Terreiros de Umbanda e Candomblé em SP

A lista abaixo foi compilada pelo prof. Dr. Reginaldo Prandi, da USP.
Esta lista procura mostrar o universo dos locais de culto das religiões afro-brasileiras no Estado de São Paulo; não faz avaliação de qualquer natureza nem indica terreiros ou sacerdotes.

Terreiros de Candomblé e Umbanda do Estado de São Paulo

1) fica de lição de casa para os leitores de SP: escolha um ou dois terreiros na sua cidade e vá fazer uma visita para conhecer e comparar.
2) Leitores de outros estados: mandem nos comentários se vocês tiverem links para listas de outros estados, compilações ou endereços. farei uma reunião com os colunistas para tentar organizar um projeto nos mesmos moldes do prof. Prandi.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 25

  1. Já faz um tempão que procuro um terreiro aqui em Fortaleza pra conhecer, mas ainda não me apareceu nenhuma boa sugestão!

    Se tiver alguém que saiba… 😉

    1. MALDITA SINCRONICIDADE! Também sou cearense e venho aqui pedir a mesma coisa. Um terreiro de Umbanda confiável. Candomblé também quebra o galho.

  2. Conforme respondi ao leitor acima:
    —————————————————————–

    Recomendo este aqui em Belo Horizonte:
    http://cess-blog.blogspot.com/
    Rua Geraldo de Menezes Sorares, 500, Bairro Sagrada Família

    Forte abraço

    —————————————————————–

  3. Em Brasília, tem esse Centro de Umbanda

    centrocaminhosdeluz.blogspot.com/

    506 sul – Bloco C – Entrada 21 – Sala 203 – Asa Sul – Brasília – DF

  4. Então, esses dias tava a procura e achei esse doc. Olhei o site do Templo da Luz que fica ali próximo ao metrô butantã e fui num dia que era Gira de Preto-Velho, porém, eles não aceitaram que eu entrasse pois eu precisaria fazer antes um curso que eles dão sobre a Umbanda, achei muito estranho porque na cidade que eu morava não tinha nada disso, só não aceitavam qualquer um em Giras de limpeza com Exus. Resumindo, fiquei bastante desapontado com a burocracia pois nem procuraram saber se eu já fui/participei de giras e, de acordo com o que me falaram, eu só poderia ir aos sábados pra tomar passe caso não fizesse o curso. Fica a dica pra quem estiver a fim de ir por lá, não pegar e simplesmente aparecer. Mas alguém sabe explicar o porquê de tanta burocracia? eu imagino que seja pela quantidade de curiosos que existem em SP que devem ir e fazer merda se não existir…

    1. Infelizmente, tem terreiro até sendo apedrejados, invadidos, destruídos no Brasil inteiro. Mas todas as casas tem sessões abertas e fechadas e cada casa pode estabelecer as regras que achar necessárias para os trabalhos. Mas eles simplesmente barraram sua entrada, ou forma educados e explicaram como funcionava a casa?

      1. Então, foram educados de certa forma, falaram que só pode entrar se fizer o curso deles e tal, mas nem procuraram saber nada se eu já participava etc, só falaram assim ˜Tem que fazer o curso pra saber o porque dos pés descalços e outras coisas, sem o curso não pode participar das giras, só das sessões de passe, vem aí no sábado.” e nem procuraram saber mais nada, sendo que eu e minha amiga já participávamos nas cidades em que morávamos antes de vir para SP. Eu achei bastante intolerante essa regra, mas, eles tem esse direito né, eu até entendo devido aos problemas com preconceito etc, mas, eu comentei sobre isso mais pra já deixar avisado quem não sabe disso e evitar que vão de bobos como eu e meus amigos fomos.

        1. Entendi. Isso acontece pela falta de entendimento entre as diversas entidades, federações e terreiros, que são independentes entre si. Não existe uma entidade que ateste que você faz parte dela, e que seja reconhecida por todos os terreiro. Infelizmente acaba acontecendo isso =( Tem gente que acha que essa descentralização é positiva, que mantém a umbanda plural. Tem gente que acha que não, que deveria existir uma autoridade. Sei lá quem tem razão . . .

  5. Gostaria de receber uma sugestão de um bom terreiro para visitar em Uberaba!

    de Candomblé ou até Umbanda.

    Abraços.

  6. Porque esse medo todo de ir conhecer um terreiro sem recomendação? Vão em algum e experimentem por si só ué.

    1. Porque com certeza assim como eu, já depararam com pessoas que não estão preocupadas com a religião ou ajudar a alguém, mas sim vêem na fragilidade e no desespero, uma fonte lucrativa.

  7. Com certeza existe terreiros de umbanda e candomblé, que deixa muito a desejar.
    Mas devemos melhorar a nós mesmos, para poder melhorar ou censurar os outros.
    Estive em S. Paulo e conhecir muita coisa errada dentro dos terreiros de Umbanda e condomblé, porém, o que mais me impressionou foi conhecer templos de Umbanda candomblé, totalmente voltado para a prostituição, a exploração do ser humano, usando as iaôs como iscas para atrair homens de dinheiro para o templo, já tinha visto muito isso aqui no nordeste, nas igrejas protestantes e católicas, mas encontrar nos templos de Umbanda e candomblé me deixou arrepiado. Encontrei no candomblé muitos pais de santos, ostentando cargos de embaixadores, reis e rainhas, totalmente invadido pela a pederastia e impurezas,
    na verdade ninguém está preocupado com a sua religião, só consigo próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas