Bispo Edir Macedo a favor do Aborto

Juro que por esta nem eu esperava. O Bispo Edir Macedo (ele mesmo, o fundador da IURD) postou em seu blog uma declaração a favor do aborto para preservar a vida e a dignidade da mãe. Edir Macedo é gente que faz! E agora, crentes? de que lado vocês vão ficar?

Algumas pessoas têm questionado minha posição quanto à descriminalização do aborto. Um dos argumentos mais citados é quanto ao mandamento “não matarás”. Mas, me parece que o engano está na compreensão da totalidade do significado do termo “matar”.

“O dicionário Houaiss, entre as várias definições que apresenta para este verbo, diz: “causar grande prejuízo ou dano a; arruinar.” E também: “causar sofrimento a; mortificar, afligir; ferir.” Vemos, com isso, que matar não é somente tirar a vida de alguém, mas também praticar qualquer ato que impeça que alguém tenha vida com qualidade, dignidade, felicidade.

Permitir que uma criança indesejada venha ao mundo em uma família desestruturada, sem condições de lhe oferecer uma vida minimamente digna, expondo-a à violência, maus tratos, perda da autoestima e tantas outras mazelas, não significa dar um ser à luz, mas sim condená-lo à morte; uma morte social e psicológica, que vai gerar a pior de todas as mortes: A ESPIRITUAL.

As crianças que andam pelas ruas, entregues à própria sorte, não nasceram; elas foram jogadas no mundo, como fruto da inconsequência e irresponsabilidade de adultos despreparados, muitos deles que apenas repetem a história de abandono e omissão da qual também foram vítimas.

Estas crianças, primeiro são odiadas por seus genitores e depois passam a ser odiadas pela sociedade. A mesma sociedade que levanta a bandeira do direito à vida é capaz de virar o rosto em atitude de asco, e atravessar a rua para não passar perto de um menor indigente estirado no chão, cheirando a fezes e urina. O nome disso é hipocrisia.

Os que gostam de apontar pecados, precisam ver que o erro não está em interromper uma gravidez indesejada, mas está antes: na banalização do sexo, na desinformação, nos inúmeros fatores que levam um casal a se relacionar e gerar um filho com o mesmo descompromisso com que encaram a própria vida.

Não estamos fazendo apologia do aborto; estamos dizendo “não” à hipocrisia. As mulheres não deixam de abortar porque isso é um ato ilegal. A decisão de interromper uma gravidez tem como motivo principal o fato de ela não ser desejada, causada por fatores que vão desde uma noite de loucura até violência sexual. Se esta decisão for tomada, ela será levada a cabo, independentemente de sua legalidade, em clínicas clandestinas, que podem levar estas mulheres à morte, mutilação ou sequelas de procedimentos mal realizados.

A legalidade do aborto permite que estas mulheres possam ser atendidas clinicamente da maneira que procede, e não coloquem sua vida em risco. Isso é direito à vida.

A legalidade do aborto evita que crianças inocentes venham ao mundo para sofrer e ter uma vida miserável.

A legalidade do aborto evita a clandestinidade dos procedimentos cirúrgicos.

Uma mulher que deseja interromper uma gravidez, seja pelo motivo que for, não é uma criminosa, é um ser humano em aflição, que precisa ser acolhido, amado, orientado e não condenado. É este o papel que a IURD tem realizado como Igreja.

A todas as pessoas que olham para estas mulheres com ódio e intolerância, achando que com isso estão agradando a Deus, fica esta Palavra: Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. I João 3:15”

Não é pegadinha. Pode conferir direto do site oficial do Bispo Edir Macedo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 135

  1. Como na maioria dos blogs, vale a pena ainda conferir os comentários desse artigo, diretamente no site do “bispo”.

  2. O triste é que ele só falou isso com interesses por trás. Não confio em uma palavra autentica que ele diga.

  3. Aco que rolava de vc colocar umas aspas aí ou pelo menos itálico pra diferenciar o que é texto seu e o que é citação né?

    @MDD – O texto é INTEIRO do Bispo, pode conferir no blog dele.

    1. Sim. Quando iniciei a leitura também pensei que o texto fosse seu. Acho que a proposta do Troll foi para voce já indicar no inicio do texto a autoria.

      TFA

  4. é quase um dom conseguir distorcer a realidade.
    A forma que expõe a opinião dele é tão cínica.

    Abaixo a vida! É isso que vejo ele gritar 🙂

    Posso distorcer parte das palavras dele (Uma mulher que deseja interromper uma gravidez, seja pelo motivo que for, não é uma criminosa, é um ser humano em aflição, que precisa ser acolhido, amado, orientado e não condenado. É este o papel que a IURD tem realizado como Igreja.) dizendo:
    Uma criança pode trazer salvação a sua mãe e a esta familia em aflição. Ser uma benção.

    Distorcer e tão fácil 🙂

    1. E como fica o Ser que está para encarnar que escolheu aquela mãe e aquela situação para vir ao mundo?

      Pode até abortar, mas “De Deus não se zomba, aquilo que semeardes, havereis de colher” e na próxima encarnação haverá de ser estéril ou ter dificuldades para engravidar.

      O único caso aceitável do aborto seria no caso de risco de vida da mãe.

      Paz e luz!

  5. “As crianças que andam pelas ruas, entregues à própria sorte, não nasceram;…”

    Pergunte a alguma criança de rua se ela preferiria não ter nascido. Não vai ser descriminalizando o aborto que se vai resolver a desigualdade social.

    “A legalidade do aborto permite que estas mulheres possam ser atendidas clinicamente da maneira que procede, e não coloquem sua vida em risco. Isso é direito à vida.”

    Atualmente, o SUS já não consegue nem mesmo atender o “arroz-com-feijão”. Uma simples intervenção cirúrgica no SUS pode complicar para um perigoso quadro de infecção hospitalar. E com a descriminalização do aborto não há garantia alguma que ainda existirão clínicas clandestinas que continuarão a praticar o procedimento sem nenhuma segurança.

    “Uma mulher que deseja interromper uma gravidez, seja pelo motivo que for, não é uma criminosa, é um ser humano em aflição, que precisa ser acolhido, amado, orientado e não condenado. ”

    Será ? De onde você tirou esse dado ?

    A verdade é que a IURD só defende o aborto para atrair mais fiéis a seu culto, e assim encher o bolso de seus auto-proclamados “bispos” com mais dinheiro. E para defender seu ponto de vista, distorce a palavra da Bíblia a seu bel-prazer, de acordo com a sua conveniência. Edir Macedo utiliza, em defesa do aborto, um versículo do Eclesiastes que, tirado de seu contexto, permite a interpretação de que o Cristianismo defende o aborto. Muito me espanta que um blog chamado “Teoria da Conspiração” não tenha notado isso.

    @MDD – Voce é novo aqui?

    1. Vou falar de SUS e saúde púiblica, que é oq eu entendo. O procedimento cirúrgico mais realizado no país hj é a curetagem pós abortamento. Os índices de infecção hospitalar são equivalentes em instituições públicas e privadas no Brasil.
      Enquanto médico sou a favor de a mulher poder optar entre interromper ou não a gravidez.
      Quer ser contra o aborto por questão religiosa, seja, direito seu. Mas defenda sua opinião com argumentos religiosos, não com achismos sobre o sistema de saúde.

    2. Eu me pergunto QUE MORAL TEM Edir Macedo para defender o aborto. Sua trajetória de “sucesso” fala por ele.

  6. É verdade eu li o texto no blog do Bispo Macedo! Ótima colocação, será que alguma coisa a ver com a recente declaração do Sr. Joseph Ratizinger sobre apenas ser a favor do uso da camisinha no caso da prostituição?

  7. Interessante como bastou ele manifestar sua opinião para uma penca de crentes “mudar de ideia” sobre o assunto… incrível o poder de influência desse cara perante os seguidores da IURD…

    @MDD – Edir é gente que faz!

  8. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. I João 3:15

    É por isso que gosto de todo mundo….

    Mas DD,

    A probabilidade, de uma mulher engravidar em uma relação e bem pequena, quando isso acontece, eu tenho certeza que teve ma ação do “outro lado”, e interromper esta ação gera um carma muito grande.
    Vivemos no livre árbitro, e por isso o aborto tem que ser da vontade da pessoa, mas que religiosamente esta pessoa vai ter problema, pode ter certeza que vai.

    E viva a polemica…..

  9. O melhor e os comentários no blog do Edir Macedo, quando estiver entediado vou visitar e ler para dar risada.

  10. E nos casos das mulheres ricas, com familia estruturada e possibilidade de educar a futura criança?

    Seu ponto de vista apenas cita as crianças sem futuro. E aquelas que teriam uma vida muito boa?

    Aguardo, um abraço.

    1. Uma vida material muito boa você diz né?
      Por que dar a luz a uma criança que não seria nem desejada nem amada?

  11. Queria que a mãe dele tivesse feito um aborto (sério).Um chá de cipó bem forte teria feito o Brasil melhor.

  12. Pode até parecer que sim… mas Edir Macedo …. NÃO TEM AUTORIDADE P/ FALAR EM NOME DOS EVANGÉLICOS.

    Ele é apenas um lider de uma denominação que nem de longe é a maior do país… o que a IURD tem de diferente é um esquema comercial muito mais apurado.

    E é por causa de igrejas assim é que “os evangélicos” e “pastores” levam a fama de sangue-suga financiero da sociedade.

    Ele é o ÚNICO lider evangélico que defende essa posição… e seus argumetonos são fraquíssimos… e ñ tem embasamento bíblico nenhum.

    1. e ñ tem embasamento bíblico nenhum.

      “Embasamento” e “bíblico” na mesma frase é uma coisa bem estranha.

  13. Bispo Macedo é um mestre de misturar verdades com mentiras, com muita sutileza, com grande sedução das palavras. Um mestre de convencer pessoas, pena que use seu talento para enaganá-las ao invés de incentivá-las ao autoconhecimento.

    Vejam o tipo de comentário que ele suscita nas pessoas de certa ignorância:

    “Eu era totalmente contra o aborto, mas depois que comecei a ler alguns artigos do sr, tirei a capa da religiosidade e usei a inteligencia,vi o quanto eu era tola. Meu Deus quantas almas indo para o inferno,e o diabo batendo palmas……” (retirado do blog oficial do Bispo Macedo)

    Sócrates sabia muito bem o quanto esse tipo de pessoa era perigosa…

    1. Eu estava pensando justamente nos comentários. O Bispo falou, a água parou. É incrível a quantidade de gente que tinha a opinião oposta faz anos, talvez desde sempre, e mudou de opinião assim, da noite pro dia, afinal, quem falou foi o Bispo. E essas pessoas dificilmente abrirão os olhos nessa vida, talvez nem tão cedo nas próximas.

      Me lembrei disso: ‘Uma ideia é pior que um vírus. Instala-se, germina e devasta de forma mais catastrófica que qualquer bactéria’. Esse tipo de pensamento, em uma mente “fraca”, é desastroso, como vem sendo para o mundo todo…

  14. Acredito que o tipo de pensamendo do ‘bispo’ agora é ‘quando mais pessoas sem recursos no mundo, fazendo filhos (e logo gastando o pouco dinheiro que tem com eles), menos sobra pro ‘templo’ dele….Como já foi dito aqui, é muito cínico da parte dele e lamentável ver o que as pessoas podem fazer/falar por dinheiro….

  15. O texto do bispo faz até um tempo já… tem um vídeo dele proclamando-se a favor do aborto também no youtube.

    Só não curti o “E agora crentes? De que lado vocês vão ficar?” no início do texto…

    A IURD já vem sendo considerada por muitos uma seita, e não mais como uma vertente da religião evangélica, justamente por seus posicionamentos que cada vez mais diferem dos princípios comuns aos evangélicos. E Edir Macedo é visto com repulsa por muitos crentes, e não com respeito. hehehehehehe

    ;D

  16. MDD

    Apesar de vc ñ dar muita bola p/ o q a Bíblia fala, p/ nós cristãos ela é o referencial de nossa fé…´

    Lembra-se da famosa expresão “Olho por olho, dente por dente”?

    Então… o contexto desta expresão na bíblia se refere justamente a um caso de aborto… vejamos:

    Exodo Cap.22

    Versículo 22 – Se homens brigarem e ferirem uma mulher grávida, e ela der à luz prematuramente, não havendo, porém, nenhum dano sério, o ofensor pagará a indenização que o marido daquela mulher exigir, conforme a determinação dos juízes.

    Versículo 23 – Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida,

    Versículo 24 – olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,

    Versículo 25 – queimadura por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão.

    Esse é o valor da Vida de um feto pra Deus… aquele que provoca um aborto, deve pagar c/ a própria vida pelo seu ato.

    É claro que esse texto foi escrito no Antigo Testamento, hoje no período da graça… não há necessidade de se matar o sujeito que pratica um ato desse… mas certamente ele prestará contas c/ Deus, pois aborto não deixou de ser pecado.

    Há outros textos bíblicos que citam a relação de Deus c/ os fetos como Salmos 139, Jeremias 1:5 e Lucas 1:31. Portanto este senhor (Edir Macedo), deturpa a interpretação da palavra de Deus p/ justificar um ato que claramente é pecado.

    Ele tira conclusões frágeis como “Estas crianças, primeiro são odiadas por seus genitores e depois passam a ser odiadas pela sociedade.” Esse argumento chega a ser ingénuo… eu sei de vários casos dentro da minha própria família, de mães que no desespero e na imaturidade tentaram aborto (isso aconteceu c/ 2 primas minhas)… graças a Deus ñ conseguiram e hoje as crianças vivem muito bem, são amadas por todos.

    “o erro não está em interromper uma gravidez indesejada, mas está antes: na banalização do sexo, na desinformação”… essa foi a pior… então vamos justificar um erro c/ outros agora?

    Além disso ele deveria ler o que escreve:

    E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. I João 3:15

    1. [i]Apesar de vc ñ dar muita bola p/ o q a Bíblia fala[/i]

      Cara, você acha mesmo que ele não dá muita bola para a Bíblia? Você já foi na sessão bibliografia lá encima no menu?

    2. “Esse é o valor da Vida de um feto pra Deus… aquele que provoca um aborto, deve pagar c/ a própria vida pelo seu ato.”

      Essa é apenas a SUA interpretação dos versículos que você citou. A minha interpretação é que, se uma outra pessoa ferir uma mulher grávida e ela abortar POR CONTA do ferimento é que ele deveria ser punido com a sua vida.

      Esse textículo nada fala sobre filhos indesejados, abortos por estupros ou por motivos diversos em que são feitos pela vontade da mãe. E mesmo de falasse, qual o contexto histórico no qual esse texto foi escrito? As mulheres tinham direito sobre o próprio corpo nessa época?

      De qualquer maneira, a biblia foi escrita por homens. Como você consegue afirmar com tanta veemencia qual o valor de um feto pra Deus? Ele te contou na ultima vez que tomou um cházinho com biscoitos na sua casa?

      Sem a intenção de te ofender ou algo do tipo. Só estou te dando um toque que a bíblia é muito metafórica e tem infinitésimas interpretações. É muita arrogância achar que a SÓ A SUA está certa.

    3. Assim… não é por nada não mais… um dos livros de referência para estudo sério que MDD recomenda é justamente a biblia e por varias vezes ele já recomendou aqui para que a mesma fosse estudada seriamente, o problema está em quem a interpreta.

    4. Como no caso da citação de I João 3:15, o bispo aí citou ela completa para que assim fosse analisada, você só pegou uma parte dela e tomou como o todo do contexto para validar sua opnião.

    5. Sobre Êxodo, o capítulo é 21 não 22, além do texto poder ser interpretado como danos à MULHER GRÁVIDA e não feto propriamente, já que fala de ferimentos externos que não aprecem no feto ;”olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão”, enquanto o feto simplesmente nasceria sem vida ou morretia precocemente, sem esse tipo de dano.
      O salmo que comentando do feto é o 138 ( o 139 fala dos violentos), com o salmista agradecendo a Deus por tê-lo tecido no ventre materno tão bem ( interessante como doenças congênitas são raramente mencionadas no velho testamento).
      Já Jeremias1:5″ ANTES QUE NO SEIO FOSSES FORMADO,
      eu já te conhecia; antes do teu nascimento eu já havia te consagrado, e te designado profeta das nações”, fala de antes da própria formação uterina, podendo ser interpretada uma unção e/ou treinamento ainda no mundo espiritual.
      e quanto à Lucas 1:31: “Eis que conceberás e darás a luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus”. Alguém me diz que detalhes extras sobre a vida intra-uterina esse trecho trás? Não é uma frase irônica, eu não sei.
      Só acho engraçado o Alex não comentar do episódio bíblico em Lucas da visita de maria à Isabel, quando esta, ao receber Maria, sente os movementos de João Batista no útero e se enche do Espírito Santo.( curiosidade ciêntifica: aproximadamente 10 semansa antes do nascimento, o que é mais mais oumenos o finas do sexto mês, indade feta de João nesse momento, é que se inicia os ciclos de sono/vigília do feto).

  17. Creio que deva gerar um carma para a pessoa que praticou, não sei se há estudos sobre quando o espirito passa a habitar o corpo físico, mas ja vi coisas de arrepiar em seções de regressão.
    Estes dias está noticia.:
    Filhos de orgias romanas mortos à nascença.
    xxxxx

    Marcelo, em seus anos de estudos ja achou em outras culturas antigas, sobre está pratica e suas consequencias?

    @MDD – Noticia completamente manipulada, vinda de um site chamado “Darwinismo: A Ciencia e a Religiao contra Darwin”… site de malucos criacionistas. Filhos nascidos dos rituais de Beltane ou qualquer outro Sabbat eram criados por toda a vila, e se tornavam sacerdotes e sacerdotisas quando cresciam. A noticia de verdade, sem ter sido manipulada e distorcida pelo site crente, falava em Bordel Romano, não em Hieros Gamos… http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1289603/Romans-killed-100-unwanted-babies-English-brothel.html

  18. cara… na boa… eu simplesmente axo que até aqueles comentarios são falsos…notem como é tudo escrito bunitin.. “sem erros”… é manipulação até nos comentarios pros seguidores pensarem algo do tipo : ‘… nossa quanta gente a favor… se tem tanta gente assim, pq q eu vou ficar pra trás..”

    ahh sei lah… axo q é bem por ai mesmo, tive essa leve impressao agora!

    PPP.

  19. Nisso eu não posso negar, também sou a favor do aborto.

    Estou com o Seu Edir nessa, acredito que somente nessa!kkkkkk

    Abraços!

  20. bem
    uma coisa eu aprendi do Abordo
    o crime não seria matar em si. porque no processo de rencarnação a alma encarnada no Bebê iria tentar nascer denovo ou na mesma barriga ou em outra.

    Mais o que Deixaria Deus puto com a questão e aconteceria o chamada Pecado é que se abortando um feto se interromperia um Processo, um Ciclo.
    Deus deve pensar assim.
    Porr**, dá uma trabalheira do Caralh** fazer um bebê, mandar Seres construtores para gerar a forma, o processo bioquimico, injetar uma alma no feto, fazer todo um projeto de vida e Karma. autidoria para escolhar uma família certa e etc.
    e uma filha da pu*** vai que estraga a merda toda.

    bem eu acredito que esse seria o Crime.
    também ficaria Put*** se alguem acaba-se com um projeto meu.
    mandaria para o inferno, srsrsrs

  21. “Edir Macedo é gente que faz!”

