O Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento (CECP) é a primeira ordem esotérica estabelecida no Brasil, cujo propósito é estudar as forças ocultas da natureza e do homem e promover o despertar das energias criadoras latentes no pensamento humano. Desde sua fundação, a Entidade adotou como lema os princípios de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça. Esses potentes ideais constituem as quatro colunas mestras que sustentam a filosofia de nossa Ordem e objetivam constituir a tônica de suas atividades.
Seguindo as normas traçadas desde a sua fundação, o Círculo Esotérico compõe-se de filiados sem qualquer discriminação de raça, credo, cor ou nacionalidade, os quais acham-se espalhados pelos mais diversos rincões de nosso país e do estrangeiro, e em grande parte agrupados em Centros de Irradiação Mental, ou Tattwas, sediados nas principais cidades do pai, todos se propugnando os mesmos ideais. Os seus associados se reúnem em obediência ao Ritual do Círculo, em sessões exotéricas todas as segundas-feiras e em sessões e em sessões esotéricas todo dia 27 de cada mês.
Da mensagem inicial que o patrono-fundador da Ordem dirigiu a todos os sócios e esoteristas cumpre destacar as seguintes palavras salutares:
“ Sendo o homem alguma coisa mais do que um simples animal que traja roupas, ele não é um joguete da causalidade, mas uma potência; é o criador e o destruidor da casualidade. Por meio de sua energia interior, o homem vencerá a indolência e entrará no Reino da Sabedoria. Então ele sentirá amor por tudo quanto vive e se constituirá num poder inexaurível para o bem de seu próximo. Oferecemos a energia que liberta a mente da ignorância, do preconceito e do erro.Queremos incutir valor para que se busque a verdade de todos os modos; amor pelo socorro mútuo; paz que sempre chega à mente iluminada e ao coração aberto, e a consciência de uma vida imortal”
O Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento:
Antonio Olívio Rodrigues, o idealizador e fundador do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, nasceu em Portugal a 7 de outubro de 1879, de origem humilde veio para o Brasil em 1890, quando tinha apenas 11 anos de idade. Trabalhando em várias profissões humildes com baixos salários, dedicava as poucas horas livres para melhorar seu grau de instrução escolar e também dedicava-se ao estudo do espiritualismo, magnetismo, astronomia, filosofia, etc.
Em 1902, com 23 anos, já havia constituído família. Uma certa noite, descansava após um dia de trabalho quando de súbito aflorou na mente uma luminosa inspirada em seus estudos espirituais. A princípio era apenas uma tímida idéia, mas ela foi crescendo e tornando-se cada vez mais nítida e consciente.
Nesta época as pesquisas psíquicas haviam acendido na França e em meados do século XIX irradiava seus clarões por toda Europa e América. As notáveis conferências pronunciadas pelo grande Vivekananda e por outros luminares no congresso das Religiões realizado em Chicago em 1893, a par das obras ocultistas de H.P.Blavatsky divulgadas desde 1877, foram logo traduzidas para o espanhol, o que as tornou mais acessíveis a A.O.R (Antonio Olívio Rodrigues) e outros estudiosos e pesquisadores.
PATRONOS:
Antonio Olívio Rodrigues, Prentice Mulford, Swami Vivekananda e Eliphas Levi.
Respostas de 23
MUITO interessante!
principalmente pelos seus 4 pilares…
E para a publicação dos primeiros livros criaram a Editora Pensamento, que lançou obras de Francisco Valdomiro Lorenz, Lourenço Prado (tradutor do “Dogma e Ritual da Alta Magia”, “Caibalion”…) entre outros.
Eu ainda to sem acreditar que o MDD programou esse post O.O”
Se eu nã acreditava em sincronicidade até Hj,acabei de a maior prova de todas
o que você diz sobre isso?
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/para-astrologa-afirmacao-de-astronomos-sobre-mudanca-no-zodiaco-bobagem-863185.html
@MDD – A Astróloga está correta. O astronomo de Minensota é um babaca.
Prezado Tio Marcelo,
Gostaria de obter mais informações sobre a ordem CECP, como ingressar( mediante a convite ou outros algum outro critério). E também mais informações sobre a historia, se pudesse me mandar por e-mail.
Fraternos abraços!
Marcelo, uma notícia que pode te interessar: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/artigo+sobre+percepcao+extrassensorial+promete+causar+polemica/n1237939340682.html
Diretamente do Livro de Instruções (que deveria ser eso).
Só para complementar: Ordem Mentalista.
O Círculo é dono da Editora Pensamento.
Tem a sede na Rua Dr. Rodrigo Silva, 87. Pertinho do metrô Liberdade, em cima da loja Pensamento. O prédio é lindíssimo. Vale a pena conhecer.
MDD,desde de que li esse post eu venho pensando em visitar o TATTWA da minha cidade(a unica instituição esotérica que existe nessa minha cidade de fim de mundo,fora a maçonaria,mas os maçons por aki parecem meio “oba-obas”)
Só queria perguntar antes,pra não acabar caindo em armadilhas,se vc sabe se ha algum tipo de endeusamento em relação ao Antonio Olivio Rodrigues,como acontece no Pró -Vida em relação ao Charuri.,e se o pessoal é engessado e dogmático
.
Olha, eu sou membro do Círculo há quatro anos e pelo menos na Sede de São Paulo, eu nunca notei isso. O que me faz preferir seguir os estudos afastada da Sede, é o fato de serem 99% anciãos e terem alguns hábitos que me cansam, como trejeitos no falar, fala mansa, “namastê” o tempo todo, “amados irmãos” e etc. Mas enfim, nada que desabone a instituição. Esse afastamento se deve unicamente a uma particularidade minha e não deles.
Outra coisa que acho um pouco contraditória é eles considerarem os patronos como se fossem ascencionados, quando não são (considerarem, no sentido de tratá-los dessa maneira, não de afirmar o mesmo). Inclusive, eu estudo hoje com um dos patronos do Círculo, que está reencarnado atualmente em São Paulo e é um maiores espiritualistas do Brasil.
Fora isso, os ensinamentos do Círculo, com certeza são muito ricos e a didática, além de ser bem embasada, é fácil de ser compreendida.
Consideração: “Na proporção em que Eu Sou, o que é meu me vem, pela Lei da Atração”.
Boa sorte.
Carolina
Li seus comentários e concordo plenamente. Meus pais nos idos de 1940/50, frequentaram muito o Circulo Esotério. Naquele tempo o pres. era o Diaulas Riedel e eu frequentei muito tempo entre 80 e 90 com a D. Cinira e o Sr. Jervásio
á frente da Ordem. Mas, o que me interessou foi o fato de vc estar estudando com
um dos fundadores, hoje reencarnado. Vc acha que eu poderia pertencer a este
grupo de estudo?
Agradeço sua resposta
Anna Maria Caldeira
Carolina, a Egrégora do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento é fortíssima, e nada do que você citou acima é impedimento para que você continue a frequentar,principlmente estando um dos fundadores reencarnado e estar “fora”do Cícrculo que ele tenha ajudado a fundar.Qual seria o motivo dele não estar na continuação da formação da Egrégora deste Círculo, onde se busca, sempre e com fé, Deus para agradecer e pedir para todos do planeta de regeneração-Terra?
Gostaria de saber como faço para pertencer a esta ordem.
Um abraço
MARGARETH
Leon, o fundador do Círc.Esot.da Comunh.do Pens. não é considerado um deus e nem endeusado ,mas é considerado como um filho de Deus, que procurou viver o que ensinou dentro do Círculo.Ele é lembrado em nossas mentalizações e preces, quando buscamos Deus,para agradecer, inclusive, pedir por quem fundou o Círculo no Brasil.Venha, sem medo de armadilhas,pois é no Tattwa que você verá a formação de uma Egrégora de Amor Divino.Meu filho frequenta desde os 8 anos,hoje eestá com 18.Você jamais verá velho nos Tattwas, mas verá idosos com mentes jovens, num mundo em que há jovens com pensamentos velhos.Tattwa é palavra sânscrita que signiifica centro de emissão e recepção da Luz Divina.
Vale resaltar que…A.O.R foi membro da Ordem Martinista, linhagem a qual tinha como responsavel o Prof. Dario Velloso que era Soberano Delegado Geral da Ordem Martinista para o Brasil pelo Supremo Conselho presidido por Papus.
AOR foi ininicado na Loja Martinista “Amor e Verdade” dirigida pelo Dr. Horácio Carvalho, entre os anos de 1907, 1908;
Tambem foi membro da Fraternidade Alquimica da França, e da Ordem Kabbalistica da Rosacruz.
Alguns citam que AOR tambem integrou um circulo interno da milenar SUDDHA DHARMA.
Ah….ja ia esquecendo…
Relatam que também detinha Iniciações na Igreja Gnóstica, passadas através de sua ligação com o martinismo promovido por Papus e seus amigos.
Sempre achei a editora Pensamento interessante em suas publicações…Tempo depois, fico sabendo que ela havia sido fundada por este Círulo…Agora, quanto mais fico sabendo sobre esse instituição, com melhores olhos a vejo…
MDD, tens de colocar mais coisas sobre eles por aqui! Acho que vai ser interessante!
O Circulo Esotérico da Comunhão do Pesamento é uma benção!!!
Sou Maçom – Tenho como princípio – Libeerdade, igualdade e fraternidade, coisas relacionadas com a harmônia, amor, verdade e justiça, somos homens livres e de bons costumes e portanto, temos necessidade de aprofundar no Esoterismo e procurar nos aperfeiçoar como seres humanos, dotados de um pensamento ligado à Deus e que tenha a velocidade igual a da luz para nos agraciar com as benças de Deus.
seu pai? circulo esoterico da comunhão do pensameQue bacana! Ha alguns dias minha mãe (evangelica) me falou:” sabe qual era a religião do nto.” Incrível! como meu pai que nasceu em 1910,na roça e sem instrução sabia do CECP?
sempre me intrigou como meu avo homem humilde semi analfabeto era filiado ao circulo exoterico da comunhao do pensamento.Eu tenho muita vontade de conhecer como faço? existe locais no rio?
mais um detalhe meu avo era do interior do BRASIL ISSO na decada de 50
Sincronicidade é incrível…
Trabalho na República, próximo a sede e conheci o local fazendo um tour noturno conhecendo a história secreta do Centro de SP. Chamava a atenção o simbolismo que existe no prédio. Isso há anos.
Hoje mesmo numa conversa lembrei desse episódio e 2h depois essa reportagem é repostada no TdC.
Acho que é hora de ir lá conversar sobre filiação. =)
Cada linha do Livro de Instruções é um “mundo” de meditação.