Vaticano quer estabelecer “Ensino Religioso” obrigatório

Mais uma palhaçada daquele bêbado analfabeto no (des)governo deste país.
Acordo de Lula e Papa cria cidadão de segunda classe, diz especialista
15/11 – 19:02 – Lívia Machado

SÃO PAULO – A portas fechadas e em uma rápida visita a Roma, o governo brasileiro assinou no dia 12 um acordo com o Vaticano que versa sobre a atuação da Igreja Católica no País. O tema não foi debatido com a sociedade. Para representantes de outras religiões e especialistas, o documento fere a separação entre Igreja e Estado no Brasil, prevista na Constituição. Roseli Fischmann, professora e pesquisadora da USP que há cerca de 20 anos coordena o grupo de pesquisa “Discriminação, Preconceito, Estigma” na universidade, diz que o acordo é gravíssimo porque é uma violência à pluralidade de crenças da população, fere a democracia e cria cidadãos de segunda classe: o católico e o não-católico.
“O Governo não ofereceu informação. Optou pelo silêncio, que, obviamente, não deu uma boa impressão. Por que o sigilo? Que tipo de pressão sofreu para isso? Como o presidente faz isso sem abrir para discussão?”, questiona.

O acordo tem 20 artigos. Na proposta inicial, o Vaticano queria estabelecer o ensino religioso “católico romano” como matéria obrigatória do ensino fundamental nas escolas públicas em um dos itens. A Constituição do Brasil permite o ensino religioso nas escolas públicas, mas facultativo: o aluno, ou sua família, pode escolher se quer ou não ter essas aulas.

O governo brasileiro suprimiu a menção à obrigatoriedade, acrescentou a expressão “outras confissões” ao texto e justificou: para assegurar “o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação”.

A professora comenta, que em linhas gerais, o artigo se ateve ao que está na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela lembra também que “tudo o que se encontra na legislação brasileira poderá ser modificado, o que de certa forma a menção “em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes” procura garantir, ao que parece”.

“O que mais se anunciou como polêmico, parece ter sido tratado com cuidado e acabou por se restringir à situação legal atual, mas pelo contexto do todo do documento permite interpretações menos promissoras para a pluralidade religiosa”, completa Roseli.

O acordo vai na contramão do que defendem diversas associações científicas. Essas instituições lideram um movimento pelo fim do ensino religioso nas escolas públicas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 48

  1. – Dotô Papa que queu faço pra sair intero dessa crise?

    – Ah meu filho… reze 569 Ave Marias, 846 Pai Nossos e empurre o catolicismo guela a baixo de todas as crianças do país, que Deus vai de ajudar…

  2. “Mais uma palhaçada daquele bêbado analfabeto no (des)governo deste país.”

    Não por essa atitude, mas convenhamos que poderia ser pior. Já pensou se fosse de uma outra Igreja ai?

    Meu amigo…

  3. Pra alguém que está buscando a evolução e o auto-desenvolvimento vc é bem preconceituoso não?

    @MDD – de maneira nenhuma. Mas voce está se referindo ao comentário sobre o bêbado analfabeto que nos (des)governa ou sobre a Igreja que matou alguns milhões de pessoas em nome de Jesus e agora quer enfiar sua doutrina goela abaixo das pessoas mais uma vez?

  4. Ainda bem que já venci este livro, conheci a eternidade e tenho um trono pra dar de herança a quem quiser, uma velha cadeira emprestada do meu irmão, que uso pra sentar em frente ao computador!!

  5. Eu estudei em escola particular e lá tinha aula de filosofia e não de religião, esse negocio de ensinar religião é da época do meu pai… isso é pátetico, agora se o papa enfiar uma grana nas escolas pra reformar ou algo do tipo menos mau uahuhuahaua
    Mais prefiro o infeliz do LULA do que a droga do FHC,o próximo presidente do Brasil com certeza vai ser uma outra merda,na época de hoje parece que os políticos são todos contaminados…se bem que JK devia ser mo ladrão tb … Mais falando sério se vcs quisessem uma educação de qualidade tivessem votado no Cristovam Boarque ,esse cara só fala de educação e tem uma biblioteca bem grande em casa…Quando ele foi governador de Brasília a educação aqui era a das melhores.

  6. Isso ai é de emputecer qualquer um. Ridiculo….
    Se isso acontecer eu apóio o movimento que vocês criarem, amigos. Não consigo ficar impassivel diante de tamanha opressao.
    O consolo é q nunca conseguiram extinguir os livres pensadores, e nunca conseguirão. Nós continuaremos existindo e passando adiante o conhecimento.
    Esse tipo de acordo só contribui para a geração de conflitos…
    Se nao mudarem esse posicionamento… já dá até pra ver q futuro nos reserva…

  7. Do bebado desgovernado. Não é a primeira vez que vc fala isso e não estou vendo vc criticar qualquer outro político! Pelo que estou vendo o Serra ta fazendo muito mais merda ai em SP e ele não é tratado como um bebado ignorante por isso! Agora do pobre que não fez faculdade e que um qualquer escreve um monte de história, vc nem averigua a veracidade da informação!!!
    Sei lá, ou trata todos da mesma maneira ou não trata!!
    Abraço!

    @MDD – Conheci o Serra, o Alkimin e o Kassab pessoalmente. Todos os três são muito bem preparados, escolarizados e inteligentes. Certamente nosso país estaria muito melhor nas mãos deles. Ao contrário da corja petista de terroristas, bêbados, matutos e mensaleiros. Acredito que nunca se viu o roubo tão descarado e desmandos tão absurdos em nosso país quanto nas mãos dessa quadrilha. E o gado, alimentado com gordas propinas de “bolsas-esmolas”, continua dando apoio cego a este tipo de oportunista.
    Já critiquei vários e vários políticos nas colunas… e que eu me lembre, os únicos que não eram do PT eram o Paulo Maluf e o Bispo Trivela.
    Poupe-me da sua piedade em relação a um bandido que corta o próprio dedo fora para conseguir uma pensão por invalidez da montadora.

  8. Para que qualquer acordo internacional entre em vigor no país, é necessário a votação do mesmo no Congresso.
    Caso isto não aconteça, o acordo não tem nenhuma validade.
    Agora é fiscalizar e cobrar os nossos deputados e senadores, afinal votamos neles.

  9. A “iniciativa” dos nosso queridão presidente e do simpático Benedito é “maravilhosa”, mas para ser “lei” no Brasil, precisa observar umas burocracias, senão qualquer coisa q o Lula-la assinasse num buteco virava lei… vou procurar, mas tem como vc indicar onde posso ver o texto desse acordo??

    @MDD – o link da noticia é este: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/11/15/acordo_de_lula_e_papa_cria_cidadao_de_segunda_classe_diz_especialista_2114678.html mas acho que não saiu publicado o acordo em si ainda.

  10. Nossa,

    olha o Constantino aí de novo gente.

    Nojo deste merda.

    Por que não ensinam filosofia e ética nas escolas. Coisas em falta neste país.

    Já de gadólicos, está cheio. Chega de catequização.

  11. tio, me ajuda

    não tem nada a ver com a coluna, mas veja só

    vc explicou em outras colunas que colméias são apenas UM ser, correto?

    A condição no mundo e os agentes do plano astral podem querer colocar as coisas no eixo aqui, correto?

    O desaparecimento das abelhas no mundo … todas mudanças que estamos vivenciando … essa era da razão aflorando?

    melhorias futuras ou o começo do fim?

  12. Ta bom então! Me admira muito alguém que estuda tanto ainda ler a Veja, mas tudo bem, cada um na sua!! E se preparo fosse a unica coisa, o FHC teria transformado isso aqui num paraíso, mas acho que não foi isso que ocorreu, certo? Afinal até o mensalão foi ele que inventou!! Vai ver que é pq ele é Doutor!!
    Abraço!

    @MDD – e da onde vc tirou esta idéia bizarra de que eu perco meu tempo lendo a veja???

  13. eu estudei em colégio particular de freiras a vida toda… e acho que comecei a ter aulas de “religião” desde a 3ª série, até o segundo ano do 2º grau. só não tivemos no 3º ano por causa do vestibular.
    na realidade, não era aula de religião, e sim de catolicismo. os professores eram muito bons, bem preparados, porém, só lhes era permitido ensinar sobre a religião católica.
    quando perguntei quando eles iriam dar aulas sobre outras religiões, como budismo e espiritismo, responderam que as freiras não permitiam que se ensinasse esse tipo de “coisa” no colégio.
    é triste ver que, agora, até mesmo em colégios públicos, essa estupidez irá se repetir.
    e quanto ao Lula, podem me chamar de preconceituosa, mas boa parte dos fãs do nosso Presidente não sabe da metade da história dele. (incluindo o fato de ele ter cortado o próprio dedo, o que é verdade mesmo) fora que ele realmente não tem preparo algum para governar um país como o Brasil, tanto é que o resultado pode ser visto através de toooda essa podridão que é o atual governo.

  14. Gui

    Ridículo é fazer apologia da ignorância. O país só está “bem” pq deu sorte de pegar uma onda de prosperidade mundial, que parece estar esgotada agora. E graças às medidas tomadas em governos anteriores.
    Se não fosse isso, estaríamos pior que a Venezuela.
    Vcs não entenderam ainda que o socialismo não deu certo?

  15. Foi mal, mas é muita inocência achar que toda essa podridão que foi mostrada (mensalão, propinas, etc) começou com o governo do Lula.

    E os tucanos que o Marcelo citou, tão bem formados e letrados, provavelmente iriam continuar se sujando e ferrando o país.

  16. Uma dúvida, Marcelo…

    Sobre o plano astral, as pessoas católicas que morreram … se sentem enganadas? Ou será que no plano astral elas entendem toda a “adaptação” que a ICAR faz e simplesmente aceitam?

    Como no fim da trilogia matrix … sabe-se que é enganado, mas fica livre para escolha?

    Será que cada um desses que habitam o plano astral apenas esperam que a thelema dos católicos se manifeste? E um dia que o catolicismo não existir, o que ficaria seria algo mais universalista?^

    Ajuda, por favor.

  17. to “rezando” pro lulinha e o papai noel com cara de demonio morrerem antes disso ai ser aprovado ou publicado, outorgado, oq seja… mas temos q admitir q eh impressionante q a igreja q esta definhando ha tanto tempo ainda tenha forças pra lutar e tentar(tomara q falhe e morra logo) se reerguer… tb, drenando energia de um gado tao vasto e ignorante…
    abraços
    PS: as colunas estao excelentes como sempre mdd, continue assim

  18. Tão ruim o ensino no brasil, que talvez seja bom acontecer isso, pois as crianças pegam nojo de tudo que tentam ensiná-las – matemátima, gramática, história etc. Que repudiem a religião também.

  19. Acho que estamos querendo demais, afinal o MDD está aqui na mesma Terra podre que todos nós e também tem os proprios defeitos pra corrigir.
    Uma coisa que a ordem DeMolay me ensinou é que a escola, a religião (por falta de um termo melhor) e a politica devem sempre andar juntas, mas nunca no mesmo lugar.
    Eu concordo.
    Da mesma forma que vou na universidade e não quero nem saber de fanatismo religioso barato, quando eu venho aqui não me importo com as opiniões pessoais, e sim com o conteudo e o aprendizado.
    Por mim o Serra e o Alkimin são tão ruins, ou piores que o Lula, pois se conhecimento acdêmico fosse tudo, histórias como a de Hittler e Lincon seriam bem diferentes.

    Abraços”

  20. Essa idéia de voltar com este tipo de ensino é uma regressão em tudo que nós aprendemos……mas Marcelo, você tem que admitir que já teve governos piores que este do lula, não estou defendo ninguém mas, tem que admitir que apesar de tudo que esta acontecendo e sendo mostrado que é diferente dos outros governos, poderia ser pior…..

    @MDD – SEMPRE pode ser pior hehehehe.

  21. Conheci o Serra, o Alkimin e o Kassab pessoalmente. Todos os três são muito bem preparados, escolarizados e inteligentes. Certamente nosso país estaria muito melhor nas mãos deles. Ao contrário da corja petista de terroristas, bêbados, matutos e mensaleiros. Acredito que nunca se viu o roubo tão descarado e desmandos tão absurdos em nosso país quanto nas mãos dessa quadrilha. E o gado, alimentado com gordas propinas de “bolsas-esmolas”, continua dando apoio cego a este tipo de oportunista.
    Já critiquei vários e vários políticos nas colunas… e que eu me lembre, os únicos que não eram do PT eram o Paulo Maluf e o Bispo Trivela.
    Poupe-me da sua piedade em relação a um bandido que corta o próprio dedo fora para conseguir uma pensão por invalidez da montadora.

    Leval mal não DD, esta foi foda. Foi um comentário típico de maçons da elite brasileira. Poderia ter ficado quieto.

    @MDD – poderia, mas não fico. De quieto já tem a mídia comprada pelas esmolas do governo.

  22. Li algo a respeito disso, o estado laico é essencial para uma nação livre dos perigos de um crença cega, que quase sempre conduz o povo ao fundamentalismo, que jamais trouxe paz à mente ou coração algum, muito pelo contrário, apenas trouxe dor, sofrimento, guerras, mediocridade.

    O Vaticano tem interesses políticos enormes em nosso país, afinal somos o maior país católico do mundo e aqui eles têm presenciado uma revolução evangélica sem precedentes.

    É triste ver que nosso povo ainda usa a religião como forma básica de se intitular “bons cidadãos” o que percebi em algumas críticas feitas a ti devido a esse post (vide comentários).

    Não sou cristão pois jamais consegui encarar os dogmas como oriundos de uma divindade, tenho um enorme respeito e fascínio pelos ensinamentos budistas, que aliados ao que aprendi em minhas leituras de grandes filósofos norteou minha mente e caráter.

    Estou densamente preocupado com os possíveis rumos que nosso país pode tomar caso o estado laico seja abalado e isso é um assunto tão sério que devia ter mais foco em toda a mídia nacional e também nas próprias escolas e universidades.

    Muito bom esse seu post, seu blog é muito acessado e tenho plena certeza que apenas por escrever já contribuiu e muito para iluminar a mente daqueles que acreditam piamente que apenas a religião católica ou cristã conduz o homem a felicidade.

    [ ]s

  23. isso me lembra de um professor de história…

    Ele diz que um dos melhores prefeitos de curitiba não tinha ensino fundamental completo. Não me lembro o nome do dito-cujo, mas história nunca é demais.

  24. Complementando, e justificando a minha reprovação à sua atitude:

    O autor da Lei que será votada no congresso (é uma copia do acordo) é o desdepudato George Hilton (PP-MG), que por acaso é um dos representantes da DIREITA, da OPOSIÇÃO ao “bêbado analfabeto”.
    O Ministerio da Educação ja se pronunciou contra a aprovação da lei. Por acaso o Ministro da Educação é escolhido pelo “bêbado analfabeto”.
    O relator é o Deputado Eduardo Cunha, do PMDB, que, apesar de ser considerado base do governo, tem um historico de desavenças com o PT.
    O Senador Tarso Jereissati (PSDB) disse que o acordo é “profundamente importante para a cultura brasileira e para o brasileiro, de uma maneira geral”.
    O nosso querido ex-vice-presidente, Marco Maciel, “celebrou a aprovação do projeto na CRE e, antes da votação do plenário”
    A liderança do PT no senado se posicionou de forma semelhante, mas da parte do governo, temos a manifestação contrária por parte do MEC.

    A lei ainda tem que ser, no final das contas, sancionada pelo “bêbado analfabeto”. E querendo ou não, catolicos e evangelicos constituem a maior parte da população brasileira, elite ou ralé, e um tipo de acordo desses passaria facilmente.

    De qualquer forma não posso te culpar por uma opinião que eu não concordo. Inimigos politicos sempre existirão, mesmo que de forma injustificada. Mas obviamente, entre os inimigos, estara mais do que certo.

    E Serra e Alckmin vão pra PQP!!
    Abra os olhos e ve se encherga as merdas que estão sendo feitas na educação do estado de São Paulo.

    @MDD – Não é porque a dupla Opus Dei é uma porcaria que isso vai redimir um milímetro dos absurdos que o PT fez, faz e continuará fazendo neste país.

  25. O PASTOR George Hilton é um deputado evangélico dos mais picaretas aqui de BH.
    Assim justifica-se de onde saiu esse projeto de lei. Não importa se ele é “oposição”, pois ele é da bancada evangélica. E a visão de direita/esquerda pra esse povo não existe. É DEUS CRIADOR SENHOR DO UNIVERSO EM PRIMEIRO LUGAR (mas antes vem o bolso cheio).

  26. “@MDD – poderia, mas não fico. De quieto já tem a mídia comprada pelas esmolas do governo.”

    Mídia comprada pelas esmolas do governo? É justamente por não fechar mais acordos bilionários com a mídia tradicional que existe o PIG de hoje e seus soldados mais prominentes: Mainardi, Leitão e Sardemberg.

  27. Concordo com vc Marcell”
    Mas estou triste por ver uma pessoa que considero para caramba preterir OPUS DEI a qualquer outra coisa…no mínimo estariam no mesmo saco de lixo… dizer que o país estaria melhor nas mãos deles foi demais para mim…

  28. Sou católica e também professora de Ensino Religioso.

    Quando o diretor da escola era católico, eu era perseguida e a justificativa era proteção por parte da direção; atualmento o diretor é de outra religião cristã e a situação é muito pior.
    Tenho convicção do meu trabalho destinado a cristãos (verificada opção religiosa) e respeito a opção religiosa de meus alunos. A única coisa que não consigo engolir é um cristão preferir alunos largados sujeitos a “qualquer coisa’ na rua ou em bandos pela escola, e “pessoas” que fingem ser cristãos, querer interferir no Ensino Religioso.
    Qualquer atitude tomada com relação ao E.R. nas escolas deveria ser baseada na realidade que somente quem atua diretamente com os alunos pode esclarecer.
    Infelizmente a atitude protestante está afastando o cristão da sua fé. Fé não é concorrencia.

  29. @Itu – E Serra e Alckmin vão pra PQP!!
    Abra os olhos e ve se encherga as merdas que estão sendo feitas na educação do estado de São Paulo.

    @MDD – Não é porque a dupla Opus Dei é uma porcaria que isso vai redimir um milímetro dos absurdos que o PT fez, faz e continuará fazendo neste país.

    Tá, concordo que o Lula não é um exemplo de pessoa nem de presidente, mas o Serra tambem não flor que se cheire… ele não colocou o criacionismo na escola, mas tirou a Filosofia e a Psicologia e tirou tambem os direitos dos professores preparem as aulas conforme eles achassem melhor, obrigando eles a seguirem uma revista fraquissima que o gov. do estado de SP forneceu… não preciso de fontes pra falar disso, ja que eu vivenciei ano passado, e sinceramente o Serra enfiou o meu 3º ano do ensino médio onde o sol não bate… Mas concordo plenamente que o Lula poderia ter sido um presidente muito melhor, e esse negócio de não vi nada e não sei de nada não cola!

    DD gostaria de saber (se vc quiser comentar) qual a sua visão politica (direita, esquerda, não defende lado nenhum?)

    @MDD – Eu apoio políticos honestos, não dou a mínima em qual partido eles estejam. No momento, não estou apoiando ninguém; acredito que temos o pior presidente de toda a história do país (contando com a ditadura) e uma corja de sangue sugas em todos os escalões que atrasará o Brasil em uma década de desenvolvimento. Mas também não simpatizo com a “oposição”, já que, na verdade, não existe oposição, existe apenas o Darlang.
    Darlang é uma história hindu… é o titeteiro, a pessoa que monta os marionetes nas apresentações de rua. Com suas mãos ágeis, ele faz parecer para a população que há uma enorme batalha entre duas forças, situação e oposição, mas na verdade, é apenas um grande circo de marionetes para o gado ver e existem apenas os titeteiros, que continuam parasitando o povo não importam em que partidos estejam ou por quais estados se elejam.

  30. “@MDD – Eu apoio políticos honestos…”

    Cara, onde se acha um desses?

    Sabendo que em todos os escalões temos corruptos brilhantes, qual seria a melhor solução para o Brasil?

    Por na conta do Papa junto com o Natal?

  31. agora esse “trabalhista”convertido a maçonaria vai e assina uma concordata com o maior inimigo da humanidade, o papa e seus lobos jesuítas….estamos fudidos mesmo agora. ensino católico nas escolas é retrocesso, é voltar pra idade média e detalhe: os católicos não lêem a bíblia e vão lavar a cabeça das crianças com aquela baboseira do seu catecismo estúpido e inútil !!!!

  32. @Lucas

    Em 94 e 98, o senhor disputou contra ele (Lula) e venceu. Aí o PSDB e o PT passaram a ter projetos irremediavelmente diferentes?

    Fernando Henrique Cardoso – Eu não creio que os caminhos do PSDB e do PT sejam irremediavelmente divergentes. Os projetos de poder se chocam. O PT ainda mantém a visão tradicional de que o partido e seus militantes devem ocupar a máquina pública – o estado – e a partir dele mudar a sociedade na linha do modelo mais burocrático-autoritário do que na linha mais pluralista do PSDB. Mas o governo Lula seguiu, no geral, as orientações econômicas e mesmo os programas sociais de meu governo, aprofundando alguns.

    Trocando em miúdos: não existe divergência ideológica entre PSDB e PT, apenas uma disputa de poder.

    @MDD

    “Pela primeira vez não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso? (…) Começou a melhorar já comigo e com o Fernando Henrique Cardoso. Depois eu e Serra, também.” – Lula

    Como disse o MDD anteriormente, não existe oposição.

    1. Professora: A sra. é católica e ensina religião.
      A sra. diz no seu ponto de vista, que qualquer atitude em relação ao ensino religio-
      so na escola, deveria ser feito por quem leciona, ou seja, o professor que está dire-
      tamente na sala de aula ensinando o aluno.
      Será que essa idéia seria correta? Eu discordo, e vou dizer porque:
      01 – A igreja de Cristo não faz parte do estado, nã tem nada a ver.
      02 – A religião cristã se aprende no Templo cristão.
      03 – A bíblia é o livro oficial do cristão.
      04 – A bíblia não é um livro didático comum.
      05 – O professor para ensinar a lei de DEUS, não pode ser um professor comum.
      06 – O ensino da palavra de DEUS, é feito por professor específico, e é ministrado
      nos próprios templos cristão, nas escolas dominicais.
      Cuidado professora, religiosidade leva as pessoas para o inferno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas