros e gatos) já estejam em preparação para receber um corpo humano. Muito provável que sua cadela esteja se preparando para reencarnar como ser humano agora.

    1. Então a lenda do lobisomen vem daí !?!/? Como posso dizer…. Os Lobisomens tem uma leve esquizofrenia do seu “passado canino”?

  23. Sobre o estado do Ceará não existe nenhuma colonia?
    O que faz direcionar um espirito para uma colonia? E o espirito que escolhe pra onde quer ir?

    @MDD – Claro que existem sim. Estas são apenas algumas relatadas em Centros Kardecistas e espíritualistas, existem muitas outras.

  24. Obrigado pelas esclarecedoras respostas.
    Elas reforçam, fortalecem minha crença na harmonia, na justiça e na perfeição Divina.
    Obrigado pela atenção.

  25. Fascinante, embora eu não consiga engolir a linguagem espírita e o clima do filme “Nosso Lar”, e da descrição destas colônias (tudo me parece muito pasteurizado).

    Talvez seja apenas uma questão da simbologia utilizada, toda essa linguagem cristã me parece tendenciosa demais, infantil demais. Entretanto, pelo que entendo, estas colônias também existiriam em outras religiões, e teriam a cara destas culturas (no hinduísmo elas teriam outros símbolos, por exemplo).

    Bem, talvez eu esteja sendo “cri cri”, pois isto foi feito por um grupo espírita. Óbvio que a linguagem utilizada será a deles.

  26. Desculpa amigo mas a probabilidade de haver colonias como o Nosso Lar e como as que voce esta colocando eh muito baixa e nao existe em nenhum lugar da doutrina espirita. se ler o Ceu e Inferno de kardec vera que a realidade pos morte eh muito diferente. Muito mais psicologica. Estas informacoes estao vindo de espiritos pseudo sabios ( classificacao descrita nos Livros dos Espiritos) e nao de espiritos superiores.
    Tomemos cuidado com o que Kardec chamava de mistificacao e fascinacao.
    Ps: pode haver agrupamentos de espiritos pela sua simpatia ( semelhanca de nivel de evolucao), mas nao de forma materialista como estas colonias sao descritas.
    Fique com Deus

    @MDD – Esta desculpado. Tanto Nosso Lar quanto todas as colonias acima vieram JUSTAMENTE das descrições dos centros kardecistas que trabalham com este tipo de colôna. A “forma materialista” é apenas a interpretação da energia pelo cérebro dos mediuns que visitaram estes locais. a imagem e os detalhes de cada colônia mudam para cada observador, de acordo com sua evolução pessoal.

  27. E o ateu vai pra onde quando morre?

    @MDD – O universo é mental. Se a mente dele tem tanta certeza que ele vai apodrecer para sempre no caixão depois de morrer, é lá que costumam ficar, até algum exu ir buscá-lo.

  28. Gostaria de saber: quando a pessoa nasce num país e migra para outro, quando ela morre vai para colônias mais próximas aos países em que elas nasceram ou podem ser acolhidas em qualquer colônia ?

    E no caso das famílias, elas voltam a se reunir após os desencarnes ?

  29. O Valhala poderia ter sido uma colônia espiritual ou é só alegoria?

    @MDD – Mais de uma, na verdade.

  30. Você saberia precisar o local da Colônia Bom Retiro no Paraná? Próximo a quais cidades?
    Obrigado

  31. Estamos por terminar este estudo:
    h t t p : //www.paulosnetos.net/index.php/viewdownload/5-artigos-e-estudos/504-as-colonias-espirituais-e-a-codificacao

  32. Tio, tenho algumas duvidas,por exemplo:

    1 – O paraíso dos cristãos, goloka vrindavan dos hare Krishna, os campos elísios dos gregos, e o paraíso dos muçulmanos e outros. Seriam um mesmo lugar ou plano divino mas com nomes diferentes, ou seriam colonias diferentes e cada uma relacionada com sua egrégora em particular ?

    2- Quanto a planos inferiores, o inferno cristão, o inferno muçulmano, os planetas inferiores do hinduismo e até mesmo o tártaro dos gregos, seriam também um plano inferior geral com diversos nomes ou cada uma seria uma espécie de “colonia inferior” ?

    3- Já relacionado a deidades e divindades, cada uma teria uma colônia espiritual ou até mesmo uma egrégora para si mesma ? Ou seria cada paraíso de cada religião em particular uma criação forma-pensamento dos seus fiéis ?

    Desculpa o texto grande, mas foram algumas dúvidas que surgiram durante meus estudos.

    1. Existe apenas um Criador, independente do nome pelo qual seja identificado, conforme país ou crença. Portanto, todas as colônicas são regidas pelos mesmos princípios e pela mesma fé.
      Existem colônias com finalidades e atribuições diversas umas das outras. O que ocorre é que o encaminhamento para as colônias se faz por afinidades.
      E os desencarnados são recebidos por socorristas da colônia mais próxima e que melhor possa prestar-lhes os primeiros atendimentos. Assim que entenderão que estão no Céu, no Paraíso, em Nirvana, ou outro lugar, até que os esclarecimentos comecem a devolver-lhes a memória da realidade do Plano Espiritual.
      Então poderão ser deslocados para os Lares onde possam ser bem aproveitados por suas aptidões para trabalhos e frequentarão colônicas de estudo e desenvolvimento para aprimorar o desenvolvimento espiritual.

  33. MDD, o que você acha dos espíritas ortodoxos que rebatem a existência de colônias espirituais, de várias formas, cito a principal: os relatos sobre a colônias nunca foram submetidos ao CUEE. E de fato, posso falar pessoalmente – nasci em família espírita e estudei o espiritismo com alguma propriedade -, que na codificação não há uma palavra sequer sobre tais colônias.

    @MDD – O maior problema do kardecismo (não uso o termo “espirita” porque os kardecistas transformaram kardec em “são kardec” e seus livros na “nova bíblia kardecista imutável” e adotaram o mesmo comportamento católico). MUITA coisa da doutrina jah precisaria ser revista e atualizada ha anos, mas os kardecistas parecem querer viver em 1800. Só para ilustrar, darei um exemplo básico: “Exús”. O CUEE tambem parece ficar restrito ao que os mediuns dos centros kardecistas elaboram, ignorando qualquer relato de entidades de terreiros de umbanda, por exemplo. Apesar de ser apenas relatos pessoais, ja escutei de entidades diversas vezes sobre colonias, grupos espirituais e cidades tanto na crosta quanto no umbral.

    1. É um paradoxo. De fato eles se apegaram demais a Kardec, mas a preocupação deles é fazer o espiritismo avançar enquanto ciência, senão, segundo eles, se tornam “qualquer religião” sem filtro. O método funcionaria então como o único modo (e aqui eles estão certos) de aferir a veracidade do relato. E digo que eles estão certos, pois, escritos de Chico Xavier contradizem FUNDAMENTALMENTE os escritos de Kardec em diversos pontos; caberia então ao leitor escolher entre a ortodoxia metodológica um tanto ultrapassada ou à atualização da doutrina não-verificável com relatos de qualquer natureza razoável aos já crentes.

      @MDD – Tem muita coisa nos textos do Chico que parecem vindo de zombeteiros, tamanha fantasia que eles colocam. Sim, concordo contigo que a confirmação (enquanto ainda nao existem metodos de comunicação confiáveis) através de relatos diferentes de entidades diferentes em locais e tempos diferentes me parece o melhor método. O problema maior, na minha opiniao, é a federação colocar os livros “básicos” como imutáveis.

      Sobre a existência das colônias, o enrosco é que o espiritismo – enquanto Kardec -, admite a projeção dos espíritos, de modo a formar ambientes relativos às suas propensões, vício, perturbações, quietude, etc., que em afinidade com propensões similares dão vida as chamadas colônias. No entanto, a cidade propriamente fixa, é uma blasfêmia às informações passadas aos espíritos formadores da doutrina. A pergunta que deixo para os que também se interessarem, é a seguinte: por que cargas d’água os espíritos da época não falaram sobre tal realidade, uma vez que não se trata do leque das informações agressivas aos ignorantes. Ora, o espiritismo era novo, mas havia dito coisas muito mais cortantes e sujeitas à rejeição ou má interpretação, como a questão dos negros, p.ex. De certa forma, olhando pelo lado dos ortodoxos, parece mesmo que os espíritos experimentam “as colônias” (como se vê em relatos), mas eles, ao relatarem, não estabeleceram a distância necessária da experiência pra perceber a colônia como coisa de si mesmo.

      @MDD – na Umbanda, ha relatos de castelos, vales, fazendas, comunidades espirituais também. Também nao ha muita referencia a “cidades” no sentido de metropolis estilo Nosso lar, que seria enorme. Minha opiniao (pessoal) é que aquela visao de cidade é apenas a visão daquele espírito naquele momento, visto que toda referencia que temos no astral depende de nosso próprio cabedal de memórias e experiencias.

    2. Só uma pergunta,

      Com base nesse entendimento tirando os livros se kardec quais teriam passado pela CUEE?acho que por baixo não teremos nenhum ou muitoooooo pouco.

      Na realidade acho que beira a 0

  34. Recebi hoje a psicografia de uma amiga falecida em 18/09/2013, um ano portanto, realizada em Palmelo (a Capital Espírita do Brasil). Bom, não sei o que pensar, mas estou decepcionado, pois a carta não apresenta qualquer das características da minha amiga, muito íntima por sinal, nem quanto a letra, tampouco quanto aos tratos para comigo. Me chama na carta pelo meu nome, Marcos, o que jamais faria em vida aqui, pelo contrário, me chamava de “Migo”, sempre. Uma carta muito vaga, tipo padrão, dizendo estar em uma colônia chamada Bom Retiro. Essa, coincidentemente, situa-se entre minha cidade, Ponta Grossa/PR e Curitiba, no entanto não mencionei em minha carta que a minha amiga era de Recife. Então, alguém poderia tentar explicar o que ocorre?

    @MDD – Espíritos zombeteiros… espíritos falecidos que não são iniciados nem possuem um entendimento maior de como o processo de encarnações funciona demoram anos, as vezes décadas para obterem permissão de se comunicar com Malkuth.

  35. Muita paz e luz para seu coração. Caro irmão se puder me ajudar agradeço. Meu amado pai, Roberto Aparecido gonçalves, assim que voltou pra casa, do hospital ( em Juiz de Fora, mg) me chamou e me disse que tinha tido um sonho, mais que tinha sido um sonho, que eu( ele) via o meu próprio velorio e meu enterro, eles carregando o caixão, até a cor e o jeito ele descreveu, vi vs chorando, sua mãe. Enfim ele me relatou exatamente como foi o velório e enterro! E eu disse, pai, TA vendo isso é Deus que está te mostrando como seria se o Sr tivesse partido. ( e dai uns 10/12 dias ele se foi) mais enfim, apenas gostaria de saber se existe a possibilidade de saber onde meu pai se encontra? Gostaria tanto se saber e de saber como ele se encontra? De qualquer forma, agradeço, do fundo do coração! Forte abraço! Ana Paula

    @MDD – A resposta honesta é que nao tem como saber, porque dependia do nivel de consciencia do seu pai. Sem voces estarem ligados a alguma egregora que o recolhesse, não é possivel mesmo dizer o que aconteceu com ele e quem disser que sabe estará mentindo para voces.

  36. Boa tarde,
    Apesar de ter postado esse tema há algum tempo, espero que possa me responder.
    Meu filho faleceu há 1ano e 7 meses vítima de um infarto fulminante e tinha apenas 26anos.
    Um ano e 2 meses após seu falecimento recebi uma carta psicografada onde o conteúdo deixa evidente que seria dele mesmo. Ele relata que está morando em uma cidade chamada “Cidade de São Pedro”.
    Gostaria de saber se vc teria conhecimento sobre ela.

    @MDD – É uma colonia espiritual, bem semelhante àquela descrita no filme “Nosso lar”. Nao temos quase nada sobre estas colonias, até porque este tipo de contato so atrapalha o desenvolvimento das pessoas que estao por la agora, que possuem outras coisas para fazer. So a titulo de exemplo, quando meu avô faleceu, demoramos mais de quatro anos para que os guias pudessem dar noticias dele e ele ainda estava proibido de ter qualquer tipo de contato com a familia, pois a saudade e a sensaçao de perda e essas tristezas que ele tinha com as lembranças o atrapalhariam em suas novas funções.

  37. Olá,sou espírita!A minha mãe desencarnou em 2010 e está numa Colonia na cidade de Parati,RJ.Gostaria de saber qual é o nome da colonia e do que se trata!Desde já agradeço se for respondida.

  38. Boa tarde, adorei saber mais sobre as colonias é um estudo fantástico; sou
    espírita, meu esposo e 2 filhos. O evangelho em minha casa é feito todos os
    dias e o mais incrível é que se a gente porventura esquece de fazer 1 dia\;
    Naquela mesma noite nos é cobrado. No centro que frequentamos estudamos
    A GENESE E OS MENSAGEIROS de André Luiz.
    O estudo espírita é sempre uma alegria,pois a cada estudo você descobre mais
    e mais sobre você e o que quer saber sobre a vida.

  39. Vocês tem certeza em tudo que dizem? Você deve saber que o tudo que foi relatado exige uma grande conformidade se não o preço a pagar é grande. Espero que saibam disso. Esperando resposta. Saberei pela resposta a verdade

    @MDD – So vamos ter certeza quando morrermos; até la, temos de ir juntando os relatos, investigando, analisando…

  40. Marcelo,

    cada igreja acaba criando um lugar no astral, para onde seus fieis possam ir quando morrem e até os seres que ali habitam?

  41. Olá,
    Gostaria de saber se os espiritos de cada país vão para cidades espirituais específicas para as pessoad daquele país. Ou seja, familiares e amigos de diferentes países poderiam ir para a mesma cidade espiritual?

    1. Sonhei com o meu filho, provavelmente numa colonia , ele tinha 22 anos e faleceu num acidente de carro isto faz 8 meses 2016. no sonho ele usava uma calça amarela clara e estava sem camisa parecia uma escola , perguntei a ele que grupo vc esta ele me disse 55 eu tambem estava la no sonho ele não estava feliz com a cara zangada so me disse isto e sumiu , pergunta qual sera essa colonia ?

  42. Adorei saber mais sobre as colonias: são conhecimentos maravilhosos.
    Todos nós devíamos saber sobre o que se encontra acima e abaixo de nós,
    só assim entenderíamos mais a bondade do pai. O filme e o livro NOSSO LAR
    nos dar uma ideia maior do amparo que temos após o desencarne.

  43. sonhando eu vi uma cidade do lado de lá que parecia uma las vegas espiritual, e outra vez vi um parque de diversões enorme todo feito de doces! comer o doce lá era uma experiência de outro mundo, produzia uma sensação gostosa que percorria o corpo inteiro.
    com certeza existem lugares impressionantes no plano espiritual!

  44. também já vi um lugar que parecia o condado do senhor dos anéis, muito parecido com o que se vê nos filmes, com casas feitas dentro de pequenos morros. Lá era bastante florido, com flores de cor rouxa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas