Tropeços e Dificuldades

Sem dúvida o leitor que nos segue atenciosamente deve ter encontrado ao longo deste curso variadas e diversas dificuldades. Isso é próprio de qualquer aprendizagem, e se agrava numa deste tipo, aonde em algumas ocasiões se vai contra muitas das formas de ver próprias do homem contemporâneo e da sociedade que este formou (e na que nós criamos), que não crê na realidade do Espírito, nem na de outras possibilidades da criação e do homem, salvo naquelas estritamente ligadas com a comprovação estatística, a análise empírica, e com a manifestação exclusivamente visível e fenomênica. Neste sentido, nosso interesse por temas ocultos e espirituais pode nos criar algumas dificuldades com respeito ao meio, que não sempre compreenderá nossa vocação, ou nos crerá enganados e até defeituosos de razão. Isto vem adicionar-se a nossos próprios tropeços internos e à aparição de dúvidas, incapacidades, paixões latentes e desconhecidas que surgem, vacilações, fobias, manias, etc., que jazem no fundo de si mesmo e que começam a despertar –na sábia economia do Universo– a par que nos alumiam outras tantas áreas com a luz que provém do Conhecimento. Os símbolos revelam e velam ao mesmo tempo.
Para acompanhar o Curso Básico de Hermetismo, procure nos links ao lado a Categoria “Hermetismo”.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 20

  1. Que texto emo! Isso tudo é só para fazer propaganda do curso de hermetismo ou eu li errado? Ai, ai, a paternidade também deixa o homem sentimental, hein? Parabéns, viu.

  2. M.DD, entendo o que voce quer dizer, mas é fato que alguem com algum problema pessoal profundo é melhor nem começar nesses estudos pois corre-se o risco da pessoa se embrulhar mais ainda em seus problemas?

  3. Voltamos a cada vez ignorantes de nossa história universal e pessoal, tendo que construir novas vidas, redescobrindo nossas essências, aprendendo com nossas falhas, convivendo com o próximo… enfim, quando você, em seu âmago, entende que tudo tem um propósito, e que o amor é o que une, o que cola, o que agrega, você vive em maior contado com a Plenitude!

  4. Olá Marcelo,
    Mais uma vez, parabéns pela filha! 🙂
    Pura sincronicidade esse post!
    Desde o curso que minha namorada e eu participamos começou a acontecer coisas estranhas (ouvir vozes, sentir presenças, etc). Mas ontem ocorreu um evento que nos deixou assustados. Caminhando despreocupadamente pela cidade à noite, passamos em frente à APAE da minha cidade, quando (24/10, às 23:30) minha namorada sentiu um calafrio que se originou no ombro direito e se espalhou pelo corpo todo. Em seguida, seu batimento cardíaco disparou e ocorreu um formigamento intenso, mas que se restringiu ao ombro referido. Além disso, sentiu uma sensação de tristeza muito grande, como se alguém quisesse pegá-la e levá-la para longe. Depois disso, ela sentiu muito medo e começou a chorar copiosamente sem entender o ocorrido.
    “Coincidentemente”, estou lendo livro do Marcelo Motta que você indicou, e imediatamente pensei na possibilidade de se tratar de um caso de ataque astral. Na mesma noite ela, pisciana, viu um homem que eu, virginiano, não consegui ver.
    Por favor, nos dê uma luz para que possamos evitar esse tipo de coisa…
    Obrigado
    @MDD – Não creio que tenha sido um ataque consciente… do jeito que você descreveu, parece mais uma vampirização inconsciente mesmo. Mas Peixes é sempre um signo para ficar esperto com estas coisas; ensine para ela a Cruz Cabalística, para ela usar nessas horas.

  5. Del Debbio, gostaria, se possível, que você falasse um pouco sobre a sua visão em relação a duas pessoas e o que você acha do trabalho delas:
    Nassim Haramein, que me intriga muito pelo coerência na busca da teoria unificada (inclusive você já publicou um vídeo dele aqui no blog);
    José Trigueirinho Netto e a comunidade Figueira em Carmo da Cachoeira.
    @MDD – os dois são feras…
    Um grande abraço

  6. Já faz um tempo que venho tentando me espiritualizar, acompanhando os posts aqui do TdC, lendo livros espíritas/espiritualistas a respeito e fazendo alguns exercícios de concentração meditação e respiração. Mas sempre tive uma dificuldade. Pesquisando melhor, vi que o que acontece comigo é muito parecido com o que acontece àqueles atacados pelas succubi. às vezes tenho sonhos medonhos, onde visualizo toda a sorte de ‘aventuras sexuais’ que invariavelmente acabam resultando em poluções noturnas, diminuição de forças (principalmente nas pernas e no abdôme) e, claro, um sentimento de tristeza, de “Ah, mas uma vez em que eu não consegui resistir; não fui forte”. Sei que de nada adianta ficar deprimido ou baixar a cabeça frente a este tipo de provação, e é justamente por isso que estou me abrindo aqui, com você. Tenho mentalizado e orado, pedindo para que meus ‘amigos espirituais’ me guiassem para locais amenos no sono, distantes deste tipo de forma-pensamento, e acredito que eles se esforçam (as vezes dá certo). Mas também sei que, se estou sofrendo este tipo de aflição é porque eu quem tenho alimentado.
    De um post antigo aqui do TdC:
    “(…)segundo essa versão dos janistas, poderia então o succubus ser um tipo de energia que adere na gente, se sim, como fazer para prevení-lo ou se livrar do mesmo?
    @MDD – A succubi é criada por você mesmo. Para se livrar dela, basta parar de alimentá-la energeticamente por pelo menos 28 dias.”
    Você tem como me esclarecer melhor sobre como parar de alimentá-las energeticamente? algum tipo de mentalização, visualização ou prece? Não quero mais sofrer com estas formas-pensamento me vampirizando. Quero me libertar e prosseguir no meu caminho rumo à ascenção.
    Agradeço desde já a ajuda, Del Debbio.
    @MDD – Comece a fazer todos os dias o RMP (Ritual menor do Pentagrama) – eu estou pra postar ele aqui no blog ainda esta semana… isso deverá limpar seu quarto e mantê-lo isolado astralmente quando vc for dormir… só isso já ajudará bastante. E também pode dormir com um esparadrapo tapando todo o seu umbigo. Faça isso durante um ciclo lunar total e se for uma succubi, ela será dissolvida naturalmente… ah, claro, sem masturbações nesse período!

  7. Realmente, é complicado. Mas os buracos e as pedras sempre estarão pela estrada. Às vezes nos sentimos incapazes e tristes, mas não podemos desistir.
    “Pense em todas as pessoas nas grandes histórias, elas tiveram todas as chances de deixar tudo para trás e voltar para casa, mas não o fizeram. Isso que diferencia as grandes histórias das outras, senhor Frodo, pois as pessoas que estiveram nelas não desistiram.” (Tow sem o livro aqui, mas é mais ou menos assim que diz o Sam nas “Duas Torres”, rsrs, XD)
    Quanto à falta de crença das outras pessoas… Fazer oq?! Mais cedo ou mais tarde elas compreenderão. Por enquanto só nos resta:
    Saber, Querer, Ousar e Calar…
    Abraço.

  8. Caro MDD,
    Sinto essas palavras na pele, as pessoas não entendem meu interesse por temas ocultos e espirituais e as vezes me pergunto o que estou fazendo “aqui” nesse ambiente? De vez em quando tento abrir os olhos de alguns amigos, muito sutilmente é claro… porémquando começamos a discutir esses temas, geralmente não tem interesse de se aprofundar ou mesmo não querem mudar seu estilo de vida, ou então creem estarmos enganados.
    Um abraço,
    Carlos A.

  9. Eu costumo contar com a “outra opção” nesses debates…
    Exemplo:
    Somos espíritos que tomamos decisões morais. A “outra opção”: tudo o que somos é resultado de partículas em movimento. Pergunta: Então porque estamos discutindo sobre isso? São apenas partículas que decidiram por nós…
    Não é questão de convencer ninguém (nem a mim mesmo). É questão de lógica puro: a “outra opção” é muito mais ilógica!
    (o que não quer dizer que estejamos 100% certos, aí está a beleza de se desvelar o Cosmos)
    Abs
    raph

  10. Acidia, a Ira, aff dureza viu, qdo a gente começa a andar a sentir que estamos caminhando, aparecem os defeitos, as pessoas ao nosso redor tambem, as vezes parece que elas tendem a querer que andemos para trás, no meu pequeno entendimento penso eu que da mesma forma que as energias positivas nos ajudem no começo de um avanço espiritual o lado negativo tambem influe, é dificil voce com uma familia, emprego e filhos lidar com essa luta interna, faz um tempo comecei a fazer parte da SCA, mas devo dizer que é dificil, mesmo assim algo mudou, agora eu não consigo mais desistir, eu não vou desistir, não dessa vez.

  11. Para os meus amigos eu to perdendo meu tempo estudando ocultismo, uma parte deles só quer saber de ler temas ligados a faculdade e a outra só sobre como pegar mulher.Eu até tento abrir os olhos deles para algumas coisas,só que sempre se mostra inútil,acaba virando motivo de piadinhas.O que eu tenhu achado mais dificil ultimamente é escolher entre estudar ocultismo ou computação, a princpio eu só lia a coluna do sedentario e priorizava bem mais computação, agora eu vivo na duvida do que me dedicar mais e a falta de tempo só piora tudo.
    @MDD – Saber, ousar, querer e CALAR… não adianta jogar pérolas para porcos…

  12. Encontro tantas pedras que quase já acostumei. Agora acho que comecei a usá-las como trampolim, a meu favor.
    Não é mole.
    Solidão. Silêncio. Segredo.

  13. Okey DD, Obrigado.
    Encontrei um RMP na net, mas eu teria mais fé em uma versão postada por você. Até lá, vou treinando a Cruz Cabalística, como já fiz ontem e vou permanecer fazendo. Okey?
    Ou você acha melhor já fazer o RMP? A versão que achei mais confiável foi esta (não sei se pode postar este link aqui, mas não tinha outro jeito de te mandá-lo) : http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_rituais_rpm.htm
    Lá tem uma versão da Cruz cabalística também, mas uso a que você postou aqui no blog.
    Além disso, o que mais eu poderia modificar, em relação à minha maneira de pensar e agir no dia-a-dia, pra favorecer o cancelamento deste vampirismo, além dos rituais?

  14. DD, existe alguma coisa que a gente possa fazer pra ajudar um amigo a sair de uma depressão? Que pelo menos ajude a pessoa a ter forças e conseguir perceber que ela precisa sair da fossa?
    @MDD – Cara, não dá pra ajudar quem não quer ser ajudado… tem o grupo de orações da AMORC e da SCA que podem dar uma ajuda, mas se a própria pessoa não quer se ajudar, ela mesma acaba afastando os espíritos que queiram auxiliá-la.

  15. Queria saber se o tio vai fazer um post sobre o dia das Bruxas, falando sobre o Samhain(é, eu gosto d Sobrenatural, e queria saber se o q eles falaram na série é verdade, e o q n é verdade).
    Abração

  16. acho que minhas perguntas são pertinentes vc nao comentou nenhuma
    @MDD – Tem umas 30 perguntas no standby, pq são interessantes mas eu tenho de pesquisar ou não to com tempo pra redigir uma resposta boa… se o seu comment não tem palavrões ou encheção de saco e não foi publicado ainda, ele está na fila dos que estou respondendo aos poucos (a menos que ele tenha mais de um link, ou algum IP que o wordpress considere spam, ai ele vai pra pasta de spams e acaba deletado sem querer [é raro, mas já aconteceu]). Vai acompanhando os posts onde vcs perguntaram algo, creio que uma semana é um prazo razoável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas