Texto muito bacana do Fernando Figher
Tem sido feita muita confusão a respeito da Tradição do Sol e a Tradição da Lua, e o que mais se vê são pessoas falando a respeito sem ter a mínima noção do que estão dizendo, o que só serve para criar mais confusão entre os leigos.
Para que essa confusão não aumente ainda mais, explicarei o que são, de forma geral, sem nos perdermos em detalhamentos demorados.
Em primeiro lugar, um equívoco se popularizou e se tornou corrente : os nomes Tradição do Sol e Tradição da Lua não são os nomes corretos. Os nomes corretos são Tradição da Pomba (Sol) e Tradição da Serpente (Lua). “ Nomenclarura muito utilizada por Magos( mágistas) e alquimistas.”
Deve ficar claro que ambas as Tradições Iniciáticas fazem parte de um mesmo Caminho. Os métodos de cada uma são diferentes, mas elas se complementam e não divergem em ponto algum. Ocasionalmente encontramos pseudo-bruxo (pseudo-magista) que alegam seguir uma dessas tradições e fazem descaso da outra, como se aquela que é diferente da sua fosse de segunda classe. O que pensa assim nem é bruxo, é a folclórica figura do leigo praticante, o que a Ordem de Arganthus (magistas) costuma se referir como Leigo(não Iniciado) operacional.
As pessoas confundem esses nomes. Particularmente acho que uma forma bem eficiente de gravar um nome é através dos símbolos , porque as imagens, em um sentido mnemônico, podem ser gravadas (e lembradas) com muito mais eficiência que as palavras.
Mas, o que diferencia as duas Tradições ?
A Tradição do Sol é o sistema padrão, é o aprendizado paulatino e contínuo, ao longo de etapas. É o Caminho mais tradicional, o aprendizado através do sistema Mestre-Discípulo. É onde se aprende aos poucos, à custa de estudo, esforço intelectual e experimentação prática. A pessoa recebe o Chamado, desenvolve interesse intenso pela magia, estuda e se prepara muito até que o Mestre aparece e a conduz a etapas mais elevadas.
A Tradição da Lua a palavra-chave aqui é Intuição. Da Tradição da Lua são todos aqueles que tem revelações, aprendem por intuição, são o que se costuma dizer que tem a Magia no sangue. Tem um compromisso com a Magia, de tal forma forte que trazem de existências anteriores parte do conhecimento, que então se manifesta nesta existência atual.
Normalmente a Tradição da Lua precisará ser complementada pela Tradição da Sol, pois apenas a Intuição e a revelação não podem ser tudo o que se constituirá no sistema mágico a que determinada pessoa seguirá, e é inconcebível a idéia de um bruxo intuitivo sem base de estudos. Muitas operações são precisas demais, há ritos que tem de ser fielmente observados, há procedimentos que tem de ser minuciosamente seguidos, e esses detalhes não vêm por intuição. A Magia revelada através da bruxaria é uma Ciência.
Da mesma forma, mas em sentido inverso, na Tradição do Sol toda a instrução e o treinamento irão desenvolver a intuição, o que abrirá as portas da Revelação. O bruxo propriamente dito tem de ser erudito e intuitivo simultaneamente, de forma que a ausência de uma dessas partes sempre o deixará incompleto. O símbolo Oroboros, a serpente que morde a própria cauda, até pode ser usado para ilustrar essa situação, onde os sistemas se complementam e onde um leva ao outro, não importa por qual deles se inicie a Senda. Todo Iniciado passará por ambas.
Danil – Arganthus
Respostas de 22
Legal,
O mestre escolhe o aluno, nunca o contrário.
Valeww.
PS – Já reparou o “silêncio” que está nos comentários do TdC depois do Mayhem? Bom sinal.
Venho notado a mesma coisa … Depois do mayhem o TdC anda bem “calmo”…
pq bom sinal? não seria melhor se o maior número de pessoas possível pudessem aprender com o que vc tem a ensinar, do que somente um grupo ‘seleto’?
@MDD – Tem lições básicas que sim, e coisas mais avançadas que simplesmente nao valem a pena perder tempo postando em lugares publicos. Mateus 7:6.
com certeza…mas não me refiro ao conteudo do blog…
o comentário do Alex foi “bom sinal que tem pouco comentário no blog depois no Mayhem”…não seria melhor se o “barulho” continuasse do que um “silêncio” porque os “únicos” que acessavam o site foram pra outro lugar?
@MDD – Eu meio que discordo de voces porque desde o começo do ano o site tem subido bastante em visitação. Agora em abril a média foi 6.500 pessoas por dia, contra 5.000 no começo de janeiro. E o Mayhem não tem 1.000 pessoas ainda e meus planos são para algum dia chegar a 5.000 pessoas no projeto. Pra quem ficou curioso, em primeiro momento, convidei apenas quem foi no Z-day ou quem preencheu os formulários de pesquisa do blog. a seu tempo, mais gente vai entrando de maneira ordenada, mas o objetivo é ter todo estudante e estudioso sério de ocultismo lá dentro.
Valeu pelo texto, MDD!
Sou da turma da Lua, mas preciso pegar mais Sol. 😉
Gostei! Bem legal!
Eu queria saber mais sobre “a folclórica figura do leigo praticante, o que a Ordem de Arganthus (magistas) costuma se referir como Leigo(não Iniciado) operacional”. O que significa? Parece que o tipo não é muito bem visto. Paz.
@MDD – É um nome bonitinho pra “ocultista de orkut”.
Olá MDD, uma pessoal com mediunidade ostensiva faria parte em um visão ocultista da tradição da serpente?
Obrigado
Obrigado pela honra de ter minha matéria publicada em sua pag……sejam abençoados, que assim seja e assim se faça!!
acredito em tudo q foi dito aqui. estudo a tradiçao a anos e praticamente nao sai do lugar. comecei porq preciso de ajuda. escuto uma voz e ela sempre diz o q vai acontecer e sempre acontece mesmo, as pessoas muitas das vezes tem medo de mim. e eu sofro muito por saber o q vai acontecer e as vezes nao pode fazer nada pra ajudar. tenho paulo coelho como referencia na minha vida e mesmo sem saber ele ja me ajudou muito. preciso de alguem q consiga me orientar. minha familia e toda espirita, mas nao e isso q quero pra mim. eu acredito q a tradiçao e o unico lugar q pode me ajudar de verdade.
Logo na primeira página desse blog tem um post falando sobre a maçonaria, com um link para quem quiser “solicitar afiliação”. Isto não está em desacordo com as ordens regulares? Esse é um site sério?
@MDD – O Adsense que é uma porcaria nesse sentido. Ele pega as palavras chaves e coloca anuncios relacionados, em sua imensa maioria, picaretas ou espúrias… Tive esse problema quando quis colocar adsense aqui no TdC e precisei removê-lo…
Onde posso aprender a antiga e glorioza arte da MAGIA????????
@MDD – Pode começar por três livros básicos: “Livro dos Espiritos”, “Livro dos Médiuns” de Allan Kardec, e “Gramatica da lingua portuguesa” do prof. Pasquale.
Nossa.. Incrível como certos assuntos reaparecem em momentos em que velhas dúvidas se rebatem para a conciencia.
Ja li que o caminho da pomba, em paralelo com a Cabala, representaria o caminho do meio, e que o caminho da serpente seria como se fosse o inverso do caminho do raio. Por favor, me corrija se eu falar besteira. Alguns livros da tradição oriental descrevem o caminho da iluminação como o caminho da retidão e da descrição, somado com compaixão, e castidade. Como sendo caminho por onde se vai direto e somente à Deus. Alertam-nos que todos os poderes são apenas consequências(e até mesmo distrações), pois a grande glória é muito maior.
Enfim, seguindo o caminho do magista, como consolidar essas duas coisas que aparentemente são distintas, mas que tem o mesmo objetivo? Faço menção especificamente ao sexo. Ja li um pouco sobre sua utilidade prática, mas não sei como juntar isso com o caminho da retidão. Sinto que a resposta se encontra na forma de encara-lo. Mas como fazer de forma não ritual, sem deixar que se torne profana?
Obrigado
Abraço
Por favor Tio Marcelo, nos explique o signficado do arquétipo da Pomba nas diferentes culturas! =D
Gostaria de saber se ela sempre tem o mesmo significado…
Pois já sei que a serpente em todas as culturas representa a Kundalini, pelomenos no que eu sei nas 8ªs mais altas… já que vc explicou em diferentes entrevistas e superpop…
Abraço.
Por favor Tio Marcelo, nos explique o signficado do arquétipo da Pomba nas diferentes culturas! =D
Gostaria de saber se ela sempre tem o mesmo significado…
Pois já sei que a serpente em todas as culturas representa a Kundalini, pelomenos no que eu sei nas 8ªs mais altas… já que vc explicou em diferentes entrevistas e superpop…
Abraço.
Marcelo, poderia indicar alguma ordem brasileira de bruxaria, que tenha bases mais tradicionais?
@MDD – até poderia, mas nenhuma ordem séria de bruxaria iria aceitá-lo só porque voce quer entrar… Ordens de bruxaria demoram ANOS observando uma pessoa antes de permitir a entrada dela em seu coven. As que ficam convidando e chamando gente pra entrar “por uma módica taxa” são todas picaretas.
Marcelo Del Debbio, existe um blog no facebook, o Apocalink, que bate repetidamente na mesma tecla: existe uma conspiração de Iluminatti e de Maçons ( de alto nível hierárquico) para dominar o mundo e acabar com as fronteiras entre os povos, em suma, acabar com o Estado nacional e impor uma ditadura global.
Sou aluno da AMORC e entre os outros alunos há um bom número de simpatizantes e membros da AMORC, de modo que tenho certeza que os Maçons de grau baixo não sabem dessa conspiração ( se é que ela existe),
O dono (a) do blog afirma que o olho de Hórus simboliza a elite Iluminatti- Maçom( e quem está acima deles) vigiando toda a humanidade.
Eu imaginava que o olho de Hórus fosse um símbolo da Onisciência Divina.
O nome desse site é Teoria da Conspiração, então peço a vc que informe aos menos informados a verdade sobre essa suposta conspiração e sobre o significado do olho de Hórus.
Cordiais saudações,
José Elias _/\_
@MDD – qualquer blog que fale de “conspirações illuminati para dominar o mundo” por si só já deve ser visto com três pés atrás. Eu conheço pessoalmente o Grão Mestre da Maçonaria do GOB, o Grão Mestre Adjunto e os dois Grãos Mestres anteriores; o Grande secretario de cultura da Maçonaria faz parte do Arcanun Arcanorum. Se estes 5 não fazem parte do “alto nível hierárquico” da Maçonaria, então eu não sei quem faz. E posso garantir que nenhum deles passa perto de querer dominar o mundo… pelo contrário, são pessoas interessadas em libertar as pessoas da ignorância.
Por experiência própria, o Caminho do Sol depende tanto de Intuição quanto o Caminho da Lua depende de estudo.
Na umbanda, por exemplo, de nada adianta querer aprender misturas, banhos, magias e o caramba a 4 sem desenvolver intuição. Você até pode querer depender dos guias para sempre, ou desenvolver a capacidade de sentir o que o banho te trará só com as ervas, ou até mesmo desenvolver a capacidade de olhar para si mesmo e ver como está o seu corpo etérico, para então catalogar quais ervas precisa – sem intuição não tem como você saber, no presente, do que precisará, no futuro.
E nisso nem entro em coisas como saber, no presente, o que você precisará para coisas mais importantes no futuro, como o caminho adequado para chegar aos seus objetivos, por exemplo…
Elohim veio observar seus filhos brincarem de escolinha e se diverte.
Eu sempre interpretei o caminho da pomba (ἀκέραιος) como o da revelação através da virtude e da oração, e o caminho da serpente (φρόνιμος) como o da revelação através da operação mágica/teúrgica. Como exemplo, poderia comparar as cosmovisões de Böhme e Pasqually. Embora muito similares, a forma de revelação da primeira tenderia mais à pomba, e a da última mais à serpente.
Atirei muito longe do alvo, irmão Marcelo? Grande abraço!