A Bipolaridade do Mundo e do Homem

thumb

“Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto.”  (Lei da Polaridade) 

Átomos e astros se movem em elipses bicêntricas – não existe no Universo um único círculo unicêntrico.

A eletricidade só se manifesta como luz, calor e força, graças à sua bipolaridade positiva e negativa.

Toda a vida superior da terra está baseada na bipolaridade dos elementos masculino e feminino.

Esses dois polos da natureza são rigorosamente equilibrados e funcionam em perfeita harmonia.

De modo análogo, é o Universo hominal governado pela bipolaridade da natureza humana, que a Filosofia e a Psicologia modernas denominam o Eu e o ego.

A Filosofia multimilenar do Oriente chama o Eu Atman e o ego Aham.

Os livros sacros do cristianismo usam os termos Alma ou espírito divino para designar o Eu central do homem, e a expressão corpo ou mundo para significar as periferias da natureza humana.

“Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se chegar a sofrer prejuízo em sua própria alma”? (o Cristo, Eu)

“Eu te darei todos os reinos do mundo e sua glória, se te prostrares em terra e me adorares”. (o Anticristo, ego)

O Eu corresponde ao Uni do Universo, e o ego ao elemento Verso.

O homem perfeito e integralmente realizado estabeleceu perfeito equilíbrio entre o seu Uno (Eu) e seu Verso (ego).

O homem profano só cultiva o seu ego, atrofiando o Eu. Alguns místicos tentam realizar somente o Eu sem o ego.

O homem cósmico, univérsico, porém, realiza o seu Eu através do seu ego, porque sabe que o Eu ou Uno é Fonte, e o ego ou Verso é canal, pelo qual as águas vivas da nascente fluem e beneficiam a sua vida.

A ciência tem por objeto as leis da natureza externa. A sapiência ou filosofia visa ao conhecimento e à realização do homem interno.

A ciência é cosmo-cêntrica.

A filosofia é antropo-cêntrica.

O aperfeiçoamento do Eu ou da alma humana é o fim supremo da vida – e essa realização se faz através do ego, cujos elementos são o corpo, a mente e as emoções.

Sendo que a evolução do homem começa pela periferia e vai rumo ao centro, os grandes Mestres da humanidade insistem sobretudo no desenvolvimento do Eu ou da alma humana, a fim de evitarem a hipertrofia unilateral do ego e a atrofia do Eu.

O homem perfeito é o homem cósmico ou universificado, que estabeleceu perfeito equilíbrio e harmonia entre os dois polos interno e externo. É este o fim supremo de toda a educação verdadeira.

O educador deve eduzir de dentro do educando, e desenvolver o Eu dele, a fim de equilibrá-lo com seu ego.

Huberto Rohden, Filosofia Univérsica: Sua origem, natureza e finalidade. 

Curta Filosofia Univérsica no Facebook

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 11

  1. homem UNO – ” – abandonei tudo para viver em um monastério”
    homem VERSO ” – não vejo a hora de comprar o próximo iphone”
    Seria mais ou menos assim?
    Toda vez que inicio um diálogo com amigos sobre assuntos relacionados a espiritualidade eles dizem assim: ”se for pensar assim você não vive, é melhor virar um hippie.” Fica claro que eles não imaginam uma outra forma de viver fora do ego e do sistema em andamento. Mas cada um tem o seu momento na evolução espiritual de despertar para uma realidade onde não é necessário abandonar tudo para viver conforme a ”vontade do Pai”.

    @FDA – Bem por aí Danilo, possuir sem ser possuído…

  2. É bem assim mesmo Fábio.

    Nossa sociedade está fundamentada nos excessos, hoje somos empurrados para um extremo ou outro. E chegamos até a defender este estilo de vida.
    Se entendessemos que tudo está em nós e nós estamos em tudo quantos sofrimentos seriam evitados. A arte é não negar quem nós somos, não negar nossa divindade e não negar nossa condição falha momentanea.

    Aos pouquinhos vou aprendendo rs
    Obrigado pelas palavras, já me ajudaram muito.

    Muita Paz!

    @FDA – Por nada, obrigado por comentar.

  3. “Átomos e astros se movem em elipses bicêntricas – não existe no Universo um único círculo unicêntrico.”

    Isso me fez visualizar a translação dos planetas e junto com isso a translação que o próprio centro do nosso sistema, o sol, realiza. E junto com isso os outros pontos maiores no qual o nosso sol translada e em seguida esses pontos, até chegar ao grande centro de nossa galáxia, a via láctea.

    Que junto a outras galáxias, lembram a os nosso planetas, girando por um outro centro,(será que deve ser assim, e esse centro em seguida a outros).

    Então cheguei ao pensamento de que: O nosso universo é então uma grande Mandala?

    @FDA – se é ou não é, nunca vamos ter certeza, mas nada nos impede de enxergá-lo como tal… Abraço.

  4. O seu texto lançou meus pensamentos no infinito. Sobre o bicentrismo. As elipses são os lugares geométricos dos pontos em que a soma das distâncias é sempre o mesmo. Se pensarmos em termos de yin e yang, nos vem a idéia de que eles não são opostos, mas sim complementares, visão que a moderna astrologia tem dos signos opostos e os taoistas tem há milênios. Se tomarmos o espaço em que ela está inscrita e o curvarmos por meia volta, ela se transforma numa lemniscata, símbolo do infinito. Foi Pitágoras que disse que Deus geometriza? Como umbandista, sou muito interessado em símbolos.P. Von Ron pergunta se o universo é uma grande mandala. Tb não sei, mas que a Via Lactea parece uma mandala de Oyá, parece. Continuarei a ler seus textos. Abraço

    @FDA – Obrigado por acompanhar a coluna Ludvig, espero que lhe seja útil, abraço.

    1. Ludvig, eu tirei essa minha ideia do que é exposto neste vídeo a seguir:

      http://www.youtube.com/watch?v=ET0NxIsRbfM

      Que inclusive Del Debbio, postou aqui no tempos do início do blog. Isso explicaria até o porquê nós entramos numa determinada era de signos.

      Percebeu porque penso que o universo é uma mandala? Porque as voltas que o sol, a galáxia, os grupos de galáxia, e uma parte maior do universo dão em torno de um possível lugar, formam uma mandala.

      Só não consegui visualizar, imaginar ou saber como é o “desenho”, o caminho percorrido pelo nosso sistema e que imagens forma.
      Tentei procurar pelo youtube e nada.

      Acho interessante também um livro de Cammille Flammarion, um dos maiores astrônomos e astrólogos do século 19, amigo de Kardec, no qual ele expunha 13 movimentos do planeta terra não percebidos pelo homem. Vi a muito tempo, mas não encontrei mais este livro. Se houver algum astrônomo aqui que possa ajudar, que saiba que livro é este ou se tenha um melhor, ou vídeos explicativos, seria ótimo.

      Um abraço e Paz Profunda.

      Gostei de suas ideias, vou procurar algo sobre mandala de Oyá.

  5. “O aperfeiçoamento do Eu ou da alma humana é o fim supremo da vida – e essa realização se faz através do ego, cujos elementos são o corpo, a mente e as emoções.”

    O que é conhecido por “Processo de Individuação” na psicologia analítica, correto?

    “O homem perfeito é o homem cósmico ou universificado, que estabeleceu perfeito equilíbrio e harmonia entre os dois polos interno e externo. É este o fim supremo de toda a educação verdadeira.”

    Ou seja, no momento que o homem consegue estabelecer uma comunicação construtiva com o inconsciente individual e coletivo e começa integrar e compreender seus conteúdos de forma consciente.

    Essa comunicação será feita através da estrutura Arquetípica que através de símbolos e projeções apropriadas (Sonhos, mitos, contos, histórias literárias e até mesmo eventos da natureza) carregadas de sentimento e significado que irão provocar reações no sujeito que conseguir integrá-los a sua consciência. O que será feito por meio de um Eu flexível o bastante para permitir a entrada de conteúdos inconscientes na dosagem correta.

    Um Eu muito rígido, não irá permitir a comunicação com conteúdos do inconsciente, interrompendo o o desenvolvimento psíquico do sujeito, que irá experimentar uma falta de sentido em sua vida. Um Eu muito “livre”, será inundado por conteúdos do inconsciente e não conseguirá separá-los da realidade, também não permitindo a integração desses conteúdos pela falta de distância necessária. É o que acontece no caso da esquizofrenia.

    Jung apontou 4 características importantes para permitir uma maior flexibilidade do Eu, e que o ser-humano deve desenvolver ao longo da vida, são elas: Sentimento, Intuição, Sensação e Pensamento.

    Acredito que a magia desempenhe um papel de extrema importância aqui, servindo como uma ferramenta a serviço do individuo a fim de acelerar esse processo em busca da auto-realização.

    Resumidamente, esse é o processo de individuação. Buscar tornar-se quem tu realmente és.

    Um abraço!

    1. Importante esclarecer a diferença entre o Eu e o Si mesmo, o que eu ignorei completamente no texto anterior. Quando usei o termo “Eu verdadeiro” eu me referi ao “Si mesmo”, termo usado pelo Jung para definir a unidade e totalidade dos fenômenos psiquicos, diferente do termo “Eu” que é apenas uma parte da consciência(e também a sua condição), assim portanto, uma parte do Si-mesmo responsável pela identificação do individuo. Há um grande confusão sobre esses dois termos e acho importe deixar bem o que cada um representa. O Si mesmo como eu falei, é a unidade e totalidade da psique humana, abrangendo o consciente e o inconsciente, tem uma representação arquetípica destacada das demais por desempenhar uma função central no âmbito de desenvolvimento psíquico, como o grande responsável pela ordenação da comunicação entre inconsciência e consciência(Essa comunicação, como já foi falado, se dá através de símbolos e projeções como sonhos, mitos e etc..), é por causa desse arquétipo que os sonhos tem uma continuidade cheia de significado. Superficialmente, é isso. Para quem se interessa no assunto, recomendo a leitura de ‘Introdução à Psicologia de C.G. Jung” Wolfgang Roth.

  6. Falando de bipolaridade.. gostaria de saber se pessoas com muitos signos mutáveis podem ter relação com o transtorno bipolar, andei pesquisando o mapa de pessoas com o transtorno como o Kurt Cobain, Catherine Zeta Jones, Britney Spears, Mozart, Demi Lovato, Sinéad O’Connor, Van Gogh, Ben Stiller, Jimi Hendrix, Charles Dickens, Ernest Hemingway, etc. E vi que todos eles tem metade dos planetas nos signos de Gêmeos, Virgem, Sagitário e/ou Peixes. Sei que isso não vale pra todo mundo, mas queria saber se tem alguma relação.

  7. EU = alma
    EGO= corpos (físico, emocional e mental)
    Na sua opinião, o que é o espírito? Corpo, alma e espírito?

  8. nem precisei ver o nome do autor para identificar ele. Adoro a filosofia do Rhoden, seu modo de pensar é muito sensato e espiritualista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas