Principal feriado da Irlanda, o dia 17 de março é muito importante para os irlandeses e sua rica cultura. Nessa data, é comemorado o St. Patrick’s Day — em homenagem ao santo padroeiro do país. Ele é conhecido por ter levado a religião católica para o local.
A data é uma das mais importantes do ano e se espalhou pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. A comemoração se materializa em uma das Festas mais tradicionais da região, e que atrai, anualmente, milhares de turistas dispostos a entrar no espírito verde.
Por trás de toda essa celebração, existe muita tradição e história. Por isso, preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre o St. Patrick’s Day e aproveitar a data — que também é comemorada no Brasil. Boa leitura.
Quem foi São Patrício?
Existe muita história acerca de Saint Patrick (ou São Patrício, em português). O que se sabe é que ele nasceu na Grã-Bretanha no final do século IV, e até os 16 anos se considerava pagão. Nessa época, foi sequestrado e vendido como escravo para os irlandeses. Acredita-se que tenha falecido no dia 17 de março de 461.
Durante o tempo em que foi escravizado — cerca de 6 anos —, começou a se voltar para Deus. Após conseguir escapar da captura, foi estudar em um mosteiro por 12 anos. Durante essa fase da vida, descobriu que a sua vocação era converter os pagãos irlandeses para o Cristianismo.
St. Patrick foi, então, em diversos mosteiros e obteve sucesso na sua missão. Os Druidas Celtas não gostaram de sua atitude e tentaram prendê-lo várias vezes, mas ele sempre escapou. Depois de passar 30 anos sendo missionário na Irlanda, foi para County Down e lá permaneceu até a sua morte.
A imagem de Patrick não é valorizada apenas pelos detalhes históricos. Seu grande triunfo está em conseguir retornar ao país de origem depois do período de escravidão, com o objetivo de transmitir a mensagem de Deus.
Uma resposta
Incrível como as coisas se propagam, pois os estadunidenses fazem até passeatas (paradas) nesse dia no maior estilo carnaval com todo mundo vestido de verde.