Shavuot (do hebraico:”sete semanas”) é o nome da festa judaica também conhecida como Festa das Colheitas ou Festa das Prímicias, celebrado no quinquagésimo dia do Sefirat Haômer. Devido a esta contagem, a festa é também chamada de Pentecostes.
Origem
O caráter festivo mais antigo de Shavuot é o de festa campestre.
No mês de Sivan (pelo calendário judaico) terminava a colheita de cereais e assim, dos próprios produtos que graças à proteção divina puderam ser extraídos do solo eram separadas as primícias como oferendas.
Nenhum cereal da nova colheita podia ser utilizava antes de 6 de Sivan (calendário judaico), data em que esse sacrifício se tornava efetivo. Por isso Shavuot se chama também Chag HaBicurím, festa das primícias (primeiras colheitas).
Nos tempos do Templo, Shavuot assim como Pessach e Sucot se caracterizavam pelas peregrinações. Grandes grupos de agricultores afluíam de todas as províncias, e o país adquiria um aspecto animado e pitoresco.
Os peregrinos marchavam para Jerusalém, acompanhados durante todo o trajeto pelos alegres sons das flautas. Em cestos decorados com fitas e flores, cada qual conduzia sua oferenda: primícias do trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e mel, produtos que davam renome ao solo da Terra de Israel.
Chegados à Cidade Santa eram acolhidos com cânticos de boas vindas e penetravam no Templo, onde faziam a entrega de seus cestos ao sacerdote. A cerimônia se completava com hinos, toques de harpas e outros instrumentos musicais.
Daí evoluiu para uma festa caseira, com grande fartura de alimentos, com o intuito de comemorar uma boa colheita. O Shavuot, também celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C. Nessa época ocorreu a libertação do povo judeu. Nessa época a Torá foi revelada aos Judeus.
Hoje é um dia de comemoração: jantar fora, comprar um livro que estava querendo, se dar um presente em lembrança ao período que acabamos de passar.
Respostas de 13
Frequentei com meus pais, uma igreja evangélica que tinha raizes judaicas (miscelância maluca, mas existe). Então era comemorado o dia de Pentecostes. Foi num dia como este que consegui entrar em estado alterado de consciencia pela primeira vez. Tinha 10 anos. Estava ajoelhado com a testa encostada no chão, com os olhos da mente vi alguem vindo em minha direção e um toque na minha cabeça… lembro-me de bater a testa no chão por algumas vezes.. Quando sai do extase, estava com a testa toda inchada mas sem dor nenhuma, como se não houvesse acontecido nada… Foi então que comecei a perceber que existia algo além do plano físico. Foi loucura, mas aprendi algumas coisas com isso.
Parabéns a todos nós que completamos com sucesso mais uma Contagem.
Este foi meu segundo ano, ja é recomendável fazer a versão Plus o ano que vêm?
@MDD – sim. Parabéns a voce e a todos que completaram o Sefirat. Ainda esta semana trarei mais boas notícias aqui no blog.
Marcelo, a maioria dos rituais que você explica aqui é sempre para celebrar ou agradecer a boas colheitas, a fartura, a boa sorte, etc. Sempre tem alguma relação com a agricultura ou natureza.
Hoje em dia esses rituais também são feitos para a mesma coisa? Pergunto isso porque, por exemplo, a agricultura hoje em dia evoluiu muito com essas sementes transgenicas e todos os defensivos agricolas. Com isso teoricamente a pessoa consegue uma boa colheita.
Ou também eles são utilizados nas grandes empresas ao fechar um contrato ou iniciar um novo projeto?
Abraço.
@MDD – Se voce acha de verdade que estou falando de fazendas, então você não entendeu nada do que eu escrevi nos últimos 2 anos… Os sabbats não se tratam apenas de plantas ou grãos, elas representam os ciclos dentro da vida das pessoas em todas as esferas.
Mayhen ?
ops… errei.. dei de presente um livro para um amigo… era para eu me presentear?… ops!
Engraçado, sem saber sobre o Shavout, acabei realizando o quê o senhor recomendou no post.
Santa sincronicidade; ou não.
Por que existe uma semana de diferença entre o shavout e o pentecostes da ICAR?
Tio, queres te divertir? assiste o superpop de hoje…pastores evangélicos homossexuais Vs resto dos pastores…olha…juntando o conhecimento que adquiri aqui, da pra rir alto com o programa…
Grande Abraço.
Hoje teve fartura aqui em casa, mesmo não podendo jantar fora uma pequena comemoração foi feita aqui. Engraçado que o pessoal aqui não tem ciência do Ômer, mas participou da mesma maneira.
Sobre o presente, estou ponderando em pegar a versão definitiva do Sandman que saiu esses tempos atrás, seria um belo presente…
Depois de 49 dias de meditação e introspecção, a comemoração, a hora de ‘colher os frutos’ !
Reli todas as minhas anotações, confeccionei um sigilo pra representar tudo isso e fui pro O’Malley’s comer e beber minhas coisas favoritas! ;D
Parabéns a todos que estão no caminho do auto-desenvolvimento, e uma feliz colheita!
não é o tópico pra isso, mas o que de útil um estudante de ocultismo deve fazer no dia do aniversário??
Obrigado Ir.’.
…por ter me mostrado mais uma ferramento de desbaste da Ocultum Lapidem. Tive transformações internas ( e externas) muito proveitosas. Do caos veio a ordem e para o caos voltou, porém, minha percepção desse fluxo está bem mais apurada.
Eu vos agradeço pelo Projeto Mayhem, pela gama de conhecimentos ali contidos e ver muitos irmãos e irmãs esforçando-se na maioria das vezes para trazer respostas ou , como de costume, perguntas mais elaboradas. As tardes reptilianas no chat foram proveitosas ( pode acreditar, existe mais trigo do que joio !!) pelas excentricidades das experiências relatadas e pela liberdade de pensamento que os membros tem ao abordar qualquer assunto.
Parabéns e obrigado!
TFA
Se fosse possível, eu gostaria quem você fizesse um post sobre o livro de enoch. Obrigada pela atenção.
Um dia de comemoração! Espero conseguir comemorar da melhor forma possível esse dia, apesar de sem condição financeira pra me presentar no momento. Mas em breve isso vai estar mudando (já começou, inclusive).