Por Wagner Borges.
1. Por que muitos abandonam os estudos espirituais?
A resposta é clara, meu filho: ego grande demais para suportar as provas do caminho, e coração pequeno, sem humildade, para reconhecer os passos tristes e as atitudes intempestivas e irracionais. A maioria se deixa levar pelas seduções materiais do meio; e outros, pelas atrações psíquicas deletérias às quais se vinculam, muitas vezes influenciados por pessoas ou ambientes correlacionados aos seus anseios internos.
O certo é que muitos titubeiam diante do desenvolvimento espiritual e caem, vitimados por orgulho e intemperança. E Nosso Senhor estava certo, quando ensinava que “alguém pode até ganhar o mundo, mas, também, pode perder sua alma”.
2. Por que muitos até mesmo renegam o caminho espiritual, voltando-se pesadamente contra aquilo que antes estudavam?
Meu filho, vamos ser bem claros nisso. O trabalho com as coisas do espírito não é tarefa fácil. Quem está nessa senda precisa ter fibra forte na vontade e grande generosidade no coração, além de muita paciência…
Não é possível desenvolver-se adequadamente se não houver compromisso forte e vontade inquebrantável no cerne do espírito. E muitos se desviam da senda da luz porque os atrativos do mundo são muito sedutores e os para os becos do caminho. E porque eles são fracos de vontade, e fortes de orgulho. Pensam que sabem muito e que estão sempre corretos. No entanto, por dentro, sem a luz do espírito para intuí-los sobre os enganos da matéria, estão bem esculhambados. Podem até vestir-se bem e ter certa fama em seus meios, mas, com as energias contaminadas e o lado espiritual congelado, não passam de crianças birrentas e sujas de lama psíquica. Muitos dão pena, embora pareçam realizados no mundo e contentes com suas ilusões. Porém, estão expostos a toda sorte de assédios extrafísicos, ocultos e deletérios, principalmente durante o sono do corpo, quando se desprendem da matéria e ficam de frente com seus algozes espirituais. E aí, quem poderá salvá-los de serem vilipendiados energeticamente?
A verdade secreta é essa: quem se deixa levar pela inércia ou pela arrogância, torna-se vítima de entidades horríveis, que roubam suas energias e seu equilíbrio psíquico. E muitos têm dormido mal por esse motivo: são espoliados espiritualmente enquanto tentam descansar. E, presos de grande arrogância, nem se lembram de orar e pedir proteção aos mentores de luz, que são trabalhadores valorosos de Nosso Senhor.
3. E os que bandeiam para o lado escuro da força? Os que passam para o lado das trevas conscienciais?
Meu filho, essas pessoas se esquecem que os espíritos vêem além da carne e da aparência. Em sua prepotência, elas pensam poder manipular as entidades do mundo invisível ao seu bel prazer. Ledo engano. Enquanto elas imaginam serem donas de suas vontades, entidades malévolas e treinadas em manipulações psíquicas de todos os tipos roubam sua harmonia e suas energias. Às vezes, elas até as ajudam em algumas coisas, para ganharem sua confiança, mas, gradualmente, se apossam de suas vidas, ao ponto de implantarem idéias esdrúxulas em suas mentes, levando-as para os becos escuros do ego e da falta de bom senso. E muitos caem assim!
Então, aqui cabe um alerta para todos: quem almeja o mal de alguém, seja por que motivo for, já está em sintonia com mentes extrafísicas malignas que habitam no Invisível e gostam de ligar-se aos incautos de todos os tipos.
Nem mais nem menos: pensamentos e intenções deletérios atraem psiquicamente entidades nefastas para a vida da pessoa.
É preciso ponderar bastante e refletir em cima dos ensinamentos espirituais elevados, para não entrar em climas mentais perversos. E Nosso Senhor sempre alertou sobre isso, dizendo: “Orai e Vigiai!”
4. Como diz o aforismo espiritual, “semelhante atrai o semelhante”, não é mesmo?
Meu filho, isso pode ser complementado com outro ensinamento espiritual: “A cada um segundo suas obras!”
Nem mais nem menos: é assim mesmo que as coisas funcionam, no mundo e no espaço espiritual.
5. E sobre as saídas do corpo? O senhor pode dar algum toque legal sobre esse tema?
Ah, meu filho! Mesmo nesses estudos a maioria se perde fácil. Falando bem claro e firme: muitos que estudam isso padecem de um medo terrível de espíritos e do Invisível. E muitos estão é com “o rabo preso” em algumas coisas, como o fato de pensar mal dos outros. Além disso, a maioria dorme pensando num monte de coisas relacionadas ao plano da matéria – ou no terreno das emoções pegajosas.
A chave dessas saídas da matéria reside em adormecer com o pensamento voltado para algum clima espiritual elevado. É preciso dar uma pausa para si mesmo e desprender-se antes das coisas relacionadas aos assuntos do mundo. Entrar no sono com a mente voltada para as coisas do espírito. Nem mais nem menos: deitar-se lembrando que é um espírito e que a morada real é no plano espiritual, seu ponto de origem.
E, para aqueles que sabem da grandiosidade de participar de algum trabalho de assistência extrafísica junto com seus mentores, basta mergulhar no sono com esse pensamento sendo o alvo psíquico de sua experiência.
E não custa nada orar antes de deitar o corpo na cama! Não que isso seja essencial para uma viagem fora do corpo; mas isso quebra o ego no meio e faz a pessoa lembrar-se do Céu e de coisas boas. E que a prece seja de coração, agradecendo a todos os trabalhadores da Luz, que sempre agem em nome de Nosso Senhor.
E aqui cabe outro alerta: quem quiser lidar com isso de forma justa e sadia, que estude seriamente o tema; que abra o coração para além da mente, com alegria e honra de estar na sintonia das coisas do espírito; que isso seja para melhorar o próprio nível de consciência e tornar-se mais feliz e sereno; que isso faça o estudante tratar melhor aos outros e valorizar a existência e todos os seres; em suma, que isso leve as pessoas para o caminho da Luz.
6. E sobre a mediunidade? O senhor também pode passar algum toque legal?
Meu filho, vou resumir isso numa só palavra: RESPONSABILIDADE.
Essa é uma área onde a leviandade faz a pessoa pagar um preço caro. Abrir o próprio campo energético é coisa séria demais. Não se pode brincar com isso. Essa atividade exige dos interessados um alto grau de dedicação e de amor. Também exige perseverança e paciência.
Contudo, muitos não querem assumir tal responsabilidade.E médium bom “não arrepia para fora do caminho”, por nada!” – E nem se corrompe, por coisa alguma. E não falta levianamente às reuniões de que participa.
Ah, meu filho! Se não fosse a paciência dos guias espirituais…
7. Por favor, fale algo sobre fanatismo.
Meu filho, fanatismo é doença psíquica séria demais! É uma espécie de vírus do ego. E é encontrado em todas as áreas humanas, até mesmo na Ciência.
Sua base é sempre o ego, que pressupõe que seu caminho é melhor do que o dos demais. Seja o religioso, o cientista, o político, o esportista, ou o estudante espiritual, todos podem padecer desse mal. Portanto, falar de modéstia e flexibilidade é uma necessidade básica. Alertar sobre o orgulho de se achar o máximo é o mínimo. E saber que muitos são os caminhos que levam ao Divino, que está em tudo, é sabedoria
8. O senhor pode me ajudar a não esquecer essa entrevista, quando eu voltar para o meu corpo físico? Os seus toques conscienciais serão úteis para reflexões de outros estudantes espirituais, de várias áreas.
Resposta: Ah, meu filho! Fique tranquilo. Eu não estou sozinho nisso. Você me vê aqui perto, mas, de planos mais altos, seres de luz, amorosos e verdadeiros, estão intuindo esse nosso colóquio espiritual, para o bem de todos. E, mais além deles, são as vibrações de Nosso Senhor que sustentam os trabalhos de esclarecimento e assistência espiritual.
Meu filho, eu sou um pequeno servidor do Céu, só isso. E sou feliz assim. Para que mais? E meu coração está cheio de agradecimento e fé. E o amor de Nosso Senhor irá garantir sua lembrança na carne.
Então, volte à matéria e escreva. E depois, ore e agradeça ao Céu, pela chance do aprendizado e do trabalho que honra as coisas do espírito.
Pense nisso: o amor também melhora a memória das saídas do corpo.
Meu filho, siga com o amor e a Fé… Nas luzes de Nosso Senhor.
P.S.: Esses escritos são a transcrição de um papo extrafísico com o Pai Joaquim de Aruanda, amoroso benfeitor espiritual das lides de Umbanda. Conversei com ele, durante uma experiência fora do corpo, e consegui trazer para a memória física os seus toques conscienciais profundos e verdadeiros. Ele não se arroga como mestre de nada e eu, muito menos. Se esses escritos forem úteis para a reflexão sadia de alguém, ótimo.
Wagner Borges.
Respostas de 12
Caro , ótima entrevista , lindíssimas palavras.
Só não entendi o motivo de só perguntares sobre aqueles que não seguem o caminho , que caem nas trevas, enfim, aqueles que estão fracassando.
Por que não perguntar sobre como manter-se firme no caminho , sobre as formas pelas quais os mentores espirituais conseguem um contato mais eficiente.
Sobre que tipos de rituais ou invocações são mais eficazes…
Parece que estás projetando algo pois só se preocupas com aqueles que desabonam a espiritualidade…
@Jeff – Creio que o Wagner Borges em suas perguntas iniciais tinha como intuito nesta entrevista tocar aqueles que “abandonam” a espiritualidade.
Olá pessoal. Bruno, vou escrever como resposta à sua pergunta pra tentar complementar. Eu entendo sua indagação sobre uma preferência, nessa entrevista, por perguntas sobre os porquês de estudantes e iniciantes debandarem da senda. Depois de 03 anos acompanhando o TdC, fazendo os cursos, mudado bastante em vários sentidos, entendo que esse assunto (esses ”problemas”) são muito, muito importantes. Pegue o post de ontem do Marcelo sobre o status, até agora, do A.’.A.’.. 13% de um total de mais de 3400 pessoas conseguiram avançar o primeiro passo, que é o Obituário e os Relatórios Iniciais sobre as práticas. O foco desse post do Marcelo, e este aqui do Jeff, é um lembrete que o primeiro e mais importante instrumento, ferramenta que dispomos e devemos SEMPRE manter afiada, não importa em que ponto da viagem, é a Vontade. O “will”.
@Jeff – Colocação perfeita. Obrigado.
Belissimas palavras que sempre ajudam aqueles que tem dúvidas ou estão perdidos ..o caminho não é fácil mesmo a principio ….
Realmente depois de umas noites de sono com esse intento tenho conseguido dar pequenos passos para uma melhor vida …
Sois Grato
@Jeff – É através desses pequenos passos que nós crescemos e evoluímos.
Sabedoria de preto velho! Desistir nunca e não se iludir com malkut, isso acontece mais do que imaginamos!
O ego quer resultados imediatos, prazeres imediatos! Investir em algo para outras vidas dói, porquê o ego sempre vai falar pra você se satisfazer com o mundano e criar armadilhas pra te pegar, exige do espiritualista, ocultista uma força muito grande de vontade e fé(sentido de vida).
Orai e vigiai, sabias palavras que querem dizer mantenha-se sempre conectado com o divino elevando seus pensamentos e reprimindo de forma saudável o ego reconhecendo suas limitações e levantando a cada falha. Cuidado na hora de reprimir o ego, ele é mais forte e inteligente que você e exige tempo e paciência para ser derrotado, ao tenta-lo reprimir de maneira inconseqüente ele criara mecanismo para continuar existindo, o mais comum é a auto culpa e o remorso. Não se recrimine ou julgue de forma que vise baixar sua auto estima pois o ego reagirá com culpa, bloqueios emocionais e desequilíbrios.
O ego fará de tudo pra sobreviver, pois ele é o próprio instinto de sobrevivência.
Se forem pelo caminho fácil e de prazeres e paixões certamente estarão perdendo tempo na senda da evolução espiritual.
Fiquem atentos!
@Jeff – Que sejamos o nosso Eu e não o nosso ego.
Muito bom Wagner, ótimo foi ressaltar da dificuldade e quão árduo é o trabalho, ao contrario de um fanatismo barato que faz as pessoas se convencerem e saírem por ai dizendo que são as próprias ferramentas de encarnação ou até mesmo ferramentas do mundo espiritual. O papo não é brincadeira, teatro, faz de conta. É sério e não é pra qualquer um, se fosse assim a verdade não seria única. Muito bom o post, muito conteúdo.
@Jeff – Obrigado pelas palavras.
“E, para aqueles que sabem da grandiosidade de participar de algum trabalho de assistência extrafísica junto com seus mentores, basta mergulhar no sono com esse pensamento sendo o alvo psíquico de sua experiência.” O que ele quer dizer com essa parte?? O que é algum trabalho de assistencia extrafisica? Como Funciona isso?
Paz e Luz
@Jeff – Auxílio espiritual durante uma projeção astral, em suma.
No site do Wagner, tem um conjunto de textos com outras conversas com Pai Joaquim além dessa, acho legal dar uma lida em todas as conversas, cada recado vem para o momento certo. Um abraço! Paz e Luz!
@Jeff – Paz e Luz!
Por nunca ter tido uma experiência assim, para mim é difícil acreditar que seja possível. Sinto que existe um infinito além do que vejo e toco, mas acho difícil nomear isso e, muito mais, explicá-lo.
Não acho que a minha falta de crença seja arrogância por me achar num caminho melhor, mas talvez inveja. Vontade de experienciar o mesmo. Nos meus sonhos quase sempre sei que estou sonhando e me lembro da maior parte quando acordo. Sempre quis buscar algo além do corpo físico, mas em todos os caminhos que procurei, não senti verdade no que vivenciei. Eu me senti criando uma realidade na qual eu queria acreditar.
Agora estou tentando mais uma vez. Espero encontrar o caminho que tanto busco.
@Jeff – É da tentativa que nasce o acerto.
Obrigado, exatamente o que eu precisava ler. Estava esquecendo e deixando de lado coisas importantes!
Muito obrigado!
Vou deixar aqui o meu testemunho….
Também “abandonei” a esperitualidade, mas acredito que este “desapego” está sendo provisório. Acabei de me formar em Direito e a corrida neste mercado de trabalho que escolhi não é fácil. São muitas horas de estudo e de trabalho para podermos ganhar o “nosso pão de cada dia” e, também, ajudar as pessoas.
Contudo, sendo criando em família umbandista, e tendo uma mediunidade “em expansão, jamais abandonei os ensinamentos dos Mestre Jesus, as lições do Mestre Buddha e os conselhos de diversas pessoas boas que convivem comigo.
Assim, apenas precisei fazer uma escolha que, sem dúvida nenhuma é provisória (que pelo que vejo e sinto, é propósito divino – pois “coisas” acontecem na minha vida, sem aparentemente ter sentido nenhum). Ao acabar, retornarei as estudos da espiritualidade com a força necessária para alcançar a minha Verdadeira Vontade!!!!!!!!!
Todas as rotas são direcionadas a um mesmo caminho. Não há como fugirmos de nós mesmos; mais cedo ou mais tarde vamos ter que ir em busca de sanar nossas dúvidas a respeito do que e quem somos e do porquê da existência. Então, mais dia ou menos dia, a espiritualidade se torna parte da vida, pois ela é quem pode nos colocar frente a frente com nós mesmos. E que tarefa árdua…!
Linda entrevista!
Onde esta a entrevista?