O Yule é celebrado no Solstício de Inverno que ocorre por volta de 20 de junho no Hemisfério Sul e por volta 20 de dezembro no Hemisfério Norte. Este é o momento de celebrar a noite mais longa do ano que dará lugar ao retorno do Sol.
Depois das longas noites de inverno, a partir do Yule , o Sol voltará a brilhar e os dias serão mais longos do que as noites. A escuridão do inverno ameaça ir embora. É quando a Deusa dá à luz a seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê.
Para os povos antigos o clima era algo extremamente importante, uma vez que passavam a maioria do tempo ao ar livre. Exatamente por isso, o Solstício de Inverno era uma data reverenciada pois anunciava a promessa do retorno do sol, da luz e da fertilização da vida. O Deus, como a Criança da Promessa (o sol nascente e crescente), era celebrado para trazer calor e luminosidade. Yule assinala a esperança de um novo tempo, abrindo caminho para as inúmeras possibilidades.
O Yule e o Natal Cristão
É importante notar que no Hemisfério Norte o Yule é comemorado na mesma época do Natal, e que tem significado muito parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.
O Yule é celebrado com luzes, fogo e a tradicional árvore de Yule com enfeites e bolotas de carvalho, que posteriormente foi assimilada pelo Cristianismo e se transformou na árvore de natal.
O hábito de trazer pinheiros para dentro de casa é um hábito pagão: o Pinheiro e o azevinho são árvores que simbolizam a continuação da vida e os sinos são símbolos femininos de fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes. É desta data antiga que se originou o Natal Cristão.
A Tradição no Yule é confeccionar uma Yule Log (Tora de Yule) onde uma vela branca, uma preta e uma vermelha (representando as 3 faces da Deusa) são colocadas ao meio de um pequeno tronco deitado e acesas enquanto fazemos nossos pedidos.
O Yule Log é guardado até o ano seguinte onde deve ser queimado.
O Yule representa o retorno da luz, quando na noite mais fria e longa do ano a Deusa dá a luz ao Deus Sol, a Criança da Promessa. Com isso as esperanças renascem e ele traz fertilidade e calor à Terra.