Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.
Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido
Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior
Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas
Liber I – O Livro da Hora Zero é um verdadeiro mapa, um guia que auxilia o leitor a percorrer os meandros do Novo Æon.
Respostas de 34
Salve Marcelo.
São Jerônimo e São João Batista não estariam relacionados com Binah/Shangô/Saturno?
Abraço.
Eu sabia! Eu sabia! Ha! Hermione só poderia ser Hod!!!
anubis é de qual sephira
@MDD – Daath
“coincidentemente” eu estava lendo o primeiro número de vodu do allan moore que se chama legba. em falar em vodu, alguém me indicaria algum bom livro sobre vodu? sempre me interessei a respeito, mas nunca achei algo que pareça de qualidade.
Beleza, versão widescreen saindo já já…
Tio, desse uma olhada no meu email?
asclépios em hod? Aí vai ter que explicar
“Then the Piper will lead us to reason”
I knew it!
Ha MDD, espero que alguem bole logo aquele programa de geração de wallpaper,o Sheldon não podia ter ficado de fora
o/
De acordo com os dados do project Mayhem…
O arcanjo da sefira Tiferet é Rafael, entretanto o arcanjo indicado para o planeta Sol é o Mikael, mas sendo o Sol o planeta respectivo da Sefira Tiferet, eles nao deviam ter o mesmo arcanjo?
Isso acontece tbm com Hod, que tem como arcanjo: Miguel; e tem como planeta: Mércurio. Porém Mercúrio tem como arcanjo o Rafael…
Por favor responda, sempre tive essa dúvida e nunca tive a resposta.
@MDD – os dois kkkk. Vamos lá. É que voce confundiu Arcanjo Solar (Rafael) com Anjo Chefe dos Malachins (Michael). É um erro comum. As correspondências são: Lua (Gabriel/Gabriel); Mercúrio (Rafael/Rafael), Vênus (anael/Haniel), Sol (Rafael/Mikael), Marte (? / Samael), Júpiter (Zadkiel/Sachiel), Saturno (Zabkiel/Cassiel) mas a lista varia imensamente, dependendo de qual autor você pergunta. Eu mesmo já vi e usei listas diferentes. Creio que estes nomes sejam apenas interpretações da linguagem DELES com nossos fonemas, todos devem estar certos…
Olá, tudo bem?
Então DD por que que Asclépios é HOD e não CHESED?
Obrigado, agradeço desde já.
@MDD – Poderia ter sido em Chesed, pois ele carrega características de ambas as Esferas. Foi o problema de não querer repetir deuses ou heróis, então acabei escolhendo-o pelas suas características de Psicopompo (Asclepius acaba morto fulminado por Zeus porque ressuscitou Hipolito e aceitou dinheiro por isso, e como nesta organização da lenda que escolhi ele possuía mais características de hermes, deixei-o em Hod mesmo). Se voce preferir, poderia usar os textos de Sigerist e trikala que falam sobre o método de cura dele, que deixava serpentes em seus templos, da maneira exata como alguns Caboclos de Oxóssi trabalham energeticamente, o que realmente o colocaria mais nas energias de Chesed do que de Hod. Hod dentro de Chesed, mais especificamente.
DD, baseado nessa última resposta, me veio uma dúvida: uma divindade que tenha a “missão” de ser Hod (ensinar e propagar as ciências, símbolos e magia, etc…) e que seja corrompida (passando a “vender” esse conhecimento à humanidade, por exemplo) pode continuar sendo considerada Hod, ainda que em um aspecto negativo? Ou passa a se identificar com (o aspecto negativo de) outra esfera?
@MDD – Voce já responde à pergunta na própria pergunta.
Entendi, é que as histórias que eu tinha lido sobr ele era de como ele ensinava a curar então fiquei na dúvida, que foi sanada, irei procurar os escritos de Sigerist e Trikala para ter melhor visualização das suas esplicações.
Em relação as serpentes não seria que ele, dominando-as, dominaria o poder sobre a morte? E a constalação de serpentário é em homenagen a ele não é?
Obrigado.
Se quarta-feira, wednesday, é o dia de Wotan (Odin) e relacionado ao planeta Mercúrio, por que Odin não fica em Hod? Seguindo esta lógica, teríamos Thor como Chesed (Thursday) e Tyr como Geburah (Tuesday).
@MDD – Depende de qual Eda você quer pegar como referência, pode sim 🙂 Se quiser pegar Odin no momento em que ele reuniu as 24 runas em Yggdrasil, certamente que poderia colocá-lo em Hod! Existem Árvores dentro de Árvores e a imensa maioria dos deuses possui características de duas árvores (vide Anjos Cabalísticos, por exemplo).
Faltou Marcelo Del Debbio no wallpaper.
Faltou Marcelo Del Debbio no wallpaper [2] rs
Ainda não cheguei na parte de Hod da cabala mística, mas Pan não tem mais a ver com música, instinto, natureza e magia natural de Netzach ?
Passei o dia inteiro torrando os neurônios pra descobrir o porquê do João Batista, e nada… Achava que ele estava relacionado com Yesod (Espírito Santo) ou Netzach (Cordeiro de Deus). Tem alguma dica?
Não seria porque dentro da “mitologia católica” ele espalhava a notícia do Messias e levava o conhecimento sobre tais assuntos para os homens?
João Batista foi um profeta, aliás, o profeta responsável por preparar o mundo material para a “boa nova”, apesar de lembrarem mais dele apenas como batizador. Assim, foi um dos maiores “garoto de recados” dos deuses.
João Batista é Hod porque ele foi precursor de Jesus (Mensageiro) e batizava as pessoas e o próprio Jesus (Iniciador). Correto?
Agricultor, uma coisa que acredito poder ajudar é o versículo: “eu sou a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor”
Hehe.. espero que esteja certo.
Em que sefira a deusa Atena se encaixaria?
@MDD – Acredito que Binah, como contraparte grega de Maat.
MacGyver !!!
Hackers !!!
A Wikipedia diz que um dos títulos de Imhotep é “Chief Carpenter”. O nome diz tudo?
Ganesha também está em HOD?
Pergunto isso porque já notei nele atribuições semelhantes aos deuses citados no wallpaper. Ele também está associado a lógica e assim como Exu, ganhou em uma aposta o privilégio de ser sempre o primeiro a ser oferendado, entre outras coisas…
Confere? É mais um caso de ter aspectos de duas ou mais esferas?
Hmm.. eu via mais características solares em Asclépio que de outras sefiras. Filho de mulher virgem, com poderes de cura como Apolo e o Anjo Rafael, ressuscitando mortos como o Yeshua…
Ainda não entendi qual é a do Pan nessa coisa toda. Julgava que ele fosse Malkuth ou Netzach por razões óbvias (sexualidade, instintos etc). Só posso vê-lo em Hod como um mediador entre o animal e o humano, como seu pai Hermes o é entre o humano e o divino.
São Jerônimo, assim como Toth, Hermes Trismegistus e Moshed entra em Hod por assinar livros sagrados, embora no caso dele o que aconteceu foi uma tradução, não autoria original.
Mas a característica que estou vendo nesses deuses é que todas as “mensagens” e mediações que eles executam são justamente traduções. Você falou tempos atrás que as palavras e símbolos eram maneiras de se fazer entender sentimentos sem sentí-los de verdade. (Joseph Campbell também falou algo sobre isso, no vídeo do Poder do Mito, falando sobre as “três espécies de coisas”)
É assim que imagino a criação de hieróglifos, símbolos e palavras (criação que é atribuída a eles) como traduções do real.
“Traduttore, Traditore” Essa posição de tradutor, mediador, e portanto trapaceiro e “traidor” em muitos desses personagens, explicando o que será entendido, mas não sentido, (até que seja experimentado), me lembra uma frase do Foucault, tirada de um livro que se chama justamente “As Palavras e as Coisas”:
“Por mais que se diga o que se vê, o que se vê não se aloja jamais no que se diz”
Ah… outro personagem que senti falta: Jacó, que os cabalistas atribuem a Tiferet, embora antes da “Iluminação” ele tenha características de trickster que só conseguiram rivalizar com seu tio Labão (Esaú seria Geburah?).
E também Odysseus/Ulisses, Sísifo, Autólico.. acho que Atena além de características de Binah, como a Justiça, e de Geburah sendo deusa da guerra e das estratégias, também funciona como a Razão que aparece para guiar os heróis em suas jornadas. Morpheus já está implicitamente em João Batista, a voz que clama no deserto uma mensagem divina de um messias que há de chegar.
O Homem-Aranha já reconheci como personagem de Tiferet e me parece um personagem poderosissimo tanto do lado emocional (seus sacrificios pessoais diário, comovente de verdade) quanto do lado racional (nerd, trickster, tira qualquer vilão do sério para poder derrotá-lo) e arrisco até intuicional (sentido de aranha?). Creio que ele representaria bem todas essas esferas. Acredito que é o verdadeiro Iluminado das HQs.
@MDD – Como disse, ficaram MUITOS heróis e deuses de fora…
É normal se sentir cansado durante o periodo inteiro do omer mesmo quem faz exercicios fisicos com frequencia ?
Estou floodando legal por aqui.. mas notando a semelhança entre duas dessas imagens na wiki (sim, na Wikipedia, desculpe) vi agora que elas não são imagens da época desses povos, mas fazem parte do mesmo conjunto, que são as portas da Biblioteca John Adams do Congresso Americano que retrata vários deuses da escrita.
Bacana saber que apesar do fundamentalismo e do puritanismo, os americanos não fazem nada por acaso.
Existe alguma diferença entre representar Pan sem a flauta e representá-lo com a flauta?
@MDD – Vai depender mais do contexto da imagem. Com a flauta indica a manifestação do pânico, que é o terror que ele conseguia inspirar com sua música. Ele ficava trollando os viajantes, escondido nas matas e tocava sua música, fazendo com que as vítimas ficassem com aquela sensação de que iam ser atacadas a qualquer momento (esta sensação recebeu o nome de pânico).
por que o regardie me poe em chokmah? e o juiz ele põe em hod? eu noto que não existe uma unidade nas opiniões…
quando foram feitas essas correspondência, a opinião de quem vocês levaram em consideração? descoberta própria? waite? crowley?
@MDD – Tahuti é outro nome para Toth, o deus da sabedoria, da escrita, do conhecimento trancedental, aquele conhecimento que está além das palavras. É atribuída a ele a criação do Tarot e do medu neteru, que significa escrita sagrada, ou seja, os hieroglifos. Não há nenhuma outra esfera que fosse mais adequada para isso do que Hod. Honestamente, não sei porque ele atribuiria Tahuti a outra esfera, a menos que ele tenha focado apenas nos aspectos de “Sabedoria” de Tahuti, visto que boa parte dos deuses não pertencem a apenas UMA esfera, mas sim possuem atributos em diversas esferas. Em que livro está isso?
Orumila presencia a criação, alguns o confundem com Ifah, enfim, ele está na origem, no processo de criação.
Porque de Orumila em Hod e não em Binah (ou talvez quem sabe até mesmo Chokmah) ???
Moisés não é um governador, não se adaptaria melhor em Chesed???
Parabéns pelo post.
Grande DD, sei que é post antigo, mas uma coisa que sempre me deixou confuso pra caramba foi essa chamada hierarquia celestial e abissal, com seus anjos e demônios, e seus nomes. Já li Anjos: A Cidade de Prata (ainda não pude ler Demônios), e uma vez você disse que se baseou nessa hierarquia cabalística pra compor os livros (quando te perguntei, no momento da visita que você fez ao Acre). Rola de escrever um post associando cada nome celestial e infernal às suas respectivas sefiras, e quem é quem na mitologia? Ou tem tudo isso na enciclopédia de mitologia? Grande abraço.
Marcelo, eu tenho algumas dúvidas:
Eu trabalho escrevendo, acredito que HOD é sephirah que tenha relação, algumas vezes quando eu preciso escrever algo e não tenho criatividade, procuro Thoth, basicamente eu abro o Google Imagens e vejo todas as imagens dele e peço ajuda para ele e logo vem alguma inspiração, ou eu melhoro o texto que estava fazendo ou vem a ideia de outro melhor.
Eu gostaria de saber uma coisa, para acessar HOD (Se for a sephira correta para “escrever”) , eu posso juntar alguns símbolos dessa sephira e isso pode me ajudar a me conectar com a energia?
Você sempre tem criatividade e uma imensa gama de assuntos são tratados aqui, você tem alguma dica para quem escreve?
@MDD – eu faço quase a mesma coisa que você 🙂