Taoísmo e Umbanda

Sabedoria do Tao

Taoísmo e Umbanda – Irmãos separados no tempo e espaço
Por Gilberto Antônio Silva

É difícil imaginar que duas religiões aparentemente distantes como o Taoísmo chinês e a Umbanda tenham raízes comuns tão profundas. Quase poderíamos dizer que o Taoísmo é uma “Umbanda oriental” ou que a Umbanda é um “Taoísmo ocidental”, tamanha a semelhança entre seus princípios.

Aparentemente isso se deve às raízes xamânicas que ambas têm em comum. Seus alicerces estão estruturados em culturas ancestrais, das mais antigas da Humanidade. Como taoísta, sinto-me completamente à vontade em uma sessão de Umbanda. Sem choques de egrégora ou cruzamento de linhas espirituais, que sabemos serem extremamente danosas.

Nessa introdução coloco algumas características do Taoísmo religioso e sua relação com a Umbanda. Acredito que as diferenças sejam devidas mais em virtude da antiguidade do Taoísmo do que pelas culturas diferentes. A religião taoísta foi fundada há 1.800 anos e a Umbanda há pouco mais de 100 anos. Acredito que, com o passar do tempo, mais parecidas elas se tornarão. Afinal, a Verdade é uma só sob o Céu, como diriam os chineses.

Sincretismo: a Umbanda nasceu do sincretismo religioso entre catolicismo, cultos africanos e o espiritismo. O Taoísmo brotou do sincretismo entre a filosofia taoísta e antigas práticas religiosas chinesas com o Budismo e o Confucionismo.

Fundador: ambas as religiões tiveram um fundador humano, ligado às entidades espirituais. A Umbanda foi fundada pelo Pai Zélio de Morais (1891-1975) em 1908, quando da incorporação do Caboclo das 7 Encruzilhadas. O Taoísmo foi fundado pelo Mestre Celestial Zhang Daoling (33-156 d.C.) no ano de 142, quando ele presenciou uma aparição de Laozi. Em ambos os casos houve a transmissão de uma mensagem mostrando a necessidade de uma nova religião para auxiliar as pessoas do mundo.

Natureza: tanto a Umbanda quanto o Taoísmo se dedicam a compreender e seguir as leis naturais do Universo e a utilizar a Natureza e suas forças como fonte de inspiração e atuação.

Divindades: ambas cultuam divindades representativas de qualidades e aspectos naturais e universais. Apesar do panteão taoísta ser muito mais amplo do que o da Umbanda, devido à sua antiguidade, as características dos orixás estão presentes e podem ser correlacionadas (Rei de Jade – Oxalá, Kwan Di – Ogum, Kwan Yin – Oxum, etc…).

Variações: assim como existem muitas variações de culto e linhas diferentes dentro da Umbanda, o Taoísmo possui muitas diferenças entre um ramo e outro (em 1910 havia 86 ramificações registradas oficialmente na China).

Mediunidade e incorporação: o Taoísmo também possui mediunidade de incorporação. Essa prática é mais comum no Sudeste da Ásia, particularmente na Malásia e Cingapura. O ritual de incorporação taoísta é muito similar ao da Umbanda, incluindo atendimento à população através de conselhos, respostas a perguntas, cura e “exorcismo” (o equivalente ao “descarrego” da Umbanda).

Pontos riscados: de extrema importância, os pontos riscados no Taoísmo utilizam tinta e papel, ao invés da pemba (tipo de giz usado na Umbanda). São escritos normalmente com pincel em um papel amarelo. Desenhos muito comuns nos pontos taoístas são ideogramas, espirais, desenhos geométricos e linhas sinuosas, bem como setas e tridentes em algumas vezes.

Defumação: o Taoísmo utiliza como defumação principalmente a fumaça de incensos, presença obrigatória em todos os rituais. Mas em determinadas épocas ou rituais específicos pode-se utilizar a queima de ervas diversas, utilizando pó de sândalo como combustível ao invés do carvão. Defumam-se as pessoas e o local, da mesma forma como é feito na Umbanda.

Lado obscuro: a Umbanda também cultua o “Outro Lado”, na forma de Exus e Pomba-Giras. Sabemos que não existe nada de “maligno” ou “demoníaco” nisso, mas apenas a manifestação de uma outra polaridade da Natureza. Da mesma forma, o Taoísmo cultua Divindades Yang e Divindades Yin, sendo que estas estão presentes na obscuridade e representadas nos “infernos” chineses sob a terra. As Divindades Yin tem o mesmo poder e recebem o mesmo tratamento respeitoso que as Divindades Yang.

Guardiões: na Umbanda os Guardiões são os Exus e no Taoísmo são os regentes dos infernos, como o popular Zhong Kui, Rei dos Fantasmas, representado em muitas portas de entrada para proteção contra forças negativas e espíritos nefastos.

Musicalidade: os rituais no Taoísmo não usam atabaque, mas outros instrumentos para marcar o ritmo dos cânticos. É interessante notar que na incorporação taoísta existe uma música para cada divindade que se deseja chamar e outra para enviá-lo de volta, exatamente como ocorre na Umbanda.

Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo e Jornalista. Como Taoísta, atua amplamente na pesquisa e divulgação desta fantástica filosofia-religião chinesa. Site: www.taoismo.org

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Respostas de 18

    1. Em relação ao vídeo, parabéns a colocação e a lucidez e clareza das colocações, muito bem representada sugerindo um avanço na consciência de todos que conseguirem alcança-la.. abraço a todos.

  1. Olá Gilberto,

    Excelente texto,

    “…choques de egrégora ou cruzamento de linhas espirituais, que sabemos serem extremamente danosas…”
    Você poderia especificar quais seriam este danos.

    Obrigado
    Paz e Luz!

    1. Fernando, no mínimo esses choques de egrégora causam uma espécie de interferência no mental e no energético. É como um rádio em que você não consegue sintonizar as estações com clareza, pois existe muito “ruído” e estática. Em pessoas que treinam de tudo, experimentam de tudo, fazem de tudo, isso pode levar a distúrbios mentais sérios. O Marcelo deu um exemplo perfeito. Quando falo nesse assunto em cursos e palestras, eu gosto também de frisar que existe algum exagero no zelo sobre egrégoras. Tem gente que proíbe os alunos e membros do grupo de lerem livros ou de assistirem palestras e vídeos sobre assuntos correlatos mas de outras linhas e correntes. Isso não é problemático. O conflito de egrégoras só ocorre quando você vivencia aqueles conhecimentos. Se eu, um taoísta, assistir uma palestra sobre Magia Negra Satanista do 5º Grau, não terei qualquer problema. Mas para eu me unir ao grupo e passar a praticar seus ensinamentos, precisaria deixar completamente o Taoismo primeiro. Você tem sempre um eixo ao redor do qual gira sua vida e não pode haver dois eixos. Às vezes dois ou mais eixos giram na mesma posição, como é o caso do Taoismo e da Umbanda. Aí não há problema.

  2. no terreiro que eu frequento, eles apontam o “Orientalismo” como uma das vertentes do sincretismo da umbanda!

    1. Não deixam de estar certos, a entidade Ogum Mallet, que Zélio de Morais incorporava era um Malaio, de enorme sabedoria, principalmente na quebra de demandas. A parte oriental é bem presente na umbanda sim, apesar de alguns terreiros terem “esquecido” disso.

      abs

  3. Que interessante a relação que você fez, nunca imaginaria isto.. Me trouxe muita luz!!!
    [2]
    Vivendo e aprendendo!! Eu confesso que eu,sozinha,NUNCA correlacionaria estes 2 assuntos. Excelente!!! Parabéns!

  4. Pq choque de egregora é danoso ? Isso é obrigatório ?

    Eu acho que não, mas gostaria de saber por motivos pessoais e de estudo. Obrigado

    @MDD – Faz uma experiencia e depois vem relatar para gente se existe ou não choque de egrégora. No proximo jogo de Corinthians e Palmeiras voce veste uma camisa do corinthians debaixo da do palmeiras, vai no meio da torcida do palmeiras e, quando o corinthians fizer um gol, voce arranca a camisa do palmeiras e grita GOOOOOOOOLLLLLLLL e vê se existe choque de egrégoras.

    1. danilo, se não existissem choques de egrégoras, não leríamos notícias de evangélicos revoltados com o ensino de religiões afro-descendentes nas aulas de História e de História da Arte…. fora quebrar Centros Espíritas. (literalmente)

      E esse exemplo e o que o Marcelo acaba de te dar são apenas um dos milhões de exemplos pelo mundo afora.

  5. Fiquei feliz com os comentários e tudo farei para responder a qualquer tipo de questão sobre o Taoismo. Essa relação com a Umbanda é fruto de vários anos de estudo e ainda não acabou. Passei dois anos estudando a Umbanda e agora estou em contato com pesquisadores e sacerdotes do Sudeste da Ásia para amarrarmos melhor o lado taoísta. Talvez no ano que vem já poderei publicar um livro sobre esse estudo. Enquanto isso vou ficar soltando sempre algumas informações interessantes para vocês. Saúde e longevidade!

  6. Parabéns pelo texto Gilberto !

    Eu e minha esposa já fomos católicos, mas como faltava algo nos convertemos ao cristianismo (us crentes), foi um tempo de muitos aprendizados e bençãos, tempo de ajudarmos e sermos ajudados, e aprendemos uma ótima lição também: de como não tratar as pessoas… Mas muito me incomoda várias coisas que acontecem dentro das igrejas… enfim… amém por esse tempo.

    Tudo isso é só para falar que resolvi conhecer mais sobre a umbanda, imagina um ex-crente indo pro terreiro… kkk

    Mas o que tenho a dizer é: Quando fui visitar o primeiro centro, parecia que estava em casa, em um lugar que jamais havia ido mas parecia que nunca havia saído de lá.

    A Umbanda vem abrindo nossas mentes, coisas novas, estudos, respeito pelas outras religiões, prestar mais atenção na natureza, a caridade e tudo o que forma esse mundo mágico, que é muito complexo e ao mesmo tempo tão simples… só praticar a caridade, sempre respeitando tudo e todos.

    A Umbanda é linda, pura, verdadeira e caritativa (lógico que existem centros e centros, com os maus fazendo com que a mesma seja degradada)

    E quebrei a cara com meus preconceitos, jamais julguem aquilo que não conheçam !!!

    Paz.

  7. Gostei muito do texto. Desde o Caboclo Mirim e depois o Mestre W.W. da Matta e Silva, como atualmente Ramatis, Pai Rubens Saraceni, Alexandre Cumino, Roger Feraudy (saudoso), Mirian de Oxala, Claudio Zeus, Rivas Neto e outros, ficamos sabendo que a Umbanda e universalista por exelencia,tendo atraido tudo o que e evolucionario, e possui grandes ensinamentos esotericos que se pode confirmar nas Verdadeiras Tradicoes Iniciaticas.
    Contudo, e sempre motivo de alegria vermos novas analogias, principalmente tao bem feita e principalmente em comparacao com uma Linha Tradicional realmente tao parecida em varios aspectos com a Umbanda Sagrada.
    Sarava Frater Gilberto Antonio.

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