Séries de TV Ocultistas – Parte 1/3

Esse post não pretende esgotar todas as séries de TV que têm como tema principal o ocultismo. É apenas uma lista com algumas séries interessantes sobre o tema. Lembre-se que ainda haverão dois posts com mais 14 séries! Sugestões de séries são bem vindas nos comentários.

1- Supernatural

Essa é um clássico. Com uma série de elementos de magia ocidental a série conta a história de dois irmãos que caçam seres fantásticos, desde espíritos até anjos caídos. A série é bem fidedigna em alguns aspectos do ocultismo, e contém MUITAS referências interessantes, por exemplo, o nome de um famoso demônio é Crowley, uma analogia direta ao famoso ocultista inglês Aleister Crowley. A série contém 11 temporadas e você o pode assistir as 9 primeiras no Netflix! Trailer Season 1.

2 – Constantine

Baseada no HQ “Hellblazer” criada por Alan Moore (V de Vingança e Watchmen), a série conta a história do personagem homônimo John Constantine, um detetive bruxo e demonólogo (especialista em demônios) que se coloca em diversas situações com criaturas sobrenaturais até descobrir que o fim está próximo. A série é bem fraquinha e por isso não foi renovada para um segunda temporada. Para os fãs do personagem, sugiro assistir o filme de 2005 ‘Constantine’ com Keanu Reeves e/ou ler os quadrinhos. Trailer Season 1.

3 – American Horror Story

Esta série que estreou em 2011 tem até hoje 5 temporadas, cada uma independente de si. A primeira temporada, chamada de ‘Murder House’, conta a história de uma família que se muda para uma casa mal assombrada. A segunda temporada, ‘Asylum’, mostra a realidade de um hospital psiquiátrico bastante macabro, com direito à exorcismos e abduções alienígenas. A terceira temporada, e minha favorita, chama-se ‘Coven’ e conta a história de dois grupos de bruxas de New Orleans, um típico ocidental, de chapeuzinho preto pontudo e outro afro, com elementos voodoo. A quarta temporada ‘Freak Show’ mostra o cotidiano de um circo de aberrações. A quinta e última temporada, intitulada ‘Hotel’, mostra um hotel tão bizarro que chama atenção de detetives que começam a investigar o local. As três primeiras temporadas estão disponíveis no Netflix. Trailer Season 1.

4 – Penny Dreadful

Muitos não sabem, mas o nome da série é uma referência a jornaizinhos de terror que eram vendidos na Inglaterra em meados do século XIX, e custavam um centavo, por isso ‘Penny’ (centavo) e Dreadful (terrível). A história mistura uma série de personagens famosos ocultistas: Van Helsing, Lobisomem, Drácula, Frankenstein, Dorian Gray e Jack, o Estripador. O elenco lembra bastante “A Liga Extraordinária”, também de Alan Morre. A terceira temporada estréia em maio, e você pode assistir a primeira temporada no Netflix. Trailer Season 1.

5 – Grimm

Os famosos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm) entraram para a história quando compilaram, no Século XVIII, as mais famosas fábulas e cânticos europeus de sua época. Histórias de bruxas e a clássica Chapeuzinho Vermelho e Bela Adormecida são alguns dos contos compilados pelos irmãos, geralmente em tons mais macabros do que estamos acostumados atualmente. Está série conta a história do detetive Nick, que se descobre descendente de uma antiga sociedade secreta que caça seres fantásticos, e a partir daí, sua vida muda com a presença constante de seres até então fantásticos. A série têm 4 temporadas completas, e a quinta estréia em fevereiro. Trailer Season 1.

6 – Carnivále

Não é uma série muito conhecida, mas esta produção da HBO mistura elementos da teologia Cristã, com Gnosticismo e Maçonaria, enfatizando os Cavaleiros Templários. O enredo conta duas histórias paralelas que aos poucos vão se entrelaçando: um jovem com poderes e premonições, e um pregador metodista. Ambos os personagens compartilham sonhos, e ao desenrolar da história, descobre-se que apesar de diferentes, os personagens têm muito em comum. Trailer Season 1.

7 – Medium

Allison DuBois é uma médium Americana que ajudou a polícia em diversas investigações criminais com uma taxa de sucesso, no mínimo, interessante. Foi estudada durante quatro anos, principalmente por Gary Schwartz, PhD. e professor de psiquiatria e psicologia, atualmente na Universidade do Arizona. O professor afirma que Allison realmente tem poderes sobrenaturais e, apesar de críticas científicas pesadas acerca de seus pressupostos e metodologias, tem uma série de trabalhos publicados no tema de Parapsicologia. A série Medium, lançada em 2005 e encerrada em 2011, contém 7 temporadas e conta a história de Allison e suas investigações criminais. O tom da série é bastante Kardecista, espíritos desencarnados que precisam de ajuda e/ou ajudam a encontrar seus assassinos. Trailer Season 1.

Lembrando que não existe de maneira alguma uma hierarquia na escolha das séries ocultistas! Espero que tenham gostado e até o segundo post!

Se você se interessa por Alquimia, inscreva-se no curso ‘Transmutações’ que começa dia 02/04 em São Paulo. As vagas já estão acabando (existem mais 4 vagas para ser exato). Convide um amigo e ganhe 20% de desconto! Para maiores informações, acesse:
http://goo.gl/forms/ARHqzMhzQ9

Ricardo Assarice é Psicólogo, Reikiano, Mestrando em Ciências da Religião e Escritor. Para mais artigos, informações e eventos sobre psicologia e espiritualidade acesse www.antharez.com.br ou envie um e-mail para contato@antharez.com.br

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 12

  1. Carnivale é uma das melhores series sobre o tema que eu ja vi…uma pena que só foi produzida até a segunda temporada.

  2. Ótimo post! Só uma correção: A hq hellblazer n foi exatamente criada pelo alan morre, ele criou o personagem, e como o personagem fez sucesso, ele teve a idéia de criar uma hq, mas quem ele encarregou desse trabalho foi jamie delano, roteirista da primeira edição de hellblazer. Pra mim, essa é a melhor hq que existe 🙂

  3. Constantine com Keanu Reeves é sacanagem….o seriado ñ pode ser melhor por varios motivos, mas definitivamente tem mais a “vibe” dos quadrinhos… Infelizmente foi cancelada, e muita gente implorou por uma segunda temporada…é uma pena…
    Sense8 é muito bom mesmo!

    1. Concordo com os comentários sobre Constantine. É uma HQ excelente, o problema é que ela é tão pesada que não dá pra transportar pro cinema ou TV da forma correta, seria bem mais pesado que Justiceiro War Zone, Dredd ou Deadpool, não no tocante à violênca física, mas nos temas adultos em geral, quem não conhece a HQ teria náusea.

  4. Lost tem MUITAS referências pesadas a partir da quarta temporada… Linhas de ley, rituais egípcios, etc.

  5. Não sei se o autor da série ou os irmão Grimm pensaram em algo assim, mas na série Grimm esses seres que são geralmente animais que as pessoas se transformam podem
    representar características humanas, por exemplo nas histórias a raposa sempre é malandra, na série o fuchsbau Freddy vendia órgãos, sangue, drogas, ele representaria
    os aspectos inferiores da raposa enquanto a irmã dele Rosalee se regenerou e passou a usar os conhecimentos de química e anatomia para ajudar outros wesens mostrando
    as características superiores da raposa. Na vida real poderíamos encontrar características desses seres nas pessoas.

  6. De todas citadas e das quais assisti, entre Medium, Sobrenatural e American Horror Story são muito boas. O problema da primeira série que citei é que ela tem aquela fórmula enjoativa para cada capítulo, então aos poucos vai ficando chato e não surpreendente. Sobrenatural eu vi até a 4° temporada, e até lá era muito boa, mas hoje o pessoal diz que não anda mais aquelas coisas. E última série das 3 que falei, é nota 1000 em muitos sentidos. Boa mesmo, mas Breaking Bad, que não tem nada a ver com o assunto, ganha tranquilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas