A Ordem DeMolay é uma organização fraternal para jovens do sexo masculino, cujos membros ativos têm entre 12 e 21 anos. Ela é patrocinada pela Maçonaria, suas reuniões normalmente ocorrem dentro das Lojas Maçônicas e existem mais de 800 Capítulos espalhados em todos os estados do Brasil. Fundado em 1919 por um maçom chamado Frank Sherman Land, em Kansas City, Missouri, Estados Unidos, espalhou-se rapidamente e mais de um milhão de jovens foram Iniciados. Aqui no Brasil, o primeiro Capítulo foi fundado em 1980, no Rio de Janeiro, através principalmente dos esforços dos maçons Alberto Mansur e Wilton Cunha.
Seus princípios são as Sete Virtudes Cardeais – Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo – e seus membros se mantêm firmes na defesa das Liberdades Civil, Religiosa e Intelectual.
Virtude Cardeal é uma coluna compartilhada por dois Irmãos distantes geograficamente, Kennyo Ismail e Hugo Lima, mas unidos com propósitos dignos da Ordem DeMolay e da causa exemplificada por Jacques DeMolay. Terá publicação duas vezes por mês e será voltada para os jovens membros de nossa Ordem, mas também poderá ser lida por todos, para que conheçam melhor nossos trabalhos e nossos ideais.
Respostas de 9
Gostei da iniciativa. Vou acompanhar.
Uma pergunta: pq é uma ordem patrocinada pela maçonaria ?
Hugo – Quando Frank Sherman Land, maçom, fundou a Ordem DeMolay, seu intuito era que os membros se apoiassem para se tornarem bons homens e se inspirassem em bons exemplos. Uma Ordem que reúne livres pensadores e homens de bons costumes é uma excelente opção para patrocinar jovens como os integrantes da Ordem DeMolay.
Seguindo essa linha então o objetivo é ser como os maçons, se lapidarem seguindo seu exemplo ?
Hugo – Não, o objetivo dos membros da Ordem DeMolay não é serem como os maçons; o objetivo é serem verdadeiros DeMolays. Os maçons, os Templários e todos os homens de bem servem de inspiração, não de aspiração.
Se precisarem de ajuda posso tentar ajudar, tenho interesse a um tempo em escrever mas infelizmente meus anseios não consiguiram chegar onde queria como em http://capitulo645.wordpress.com/
Criei uma ferramenta de ajuda ao capítulo o qual faço parte mas infelizmente desanimei pois nem mesmo meus Irmãos de capítulo entraram no site…
Pode ter certeza que estarei apoiando vocês.
VItor Bolis
Senior DeMolay do Capítulo Cavaleiros Templários da Unão de Pirassununga nº645
Senior Cavaleiro pelo Convento Cavaleiros Templários da Mantiqueira nº133
Achei interessante , o termo ” Capítulos ” , não sabia que se chamava assim.
Parabéns pela iniciativa meus irmãos. Bom saber que o Kennyo também é de nossa banda.
Estou ansioso para desfrutar dessa coluna, deveria ser mais vezes no mês! À disposição sempre.
Abração.
hugo lindão hauhayuahauah
parabéns manolo
O site que o Ir. Vitor Bolis disponibilizou é belo de tanto conteúdo, parabéns pela iniciativa, tanto dos colunistas como do Tio Deldebbio, por dar este espaço à Ordem DeMolay. Um grande abraço a todos
Manos, boa tarde.
É muito difícil ouvir falar de Wilton Cunha e vocês fizeram isso essa postagem.
Teria como, posteriormente fazerem uma matéria sobre a história desse homem, que sem sombra de dúvidas foi um pouco ofuscado pela luz de tio Mansur na história da ODM brasileira.
Forte abraço!