Wallpaper – Netzach


Clique na Imagem para ir para a Página de Netzach na Wiki.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 22

  1. Olá tio!

    Na história de Pandora, ela recebe características de cada Deus a medida que é feita antes de ser entregue a Epimeteu, o que lembra Yesod filtrando as características de todas as Sefiroth. Tendo todos os males do mundo lembra o Eliphas Levi quando ele diz que os males dos homens e o inferno são somente construções na Luz Astral, ou seja, construções no plano sobreposto ao plano material, lembrando Yesod de novo. Ao invés de Netzach, Pandora não simbolizaria Yesod? Ela não é a contrapartida de Epimeteu, ou seja, do homem e/ou o corpo material da humanidade assim como o mundo espiritual de Yesod o é de Malkuth?

    @MDD – estão ambos certos. Se voce olhar o Tarot Mitologico, de Liz Greene, verá que Pandora está representada no Arcano da Estrela, que é justamente o Caminho que conecta Yesod a Netzach, pelo motivo que você expos acima: Pandora traz características de AMBAS as sefiroth. Estes deuses que eu escolhi tem um pouco de arbitrariedade, claro, pois sabemos que são faixas energéticas e cada autor puxa a sardinha pro lado que simpatizar mais ou para a versão do conto que mais lhe agrada… eu optei por escolher UMA esfera para não causar confusão quando vocês olharem dois wallpapers e o mesmo deus/herói aparecer nos dois; talvez o mais correto mesmo seria colocar Pandora se algum dia fizessemos wallpapers dos CAMINHOS, ai a colocaríamos em Tzaddi… fora disso, todos os deuses são arredondamentos 🙂

  2. Tipo… Godiva sumiu e Maat entrou de repente…

    @MDD Ih… eu tinha tirado Maat pro pessoal não confundir quando ela aparecer de novo em Binah. Deve ser o arquivo antigo que pulou de novo kkkk Ambas estão corretas; é como expliquei em outro comentário, são deusas que possuem mais de uma característica.

  3. Uai, Marcelo, se o Neo é Tiferet, a Trinity não devia er Yesod? (já que é a Ânima do Neo..)

    @MDD – Como Matrix possui menos personagens arquetipais do que nas lendas dos deuses, é normal ter personagens que exercem mais de uma função. Trinity poderia ser tanto Netzach (o amor que é a porta de entrada para o sacrifício-ressurreição do iniciado) quanto Yesod (a esposa-irmã). Morpheus poderia ser tanto Hod (detentor dos conhecimentos) quanto Yesod (Caronte, o Iniciador). Se você incluir personagens secundários, pode colocar Mouse como Hod (o programador da garota de vestido vermelho, senhor da linguagem de programação e operador/fornecedor das armas em Malkuth). Matrix não segue o caminho do casamento Real, como em contos de fadas (Branca de Neve, Cinderela), mas sim o Caminho do iniciador-discipulo (como na Iniciação maçônica), que é usado em harry Potter também (Hagrid é Yesod, Herminoe é Hod, Ronnie é Netzach, Sirius é Geburah e Dumbledore Chesed; Snape é Binah, Voldemort Daath e Hogwarts Hochma).

    1. Hah! as relações das esferas com Harry Potter estão exatamente como eu imaginava! Só não tinha conseguido encaixar Geburah, Hochma e Kether. Haverá um post aqui ou no Sedentário explicando com mais detalhes a “árvore da vida de HP?

  4. Sei que alguém já pode ter comentado mas…

    Trinity não seria mais Yesod que Netzach?

    Os três aspectos lunares (Trinity, né), a mocinha que é resgatada pelo herói, no Reloaded, um pouco de Artêmis (deusa da caça e dos aspectos lunares)… sei lá…
    Talvez entre também naquela do Odin, Hod -> Tiferet -> Chesed, não?

  5. Hmm… por que tantas deusas “lunares” são associadas a Vênus e vice-versa? No texto de netzach Ísis e Eoste estão associados aos dois. Nesse wallpaper temos Trinity, que é a tríplice lunar… isso sempre me dá uma confusão danada, pois fico a pensar que dá pra fazer esse crossover com quase todas as deusas, como Ishtar e Nossa Senhora. Os cultos são lunares mas as deusas são de Vênus…

    @MDD – existem deusas lunares mães e deusas lunares sensuais.

  6. Ah.. “coincidentemente” acabei vendo isso ser explicado num dos textos dos Links Mayhem que só vi ler agora. Falava de matriarcado e das deusas lua dozenlas, mães e anciãs. E no final do texto o cara colocou: “eu bem que poderia fazer as associações delas aqui, mas vou deixar vocês fazerem isso em casa. Sei que vocês são capazes”.

    Vou pegar meu caderninho.

  7. Ah.. “coincidentemente” acabei vendo isso ser explicado num dos textos dos Links Mayhem que só vi ler agora. Falava de matriarcado e das deusas lua dozenlas, mães e anciãs. E no final do texto o cara colocou: “eu bem que poderia fazer as associações delas aqui, mas vou deixar vocês fazerem isso em casa. Sei que vocês são capazes”.

    Vou pegar meu caderninho.

    Em tempo: pensando um pouco como Nossa Senhora esse dia das mães, assim como em Adão e Eva tive umas prévias dessas multiplicidades. Sendo Adão o Sol, Eva é a Lua. Da mesma forma, Jesus o “último Adão” é também o Sol, Maria, é a Lua. (como ela é a única que pode fazer dupla com o Jesus celibatário da ICAR, incluindo naqueles lances de “Sagrado Coração” e “Imaculado Coração, ela fica como mãe do Sol, e não mãe dos filhos do Sol, que é o que seria natural).

    Num nível mais elevado, contudo, Adão e Eva são Hochma e Binah, Rei e Rainha (num post antigo você mencionou que quando o Sol casa com a Lua, eles viram Rei e Rainha). Assim, Nossa Senhora, Rainha do Universo e Mãe do Filho de Deus é também Binah. Numa das edições mais fodas de Promethea, Morre revela que Maria é também Babalon (!!!!!) e isso explica a frase de Motta (nasceu da Virgem Maria está correto, pois Babalon é realmente a Mãe do Adepto). Eu adoraria ver Nossa senhora lado a lado com a Prostituta num wallpaper de Binah…

  8. Interessante é perceber que boa parte das representações de Netzach é uma mulher ruiva… e que boa parte dos homens gosta mais.

    1. A cor Vermelho (ruivo/carmesin) remete ao desejo sexual que quando bem utilizado se transforma em amor e quando é mau utilizado se transforma em raiva/guerra.

  9. Não percebi isso de cara, Hendrio, mas venho percebendo umas coisinhas nesses wallpapers… como que em todas as imagens no de Chesed os deuses seguram um bastão, e nas de Geburah uma ênfase à cor vermelha (nos deuses, não no wallpaper, já que isso seria não só óbvio como obrigatório, hehe).

  10. Interessante ele ter comentado das mulheres ruivas porque eu já ia perguntar se a Mary Jane Watson (Mulher/namorada/amiga do Peter Parker, homem-aranha) seria uma representação de Netzach. Já que, de longe, ela é extremamente forte e tá sempre ali pra apoiar o Peter (que seria Tiferet?).

    @MDD – Sim e sim.

  11. Ah.. mas deu só mulher na área. Cadê os manos Phosphorus, Lúcifer, Prometheus e afins? Fica parecendo que Netzach é só coisa de mulherzinha…

    @MDD – eles entram em Hod. O Lucifer estrela da manha, que deveria entrar em netzach, eu deixei de lado pra não acharem que era um erro quando ele aparecer em Hod (como Lucifer Estrela Vespertina)…

  12. sempre achei que as musas fossem relacionadas a yesod, afinal, elas são a inspiração artística; quem conectam prontamente com o mundo da imaginação…

  13. 93!

    @MDD – existem deusas lunares mães e deusas lunares sensuais.

    “Mas agora a Palavra de min, A Besta, é esta: não só estás tu, mulher, jurada a um propósito que não sê teu; tu és tu mesma uma estrela, e em tu mesma um propósito para tu mesma. Não só mãe de homens tu és, ou puta de homens; serva à necessidade deles de vida e Amor, sem partilhar da Luz e Liberdade deles; não, tu és mãe e puta para teu próprio prazer; a palavra que Eu digo aos Homens, Eu digo a ti nem mais nem menos: Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei!”

    “Há um Grito numa língua ignota, ressoa através do Templo do Universo; em sua única Palavra está a Morte e o Êxtase, e teu título de honra, ó tu, a ti mesma Alta Sacerdotisa de Nuit, Profetisa, Imperatriz, que é tu Mesma a Deusa cujo nome significa a Puta e Mãe![2]”

    [2] Nota de M. – Mapie (Mapie) em grego tem a mesma numeração de BABALON, note-se, na parábola dos “evangelhos”, que Maria, a Mãe Virgem, assiste a morte do “filho” com Maria, a Puta de Magdala. É a Puta de Magdala, não a “Mãe Virgem”, quem vê o cristo erguido. Aum Ha!

    Fonte:
    (A Mulher em Thelema segundo Liber Al Vel Legis III,55 (14 07 2004) – Autoria de Fr. Goya)

    93,93/93

  14. E aí Marcelo, tudo certo?

    Além de apenas contar o Omer, decidi que iria estudar a Kabbalah e correlações com outras ciências herméticas (Astrologia, no caso) mais a fundo. Tento sempre chegar a frases, a descrições que explicam tanto Chesed quanto Júpiter, partindo de pressupostos como “O Amor do Mestre” e “O Facilitador”, como são tratados respectivamente em seus campos de estudo.

    Seria correto dizer que Netzach representaria, então, a Vitória e Vênus, na Astrologia, os sentimentos, como você lida com as emoções. A relação que aqui se estabelece é de que, por conta dessas emoções (Vênus), se soubermos lidar com elas, somos dirigidos aos nossos objetivos (Vitória)?

    Se falei besteira em algum ponto do comentário, por favor, me corrija.
    Abraços e um bom Omer a todos!

    @MDD – Está certo. Apenas tenha em mente que as descrições que coloquei aqui são as JUDAICAS, baseadas no meio de pensar deles. Talvez se fossemos adaptar estas janelas energéticas para outras filosofias, teríamos palavras diferentes para descrever a mesma coisa. É como pedir “descreva uma árvore” é muito diferente de olhar uma foto de uma árvore.

    1. Um dos problemas, para mim, da “tradução” dos conceitos do ocultismo conforme os teus textos, Del Debbio, e os conceitos do judaísmo conforme os rabinos que conheço é que tenho a impressão, pelo teu vocabulário, que as “outras” esferas são outros lugares, e pelo vocabulário dos rabinos, as “outras” esferas são o mesmo lugar visto de forma diferente. Procede essa diferença ou é só vocabulário?

      @MDD – Tudo é o “mesmo” lugar ao mesmo tempo, se voce for parar pra ver direito. A árvore é só um esquema didático extremamente simplificado.

  15. O João relatou bem uma de minhas maiores dificuldades. Nunca soube associar de verdade à Emoção Pura à Perseverança e a própria Força de Vonatde/Thelema, Nem a Razão à Humildade. Sempre achei que Vontade seria Yesod (como em Promethea).
    Tento pensar que nesse caso a “humildade” seria o processo objetivo e imparcial de avaliar racionalmente seu lugar no fluxo das circunstância se verificar seu papel em relação a fatos e pessoas se colocando em seu devido lugar, que pode ser acima ou abaixo do que se gostaria. Mas já no texto do Kabballah Group, as coisas ficam ainda mais bizarras, pois Malkuth é que é associado à humildade, e Tiferet é várias vezes chamado de “Restrição”.
    Vou seguir a descrição tradicional das esferas também, exceto por essa semana de Netzach que lida com Vontade/Thelema, será oportuno para avaliar a quantas anda minha perseverança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas