Você é o Responsável

A mente ordinária sempre lança a responsabilidade em outro alguém. É sempre o outro que está lhe fazendo sofrer. Sua esposa está lhe causando sofrimento, seu marido está lhe fazendo sofrer, seus pais estão lhe fazendo sofrer, ou o destino, karma, Deus… Dê o nome que quiser!

As pessoas têm milhões de maneiras de se esquivar da responsabilidade. Mas no momento que você diz que outra pessoa – X,Y,Z – está lhe causando sofrimento, assim você não pode fazer nada para mudar isso. O que você pode fazer?

Afinal, como é que você pode ser feliz numa sociedade pobre? E como você pode ser feliz numa sociedade que é dominada pelos capitalistas? Ou como você pode ser feliz com uma sociedade que não lhe permite liberdade?
Desculpas e mais desculpas – desculpas apenas evitam um insight que “Sou responsável por mim mesmo. Ninguém mais é responsável por mim; O que quer que eu seja, sou minha própria criação”. Esse é o significado do sutra.

Conduza toda a culpa para um. E esse um é você.

Uma vez que esse insight se estabelece:
Sou responsável por minha vida; por todo meu sofrimento, pela minha dor, por tudo que aconteceu comigo e está acontecendo a mim – Eu escolhi esse caminho; essas são as sementes que eu semeei e agora estou colhendo a safra; sou responsável – uma vez que esse insight se torna um entendimento natural em você, então tudo mais é simples. Assim a vida começa a dar uma nova reviravolta. Começa a se mover numa nova dimensão. Porque uma vez que sei que sou responsável, também sei que posso abandonar isso a qualquer momento que decida fazê-lo. Ninguém pode me impedir de abandonar isso. Pode alguém lhe impedir abandonar sua miséria, de transformar sua miséria em felicidade? Ninguém. Mesmo que você esteja na prisão, acorrentado, preso, ninguém pode prender VOCÊ; sua alma ainda permanece livre. É claro, você fica numa situação muito limitada, mas mesmo nessa situação limitada você pode derramar lágrimas de desamparo ou pode cantar uma canção…

Atisha é realmente muito científico. Primeiro ele diz: Tome toda a responsabilidade sobre si mesmo. Segundamente ele diz: Seja grato a todos. Agora que ninguém mais é responsável pela sua miséria exceto você – se a miséria é toda seu próprio fazer, então o que resta?

Seja agradecido com todos.

Porque todo mundo está criando um espaço para você ser transformado – mesmo aqueles que acham que estão lhe obstruindo, mesmo aqueles que você pensa que são seus inimigos. Seus amigos, seus inimigos, boas e más pessoas, circunstâncias favoráveis, circunstâncias desfavoráveis – tudo isso junto está criando o contexto no qual você pode ser transformado e tornar-se um Buddha. Seja agradecido a todos – àqueles que lhe ajudaram, àqueles que lhe obstruíram, àqueles que foram indiferentes. Seja grato a todos, porque todos juntos estão criando o contexto no qual Buddhas nascem, no qual você pode se tornar um Buddha.

Osho; Extraído de: Book of Wisdom, Cap. 5

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 14

  1. Tenho uma leve impressão de que essa energia, como muitas outras, pode plenamente ser aprisionada e transmutada por uma vontade externa à sua, dada a ousadia necessária e a falta de escrúpulos e moral devida.

    Então…. não é bem como se essa realização fosse eterna. Tudo passa. Até mesmo esse insight.

  2. Nem sempre somos os responsaveis de tudo oque acontece em nossas vidas, exemplo, se você esta dirigindo prudentemente em uma rodovia, e vem alguem e bate no seu carro, de quem foi a culpa?Creio que Osho deixou esse pensamento muito aberto, ele deveria focar a culpa somente para as virtudes, que nelas sim mandamos e somos soberanos, caso contrário somos vitimas do ”acaso” do destino.Somos responsaveis pelas falhas em nossa virtude e não responsaveis pelos outros, foi um erro de Osho afirmar isso ”Mesmo aqueles que acham que estão lhe obstruindo, mesmo aqueles que você pensa que são seus inimigos. Seus amigos, seus inimigos, boas e más pessoas, circunstâncias favoráveis, circunstâncias desfavoráveis” É só ver qual foi o fim de Sócrates e Jesus ambos extremamente evoluidos e mortos pela falta de virtudes dos outros, pela miséria dos outros.
    DEO FAVENTE PERENNIS

    1. é perigoso pensar assim. tudo que aconteceu com jesus foi da responsabilidade dele, sim. sócrates também aceitou e tomou de bom grado a cicuta, assim com cristo carregou sua cruz! não é porque aconteceu algo que nos parece mau, que realmente o foi; desagradável, com certeza. mas calculado – ou seja, ainda sob a responsabilidade única destes mestres.
      se você for atropelado, amigo, a responsabilidade é sua por estar naquele lugar.
      e também de quem te atropelou – e o relacionamento kármico que já existia de outrora se intensifica.

    2. Lei sobre física quântica, EU SOU. Se não puder aceitá-la, leia o salmo:…..”Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Isso também é física quântica.
      Quando queremos justificar nosso papel de vítimas, nenhum argumento poderá ser suficiente.

  3. Tal afirmação deve ser questionada ”Mesmo que você esteja na prisão, acorrentado, preso, ninguém pode prender VOCÊ”.Se o corpo está preso, logo a alma tambem está, sem um corpo a alma não vive.

      1. o corpo é manifestação da alma – a alma precede o corpo – existe alma sem corpo, mas nunca um corpo sem alma 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas