Segundo o IBGE, quase 20 milhões de brasileiros confessaram-se espíritas, umbandistas e candomblecistas. Estima-se que outros tantos milhões – que mesmo não freqüentando centros e terreiros e dizendo-se católicos – consideram-se espiritualistas. São brasileiros convictos da existência da comunicação com os espíritos. Crêem na reencarnação.
Por isso, pegou de surpresa a decisão da candidata á presidente do Brasil, Dilma Roussef, em mandar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial adiar o anúncio do Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa, para evitar novos atritos com evangélicos e a Igreja Católica em ano eleitoral
Esse plano prevê a legalização fundiária dos imóveis ocupados por terreiros de umbanda e candomblé e até o tombamento de casas de culto.
Ele seria lançado no último dia 20 de janeiro, às vésperas do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, mas, na última hora, o governo recuou, “para evitar novos atritos com evangélicos e a Igreja Católica em ano eleitoral”
Segundo o jornal Estado de São Paulo, “desde o ano passado, Dilma tem feito esforços para se aproximar de católicos e evangélicos, sendo preciso evitar novos embates que possam criar ruídos de comunicação e prejudicar sua campanha”. Por isso, segundo ainda o jornal, desde o ano passado, a ministra tem feito todos os esforços para se aproximar tanto de católicos quanto de evangélicos e já percorreu várias igrejas.
Diante de uma plateia de praticantes de umbanda e candomblé, que se reuniram no último dia 20 no Ministério da Justiça, plateia esta composta de dirigentes de terreiros vindos de várias partes do Brasil, foi anunciado o adiamento da inclusão da preservação dos terreiros do Plano.
Surpreendente mesmo foi a declaração do coordenador do Plano, Alexandro Reis, responsável pelas Políticas para Comunidades Tradicionais. Segundo ele – no intuito de justificar a exclusão dos terreiros – “a preocupação do governo é que, por motivos eleitorais, o governo precisa pactuar com evangélicos e católicos, por causa das eleições deste ano”
Para o pastor Ronaldo Fonseca, presidente do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, “o governo não deve gastar dinheiro com tombamento de terreiros”. Não se sabe ainda a opinião desse senhor sobre as centenárias igrejas católicas preservadas por todo o país, graças à política de tombamento que existe há décadas.
Qual é o significado desse tipo de atitude que espelha o medo de perder votos ao se negar a reconhecer a inquestionável importância dos cultos afrobrasileiros? A atitude da candidata a presidente Dilma Roussef exige nossa atenção para as eleições deste ano. Como se comportarão José Serra e Marina Silva em relação aos umbandistas e candomblecistas?
Que tipo de governo teremos nos próximos 4 anos? Um governo que ignora a existência de milhões de brasileiros adeptos dos cultos afros? Um governo que se alquebra, que fica de quatro diante de católicos e evangélicos?
Isso significa continuar entregando mais e mais concessões de rádio e TV às seitas eletrônicas que as utilizam para ofender e vilipendiar umbandistas e candomblecistas? É isso que nos espera? Temos o direito de saber o que nos aguarda no próximo governo: um tratamento igualitário e justo, ou um tratamento sectário, de isolamento dos umbandistas e candomblecistas.
Os seguidores dos cultos afros enfrentaram os senhores de engenho e a Igreja durante a colonização. Enfrentaram a Polícia na primeira metade do século passado. Nos últimos 30 anos, enfrentam os fanáticos das seitas evangélicas. E hoje, surpreendentemente, são vítimas de interesses eleitorais.
Vivemos numa democracia, contudo. O Poder Judiciário, na esfera federal, raramente se verga às pressões políticas. E como democratas, da mesma forma como defendemos um tratamento justo para os seguidores dos cultos afros, igual ao que é dado aos católicos e evangélicos, vamos invocar todos os recursos legais ao nosso alcance, para fazer valer a incontestável verdade de que o Brasil é uma democracia religiosa.
Qualquer um dos candidatos à presidente que se se dobrar perante às pressões religiosas, estará praticando discriminação. Deixará de ser justo.
E a injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos (Átila Nunes Filho e Átila Nunes Neto).
Respostas de 21
E assim caminha a humanidade… tralalala lá
TIO DD PARA PRESIDENTE!!!!
Tio, conhece esse site sobre hebraico?….olha a descrição de Aleph, por exemplo…muito interessante…
Abração e fica a dica pra galera!
http://www.hebrew4christians.com/Grammar/Unit_One/Aleph-Bet/Aleph/aleph.html
A religião e a politica são indistinguiveis no ambito se adptar/mentir/esconder para preservar o poder.
Duvido muito que a oposição faria algo diferente, infelizmente.
Na verdade até pagaria para ver.
É o molde da democracia e política atual.
😐
Eu não sei mais o que pensar, o governo está contra as pessoas, em que tipo de mundo nós vivemos?
Não queria nem pensar besteira, mas tomara que façam uma macumba braba pra ela não chegar ao poder. Dificil acreditar que esse tipo de gente governa o Brasil, minha terra merece mais, Quero democracia de verdade, não essa esculhambação. É revoltante ver que o nosso povo se tornou manso, não vai mais às ruas reivindicar seus direitos que são negados por quem deveria garanti-los…
O mundo tá um caos!
é complicado. Alem de fazerem o povo emburrecer, esses eguns ainda fazem vagabundo se curvarem a eles =/
Ainda bem que é a Dilma que tá lá!
Se fosse o serra, os amiguinhos dele na opus dei iam mandar fechar os terreiros por perturbação da ordem publica ou coisa parecida
E outra coisa: além dessa posição da Sra. Dilma, ela é a sucessora da corja do PT que não quer largar a “tetinha'”.
Os eleitores devem pensar muito antes de apertar o botão confirma da urna eletrônica,pois dependendo da decisão teremos que enfrentar mais 4 naos de PT no poder , 4 anos de bolsas esmolas, dinheiro na cueca , nas meias e sei lá onde mais…
Isso me lembra aquela frase: “Isso é uma vergonha”
Falou e disse, grande Marcelo.
Nós vivemos numa chamada democracia e, todos devem ter direitos de seguir a religião que quiserem e serem respeitados pelas pessoas que seguem religiões distintas e, também, tem o dever de respeitá-las.
Só estou meditando muito numa frase ultimamente: “o século 20 foi o século do vício. Nossa civilização democrática não se perpetuará e não se estenderá, se no século 21 não for o século da VIRTUDE “. (Jean François Revel)
Abraços fraternos!
é, concordo! mas, não acredito que Serra e Marina Silva façam algo por acreditar que a cultura afro-brasileira mereça algum destaque, e sim por pura politicagem (se realmente o fizerem)… no final das contas, ainda não vi um canditado bom para essa próxima eleição. Alguma sugestão tio?!
Lamentável. E mais lamentável ainda é que a maior parte da população não têm acesso a essas informações. A mídia não tem interesse nenhum em divulgar, afinal, as grandes emissoras querem “ficar de bem” com o próximo governo… seja ele de aves ou de moluscos… e pra completar, devo dizer aqui que essa Dilma é uma ********* do *********, se essa ********* for eleita, o Brasil tá é *********!!!
E cara de pau do coordenador do plano… ah… esse país tá muito medíocre mesmo!
SÓ pra FINALIZAR: os CATÓLICOS deveriam respeitar e reverenciar os umbandistas! Afinal de contas, tecnicamente, Maria é Mãe de Santo!
—
ESTUDIOSO, me dá um follow no twitter aí, por favor! Já tô te seguindo! Ah, dia 20 tu vai ser meu Tio… hahaha. Abraço! Tudo de bom p/ tu, pra Cynthia e pra Lilith.
http://www.twitter.com/felipefenrir
e a manipulação cristita na política continua…
Boa:
“E a injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”.
Só existe uma coisa a ser dita pra esses senhores:
“Pedra rola na pedreira em cima de quem errou, justiça quem faz é ele, pq ele é Xango”
A justiça será feita…
PP
Acho na verdade, as religiões afro ainda sofrem com o preconceito e com o medo da própria sociedade em que estão inseridas (apesar dos dados do IBGE) e isso é o pior de tudo.
Tenha certeza de que, se vc disser que é da umbanda ou mostrar uma guia sua para 10 pessoas que vc conhece (variadamente), pelos menos 7 delas vão reagir de forma não muito compreensiva ou até agressivamente e apenas 3 serão mais ecumênicos (sendo que 1 seria também umbandista).
Não vejo isso como algo positivo (apesar de saber que já foi pior).
É triste que um país como o Brasil, conhecido por sua diversidade cultural, ainda renegue parte de suas origens e se deixe a mercê de manipuladores da religiosidade das massas.
Diego Macedo
Infelizmente política tem dessas coisas e a gente sabe que em ano eleitoral é pior…
Mas como alguns já disseram o motoSerra não faria diferente… acho até que faria pior… e a Marina, que entrou pra um dos partidos mais vendidos do Brasil e está preocupada em fazer uma campanha que agrade a tod@s mostrando sua tragetória (interrompida) também não vai comprar briga. Por que querendo ou não nós espiritualistas, a maioria dos que se escondem atrás do chargão de católico compactua com as políticas desse tipo, não quendo se expor. Então ainda temos uma maioria eleitoral preconceituosa no Brasil. Infelizmente
eu quase morri rindo duma pergunta no formspring:
“pq mulheres evangelicas de meia-idade sempre tem o corpo igual ao do Ariete(do He-Man)????? ”
o carinha que postou isso tá no mesmo patamar que o jerry seinfeld.
a dilma é uma aríete!!
tá respondido!
Por causa dessas coisas cada dia que passa eu perco a fé na humanidade, me sinto reprimida e parece que o mundo está me esmagando, é horrível. Até parece que não tem lugar para mim nesse Planeta…
Pessoal, que futuro é reservado a uma nação onde não se respeita a própria cultura? Ou a própria religião?
A história mostra que não existe um futuro muito promissor (seja para o povo ou os governantes) onde reina a intolerâncias entre as pessoas.
É notório que a ignorância e a intolerância leva a atrocidades sanguinárias, erros decabidos e a guerra… para onde nosso país vai? Nosso povo de fama amável e hospitaleira vivendo dias de insanidade, intolerância… qual o próximo passo a seguir? Quem iremos expurgar da nossa sociedade? Hoje são os Umbandistas e os Candoblecistas e amanhã serão os não membros da “raça superior”?
O Deus católico e (que é o mesmo) evangélico prega o Amor, o perdão e a compreensão…
Se esse é o Amor, perdão e compreensão que é conhecido e pregado pelo seu povo “eleito”… eu não sei se gostaria de ir para esse Céu, com esse deus e esses “eleitos”, afinal eu achei que eles seguiam a Jesus e não a Hitler.
A democracia é o maior vicio que existe. A elite para estar no poder tem que conseguir voto das massas, pobres, ignorantes, cristãos… Para isso é abrir as pernas mesmo, conseguirde qualquer form para dar comida, lote, leite, vetar projetos como esses… Se os politicos se preocupassem em satisfazer a minoria intelectual, eles nao conseguiriam voto.