por Valter Cichini Junior
@MDD – Esses exercícios são muito bacanas para quem está com dificuldade em passar pela Monografia 1 do Arcanum Arcanorum ou de outras ordens. Desde pequenos somos incentivados a não desenvolver a imaginação, por isso a visualização é algo que é difícil para muitas pessoas…
Uma ferramenta muito utilizada e conhecida por todos aqueles que participam, participaram ou conhecem os grupos de meditação é a famosa Visualização Criativa. Hoje essa técnica é tão importante que existem grupos estudando sua eficiência até no auxílio do tratamento ao câncer.
Participando de grupos de meditação há alguns anos, fica muito evidente a dificuldade enfrentada por algumas pessoas que se dispõem a realizar essas técnicas; em geral elas têm grande dificuldade em visualizar as imagens solicitadas pela voz que está conduzindo o trabalho. O que muitos desconhecem é que existe uma técnica bastante simples para desenvolver e aprimorar essa capacidade que todos nós temos.
O primeiro passo é olhar e reter uma imagem. O processo consiste em olhar para um objeto tentando reter o máximo de detalhes pelo período de um minuto, em seguida fechar os olhos e visualizar o objeto com todos os seus detalhes também pelo período de um minuto. Esse processo deve se repetir em ciclos até que se consiga visualizar o objeto em todas as suas nuances.
Passando dessa etapa, o segundo passo é lembrar e reter uma imagem, ou seja, você vai se lembrar de um fato anterior, de cada um dos detalhes que o envolveram. Procure se concentrar nos pormenores do cenário em volta, nas pessoas que estavam ao redor, na expressão facial delas e em toda riqueza de detalhes que conseguir.
No terceiro passo já passa a existir o elemento de criação, o exercício da criatividade que existe dentro de cada um de nós. Vamos usar essa criatividade e inventar uma imagem, colocar nela todos os detalhes possíveis, fixar o cenário, as cores, os objetos e ficar apreciando cada um desses detalhes dentro da imagem como um todo.
Na quarta etapa estaremos incluindo o elemento sensação, vamos imaginar o corpo em bom funcionamento e sentir o que isso nos traz. Imaginemos, por exemplo, uma grande sensação de bem estar e na seqüência vamos sentir o que isso nos proporciona, observemos como nosso corpo reage a essas imaginações, como fica nossa respiração, entre outras coisas. Aqui já estaremos começando a experimentar o que a visualização criativa pode fazer por nós, como nosso corpo responde a esses estímulos.
No último passo da técnica trabalharemos com objetivos e os transformaremos em símbolos; estaremos utilizando o que se conhece como tela mental. Vamos nos imaginar, por exemplo, com saúde ou prosperidade. Que imagem teria a saúde ou a prosperidade para cada um de nós? Note que nesse ponto a imagem é muito subjetiva, vai depender muito da vivência de cada um e de seus valores íntimos. Para um a prosperidade pode significar a realização de diversas viagens, para outro pode ser a aquisição de bens materiais e assim por diante. O importante é que a imagem represente o que se deseja para quem está utilizando a técnica.
Tendo passado pelos cincos passos com sucesso, a visualização criativa deixou de ser aquele terror, aquele bicho de sete cabeças que tanto incomodava, transformando-se em um aliado poderosíssimo da nossa caminhada. Podemos usar esse aliado no auxílio à cura de doenças, no trabalho da auto-estima, na busca de tranqüilidade, de aumento de concentração, na superação de vícios – entre muitas outras coisas – nos tornando assim pessoas melhores, mais realizadas e conseqüentemente mais felizes.
Respostas de 13
Obrigada por esse texto, tenho muita dificuldade com o exercício de visualização. Vou começar a treinar.
atenciosamente,
Meriellen Colares
Cara, li sobre isso ontem num dos livros do Jung e busquei saber mais sobre a técnica hoje, quando ainda não tinha esse post aqui no blog…
Tenso.
Lembrei de “Clube da Luta”.
Texto muito bom!Você poderia passar dicas de meditação. Principalmente no que tange a inquietação da ment?
Muito bom. Tenho dificuldade enorme nisso.
Obrigado por compartilhar
Olá, não sei se meu comentário anterior, agradecendo a postagem apareceu, mas gostaria de complementá-lo.
A pouco tempo atrás, li a respeito do Templo Astral e fiquei bastante interessado. Minha mente trabalha numa velocidade alucinante, porém de forma muito desorganizada.
Tentei montar meu Templo, mas tudo o que sai é uma cabana na floresta, cercada por árvores, sempre com água corrente. No interior algo bastante singelo, poucos móveis e uma cama, não consigo evoluir muito nos objetos.
Também gosto de manter o tempo lá fora sempre chuvoso. (Alguém tem ideia do por quê ?)
Não sou iniciando em nada, apenas um grande simpatizante desse blog e de seus colaboradores já há algum tempo.
Mas esse exercício me ajuda a relaxar.
Parabéns pela postagem e espero ver mais conteúdo sobre visualizações criativas ou terapêuticas.
Muito obrigado.
Ba, vamos trocar de templo então irmão, pois tentei visualizar uma cabana no mato, porém, sempre volto a uma caverna úmida com saída para uma cachoeira! haha
Se for uma visão bem lúcida, dá até pra pensar hein! 🙂
Boa sorte aí com os exercícios!
Além do nome parecido, nossos templos astrais também estão parecidos 🙂
@MDD, tenho uma dúvida, caso eu faça o exercício de concentração com um objeto visualizado em minha mente, ele perderia sua eficiência e foco do exercício? Tenho encontrado muita facilidade com a visualização, entretanto, fixar minha atenção na chama é mais difícil, talvez pelo movimento.
@MDD – Nao tem problema.
Oi gostaria de saber se existe um sigilo, ritual ou algo do tipo que possa me proteger ao pilotar uma motocicleta no transito de hoje em dia , Além é claro de capacete , colete e treino ?
@MDD – nao existe nenhum traçado magico ou ritual que te deixe invulneravel ao transito, magia simplesmente nao funciona dessa maneira.
Olá, tenho uma dúvida.
Gosto de visualizar bem as histórias que leio, frequentemente me colocando na perspectiva do personagem principal, como se eu o vestisse, e vendo tudo ao mesmo tempo que leio. Isso substituiria o exercício proposto no AA com as figuras geométricas e símbolos?
Desde já, obrigado.
Caiu como uma luva esse Post!
Ta difícil fazer a visualização da A.A. tinha até quase desistido mas voltei.
Esse post vai ajudar bastante, tenho facilidade de sentir o objeto, mas visualizar ta complicado desde o início