Essa é uma tradução do texto da Chiara Fucarino.
Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que escolhem ser felizes e aquelas que optam por ser infelizes. Ao contrário da crença popular, a felicidade não vem de fama, fortuna, de outras pessoas ou bens materiais. Ela vem de dentro. A pessoa mais rica do mundo pode ser miseravelmente infeliz, enquanto uma pessoa sem-teto pode estar sorrindo e contente com a sua vida. As pessoas felizes são felizes porque se fazem felizes. Elas mantêm uma visão positiva da vida e permanecem em paz com elas mesmas.
A questão é: como elas fazem isso?
É muito simples. As pessoas felizes têm bons hábitos que melhoram suas vidas. Elas fazem as coisas de forma diferente. Pergunte a qualquer pessoa feliz e ela vai te dizer que:
1. Não guarde rancor.
As pessoas felizes entendem que é melhor perdoar e esquecer do que deixar seus sentimentos negativos dominarem seus sentimentos positivos. Guardar rancor tem um monte de efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar, incluindo aumento da depressão, ansiedade e estresse. Por que deixar alguém que o ofendeu ter poder sobre você? Se você esquecer os seus rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida.
2. Trate a todos com bondade.
Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Toda vez que você realizar um ato altruísta, seu cérebro produz serotonina, um hormônio que facilita a tensão e eleva o seu espírito. Não só isso, mas tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito, também permite que você construa relacionamentos mais fortes.
3. Veja os problemas como desafios.
A palavra “problema” não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação instável, quando um desafio é visto como algo positivo, como uma oportunidade, uma tarefa. Sempre que você enfrentar um obstáculo, tente olhar para isso como um desafio.
4. Expresse gratidão pelo que já têm.
Há um ditado popular que diz algo assim: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm.” Você terá um sentido mais profundo de contentamento se você contar suas bênçãos em vez de ansiar para o que você não tem .
5. Sonhe grande.
As pessoas que têm o hábito de sonhar grande são mais propensas a realizar seus objetivos do que aquelas que não o fazem. Se você se atreve a sonhar grande, sua mente vai colocar você em uma atitude focada e positiva.
6. Não se preocupe com as pequenas coisas.
As pessoas felizes se perguntam: “Será que este problema importa daqui a um ano?” Elas entendem que a vida é muito curta para ficar preocupado com situações triviais. Deixar os problemas rolarem à sua volta vai definitivamente colocar você à vontade para desfrutar das coisas mais importantes na vida.
7. Fale bem dos outros.
Ser bom é melhor do que ser mau. Fofocar pode ser divertido, mas geralmente deixa você se sentindo culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as outras pessoas o encoraja a pensar positivo, sem se preocupar em julgar as ações de outras pessoas.
8. Não procure culpados.
As pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos na vida. Em vez disso, elas assumem seus erros e, ao fazer isso, elas proativamente tentam mudar para melhor.
9. Viva o presente.
As pessoas felizes não vivem no passado ou se preocupam com o futuro. Elas saboreiam o presente. Elas se deixam envolver em tudo o que está fazendo no momento. Param e cheiram as rosas.
10. Acorde no mesmo horário todos os dias.
Você já reparou que um monte de pessoas bem sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário todas as manhãs estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade e coloca-o em um estado calmo e centrado.
11. Não se compare aos outros.
Todos trabalham em seu próprio ritmo, então por que se comparar com os outros? Se você acha que é melhor do que outra pessoa ganha um sentido não saudável de superioridade. Se você acha que alguém é melhor do que você acaba se sentindo mal sobre si mesmo. Você vai ser mais feliz se concentrar em seu próprio progresso.
12. Escolha seus amigos sabiamente.
A miséria adora companhia. É por isso que é importante cercar-se de pessoas otimistas que vai incentivá-lo a atingir seus objetivos. Quanto mais energia positiva que você tem em torno de você, melhor vai se sentir.
13. Não busque a aprovação dos outros.
As pessoas felizes não importam com o que os outros pensam delas. Elas seguem seus próprios corações, sem deixar os pessimistas desencorajá-los. Elas entendem que é impossível agradar a todos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca busque a aprovação de ninguém.
14. Aproveite seu tempo para ouvir.
Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais intensamente você ouve, mais silencioso sua mente fica e mais conteúdo você absorve.
15. Cultive relacionamentos sociais.
Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. As pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos.
16. Medite.
Ficar no silêncio ajuda você a encontrar a sua paz interior. Você não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes em qualquer lugar e a qualquer hora que elas precisam acalmar seus nervos.
17. Coma bem.
Tudo que você come afeta diretamente a capacidade do seu corpo produzir hormônios, o que vai ditar o seu humor, energia e foco mental. Certifique-se de comer alimentos que irão manter sua mente e corpo em boa forma.
18. Faça exercícios.
Estudos têm demonstrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade. Exercício também aumenta a sua auto-estima e dá uma maior sensação de auto-realização.
19. Viva com o que é realmente importante.
As pessoas felizes mantêm poucas coisas ao seu redor porque elas sabem que coisas extras em excesso os deixam sobrecarregados e estressados. Alguns estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes do que os americanos, o que é interessante porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples e possuem menos ítens.
20. Diga a verdade.
Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca peça desculpas por isso.
21. Estabeleça o controle pessoal.
As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizerem como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e um grande senso de auto-estima.
22. Aceite o que não pode ser alterado.
Depois de aceitar o fato de que a vida não é justa, você vai estar mais em paz com você mesmo. Em vez de ficar obcecado sobre como a vida é injusta, se concentre apenas no que você pode controlar e mudar para melhor.
Você pode acessar o texto original aqui: http://successify.net/2012/10/31/22-things-happy-people-do-differently/
Respostas de 20
Muito bom! Me fez lembrar os princípios de Paracelso.
“10. Acorde no mesmo horário todos os dias.
Você já reparou que um monte de pessoas bem sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário todas as manhãs estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade e coloca-o em um estado calmo e centrado.”
Muito obrigado, querido ROBÔ… vou seguir isso, sim… kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
pra ser FELIZ – MESMO – basta seguirmos as sábias palavras de um judeu que foi pregado na cruz injustamente, e que mesmo num momento tão dificil conseguiu passar sua sabedoria trancedental… a frase dele era mais ou menos assim: Always Look On The Bright Side Of Life!
http://www.youtube.com/watch?v=ij4droGVBmE
=D
ps.: tem até um assobiozinho, pra musiquinha não deixar esquecer – tipo vestibular! a fórmula para o sucesso!!!
Toda vez que alguém fala em buscar a felicidade eu acabo lembrando do Elvis.Um homem que tinha tudo…isto é,tudo que o gado realmente acredita ser “felicidade”.No entanto…
Mas é aí que entra o equilíbrio, não adianta sonhar e não fazer nada, e também não adianta ficar só fazendo e não ir a lugar nenhum. O que você falou é uma verdade: todos querem ser “felizes” mas ou não batalham para isso (querem ganhar na Mega Sena) ou só se focam nisso, sem prestar atencão ao resto.
Gostei muito! Cultivo os princípios aqui expostos e posso dizer que é gratificante levar uma vida onde o stress e as preocupações são minimizados. Tenho o hábito de dizer aos meu amigos: “para que se preocupar com esse probleminha? De certeza daqui 10 anos, se lembrares disto vais dizer para ti mesmo como eu fui tolo em ter levado a sério aquele assunto…” Eu fico espantado como pessoas levam a sério tantas coisas em que poderiam passas uma esponja e deixar seguir a vida. Em vez disso gastam muita energia, repisando no assunto, guardando rancor, aumentando ansiedade e gerando todo um clima negativo…
Importante mesmo resgatar os valores, perceber o que realmente importa na vida.
Há uns 3 anos ouvi falar sobre o indiano Prem Rawat, conhecido como Maharaji.
Atualmente ele é embaixador da paz. Esteve no Brasil e deu uma entrevista na Record, como mostrado no link abaixo.
http://www.wopg.org/en/interview-record-tv
Suas palestras são muito interessantes, onde tenta resgatar os valores fundamentais das nossas vidas. Ou seja, ajuda a refletir sobre o que
realmente importa na vida.
Ele fornece um ‘caminho’ gradual com 6 ‘chaves’ (The Keys), que são DVDs com palestras sobre temas relacionados à paz e assuntos similares,
tem bastante a ver com autoconhecimento e como encontrar nossas potencialidades.
Vai no caminho da verdadeira vontade, pelo que entendi.
Os DVDs são emprestados gratuitamente e devem ser devolvidos depois de assistir.
Vale a pena pesquisar um pouco sobre isso.
Muito bom…bem verdadeiro e principalmente prático!
Cara serviu como uma luva para uma pessoa querida para quem enviei. O detalhe e é que acordei falando com ela sobre isso e quando li o texto com tudo a ver.
Creio que atualmente muitas pessoas já sabem que a felicidade não se encontra no exterior, mas dentro de si mesmas, principalmente no meio espiritualista. Assim, não é o esclarecimento que estaria faltando na maioria das vezes, mas a capacidade de realmente se transformar como individuo… e isso é uma tarefa que exige paciência e perseverança, o que a torna ainda mais difícil para o homem contemporâneo.
Sei lá, até são pontos interessantes, mas não sei o quanto saber disso ajuda. Um monte de gente tem regras pra ser feliz, o que, pra mim já é um contrasenso, acho que a felicidade tem muito mais a ver com a espontaneidade, a flexibilidade e com o improviso.
E, mesmo que as regras estivessem corretas (ninguém provou, por enquanto é só a opinião de alguém), não adianta nada dize-las se não vai dizer como fazer pra cumpri-las…
“20. Diga a verdade.
Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca peça desculpas por isso”
“People think that a liar gains a victory over his victim. What I’ve learned is that a lie is an act of self-abdication, because one surrenders one’s reality to the person to whom one lies, making that person one’s master, condemning oneself from then on to faking the sort of reality that person’s view requires to be faked…The man who lies to the world, is the world’s slave from then on…There are no white lies, there is only the blackest of destruction, and a white lie is the blackest of all.”
Ayn Rand
Ou seja, dizer a verdade não só é um imperativo moral como também pode ser um ato profundamente egoísta e que diz respeito ao indivíduo: “Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará.”
Sim, eu sempre tive esse sentimento. Uma mentira te prende numa cadeia de outras mentiras para sustentar a primeira. Sem contar a preguiça, né, é tããããoo mais fácil dizer a verdade do que ficar imaginando uma história mais parecida com o que você quer ouvir…
Dizer a verdade na lata nem sempre é bom negócio. Em certas situações é melhor ficar calado….
Me pareceu um grande texto de auto-ajuda barata. Vamos la, ler mais Turguêniev e Kierkegaard. Com certeza encontraremos a verdadeira felicidade, não sem antes termos esperimentado o seu justaposto: tristeza.
@MDD – tanto “turgueniev” e “Kierkaarg” de referencias caras e não sabe nem escrever “experimentar”…
Em Soren Aabye Kierkegaard não há necessidade de felicidade. Ela resume-se a deixar tudo nas mãos de Deus. A felicidade está na salvação e na fé absurda, sem garantia mesmo da salvação. O homem vive constantemente no temor e na angustia, e é nisso que consiste a felicidade – elevar-se do estádio estético, ético para se realizar no verdadeiro estádio- o estádio religioso cujo heroi é protagonizado por Abraão que não hesitou em sacrificar seu único filho que tinha pedido com fé, ainda numa idade bem avançada e depois de Deus satisfazer seu pedido volta a pedir-lho em sacrifício. De qualquer forma, embora num âmbito diferente, todos os itens apresentados no texto, corraborarem a filosofia de Kierkegaard, pois o estádio religioso absorve todas essas regras de viver. E lembremo-nos Kierkegaard é antes de mais um existencialista, senão o percursor…
Marcelo, você poderia explicar alguns dos itens mais relevantes (se é que existe algum que seja mais importante que outro) do ponto de vista ocultista?
Obrigado!
Pra mim, a felicidade se resume em: “Do what thou wilt shall be the whole of the Law”.
Isso significa que:
1) eu não preciso fingir que gosto de todo mundo;
2) Às vezes “fo##-se você” resolve muito mais do que tentar ser bonzinho;
3) desistir também pode ser sábio às vezes;
4) não ter ambição entra em contradição com o item anterior;
(…)
Não existe receita para a felicidade, a receita é você encontrar a sua receita, que é só sua, e de nenhuma vontade externa. E vamos parar de fingir que todo mundo tem que ser bonzinho o tempo todo. Alguém aqui está querendo ir pro céu da icar, por acaso!?
Excelente! Tudo vem de dentro de como nos sentimos…
Perfeito!
Acho que muitas coisas aí de certa forma pra ESSE cara aqui que escreve essa msg, é irrelevante, é igual ao cara ali em cima disse: Tu tem que achar sua receita.