Estamos oferecendo uma série de esboços “biográficos” (Heracles-Hércules, Moisés, Hermes, Pitágoras, Platão, Isis) de “pessoas”, seres ou entidades que encarnaram estados espirituais e necessariamente os têm derramado sobre o meio, segundo era seu destino e sua função. Não nos interessam destas histórias arquetípicas os traços humanos e anedóticos nem as valorações a que esses enfoques se prestam. Cremos que são importantes ao serem simbólicas, ou seja, como reveladoras de determinadas pautas esotéricas, perfeitamente assimiláveis –quanto são exemplares– ao homem em geral, por serem universais e não sujeitas por isso ao espaço e ao tempo senão de modo secundário. Têm também outra função: a de ir preparando o caminho para o conhecimento e o entendimento de outra história, secreta para os que não são capazes de aprofundar e estabelecer relações entre símbolos e se sentem satisfeitos com as cômodas e inverossímeis histórias oficiais. A verdadeira história é outra coisa. E os ocidentais podemos ler na nossa, como numa simbólica de ritmos e ciclos, uma dança de cadências e entrelaçamentos, não casuais por certo, e onde todos e cada um dos fatos adquirem um significado na harmonia do conjunto, que se contempla sob uma leitura diferente, banhada por uma nova luz. Ademais, e é o importante, isto é especialmente válido para ser aplicado a nossa própria vida, às anedotas, acontecimentos e histórias relativas de nossa existência, que têm de ser consideradas sob um enfoque simbólico e nunca como um conjunto de posses personalizadas e exclusivas com as quais nos identificamos.
Respostas de 6
Del Debbio, no ultimo dia 4 estive dentro da loja massonica. Por conta do falecimento do meu tio, o velorio foi feito dentro da loja, onde perguntei ao meu primo se é ali que eles se reunem.. ele disse q sim. Fiquei impressionado com oque vi, quanto simbolismo em suas paredes como ao ” templo” se é assim o nome … As 12 pilastras seis de cada lado com um simbolo…
Infelizmente nao pude prestar atençao pois estava um pouco desatento … pelo momento em questão …
Pergunto: É claro que tem um motivo para tanto simbolismo, e a pergunta é .. oque significa cada uma das pilastras .. que estavam la.
Só por curiosidade
O tal Pantáculo Cabalístico de Proteção é útil só consagrando? Ou não precisa?
Apesar de presenciarmos as histórias recentes, os focos editoriais que prevêem a ótica popular, fazem com que o observador esteja submetido a desvalorizações e preferências sectárias, que especificam grupos e criam conflitos. As personificações dos frutos sociais misturam-se com costumes de tempos que passam e com formatos de crenças que passam, e a base restante, que era baseada em outra formação social, suspende-se sem raiz ao onírico, já que a cognição apagada de uma época não justifica a verdade do agora e nem é uma ponte nítida com a verdade sobre a origem.
O mundo é uma biblioteca de Alexandria em constante incêndio, com suas arcas legislativas e genéticas, porém essas arcas às vezes viram um baú velho no canto do porão, ou afundam no oceano de sangue da história.
Mas existem piratas e alguns náufragos bem intencionados que podem mudar o rumo do original.
🙂
Del Debbio, por favor, se puder me responda.
Entrei no site gnosisonline.org,, você conhece? Faz uma mistura de budismo, ciência egipcia, caldéia, Zoroastriana, essênios, Jesus e etc, muito do que já li aqui no seu site. Fiquei meio na dúvida porque ele fala muito de Maithuna (Magia Sexual) que seria a chave para o ser humano se tornar um Anjo Solar e abandonar o seu corpo Lunar atual. Isso é sério? Você vai falar sobre isso futuramente? Desde já agradeço.
ok!
Relê-los-ei
PP!
Tio DD,
e os posts de hermetismo, pararam?