Religião é uma palavra que provém do latim religare, que significa religiar-se ao divino. Pode-se defini-la, portanto, como sendo um sistema que tenta religar o homem a Deus.
Série Religiões e Seitas. 1. Religiões e Seitas/ 2. Cristianismo ou Igrejismo?
Nos posts anteriores vimos a diferença entre religião e seita. Hoje iremos aplicar o que aprendemos aos seguidores da religião que mais cresce no país, os evangélicos. Camomila à postos e boa leitura!
Existem seis aspectos básicos para classificarmos uma doutrina, culto ou crença como religião: autoridade, ritual, especulação, tradição, crença e mistério. Inicialmente vamos analisar se a religião que iremos estudar agora possui todos esses seis aspectos.
As religiões evangélicas possuem ao menos uma autoridade, geralmente um pastor, que, para não ser injusto, irei enquadrá-lo como uma pessoa dotada de grande espiritualidade ou, no mínimo, um líder administrativo.
Embora possam negar até a morte, sim, os evangélicos tem ritual em seus cultos. Possuem sim um conjunto de gestos, palavras e formalidades, imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada pela própria crença.
Tenho sérias dúvidas quanto à especulação, pois embora as dúvidas sejam necessárias, parece-me que o corpo doutrinário em si não é passível de questionamentos, ou ao menos não obteremos tantas respostas se formos tentar perguntar. Por que isto é certo? Está na Bíblia. Mas como você sabe que o que está lá é certo? Porque é a Palavra de Deus. Tem certeza? Claro, foi Deus que disse. E como você sabe que ele falou? Está na Bíblia…
Devido aos inúmeros cismas e sectos que surgem através das próprias religiões evangélicas ou pentecostais, não posso considerar que a tradição esteja presente, pois não há esta interligação dos fieis com seus antepassados.
Quanto às crenças, prefiro não comentar o porquê deste aspecto esteja bem presente… E, quanto ao mistério, a Bíblia diz tudo, não é mesmo?
Seita é uma reunião de pessoas que são separadas de um tronco comum e que seguem um chefe carismático sectário. Neste sentido, podemos considerar as religiões evangélicas como seitas, pois foram construidas através da separação de um tronco comum (Catolicismo). As características de uma seita são sujeição mental, exigências financeiras e rupturas. Os membros são sujeitos às verdades do líder, “as leis divinas”, aquilo que se encontra na Bíblia (ou o que o líder interpreta da mesma), possuem a exigência do dízimo e não são deste mundo (para eles, somos o povo do mundo já que vivemos na carne e eles são lavados e remidos pelo sangue de Cristo, vivem no espírito, os salvos). Além disto, como vimos, nem todos os atributos necessários a uma religião estão presentes, o que faz com que não possamos de forma alguma chamá-los desta forma (antes que perguntem, a especulação e o mistério estão presentes no Catolicismo, mas, como já vimos no segundo post, seria melhor classificá-lo como Igrejismo ao invés de uma religião cristã).
Alguns vídeos interessantes sobre o tema:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=wMx1SzF1kb4&version=3&hl=pt_BR]
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=aKQxDepHUfY&version=3&hl=pt_BR]
Alguns posts interessantes sobre o tema:
Dia do dizimista – http://oalvorecer.com/2012/11/dia-do-dizimista/
A Inquisição Protestante – http://oalvorecer.com/2012/11/a-inquisicao-protestante/
Pregando a Briba – http://oalvorecer.com/2012/11/pregando-a-briba/
A briga entre Católicos e Evangélicos – http://oalvorecer.com/2012/11/a-briga-entre-catolicos-e-evangelicos/
Candomblé é proibido em Piracicaba – http://oalvorecer.com/2012/11/a-proibicao-do-candomble-em-piracicaba/
Alunos evangélicos se recusam a fazer trabalho sobre cultura africana – http://oalvorecer.com/2012/11/alunos-evangelicos-se-recusam-a-fazer-trabalho-sobre-cultura-africana/
Homem é expulso por se recusar a se levantar durante a leitura da Bíblia na Câmara de Vereadores – http://oalvorecer.com/2012/10/homem-se-recusa-a-se-levantar-durante-a-leitura-da-biblia-e-e-expulso-da-camara-de-piracicaba/
Respostas de 22
Olá Jeff!
Bela reflexão sobre o que vemos por ai e chamam de religião. Acabei chegando há algum tempo na conclusão que os evangélicos fazem mais parte de uma seita do que propriamente o Religare…
Parabéns pelos textos! 😉
@jeff – Talvez até as religiões propriamente ditas estejam distantes do Religare.
Eu também cheguei a mesma conclusão a algum tempo. Eles dizem que não são mais deste mundo mas são incentivados por seus líderes a desejar as coisas deste mundo. O culto mais lotado é o da prosperidade econômica. Um dia eu vi um panfleto de um culto desses da Igreja Mundial, e tinha uma montagem fotográfica onde tinha avião, mansão, navio cruzeiro, parecia propaganda de consórcio (se isso for espiritualidade eu não sei mais o que é). Essa disparidade entre a rejeição ao “mundo”, e ao mesmo tempo o desejo pelas coisas do mesmo, me fez lembrar a teoria do Duplipensamento do livro 1984 de Orwell: tenha duas crenças contraditórias e aceite as duas.
@jeff – Teologia da Prosperidade é aquela que movimenta mais fieis realmente.
O próprio Jesus, chamado o Cristo, era um iniciado, fato que as religiões (ou seitas) ditas cristãs escondem de seus fiéis… Na Antiguidade, iniciados de um Templo no Egito eram bem vindos nos Templos da Grécia, da Ásia ou de outros lugares, pois o cerne esotérico (e não a face exotérica) era o mesmo, fosse qual fosse o aspecto externo da religião de cada região. Os iniciados adotavam a religião local apenas para externar os aspectos esotéricos para o povo local…. Hoje o que se vê são disputas inúteis, objetivando o poder sobre corações e mentes dos crédulos cheios de medo do “fogo do inferno”. É lamentável o que os líderes fizeram com as religiões, que já não cumprem seu papel de Religare, e sim, o de separar. As Ordens Iniciáticas hoje, fazem-se cada vez mais necessárias, face a esse estado de coisas. Parabéns pelo texto, tenho acompanhado e cada vez mais me surpreendo com a qualidade.
@jeff – Se bem que hoje o fato do Yeshua ser um iniciado é bem mais acessível hoje que no passado. Quanto à religião, até o significado foi deturpado. Vai saber… Grato pelo elogio.
Caro Eduardo, concordo com vc que as ordens iniciáticas tem um grande papel, mas gostaria de levantar a seguinte dúvida: será que todos estão prontos para receber os conhecimentos que as ordens tem para passar? Devemos lembrar que entrar para uma ordem séria requer muito estudo.
Até porque as igrejas evangélicas a seu modo acabam tirando pessoas dos vícios entre outras coisas, então prefiro pensar que elas tem seu papel espiritual de acordo com o estado evolutivo de cada um. Seus dirigentes que arquem com os karmas de suas ações.
Paz e Luz
@Jeff – Nada acontece por acaso e até mesmo os evangélicos tem seu papel na nossa sociedade.
A única coisa que você ganhou com este artigo foi 1 comentário,agora 2 com o meu, não seria melhor você passar idéias construtivas ao invés de criticar as doutrinas alheias? Não tenho nenhuma religião,mas também não aponto o dedo na cara de ninguém dizendo oque é certo ou errado! Penso nisso!
@Jeff – Quarto com o seu e 8 likes. Embora o texto foi uma crítica, fiz uma análise sobre a classificação da religião em si. Não cheguei a citar que ser evangélico é certo ou errado, apenas classifique a religião em si como uma seita, coisa que com os conceitos sociológicos que utilizei de fato é. Já coloquei várias ideias construtivas quanto aos evangélicos, como no post “Os Pastores, o Segredo e a Visualização”, abordando conceitos herméticos que são vistos nos cultos. Dê uma lida depois. Muito obrigado por seu comentário, afinal, sempre concordo que ao apontar o dedo à face do outro, você sempre aponta três para você.
Olá nomine!
Acho que o texto não quer falar mal, mas expor o que acontece e como é na realidade. Eu tenho um exemplo dentro de casa da lavagem que fazem, a parte do texto que coloca que pra tudo eles tem a bíblia como verdade, passo essa situação meio que direto aqui. Todos temos o livre arbítrio para escolher o que é certo ou errado. O texto não difere dos mesmos que os evangélicos falam do “demo” e de como as outras religiões não salvam a alma. Só depende da conciência de quem lê. 😉
Jeff, essa de “ao apontar o dedo à face do outro, você sempre aponta três para você” me fez refletir e muito, as vezes aponto os 4 dedos pra mim mesma. Talvez foi a frase de mais impacto que li nesses ultimos tempos.
@Jeff – Que bom que gostou da frase. Também me fez refletir bastante quando eu a escutei.
Eu gosto de ler críticas.
Acho mais importante maximizarmos o alcance intelectual de nossa menságem do que os likes do Facebook….
@Jeff – boa!
Entendi.Eu sei que você não esta querendo ofender ninguém,peço até desculpas se pareceu isso,mas oque eu quero dizer que nós(Pessoas não alienadas) precisamos pensar um pouco mais em quem devemos criticar.Por exemplo,não sei se você conhece o site do Morte Subita que posta artigos religiosos.Esse site fez uma postagem onde citaram movimentos políticos no Brasil.Tempos depois da postagem sair o site ficou fora do ar por um tempo porque eles simplesmente colocaram o dedo na ferida dos verdadeiros caras que ferram o Brasil.Entendeu oque eu quero dizer?
Se você quiser ler a postagem ta o link aqui! http://www.mortesubita.org/sociedades-secretas-e-conspiracoes/textos-conspiracionais/aquisitores-a-breve-historia-secreta-do-brasil1/?searchterm=ditadura FUI!
@Jeff – Com toda razão, Nonime. Grato pelo conselho.
A questão não é criticar todos os evangélicos ou protestantes, ou mesmo católicos, conheço gente séria desse meio, por incrível que pareça, até mesmo pastores e padres (ainda que minoria). A principal questão pra mim, é que seitas desse ramo estão em intensa campanha contra as Ordens Iniciáticas, espalhando o medo através de mentiras como “A Nova Ordem Mundial” guiada por “Satanás” através dos “Iluminatti”, quando na verdade, me parece que eles é que tem um plano de dominação mundial, desviando o foco para nós. Jimmy “Réptil” Swaggart que o diga, o grande patrono dos tele-evangelistas modernos…. Vamos passar a sacolinha!!!!
@Jeff – Há muita gente séria no meio. Leia o post “Os Pastores, o Segredo e a Visualização” para complementar.
@Jeff, li o texto indicado… Concordo plenamente, o que não concordo é com a desonestidade desses líderes pseudo-religiosos, que em sua maioria, sabem do que realmente se trata a visualização e criação mental, muitos sendo, inclusive, estudantes do Hermetismo, porém mantém segredo sobre os mecanismos, exatamente para poderem exercer poder sobre essas “ovelhas”…. Caso contrário, elas não precisariam mais de seus “serviços”…
@Jeff – Concordo exatamente com o que falou.
Bom texto Jeff porém algumas coisas me deixam aqui absorto em introspecção e tive um pensamento meio infantil… não seria mais correto chamar a religião dos evangélicos de seita de uma outra seita?cristianismo não é uma criação baseada em outras crenças e etc etc não seria seita também ?.Umbanda, Espiritismo, Candomblé etc pode ser chamada de “Religião”assim como essas seitas evangélicas o são?(perdão pela pergunta meio inocente e vaga apenas fico curioso)
@Jeff – Isto pode ficar para próximos posts. Mas o Cristianismo é uma Religião sim. O segundo post da série fala sobre isto.
Olá gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência em igrejas evangélicas com as conhecidas entre eles ” revelações de Deus/Espírito Santo”, “falar em línguas”, vocês acreditam? O que acham que acontece? por mais absurdo que as igrejas pareçam hoje essas revelações são muito fortes mechem muito com as pessoas.
@Jeff – Embora muitos apenas fazem no automático, sim, existem pessoas dotadas de dons entre eles.
Olá Ari, essa questão da manifestação de dons pra min cai mais na questão da reprodução por mistificação por medo de exclusão de não manifestar eles e o fervor de estar envolvido com algo, aonde a tanta emoção e fervor as pessoas sentem algo e coisas acontecem, mas até ai isso não prova o valor dessa crença, já que usando do mesmo método da pra sentir quase o mesmo num estadio de futebol com o bumbo na orelha e pulando com os amigos ou num concerto de rock, até eu que não gosto de futebol já senti mais num estadio doque dentro de igrejas evangélicas por 20 anos.
Esse video vale para as referecias a cima: http://www.youtube.com/watch?v=KG9voT19L-U
Olá Jeff, gostei do texto e da proposta de reflexão quanto a essa crença, só achei uma pena que quando começou a engrenar vc cortou o barato terminando o post hehehe, que venham outros ^^
Cheguei a escrever um pequeno relato da minha experiência com essa crença no Diario do adeptu também http://www.diariodoadeptu.com/2012/11/doutrinacao-infantil.html
Abraço
@Jeff – Ficou pequeno, né? Próximo faço um pouco maior.
O ser humano não é mau por essência, ele é ignorante. (Livro dos Espíritos)
@Jeff – Eis o único pecado humano: ignorância.
1) Amor, amor; Vontade ou vontade; Religião e religião. Por que Crowley diz Amor, Vontade e Homem e não amor vontade e homem. Pense bem.
2) “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”
1 Coríntios 3:17
Religião é religar-se com Deus, com o SAG, com a Deusa e o Deus, alcançar a iluminação, entre tantas outras definições que já deram para nomear o inomeável, que eu poderia fazer uma monografia. Para mim, é religar-se a si mesmo. Já religião é se ligar a um grupo de pessoas para tentar alcançar alguma dessas (e outras) definições.
Cegos guiando outros cegos caem juntos no abismo.
3) Na época de Constantino existiam várias correntes cristãs e judaico-cristãs de forma que a Bíblia foi simplesmente uma seleção da(s) doutrina(s) mais oportuna(s) e que abrangesse(m) o maior número de pessoas possível para angariar apoio popular ao imperador. Como exemplo, posso dar evidências de que a reencarnação existe e não existe (ao mesmo tempo).
Trecho 1: “como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo ”
Hebreus 9:27
Trecho 2: “Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.”
Isaías, 26: 19
Em um debate, ambos (reencarnacionistas e não reencarnacionistas) sairão, com certeza, achando que suas posições são legítimas.
E por que o Evangelho de Mateus é “correto” e oficial e o de Tomé não?
Dêem um olhada neste sítio aqui em baixo. Estou participando, e creio que muitos aqui poderão fazer o mesmo.
http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=teologia&op=display&num=8898&start=1590
Belo texto Parabéns @jeff
Comentaremos alguns pontos que achamos importante de serem mais esclarecidos: 1) erra o articulista ao dizer que os evangélicos negam existir rituais nas igrejas. A ceia é um ritual, o batismo é um ritual, a aceitação dum novo membro ou convertido possui aspecto de ritual etc. 2) as igrejas evangélicas tem um tronco comum com o Colégio Apostólico do qual o catolicismo se distanciara, mais precisamente em Constantino. Além ainda subsistiam outras igrejas particulares: a igreja grega, a igreja copta ou egípcia, as igrejas da Asia Menor etc. Sendo a igreja de Jerusalém a verdadeira Sé apostólica. Estas inclusive eram e são mais antigas do que a igreja primitiva de Roma, e bem mais que a católica atual. Obviamente. E mais, em Tese, as igrejas evangélicas são a única que praticam o “religare” entre Deus e os homens através do Elo Jesus Cristo, porquanto Este possui ambas as Naturezas: de Deus e de homem. Quanto os pastores que exploram a Fé cristã e dão tanta balas aos bandidos para nos atirar, restam um número bem maior de crentes e pastores abnegados que tem resgatados milhões de pessoas dos vícios, crimes, prostituição, bebida, e da miséria física e espiritual e, cujo catolicismo, ateísmo, espiritismo, esoterismo etc.etc. jamais conseguiram vir transformar, porquanto eram escravos exatamente destes outros sistemas de superstições ou crendices.
@MDD – As evangélicas também estão cheias de superstiçoes e crendices, funcionando hoje em dia mais como lavagem de dinheiro ou estelionato puro e simples. Na verdade, são mínimos os pastores realmente honestos e preocupados com alguma coisa que não seja o próprio bolso, infelizmente. “Em tese”, quem religa é TIFERET, o Xristos… a figura simbólica de Jesus é apenas UMA dentre CENTENAS de imagens com exatamente o MESMO poder de religare.
E mais, os 72 nomes do “deus” Cabalista, não sintetizam Adonai, Javé ou Eloim. Porem 72 nomes dos Príncipes das Trevas segundo a interpretação dos verdadeiros “Adeptos” do Ocultismo. Desgraçadamente os chamados “profanos” são antes “bem amaciados” para só dar pela coisa quando já for tarde demais. Sim ou não senhores do Blog?
@MDD – Obviamente uma grande bobagem. Os 72 Nomes de Deus já existiam como objeto de estudo muito antes do primeiro espertalhão fundar a primeira igreja evangélica. A imensa maioria dos crentes, pastores ou obreiros, não tem qualquer tipo de estudo ou sequer base minima para opinar ou criticar qualquer tipo de ritual ou símbolo de outras religioes, aparecendo com “explicações” simplórias e errôneas sobre tudo.
De alguma forma achamos os Ocultistas inocentes demais. Por que não deixam a ficha cair. Ora! Grande parte dos evangélicos, quiçá a maioria deles, antes foram Satanistas também. Rsrsrrsrsrsrsrsrrs