    Com certeza, gente que faz todo mundo de palhaço e enche os bolsos de dinheiro ás custas da fé dos outros, ele só quer estar em voga de novo pra atrair mais clientes, quer dizer, fiéis pra igreja dele.

  22. MDD, ao meu ver, o Bispo Edir Macedo é um bandido dos mais TOPS que eu conheço, devido toda sua trajetória de iludir fiéis e agariar fundos, porém..

    tirando a parte da ‘morte espiritual’ que pra mim é balela também, concordo com ele. (apesar de que penso que ele tem más intenções por trás desses comentários, se é que você me entende)

  23. Aposto que os seguidores da IURD que leram este texto sofreram lavagem cerebral das bravas… Tô até imaginando (rs).

  24. Bem, para pessoas como eu que acreditam que as igrejas só servem para atender aos seus próprios desejos fica fácil se posicionar contra o EDIR MACEDO.

    Quanto ao aborto é uma coisa muito pessoal mesmo. Acho que se é para trazer uma criança que não será amada, que só será trazida por obrigação, o aborto me parece uma solução plausível.

    Mas pq os defensores do aborto não falam assim: “Pode dar a Luz que eu crio, educo e amo!”

    Nunca ví um “defensor da vida” falar isso. Nunca ví a igreja falar pra fazer isso ao invés de abrto. (Sei que existem orfanatos religiosos, mas eles só pegam os que já nasceram e mesmo assim não são o que se pode chamar de Amor, mas ainda assim é melhor que deixar apodrecer na rua)

    Restart s2s2s2s2s2s2s2s2s2s2 no coração de vXxXeisS!!![/sarcasm]

  25. E eu pergunto COMO a lei brasileira vai permitir um HOMICÍDIO (homicídio é matar um ser humano) legalmente.

  26. Muita hipocrisia aqui… sinceramente, não esperava.

    Há uma diferença enorme em ser a favor da descriminalização e ser a favor do aborto. Milhares de mulheres morrem todo ano por conta dessa lei ridícula. E acredite, não são as ricas as quais vcs mencionaram nos comentários acima. A única coisa que essa lei realmente impede é o tratamento médico pra quem não tem dinheiro.

    Então, hipocrisia de vcs a parte, isso é uma questão de saúde pública, a qual precisa ser arcada pelo governo. Pela primeira vez na vida esse homem fala algo sensato.

  27. Olá Tio! Boa Noite!

    Tio faz um tempo que sigo a doutrina Espírita, de forma geral e ampla, viemos com um objetivo a ser cumprido, se estamos passando por qualquer situação, seja qual for, ou foi por uma atitude que tomamos no passado, não em outras vidas, mas nesta mesmo em que vivemos e essa atitude esta sendo refletida agora ou é uma coisa que já veio programada pelo “computador celestial”, ou indo mais afundo, enquanto espíritos no plano superior escolhemos como penitência por algo feito em mal de outro em vidas passadas, o que quero dizer é, que se aquela criança vai nascer ou não, ter uma vida ruim ou sair de uma vida ruim vai depender de uma serie de fatores alheios, que muita gente pode não acreditar, não crer. Como tenho percebido, tudo depende do ponto de vista, de que lado você esta olhando.
    Agora esse Senhor tem um poder de persuasão muito grande.

    abraço!

  28. Esse cara é louco…. A criança no ventre da sua mãe tem direito humanos pois é um HUMANO… Ou seja tem direito a vida… O bebe não é prolongamento do corpo da mulher , é um ser diferente do outro , são dois humanos ligados mas diferentes….

  29. engraçado como agora a maioria dos evangélicos que postam comentários aqui tornaram-se quase anti-Macedo….
    minha opinião continua a mesma, sou pessoalmente contra o aborto mas a favor de sua legalização e cabe aos líderes religiosos convencerem seus fiéis a não praticá-lo.
    afinal temos sim o livre arbítrio. quanto ao “pecado” cada um que arque com ele depois.
    abraço Delbébio.

  30. Não se esqueça de que há uma pequena frase aí, Alex.

    “Se homens brigarem e ferirem uma mulher grávida,(…)”.

    Não estamos falando de uma mulher que aborte por própria vontade. Falamos de uma punição em troca de um ato de violência contra uma mulher grávida, o que é BEM diferente.

    De fato, é tão diferente quanto a mulher ir andando até a clínica e tirar o filho, ou ser esfaqueada em uma briga de bêbados. Obviamente que a segunda opção é mais grave ^^

  31. E agora, de que lado estão os “CRENTES” ?!
    Só rindo. rsrs
    Bom, para falar a verdade.
    Eu sou contra o abordo, mas não contra
    a legalidade dele.
    É meio difícil de entender, né?

  32. Apesar de tudo, acho tão interessante quando vejo alguém assim, Bispo, Padre, qualquer que seja, com uma opnião boa, com seus argumentos e tudo mais. É horrível ver alguém falar “Diga não ao aborto, pq será para as meninas que são irresponsáveis e blábláblá”.

  33. Bispo Macedo me surpreende em suas palavras e como um bispo trata do assunto com muita imparcialidade religiosa e expressa sua opinião de forma inteligente e bem argumentada. Concordo com sua posição e é necessário que mais seja discutido para vermos se a legislação precisa ser mudada. Alguns países da Europa modificaram suas leis de aborto, e identificando que o numero de abortos nao cresceu, porem o numero de mortos em acidente causados por más condições na hora do aborto diminuiu, ou seja, tornou-se mais seguro a pratica, porem o numero de abortos nao cresceu. É um fato importante que deve ser levado em questão na sociedade antropocêntrica em que vivemos. As ações da sociedade hoje nao podem ser baseadas com argumentos teocentricos, visto que nossa opinião de individuo deve ser diferente das ações que praticamos como cidadãos. Podemos ser religiosos como individuos e pensar e agir para o singular dessa forma, mas nossas açoes em uma sociedade/governo laica(o),como a(o) que vivemos, deve ser pensada para o coletivo com o pensamento de cidadão, portanto, o aborto sendo retirado da óptica religiosa, deve ser repensado pelos cidadãos. O bispo expressa sua opinião e ela se torna importante, já que como controlador de redes de comicação ele propaga seus ideais.

  34. Eu nao vou defender ninguem porque Bispo Macedo nao precisa de defesa.

    Vou apenas dar a minha opiniao pessoal.

    Eu acho que o bispo tem razao, faz sentido se pensarem,a maioria dos delinquentes que andam por ai, que neste momento estao a aterrorizar as favelas do Brazil, sao pessoas que foram abandonas e que infelizmente “nao tiveram outra opção” se nao optar por esse caminho da criminalização, com certeza apoiar o aborto nao iria fazer a delinquencia parar, mas com certeza ia diminuir, se uma criança esta num ambiente em que os pais o(a) querem, logo essa criança vai ser mais equilibrada, logo sera menos provavel optar por esse caminho embora seja possivel, claro que muitas das vezs a responsabilidade é da mae, mas muitas das vezes nao é!!!

  35. Triste não é existir alguém igual ao Edir neste planeta de quinta categoria; triste é o gado que segue…

    Não vou perder meu tempo falando do EM; vamos nos concentrar somente no texto.

    De fato, apenas em parte, concordo somente com a questão de que não devemos condenar as mulheres as quais recorrem a essa ação temerária. Como muitos frequentadores do blog sabem, venho de família católica, e a uns anos atrás sigo os ensinamentos do espiritismo pura e simplesmente por raciocínio lógico. Li, raciocinei, questionei, e vi que no meu entender, isso era o mais sensato. Hoje não condeno a fé de ninguém na minha família, nem qualquer outra forma de fé; entendo que existem graus diversos de consciência. Agora, muitas das mulheres católicas que eu conheço, contrárias ao aborto, não levam em conta as condições sociais de muitas mulheres as quais recorrem ao mesmo. Eu adoraria ouvir o que elas teriam a dizer caso se encontrassem nestas mesmas condições sociais, e grávidas.

    Porém, um erro não justifica o outro, como bem disse o Alex.

    Devemos acolher estas mulheres, ampará-las, ajudá-las, mas acima de tudo, EDUCÁ-LAS, orientá-las a serem mais centradas da próxima vez. Mas infelizmente, esse meu desejo de um mundo onde a inteligência e o bom senso imperam ainda é utópico no mundo cão em que vivemos. Educação leva à liberdade em todos os sentidos, principalmente a liberdade da mente. Enquanto houverem pessoas com enormes potencialidades, desejosas por dinheiro, fama e poder, e gado para servir de massa de manobra, continuaremos a ver coisas bizarras como essa.

    Agora que o tema surgiu, não poderíamos rever a Lei de Adoção? Porque matar crianças se podemos deixá-las sob a tutela de pais estéreis, desejosos por um filho? Eu sei, vão começar com aquele papo de barriga de aluguel, comércio de bebês, etc. Mas apenas para casais ou mulheres comprovadamente estéreis, talvez fosse uma boa. É só uma idéia, pessoal…

  36. huAHuAHU, o bixo conhece muito como mexer com as palavras e levar os gado, tirei o chapéu pra esse cara, não é por engano esse cara senta no dinheiro, pois não falta gente mal informada pra segui-lo. Não cheguei a ler o blog dele, mas creio que acontecerá um êxodo para outra igreja caça-níqueis.

    Isso se não der uma “pane-cerebral” na cabeça dos irmãos, pq do nada o cara da um declaração dessas.

  37. Tio, Macedao é gente que faz, nao há duvida. Mas o que ele pretende conseguir “virando a casaca” desse jeito? Ainda nao saquei pq a pratica do aborto é conveniente para seus negócios..
    Abraçao!

  38. O interessante é que é só o Macedo tomar uma posição que 50% dos seguidores mudam de idéia na hora, passando por cima do que acreditavam como certo até então. Os outros 50% dão uma pensadinha de leve, mas são capazes de mudar de idéia também.

    Pergunta: o que aconteceria se o Ratzinger resolvesse dar uma declaração dessas também?

    hahahahahaha

    Eu morro e não vejo tudo…

  39. Acho que por mais que seja o Edir Macedo e haja todas as intenções por trás, o que ele disse é muito bom.
    Aliás, para os homens é fácil falar, para quem tem boa condição financeira mais ainda, e para quem nunca passou por uma situação tensa que leve a pensar no aborto é absurdamente fácil.
    Conheço um professor que dá aula num cursinho há 20 anos e já viu diversos casos de adolescentes de classe média-alta grávidas. A maioria delas vem daquelas famílias cristãs que vão todo domingo bater palminha na Igreja, mas quando as moças engravidaram a família não hesitou em fazê-las abortar, o que é muito fácil no país quando se tem dinheiro.
    Já a mocinha da favela, que assiste todos os dias mil putarias na televisão e sem orientação qualquer da família, quando a tem, se engravida, tem que assumir toda a responsabilidade de criar um filho sozinha ou escolher morrer de hemorragia ou infecção num lugar qualquer onde o aborto é barato.

    E isso, senhores, é uma tremenda hipocrisia.

    Sem contar aqueles que são contra o aborto em casos de estupro, que sequer merecem algum comentário.

    Esse foi meu comentário sobre a questão social.

    Já na espiritual, como sempre fico com o livre arbítrio, principalmente se vier acompanhado de conhecimento e reflexão, palavras distantes da realidade da nossa sociedade pseudo-cristã, ainda mais dentro dessas Igrejas Neopentecostais.

  40. Pois é… as máscaras sempre caem. O que falta é capacidade critica para as pessoas analisarem as “estratégicas” mudanças de opinião.
    Eu realmente LAMENTO por todas aquelas mulheres que num momento de dor possam procurar ajuda, e ao invés disso, ganhem um par de comprimidos de citotec, e um remorso pro resto da vida.

  41. O Edir Macedo disse uma vez , em um culto transmitido pelo canal dele na manhã de um sábado , que a mãe dele ( na época da ICAR ) gerou 33 filhos , mas somente 7 sobreviveram até a idade adulta ; Por isso ele é radicalmente contra a idéia do ” crescei e multiplicai ” , no quesito prole …

  42. Você não pode defender seu ponto de vista sustentado na palavra desse homem…
    Ele é o anticristo, não percebem isso?
    Tem-se que se criar políticas de educação que visem o planejamento familiar, não descriminar o aborto.

  43. Acho engraçado que vários evangélicos venham reclamar no TdC quando o próprio Edir Macedo tem um blog. É uma verdadeira cruzada dos crentes hahaha

  44. sinceramente, não sou a favor do aborto pq acho que vai banalizar a vida, etc .. mas eu nao tinha um argumento sólido para me embasar.. até que um dia vi um pronunciamento do silas malafaia .. que me convenceu .. ele disse que ”se toda mulher tem direito a escolher, 50% dos fetos mortos são mulheres e elas não tiveram o direito de escolha ”, dentre outras coisas, mas isso foi o que me marcou sabe .. eu nao sou da igreja dele, nem do edir .. li por cima um comentario que de o macedo falou isso p atrair mais fies e super concordo .. hj em dia a flexibilização dos mandamentos de Deus para atrair jovens é o grande lance.. business! uma pena

  45. Muita gente querendo ser promotor da causa divina… Com uma responsavel pesquisa sobre a tragetória humana na Terra fica evidente como a humanidade caminha a passos lentos na evolução moral. Em uma certa época se achava justo matar um assassino. Hoje um ser que se diz cristão não concorda com isso(ou pelo menos não deveria concordar, o perdão é divino). Lembrando as escrituras sagradas(ser sagrada ou não depende da intenção de quem faz uso de suas passagens) alguem diz uma frase que não me recordo bem: “se teu olho te leva ao pecado, arranca ele fora. antes entrar cego no reino dos céus”. Pois bem, erros muito menores são abortar, se esterilizar, e dar um filho para a adoção, comparados a colocar um ser humano no mundo sem ter a inteção de cumprir com essa tarefa divina que é amar, instruir, cuidar, ensinar parte do caminho das pedras.
    No mais, em ser nunca paga por seus erros executando uma tarefa malefica. essa foi a maneira que Deus encontrou de transformar sempre o mal em bem. Aquele que erra contrai uma divida de acertar em dobro.
    Outra coisa: “serás medido com a medida em que medes o teu próximo”.

    Eita.

    1. Jeremias 1:5 nos diz que Deus nos conhece antes de nos formar no útero. Êxodo 21:22-25 dá a mesma pena a alguém que comete um homicídio e para quem causa a morte de um bebê no útero. Isto indica claramente que Deus considera um bebê no útero como um ser humano tanto quanto um adulto. Para o cristão, o aborto não é uma questão sobre a qual a mulher tem o direito de escolher. É uma questão de vida ou morte de um ser humano feito à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27; 9:6).

      @MDD – na verdade, sua argumentação tem um furo gigante: A Biblia NÂO foi escrita por “Deus”, mas sim uma compilação feita por homens baseado no conhecimento arcaico que possuíam naquela época. Sendo assim, não existe nada de “deus nos conhece” ou “deus considera” e não é uma argumentação válida.
      Se voce quiser dizer “os cristaos se baseiam em um livro sem base cientifica nenhuma para expressar suas opiniões a respeito do aborto” ai tudo bem, mas é uma argumentação que também não tem muito peso.

      1. Para quem prega elevação espiritual – e isso independente do rótulo que se dê a essas práticas, seja espiritualistas, cristão ou magista – não basta discurso. É preciso atitude. Dizer que a Bíblia não tem validade tem o mesmo efeito que dizer que as palavras de Crowley não as tem, ou seja, é escolha e opinião individual. Eu achei que este blog se propunha a outro propósito, que não iniciar contendas e debates desnecessários. Disso a internet está cheia. É, devo ter me enganado.
        Paz e Luz aos homens de boa vontade.

  46. concordo em genero n°e grau
    Edir macedo é o lider mais racional que conheço o resto so ficam com ilusao dentro da igreja do senhor jesus. tem que falar a verdade.
    e não posso aceitar ideias de pessoas que vivem no engano e no pecado.

  47. Bela companhia para falar de espiritualidade ou mesmo de qualquer banalidade do dia: Edir Macedo. Se algum argumento precisa desse cidadão para merecer juízo, ou o emissor confunde legitimidade com número, ou confunde dinheiro com vida. Se não há desonestidade intelectual, que nossas mamães nunca concordem conosco, pois poderíamos bem não estar por aqui.

  48. Sabemos que o corpo so tem vida, qnd ele consegue respirar..
    Uma autonomia propria, e que esta escrita ate na biblia do qual muitos citam.
    GEn 2.7: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

    Antes disso considero um feto como apenas “o pó da terra”, portanto sou contra o aborto que é feito a partir do 7 mes que é qnd o feto ja tem capacidade para ter vida realmente.

    Agora Mdd qual foi sua intencao com esse texto? eu sei que vc nao vai muito com a cara do Edir macedo, mas ea sua opiniao sobre o tema?

  49. O senhor citou o dicionário, eu citarei o que esta escrito em livros judiciais: matar é crime, independente qual seja a sua descrição em dicionário.
    Aborto é crime. Matar é crime. Aborto é iqual a matar e ambos são crimes.
    Aborto legalizado, depois de político vagabundos, mulheres estrupadas é o que mais teríamos no Brasil.E igualmente ruim, os encargos com internação, remédio e tratamentos, ficariam tudo as custas do contribuinte, ou seja: mais impostos para nós.
    Quanto ao senhor Edir Macedo, ou os meios de comunicação estão mentindo, ou esse senhor não é digno de ter uma opnião sua levada a sério.
    Não acredito na existência de Deus, nem de espíritos. Acredito no que meus olhos vêem e o meu tato sente, tudo dentro do limite dos meus sentidos, a vida tem que ser construida dentro da vida, e não na morte, ou depois dela, coisa que ninguém, juntamente com a existência de Deus, nunca provaram existência.
    O aborto, quando a mulher corre risco de vida tem que ser debatido, quanto aos demais casos não.
    Estranho o senhor achar que de um ato míseravel como o estrupo, possa resultar, em caso de gravidez, em crianças infelizes. Será?
    Temos o direito de sentenciar que uma criança tem que morrer por ser fruto de um estrupo?
    Por que em vez de debater sobre a legalidade desse ato criminoso, o governo, a sociedade no geral, não busca soluções para amparar-las?
    Não só as crianças frutos de estrupo, mais também as demais crianças frutos do “amor” , que com o tempo os pais, “amorosos”, abandonam à própria sorte.

  50. Tio, deixando de lado o Edir e a definição de vida e indo ao que interessa:
    Você concordaria em tirar a vida de uma criança de rua (dessas que você citou) para evitar o sofrimento dela e/ou dos pais dela? Se “sim” caso encerrado.
    Se “não”: A partir de que momento uma pessoa pode ser considerada viva? Essa é a verdadeira questão por traz de toda essa discussão sobre aborto e não existe concesso quanto a resposta.
    Minha opinião atual é de que os médicos deveriam estar autorizados a realizar o procedimento e informar a justiça, que se encarregaria de julgar (esse é, ou deveria ser, o papel da justiça) se o ato da mãe é justificável (caso de estupro, por exemplo) ou não (aborto como anticoncepcional, por exemplo). Quanto a necessidade de as pessoas terem acesso a informações sobre planejamento familiar concordo plenamente.

  51. Partindo de um grande ladrão, corrupto e que enriqueceu rapidamente ás custas da ingnorância alheia, é até pouco ser a favor do aborto. Ele mesmo deveria ter sido abortado pela mãe. Seria um canalha a menos nesso mundo de insanos, torpes e malvadas criaturas.
    Eu ficaria admirado é se ele fosse contra!
    Lider prá mim, ele é de tráfico, lavagem de dinheiro, corruptor das mentes fracas, dos imbecis que o sustentam na sua insanidade mental.

  52. ok, pausa!
    trecho de outro texto do blog do Edir Macedo [fonte: http://bispomacedo.com.br/2009/10/29/abortar-uma-vida/%5D

    “Se você é contra a legalização do aborto, então, deveria ser o primeiro a adotar uma criança que está debaixo dos viadutos. Perto de você deve ter uma, com certeza. Se Deus quisesse que uma criança nascesse simplesmente porque quer que nasça, custe o que custar, então, Ele deveria, de alguma forma e, a todo custo, dar um jeito de sustentar essa vida.”

    OWNED!!!

  53. Pois é, por “melhores” que sejam os argumentos ainda sou contrário…
    Pode parecer egoismo, mas não podemos privar as pessoas de que elas adquiram a EXPERIÊNCIA necessária de VIVÊNCIA por aqui. Se é bom ou ruim, família rica ou pobre, indiferente. Grana não é sinal de futuro brilhante pra ninguém.
    Quantos exemplos já tivemos de pessoas que crescem e dão o seu melhor em momentos de adversidade? Ou de tantos outros que encontram no amor dos amigos, o que nunca tiveram em casa.
    Por isso, como vamos privar que eles tenham esta oportunidade de “darem o seu melhor” hoje?
    Com ideais fraternos de que a Rosa floresça em vossa Cruz .

  54. Por ele não fez essa declaração antes das eleições onde o assunto estava tão enfatizado?
    por será hiem!?!?!?!?!!?

  55. Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da Geena.
    Geena refere-se ao vale de Hinom, fora das muralhas de Jerusalém. Este vale era usado como depósito de lixo, onde se lançavam os cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, restos de animais, e toda outra espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso e queimar o lixo. Jesus usou este vale como símbolo da destruição eterna.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Geena

    Gabriel- Dom esta frase se refere a uma das formas mais antigas de tratamento de pessoas que sofrem com tudo que o escraviza o torna pesado. Ou uma das, mas efetivas.
    Consiste em ter uma visão assertiva e pragmática em relação ao problema. Já que o olho é um símbolo que não representa não apenas órgão físico, mas consciência, e a visão interior além de ser o vinculo na qual manifestamos nossas intenções
    Nilton Bonder o rabino fez um livro com uma metáfora que cabe bem nessa frase “Tirar os sapatos” foi à metáfora que encontrou para traduzir uma experiência.
    O de se despojar das certezas. Referente ao movimento de tirar os sapatos e pisar diretamente em solo vivo, revendo os olhares e escutas.
    Por exemplo, se é um vicio para você navegar na internet e de alguma forma isto esteja te prejudicando não há outra forma de se livrar do vicio a não ser despojar do veiculo que o impede de ter uma experiência mas verdadeira a qual busca.
    É possível um ser viciado em cigarro que trabalha vendendo cigarro e que possua toda família fumando se livrar do vicio. A única forma de é se despojar completamente mesmo que de forma mais radical revendo todas as suas intenções olhares e escutas.
    Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu.
    Seria como no livro da morte egípcio tudo que o escraviza torna sua alma mais pesada mais estagnada e o torna impossível neste estado receber a Deus. No caso Egípcio a Deusa Maat.
    Ser jogado no fogo de Geena. Seria como em outra parte do texto que ele fala onde está à carniça La estarão os urubus. Assim com alma estagnada trás tudo que lixo e imundície para ela mesma.
    Sobre o aborto. O principal antes de tudo. Renovar essa visão da força da vida, que é a força criadora ou sexual. O que é muito difícil na época atual. Mas não impossível.
    Quando eu era menor, sempre em momentos de difícil compreensão, eu acreditava que era o universo que chamava os seres a existência e havia sempre uma razão para cada coisa e para cada lugar e mesmo nas coisas terríveis eu tenho que levar algum ensinamento.

    Como disse a Alister Crowley, no livro da lei.
    A mascarados que são meus servidores
    Um mendigo pode ser um rei
    Pois somente um rei pode escolher sua vestimenta
    Não há teste certo
    Mas um mendigo não pode esconder sua pobreza
    Amai a todos para que não haja um rei escondido
    Mas se ele é um rei ninguém pode feri-lo;
    Eu me ergo em teu coração e o brilho das estrelas chove forte em seu corpo;
    Não seja animal; refinas teu êxtase;
    Amai assim os teus filhos mesmos aquele que ainda não chegarão para que não despreze aquele que é rei e te trará a libertação. Refina teu êxtase trate a força da vida com o amor sobre vontade. Tema bem difícil já que é de cada um retirar os seus sapatos ou não.

  56. Pessoal fala em SUS, mas quanto tempo leva um procedimento no sistema público?
    Já pensaram na situação de uma mulher conseguir, tudo bem, mas ai ela vai consultar num dia e capaz de agendarem o aborto para 6 meses depois, ou seja ela vai ter que carregar por meses um filho que não quer ter…
    Pelo jeito a discussão rende.

  57. Essa declaração dele é antiga… é possível encontrar vídeos no youtube de 2007, em um culto, dele declarando sua posição.

    Confesso que fiquei surpreso também de um “homem de Deus” ter essa posição, mas é bem interessante essa postura “sóbria” dele.

  58. Espiritualmente falando DelDebbio, tanto faz se uma criança nasça na pobreza e sofrendo, é necessário o nascimento e a vida, e o aborto de nenhuma maneira de mostra produtivo, IRÁ gerar carma negativo, da mesma maneira. Nos todos estamos aqui para SOFRER, não importa quanto ou como, as coisas são do jeito que tem que ser, e o aborto é a interrupção do maior dom que o homem tem, que é poder dar a vida e oferecer para um espirito o suporte material para evoluir.
    Eu já conheci duas mulheres lindas e bem sucedidas que teriam sido abortadas caso isso fosse legalizado, então, não vamo generalizar.
    Mesmo que os motivos sejam nobres, não é o correto, é antinatura, o problema não deve em relação a ter ou não filhos, o foco é consertar a SOCIEDADE, e todas as mazelas e desigualdades sociais, mas nunca interromper uma potencial vida que pode chegar a se desenvolver muito.

    De qualquer forma, mesmo fora do ponto de vista espiritual. com toda essa defesa pró-aborto, creio eu que todas essas pessoas que defendem não tem conhecimento o suficiente, pelo menos não das lei e principios que são a base de nossa Carta Magna, que defendem a vida do nascituro. De qualquer forma, a legalização do aborto, para mim, seria um retrocesso, tanto espiritualmente, quanto ”juridicamente”(relação com os direitos essenciais), o FOCO nunca deverá ser tirar a vida para defender alguem da pobreza e da miséria, pelo contrário, o foco tem que ser a pobreza, assim, quem sabe numa sociedade mais justa, o Estado poderá acolher de maneira digna áqueles que foram ”abandonados”.

  59. bem, ao que me pareçe, o bispo pretende montar uma rede de clinicas para atendimento para abortos.

  60. E é o profano misturando com o sagrado….. O aborto sendo esontaneo, ou seja, um ato que aconteceu sem a interferencia do ser humano é valido. Mas o aborto sendo feito por homens é CRIME. Não sou evangelico, sou umbandista, mas creio que nos todos somos responsaveis por nossos atos, e se aquela criança que veio (em hora errada, ou sem condições, ou corre risco de vida, etc), ela tem que passar por isso, pois nosso espirito é eterno…

    Ou seja. A cada um a sua obra.. Aborto é crime, a não ser que seja feito pelo ser que tudo sabe e tudo planeja (DEUS).

    Abraços.

  61. NÃO TEM CABIMENTO ISSO CAAAAAAAAAAAARA
    se for legalizado o aborto por esse problema porque já não bolam uma campanha de cirurgias pra retirar o útero das mulheres e vasectomia nos homens? ISSO SIM RESOLVERIA O PROBLEMA. Não o de que a mulher babaca, que nasceu de uma mãe babaca porque as duas adoram se divertir com os pais imbecís, que são pequenos frutos volumosos >dominados>PORQUE A MÃE NÃO PENSA QUE PARA PROTEGER UMA CRIANÇA PRECISA DE DINHEIRO, MAS PROTEGEER A CRIANÇA DELA MESMA, NÃO CUSTA NADA VESTIR A MERDA DA PIROCA DO MARIDINHO.

    não, praticar o aborto não deve ser tão simples como afogar o ganso.
    e sim, escrevi em caps lock porque tive vontade de gritas no momento. 😀

  62. Ah, e só pra comentar sobre a questão de estupro… e ja que estamos falando de ‘religião’, tem uma pesquisa de alguma igreja católia não sei de onde (sim muito bem informada eu sou XD) que resultou que 90% das mulheres que foram estupradas, decidem ter os filhos.

  63. Cara, eu li tanta besteira aqui nesses comentários, que MEU DEUS!!! hehehe

    Acho bem mais interessante se preocupar com coisas palpáveis, do que ficar discutindo incessantemente sobre:
    – O que é matar ou não…
    – Qual a visão espirita do aborto…
    – O que é Matar, judicial ou significativamente…

    A coisa é simples.. O aborto tá rumando, cada vez mais, pra sua oficialização. É a simples vitória do bom senso.

    A vida não é feita de espiritos, leis interpretativas por demais, discussões intermináveis… E sim por fatos e erros BEM concretos, que quando possíveis de serem corrigidos, DEVEM ser…

    Simples assim.

  64. Uma criança não teria que nascer na pobreza Felipe, se o materialismo não tomasse conta da cabeça das pessoas ninguem ia passar necessidade, infelizmente não é assim que a coisa funciona, por isso não digo que a culpa é de quem aborta, mas sim da própria humanidade que passa por um momento materialista (na minha opiniao o maior da historia da humanidade).
    Em relação ao aborto, acho que cabe os pais decidir, mas os 2 em concenso, pois a criança mal ou bem vai trazer uma mudança significativa dos 2 e se eles nao estiverem preparados ou nao quiserem ter essa mudança a escolha é deles, eles que depois aguentem as consequencias karmicas de nao ter deixado um espirito encarnar. Não podemos também impedir alguem que queira abortar, estariamos agindo contra o livre arbitrio dos pais, que estariam agindo contra o nascimento da criança.
    Aborto é muito delicado mas acho que no final a decisão tem que ser dos pais mesmos pois eles que vao ter a vida material abalada.

  65. Isso não é nenhuma novidade, ele inclusive já fez campanha pelo aborto através do instituto ressoar.

  66. É… eu acho que na época em que foram dados os mandamentos eles não tinham o dicionário Houaiss…

    E agora?

    Matar é matar, principalmente na lingua original, em que a biblia foi escrita.

    EPIC FAIL.

  67. Eu fiquei surpreso com essas palavras do pastor Edir Macedo. Tb estou de acordo de colocar uma criança no mundo apenas por obrigação, vendo que não tem qq possibilidade de manter e dar a criança uma educação e cuidado digno. Isso que é matar. O que temos de ter não apenas legalizar o aborto, mas educação sexual forte nas escolas e melhor condição de vida a todos nós, brasileiros.

  68. Olá a todos.

    O bispo Edir Macedo coloca a miséria e a falta de responsabilidade da humanidade para justificar o aborto.
    Sou obreiro da igreja uiversal, e de maneira nenhuma posso concordar com tal posição.
    Ele se apega a uma mensão biblica que diz: melhor seria o aborto do que o sujeito morrer sem ter seu desejos realizado. Mas ao se apegar a esta passagem e julgar todas as crianças, não respeitamos a DEUS, estamos julgando o feto pela condição de seus pais.
    E a biblia não orienta o aborto, pelo contrário, “Antes, se mesclaram com as nações e lhes aprenderam as obras.;deram culto a seus ídolos, os quais se lhes converteram em laço; pois imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios e derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi contaminada com sangue. Assim se contaminaram com suas obras e se prostituíram no seus feitos. Acendeu-se por isso, a ira do Senhor contra o seu povo, e ele abominou sua própria herança…”- Sl 106:35-40.
    Devemos lutar e nos dar mais e mais pelo crecimento do evangelho, pois com a humanidade aos pés do Senhor Jesus, nada disso estária acontecendo.
    Não devemos julgar as mulheres que tomaram esta posição e abortaram, sei que não foram dirigidas por Deus em nenhum momento, e que precisam de ajuda.

  69. Pensei que nunca ia dizer isso, como ateu convicto e revoltado com a pútrida exploração financeira da ingenuidade dos “irmãos”, nunca pensei que um dia viria a concordar com a opinião de um dos mais renomados desrespeitadores da ética e moral humana.
    Sempre fui completamente a favor do aborto até o 3º mês por ainda não possuir sistema nervoso completo possibilitando-o de sentir qualquer tipo de dor. Já após o 3º mês não sou contra nem a favor, simplesmente ainda não tenho uma opinião formada, mas acho que a legalização até o 3º mês de gestação já seria um grande avanço.
    Falaram sobre os malefícios para mãe e filho de uma gestação indesejada mas afastando um pouco para conseguir enxergar com mais vastidão, a legalização do aborto iria ser um grande passo para praticamente todos os problemas sociais que assolam nosso país. Menos crianças nas ruas seria custos a menos de educação, saúde, abrigo, índice de criminalidade seria reduzido gradualmente, pois como todos já sabem é a falta de apoio e educação que leva tantos jovens para a vida do crime e para os vícios.
    Portanto antes de ser um problema individual da gestante ou do feto deve ser analisando como um enorme problema social.

    1. E você acha que os pobres é que iriam abortar, e por um passe de mágica, todos os problemas do país iam se resolver?

      1. É exatamente isso!! Não tem nada a ver necessariamente com espíritos ou vontade de Deus ou religião. Mas acho o fim da picada (na verdade o tudo começa com uma “picada,heheh”) achar q aborto resolveria problemas sociais qndo sabemos q o buraco em BEM MAIS EMBAIXO!

        Casos a parte, tipo estupro e mãe q corre risco é mto complicado de opinar. Acho q estupro deve ser a pior coisa pra uma mulher, imagine então ter um filho e amá-lo, mas lembrar q ele ta alí por meio de um ato de insanidade horrenda… Não é nada simples isso e acho q é mto fácil julgar sem ser mulher e sem ter sido estuprada.

        Mas em outros casos… Na boa, a mulher n engravida do “espírito santo”, fora casos de abuso e pedofilia q tb são a parte, a mulher (e o homem tb q quer pegar geral) tem q ser das cavernas pra n saber como se engravida. Se engravidou, tirando os outros casos, foi por irresponsabilidade DOS DOIS! Mesmo assim, então tudo se resolve assim, deixa a galera “fud…” (desculpe o termo chulo, mas é pra zuar mesmo) a vontade, depois vai lá e tira… Simples assim e assim se resolve a pobreza… Faça-me o favor…

        Dizer q a pessoa ta condenada a pobreza é uma visão um tanto mesquinha… Será que todos os pobres são infelizes e tiveram um fim trágico? Qntos não superaram isso? Melhor, será que TODOS os ricos são felizes e tem filhos maravilhosos q aproveitaram a oportunidade? Suzane Richthofen é um belo exemplo. Só existe bandido pobre?? O fato é q não tem como adivinhar o futuro de uma pessoa. E todos os problemas sociais estão apenas na pobreza? Tem q se ter mto cuidado com tais argumentos. Até pq até parece q só pobre aborta… Eles são coitados sim, pois vivem a margem e mtas vezes nem tem acesso a contraceptivos, já uma mulher com uma penca de filhos reclamar q n conseguia fazer laqueadura.

        Mas e quem sabe muito bem dessas coisas e tem acesso fácil? Os que tem condições e abortam por fazer uma besteira q na hora foi mto boa? O q? Filho vai atrapalhar a vida? Qntas dessas q resolveram ter enfrentaram e nem por isso tiveram as carreiras comprometidas. Qndo se quer se consegue (to falando do caso de qm tem condições financeiras). Claro, sei q mtas n tem estrutura, se desesperam, mas aí é um problema pessoal, n uma regra, como mtos parecem querer dar como justificativa.

        Qnto as mulheres pobres, acho q deveriam é ter acesso fácil a métodos contraceptivos! Até pq, foi o q falaram mesmo, do jeito q o SUS é, ta arriscado a pessoa ter o filho na fila esperando a vez. Evitar! Isso sim seria um ato inteligente do governo e das pessoas defenderem. E não resolver problema de pobreza com legalização de aborto, como se tb só as pobres fossem se beneficiar com isso.

        E se tem meninos nas ruas, é pq existe uma falta de planejamento do governo, falta de oportunidade pros próprios pais, aborto n vai acabar com pobreza, isso é simplista. As pessoas tem é q parar de achar q o mais importante é voto. É sim, mas n adianta votar e depois assistir tudo como platéia, esse q é o problema, a passividade do povo após as eleições.

        Acho q JAMAIS se deve ter ódio de quem aborta, falei tudo antes, pq geralmente n se pensa nessas coisas, mas entendo q mtas mulheres se sentem desnorteadas, principalmente pq nessa hora o cara n é homem (só pra fazer). E cada caso é um caso. O que n concordo é com a frieza q mtos tratam o tema, já vi pseudo cético chamando o bebê q ainda n nasceu de “amontoado de células” (esse sim tinha q ser abortado, hahah, to brincando) se negando a ver estudos sobre a vida uterina pra analisar melhor e dizendo q vídeos q mostram aborto são sentimentalistas (mostrar uma verdade é sentimentslismo?)… Pra não levar em conta um possível sofrimento do bebê n precisa de certeza, mas pra crer precisa q a ciência prove… Na dúvida, “q se foda se o bebê”, q ceticismo é esse com tanta certeza? Vídeos mostram o qnto é traumatizante e terrível a situação de um bebê já bem formado sendo abortado.

        A intenção e defesa do direito de se abortar até um certo período q possivelmente n causaria sofrimento ao feto, até aceito e nos casos q já falei, em outros n acho correto, mas tb n condeno quem faz. Mas abortar um bebe formado praticamente? Com 7, 8 e até 9 meses até… Idade q muitos prematuros nascem e sobrevivem… Um bebê assim ser estraçalhado “pq vai impedir a mãe de ser feliz”… Pra fazer foi uma felicidade só… Nossa, acho essa idéia bizarra e egoísta. Acho mais absurdo um médico q tem coragem de fazer uma cirurgia dessas. Qual a diferença disso e de uma mãe q pare e joga o filho no lixo pra morrer? Claro q o outro morre logo e deve sofrer menos, mas me refiro a questão ética de tratar o bebê.

        Claro q legalizando ou n as pessoas abortam e mtas vão resolver no SUS os abortos mal feitos… Sem dúvida é algo mto complicado q, tantos religiosos, qndo mtos dos defensores podem ser hipócritas… Pq mtos dos que defendem tb n levam em conta as coisas q falei, achando aborto algo mto simples, qndo n é! Ainda tem o fato do trauma q mtas vezes causa às mães q resolvem retirar o filho, tenho uma tia q até hj chora por ter abortado… E o médico? Será q um dia ele n vai se sentir mal com tudo q fez? E se um dia se provar cientificamente o qnto é penoso pro feto essa experiência? Como fica esse médico. É q nem comer carne, a galera acha mto natural, mas se fosse pra matar, a maioria se recusaria.

        Então, acho q ao invés de se falar disso, até pela polêmica que gera, n seria bem mais fácil e aceitável uma luta pra um superprojeto de planejamento familiar? Com agentes de saúde indo as casas em locais mais pobres, explicando sobre os métodos, fazendo palestras, dando apoio e claro, o governo disponiblizando métodos como laqueadura e vazectomia… Afinal, se uma mulher ou casal mesmo, já tem uma penca de filhos, ou já tem uns 3, tem lógica ficar abortando pra controle de natalidade?! Isso é desumano até com a mulher!

        Qnto ao Macedo… Na boa, é um safado e bem inteligente, acreditar q ele defende o aborto apenas pelos motivos q ele disse e n por interesse próprio e é ser tão ingênuo qnto seus fiéis… Engraçado q ele mesmo diz q sua mãe fez vários abortos… Ele poderia ter sido um deles (hehehe)… São esses mesmos pobres q dão dinheiro a ele e mtas vezes perdem TUDO! O pouco q tem pra “receber a benção divina”. Realmente ele deve ta mto preocupado com os pobres…

    2. O que vc acha de receber uma anestesia geral e então ser decapitado? Eu garanto que vc também não vai sentir dor.
      Quanto as conseqüências de uma gestação indesejada concordo com vc, mas vc ja ouviu falar de um conjunto enorme de tratamentos, chamados coletivamente de anti-concepcionais?

  70. È,vamos praticar o aborto legalmente,UIPIIIII!! !Bando de escrotos, o problema e ensinar pras garotinhas e garotinhos o que é responsabilidade sexual, pq os adultos não sabem, e tentar de alguma forma enfiar na cabeça, algum tipo de informação útil sobre o que acontece com quem pratica sexo sem proteção.Antes de sair abortando por aí, pq esqueceu o anticoncepcional, a camiisinha, ou “foi a 1ª vez que isso aconteceu”, ensinar a esse bando de retardados a lidar com o sexo.Que ódio!!!!!

    1. Sim, claro, tem-se que ensinar as pessoas a lidar com o sexo, claro que tem. Mas vamos ser sinceros, acidentes acontecem. Uma camisinha pode furar, uma pílula pode falhar… Existem “n” fatores que podem dar errado nos métodos anticoncepcionais de hoje. Agora, imagine que você faz sexo com a sua namorada, tomando as precauções. Faz sexo com camisinha, ela estoura e, sabendo dos riscos de engravidar, toma a pílula do dia seguinte. Mas ela falha.
      Suponhamos que você não terminou ainda o ensino médio, estuda em uma escola pública porque não tem nenhuma condição de estudar em um lugar melhor… Sua mãe não trabalha, seu pai é um problemático… Você vai mesmo colocar uma criança no meio desta vida conturbada? Pra que? Pra você ter que parar de estudar? Pra você ter que trabalhar pra tentar sustentar uma criança completamente acidental e INDESEJADA? Você acha isso justo pra ela? Eu não acho. Acho mais humano deixar de tê-la e esperar o momento certo pra isso, que, cedo ou tarde, uma hora vai chegar.

      E não me venha dizer que “É só não fazer sexo que isso não acontece.” Isso é uma puta hipocrisia.

  71. Eu nunca tive a oportunidade de ler algo escrito Edir Macedo, até por considerar muitas das coisas que ele diz uma besteira completa. Sou ateu e discordo de muitas coisas referentes à religiões em geral. Mas tenho que dar o braço à torcer que o Bispo foi extremamente correto em suas afirmações. Independente da crença ou religião, o direito à vida tem várias maneiras de ser interpretado e concordo plenamente que dar à luz uma criança apenas para largá-la nas ruas, maltratá-la e não amá-la, não é dar vida à ela. Posso discordar de muitas coisas da IURD, mas, neste ponto em específico, o Edir conseguiu a minha simpatia. Sou a favor do aborto e contra a hipocrisia que TODAS as igrejas, SEM EXCEÇÃO, pregam.

  72. Inacreditável. Não esperava postura tão lúcida do bispo Edir Macedo. Concordo com o que ele diz.

    No mais, a maioria das pessoas que condena o aborto o faz com base em crenças religiosas. Isso é inadmissível. A questão do aborto é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. Todos pensam na vida do feto, mas e na vida da mulher que vai gerá-lo contra a sua vontade? Vidas de mulheres são menos importantes?

    Sou a favor do direito ao aborto. Se a mulher vai fazê-lo ou não e se isso vai contra suas convicções religiosas, são outros 500. O direito dela fazer deve estar garantido. Afinal, segundo consta, o Brasil é um estado laico.

  73. Pessoas que não tiveram oportunidade de estudar (ou tiveram e não evoluíram) são presas fáceis para os empresários da fé. Uma pessoa (assim como qualquer animal) nasce apenas porque, entre milhões de espermatozóides, um penetrou no óvulo. Cabe a quem iniciou este processo (macho e fêmea) decidirem se esta vida continuará ou não. Amor é uma reação eletro-química do cérebro. Começem a ler, por exemplo, o livro lançado este ano, “A Ilusão da Alma” do Eduardo Gianetti. É apenas o começo para entender o que somos.

  74. Parabéns pelas suas afirmações, os hipócritas que defendem a vida só se preocupam com ela durante os 9 meses, depois eles que se virem .

  75. existem crentes, ateus, satanistas, e o edir macedo. o edir macedo está para crente como um cego está para atirador de elite, não misturem as coisas.

  76. Vocês, contra o aborto são todos hipócritas.
    O dia que vocês forem mulher, e passar por essa situação, aí sim terão direito de opinar.
    Quem pode ou não abortar? Opiniões fracas e ridículas.
    “Homens” como a maioria de vocês aqui, abandonam essas mulheres quando mais precisam. São vocês que engravidam elas (alguns estupram). E depois julgam elas, num ato de desespero.
    Fácil condenar alguém que foi abandonada, está desesperada e sozinha.
    O homem simplesmente “faz o papel” e quem aguenta as consequências de um sexo banalizado são as mulheres.
    Você não engravidam, nem sofrem a dor do parto, nem amamentam, não sofrem complicações e muito menos carregam um corpo estranho dentro da barriga. O que vocês sabem sobre gravidez e aborto?
    Se sentir no direito de julgar uma mulher, pelo o que ela faz com o próprio corpo, é estúpido e totalmente presunçoso.
    O que te faz um ser humano melhor que ela?
    Seu emprego, sua educação, sua linguagem, sua cultura?
    A resposta é: NADA te faz melhor que elas.
    Sabe o que é para uma mulher abortar? Sabe o turbilhão de perguntas que passam pelas suas cabeças? Ela está poupando a vida de um ser humano na miséria. Ela ama alguém a ponto de não deixar esse ser vivo passar necessidades, abandonos. São corajosas. Aborto é um ato doloroso.
    Não falem como se soubessem de tudo, pois o principal vocês não sabem.
    A dor de carregar uma criança e não poder dar a ela o que ela merece.
    Fácil falar quando sua vida está nas melhores condições. Quando se tem um emprego legal, promoções a vista, casa comprada e comida todo dia.
    Passe necessidade, seja uma mulher sozinha e terás direito de opinião.
    Até lá, se recolham a própria insignificância.

    @MDD – reclama com o Bispo.

    1. “O que te faz um ser humano melhor que ela?”
      Nada. Mas tenho outra pergunta: O que faz dela um ser humano melhor que aquele que ela traz no ventre?
      Não se trata de homens x mulheres, religiosos x ateus, etc. A questão é clara e objetiva: Quem tem o direito de terminar uma vida? E na minha humilde opinião a resposta é somente seu dono, que nesse caso é o feto e não a mãe, a menos que ela decida morrer junto….

      1. Como pode um pedaço de carne PARASITA (pois se aproveita dos nutrientes do corpo da mãe para poder sobreviver e se desenvolver) e totalmente dependente do corpo da mãe (e também dos meios externos à ela) ser dono da própria vida?

        1. A resposta está na pergunta… repara lá: “da própria vida”, ou seja, da vida que é dele, ou seja, da qual ele é dono.
          De qualquer forma seu argumento é bom, um parasita é dono da própria vida e mesmo assim eu me acho no direito de lhe tirar essa vida…. mas se pensarmos bem todos nós dependemos de outras pessoas para sobreviver, de forma que pode ser especismo (privilegiar a própria espécie em detrimento de outras) da minha parte mas continuo achando que o fato de o feto só depender da mãe para a sobrevivência não dê a ela o direito de decidir sobre isso.

          1. Sim… Dependemos de outras pessoas para sobreviver e nos desenvolver (não só das pessoas, dependemos também da natureza) e, por isso, podemos considerar que nós somos parasitas… E, como tudo depende de tudo, TODOS são parasitas. Do mesmo jeito que uma mulher pode abortar um feto, VOCÊ e todos nós podemos ser “abortados” pelo universo… Vejamos: Algum doente mental pode, com uma faca, matar você; você pode ser atingido por um raio em um dia de chuva; uma árvore mal fixada pode cair em você; você pode ser morto por um vírus mortal e incurável; ou a nossa querida estrela pode se chocar com outra estrela e, além de f*der com você, vai f*der com todos nós…

            A lista de possibilidades do universo nos “abortar” é infinita e imprevisível… Oras, se o universo pode “abortar” seus “filhos”, porque uma mulher não pode abortar seus fetos?

  77. A Graça e a Paz a todos, primeiramente gostaria de dizer que há muito se tenta de várias maneiras continuarem com a MORAL. Mas como os reinos desta terra são faliveis, finitos, a humanidade está de passada larga indo para o mesmo rumo. Não há leis, medidas provisórias ou coisas do gênero que irão mudar para melhor a situação mas sim a obediência à Deus. Se as pessoas procurassem viver o que está escrito em Mateus capitulos 5 e 6 o mundo seria diferente. Não haveria intrigas, prostituição, doenças sexuais, invejas, mentiras, indiferenças, injustiças. Porque toda casa que é paltada na verdade de Cristo, já é vencedora e intocavel pelo mal. O que é este mal? tudo o que não procede de Deus.
    Jesus é o único caminho, a verdade e a vida. Quem beber desta água nunca mais terá sede.
    APaz de Cristo a Todos.

  78. Droga Del Debbio!

    Por culpa sua agora sou obrigado a dizer que concordo com algumas das opiniões do EM.

    Minha vida era muito mais feliz com o Preto e Branco.

    PS: A última frase é uma ironia caso não tenha ficado claro para todos.

  79. Edir está correto em sua postura e em sua visão em torno de um tema tão delicado e polêmico.
    O problema é que ninguém mostra a face e se mostra disposto a debater e até formular um projeto de lei para um amparo mais ampliado a questão do aborto.
    Enquanto isso quem tem grana vai em clínicas especializadas e faz o aborto e quem é lascado faz por meios mais perigosos e fatais.
    O rico se encobre enquanto o pobre se lasca na discriminação.

  80. Tanto faz , matar um adulto de 90 anos , e matar um feto de semanas, a vida já é inerente em ambos os casos , portanto Deus é o único que pode tirar aquilo que lhe é próprio , A Vida , ao homem ele requer conseva-la .

    Amanhã a sociedade deve se esforçar em proteger os jovens e adolescentes colocando-os nos caminhos do Senhor , para que nao se percam, aos demais devem sofrer as consequencias de seus atos imprudentes , pois o sexo foi banalizado, a constituição Família vem sendo despresada , e as consequencias desta má formação social , são gritantes e aberrantes .
    Lamento pela visão distorcida de um lider religioso tão conhecido e rnomado , que o Senhor Jesus tenha misericordia dele.

  81. Eu sou a favor do aborto.
    A responsabilidade de criar uma pessoa dar a ela o basico para se tornar um adulto no minimo responsavel , é dos pais .
    Quando falamos sobre aborto não pensamos que a maioria das pessoas que poderiam ter feito abortos são mulheres de não muita pespectiva de vida , que se vem sozinhas , sem apoio da familia , do companheiro , da sociedade e nem do estado para criar essa criança , pessoas que não tem pespectiva de familia , são avós criando netos , irmãos criando irmão mais novos , issu quando essas crinaças não são jogadas ao relento a beira da marginalidade . É facil coloque essas crianças para serem adotas , adoção parece a solução perfeita , alguem ja foi em um orfanto ?
    Muitos estão es situação precaria , as crianças para serem adotadas tem “prazo de validade” niguem quer pegar uma criança de 7 anos pra cima , depois quando essas crianças chegam aos 18 anos elas não podem mais morar em orfanatos , e ai ?
    Onde vocês acham que ela vão estar em algum alojamento de faculdade publica ?

    So pode ter filhos quem pode ter , mulheres que vão nutrir um sentimento pela criança ,uma mulher com estrutura psicologica para dar a Luz com o minimo de estrura familiar .
    Ja ouvi caso de uma mulher quem não tinham dinheiro para fazer um aborto e colocou chumbinho na vagina para a bortar e não consegui fazer o aborto , quase morreu jogada em um hospital publico .
    Essa mulher é desesperada , estava sem apoio de niguem , não podia criar essa criança , ela não queria essa criança.
    Esse é o direito dela , hoje a criança esta jogada pela rua , sendo criada pelos outros .

    Assim como ela outras muitas mulheres estão se matando em clinicas clandestinas sendo jogadas a propria sorte .

  82. Olhe sei não…costumo ser tolerante com todos os credos e segmentos mas a universal reduz isso a quase zero!
    Precisa nem dizer que algo ele deve tá ganhando.

  83. Olha, eu acho que o Bispo esteja querendo atrair mais atenção, vejo que as ações dele são precipitadas, e ele como um líder de uma rede evangélica que está alastrada pelo Brasil, deveria ter no mínimo o bom senso, onde está a ética Bispo? Eu não sigo, não creio nas palavras de homens, sigo aquilo que sopra em meu coração, o homem é falho, é pecador, e se corrompe facil ao poder, como podemos ver vários pastores manipulando seus fiéis, Deus não criou a igreja (fisica), nós somos a igreja, nosso corpo é a igreja, é triste ver aonde o homem é capaz de chegar… A igreja é falha, nós devemos buscar Deus por nós mesmos, em nossos corações e mentes.

  84. talita (primeiro comentario)e silas malafaia “’se toda mulher tem direito a escolher, 50% dos fetos mortos são mulheres e elas não tiveram o direito de escolha ”” = TA FALANDO MERDA

  85. Del Debbio, vamos lá. Edir Macedo é um entre tantos evangélicos, o mais nefasto deles talvez, e certamente o mais oportunista. Então o lado ao qual os crentes se posicionarão é óbvio, é contra o Edir Macedo, que os crentes de fora da IURD consideram um charlatão.

    Só para entrar melhor na discussão, voces defendem o aborto em qualquer estágio de gestação?

  86. Fácil é discriminar o aborto; difícil é ajudar de coração aberto na criação da criança.
    É muito cômodo apontar o dedo quando é conveniente, mas na hora de cumprir com o papel que “representam” é que muitos ratos de igreja falham, e é nessa hora que máscaras caem.

  87. Pode ser que ainda não sejam mulheres, nem homens, por não se formar órgão sexual ( se bem que pelo DNA dê para saber o sexo do feto), mas que o feto é impedido de se tornar, isso é, com um aborto induzido.

  88. Descriminalizar: não tornar crime, e assim dar dignidade a quem escolheu abortar, dignidade psicológica e de cuidados médicos. Caso de saúde pública e não de religião.

    Tornar criminosa a atitude de algumas medicas (os) e enfermeiras (os) que quando se deparam com uma emergência por conta de aborto tratam mal a paciente, como se fossem dignos de julgar dizendo coisas do tipo: na hora foi bom agora aguenta (bom, isso dizem até na hora no parto, imaginem no aborto)… enfim… temos um povo de mente muito pequena que precisa de regras.

    Descriminalizar o aborto não é sair fazendo propaganda: aborte aqui!
    Não é isso, é criar procedimentos de segurança, regras de conduta e tratamento para uma coisa que já acontece com frequência… é fazer um procedimento cirurgicamente simples dando a paciente segurança e economia aos cofres da saúde.

    Isso vale para casamentos gays etc… que tem haver com o judicial e não com a religião… eu quero que se phoda o que os crentes, padres ou etc tem a dizer sobre isso.

  89. Descriminalizar: não tornar crime, e assim dar dignidade a quem escolheu abortar, dignidade psicológica e de cuidados médicos. Caso de saúde pública e não de religião.

    Tornar criminosa a atitude de algumas medicas (os) e enfermeiras (os) que quando se deparam com uma emergência por conta de aborto tratam mal a paciente, como se fossem dignos de julgar dizendo coisas do tipo: na hora foi bom agora aguenta (bom, isso dizem até na hora no parto, imaginem no aborto)… enfim… temos um povo de mente muito pequena que precisa de regras.

    Descriminalizar o aborto não é sair fazendo propaganda: aborte aqui!
    Não é isso, é criar procedimentos de segurança, regras de conduta e tratamento para uma coisa que já acontece com frequência… é fazer um procedimento cirurgicamente simples dando a paciente segurança e economia aos cofres da saúde.

    Isso vale para casamentos gays etc… que tem haver com o judicial e não com a religião… pouco importa o que os crentes, padres ou etc tem a dizer sobre isso.

  90. Feto tem sistema nervoso, sente frio, calor, dor, é uma vida humana individual e desenvolvida.

    Eu tenho mesmo que defender o assassinato de fetos para torrar o saco da Igreja e agradar as feministas que querem assumir o papel da Igreja de ditar a moral?

  91. Ao invés de ficarem lutando por uma causa dessa natureza, seria mais inteligente lutar para que a constituição fosse cumprida, assim todos teriam onde morar, teriam comida, escola, enfim, uma vida digna! Aborto não é solução para problemas sociais!

    1. sou a favor plenamente do abordo em determinadas circunstancias com a legalização do aborto o indice de mortalidades femininas iria diminuir e tambem todo tipo de abuso infantil

  92. Como disse muito bem o pastor Silas uma vez, existe 1 mundo de diferença entre o aborto como é defendido hoje em dia e a escolha entre quem deve viver, a mãe ou o feto.
    O aborto é algo completamente condenavel, caso a familia não tenha condições de cuidar do pequeno, que doe. É sabido que no Brasil existem mais pessoas querendo adotar do que crianças para serem adotadas.
    A outra ponta é a escolha entre a mãe e o nascituro. Neste caso a escolha deve ser sempre pela mãe, pois esta já está inserida na sociedade e causaria muito mais dor pela sua partida.
    Enfim, é uma boa discussão, fico a disposição para conversar com quem assim desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas