Com o projeto do livro de Kabbalah Hermética chegando em sua reta final, sinto que também está na hora de dar um passo adiante com o Blog também. Nestes últimos 9 meses eu estive bastante ausente em termos de escrever textos de ensinamentos aqui, embora, na verdade, estava extremamente ocupado escrevendo textos de ensinamentos para o Livro! Depois de mais de 8 anos publicando textos sobre praticamente TUDO o que se pode imaginar dentro do Hermetismo, Alquimia, Maçonaria, Umbanda, Rosacruz e trocentos outros assuntos, chega uma hora que a maioria das perguntas do tipo “onde eu acho algo sobre X?” já foi respondido em algum post dentro dos 3.000 publicados.
Então, vou tentar uma nova fórmula que acho que deve ser bacana e, ao mesmo tempo, me forçará a escrever novamente com constância. Usar o Blog como “Blog”, contando causos, debatendo sobre assuntos aleatórios relacionados ao Hermetismo, Cultura Pop, resenha de filmes que tenham assuntos iniciáticos e coisas assim… e vocês me ajudam sugerindo tópicos nos comentários ou nas postagens do Facebook.
Hoje vou falar um pouco sobre um tema que bombou na lista de debates do facebook: Afinal, o TdC está caminhando para se tornar uma Sociedade Secreta?
A Resposta mais honesta seria: Talvez sim. Mas não do jeito que você imagina.
A verdade é que existem inúmeros Círculos de Compreensão dentro do Hermetismo e que de uma certa maneira, eu preciso ser capaz de conversar com cada um destes Círculos de maneira diferente. Geralmente, quanto maior o Círculo, mais leigas são as pessoas e mais diluída precisa ser a mensagem, senão a quantidade de chorume ignorante que vai chover sobre os textos nos comentários não está no gibi. Comecemos com dois exemplos bons:
Eu, novinho, no Superpop falando de RPG e Illuminatis
O Mundo profano
1 – Quando eu vou em algum programa tipo “Superpop”, sempre aparece algum idiota para xingar “Ah, mas olha lá o deldebbio no Superpop! Nenhum mago sério toparia ir naquele programa que só tem abobrinha”… o que é de certa maneira um espelho do próprio preconceito e arrogância de quem diz esse tipo de coisa. Programas populares de auditório escolhem pautas XYZ por causa da popularidade, depois buscam no google se tem algum expert para falar sobre aquilo. Se o cara diz “não”, eles ligam pro próximo, e pro próximo, e pro próximo, ATÉ ALGUÉM ACEITAR. Muitos idiotas da net acham que bastaria falar “não” que o programa não aconteceria e que poderíamos escapar desta exposição, mas simplesmente não é verdade. Então eu prefiro mil vezes ir em um programa do Superpop, ou Regina Casé, ou Faustão ou o que seja para falar sobre Hermetismo do que deixar que eles escolham algum tosco fantasiado de dr. Estranho ou Constantine pra falar besteiras. Eu sei que eu me garanto e que, em vinte anos de entrevistas, já tenho tarimba para sacanear quem acha que vai nos sacanear. E cada programa destes atinge 400.000 famílias (é gente pra caramba!) e, se eu articular direito e levantar a curiosidade da maneira certa, aqueles que tem um QI maior que o de um funkeiro vão buscar algo no Google… e não são poucos! Lembro que da última vez que fui no Superpop, fui reconhecido até por caixa de supermercado uma semana depois do programa! É uma chance de ouro de defender o hermetismo nas grandes massas.
2 – Quando eu escrevo ou publico algo no mundo geek/nerd, geralmente entrevistas relacionadas com RPG ou cinema, procuro ficar mais nos assuntos de mitologia, ou utilizar elementos da magia dos universos de fantasia para trazer aqueles com QI maior que o de um orc para dentro do blog. Apesar de ser um círculo mais fechado, ainda tem muito retardado com o ego de crianças de 12 anos no meio Rpgístico e que se melindra com qualquer coisa, ainda mais nestes tempos pós-modernxs. Ao longo de quase 20 anos, jogos como Arkanun, Trevas, Anjos e Demônios atraíram muita gente para o hermetismo. Pessoas que começaram a jogar com 10-15 anos e que hoje possuem 35-40 anos, já estão em ordens iniciáticas e/ou estudando.
Estes são os exemplos mais distantes das cascas da cebola, públicos onde a imensa maioria é composta de leigos, palpiteiros e “achadores” de egos imensos, mas é a primeira filtragem. Em seguida, temos o próprio Blog do TdC, que começou como uma Coluna no site Sedentário e Hiperativo (uns 8 anos atrás, hoje o foco do site são vídeos e memes). Nos tempos do Sedentário cada postagem na Coluna chegava a 40.000 visualizações, o que ainda é um número gigantesco, porém mais afinado com a egrégora.
Podcasts e Entrevistas
Outro método excelente de abrir as portas aos buscadores é através de entrevistas e bate-papos em podcasts, sites e youtubers. Um vídeo como a palestra sobre A Kabbalah e os Deuses de Todas as religiões já foi visto mais de 80 mil vezes. Aqui tem uma lista com as melhores. Fora os excelentes podcasts do Mundo Freak e do Descontrole (aliás, fica o convite: se você possui um podcast sobre qualquer assunto que seja e quiser bater papo comigo, é só me mandar um email ou mensagem no Facebook e marcamos). Estas conversas atingem públicos às vezes muito diversos do habitual e serve como porta de entrada para os textos do site. Acho que os livros e textos em PDF (especialmente o “Grande Computador Celeste” também ajudaram muita gente a chegar até as portas do Labirinto).
No TdC ocorre o que gosto de chamar de “Porta de Entrada”. São cerca de 10 mil visitantes por dia, cerca de 7 mil no post principal e 3 mil espalhados pelo que chamamos de “cauda longa”, que é movimentado principalmente pelos Sites de Busca e pelo alto Pagerank do TdC. Por ter material original e bem cotado, o Blog está sempre entre os primeiros sites (tirando os patrocinados e os esquisotéricos de portais gigantescos) e conseguimos manter um bom diálogo com a galera e começar a redirecioná-los para círculos mais específicos…
Os Primeiros Círculos costumam ser os Grupos de Hermetismo no Facebook, antigamente (em tempos de Orkut) tínhamos o Projeto Mayhem, mas com o tempo, a praticidade do Facebook fez com que o pessoal naturalmente migrasse de uma plataforma para outra. Nossos grupos de Facebook são moderados e bem cuidados. Não permitimos fakes nem trolls e qualquer problema com babacas gera advertência e banimento. Assim, conseguimos manter a qualidade mesmo dentro de um dos maiores grupos do Facebook do tema. E dentro destes Grupos, temos grupos menores relacionados à Kabbalah, Astrologia Hermética, Runas, Tarot e outros assuntos. Grupos mais fechados e mais selecionados, porque o nível dos debates também é mais complexo. Nestes grupos chegamos a 300, 400 pessoas no máximo.
Finalmente, temos nossos próprios grupos de estudo, em especial o Arcanum Arcanorum, patrocinado pela Loja Maçônica de mesmo nome, onde você pode estudar sozinho e fazer os exercícios práticos em casa. São Monografias e relatórios, cada lição resolvida abre as portas para a próxima Monografia… Apesar de parecer simples e mais de 8 mil pessoas já terem pedido para entrar, menos de 10% sequer consegue chegar ao grau de Probacionista, onde a jornada começa. Aqui já temos uma Egrégora bem forte protegendo aqueles que resolveram se dedicar ao estudo da Alquimia, Hermetismo e busca pela Verdadeira Vontade.
Nesta caminhada, temos cursos presenciais de Hermetismo e, para os que não possuem finais de semana livre ou tempo disponível ou moram longe de São Paulo, estruturamos os Cursos de Hermetismo À Distância no Excelente site da Daemon Editora. o Conteúdo é rigorosamente o mesmo dos cursos presenciais e faço acompanhamento com apostilas e plantão de dúvidas. Aos poucos, fazemos o que está ao nosso alcance para ajudar, mas a Caminhada até o Santo Graal deve ser feita pelo Buscador.
Então, a conclusão é que depois de 22 milhões de pessoas visitando nosso site ao longo de 8 anos, cada uma destas pessoas ultrapassou o que conseguiu do próprio abismo. Muitas abriram, leram e entenderam tudo ao contrário e vão sair falando merda; muitas leram alguma coisa, mataram a curiosidade e retornaram às suas vidas; muitas leram alguns posts, até gostaram do que viram mas ficaram com preguiça de continuar e retornaram para as vidas normais; outros começaram a estudar alguma coisa; outros resolveram aprofundar os estudos; alguns entraram em ordens iniciáticas (muitas e muitas e muitas diferentes para poder citá-las todas aqui) e uma parte realmente avançou dentro destas ordens. Hoje tenho a felicidade de encontrar leitores do Arkanun/Trevas entre médicos, advogados, engenheiros, artistas, administradores; temos amigos dentro dos maiores graus de todas as Ordens no Brasil e em vários outros países…
O que nos leva à resposta do título: SIM, praticamente somos uma Ordem Secreta enraizada dentro da Cultura Pop, das Ordens Iniciáticas e de profissionais que estão no caminho para se tornarem os melhores profissionais que puderem ser. O quanto você pretende avançar na Árvore da Vida só depende de você!
Certo homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes.
Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo 30, 60 e até mesmo 100 vezes mais do que tinha sido plantado. Quem pode ouvir, ouça.
– Matheus, 13
Respostas de 21
Conheci o blog há cinco anos, quando tive contato com o Mayhem project por meio de um amigo ocultista. Desde então, algumas vezes com certa frequência e outras vezes nem tanta, venho acompanhando, e tem trazido muitas respostas (obviamente, pra casa resposta, abrem-se umas três perguntas), mas tenho evoluído muito. Além disso, a linguagem do Marcelo irreverente foi mais palatável pra mim no começo, do que se eu iniciasse direto com Levi ou Crowley. Enfim, se decidir torná-la secreta, me passa a senha. 🙂 Abraços. Parabéns ao blog.
Del Debbio, parabéns pelo trabalho. Acompanho tudo desde o início, uns periodos com mais afinco que outros, mas sempre interessado. Cada um ao seu tempo e ritmo…
Seria legal se no meio dos causos vc colocasse algumas histórias pessoais. Um dos textos que tenho mais vividos na lembrança foi qdo contou sobre seu incidente na marginal, seu amigo policial, etc. Acho que trazer um pouco disso ajuda a relacionar o trabalho com o nosso próprio caminho. Abs e sucesso!
@MDD – Eu sinto que 95% da parte teorica basica e necessária já foi publicada aqui no Blog. Quero começar a escrever sobre causos e histórias pessoais agora, e nos intervalos vou mostrando a aplicação prática destes conhecimentos.
Adorei essa futura nova fase. Assim poderemos contextualizar e vivenciar os ensinamentos com muito mais facilidade!
Também acompanho desde o Sedentário de Hiperativo, e acho muito interessante ouvir relatos pessoais. Fantástica a idéia de expor suas experiências.
Que seu trabalho possa gerar cada vez mais frutos e tocar a consciencia de cada vez mais pessoas, muitas bençãos, que continue sempre crescendo.
Ótimo texto! Eu sou leitor desde a coluna do Sedentário, no meio de 2008. Já fiz 2 cursos com o Marcelo, o de astrologia e o de tarot, fui em palestras em ordens como a Maçonaria e a Teosofia. Comecei a frequentar a umbanda e o espiritismo regularmente. Conheci pessoas, tentei montar um grupo do CALEN em 2011 e 2012. Li alguns livros sobre hermetismo e assuntos relacionados como os editados pela Madras. Graças ao TDC, eu aprendi muita coisa. Obrigado por tudo.
P.S.1 : Sinto saudades dos textos históricos como os dos templários e os de causos como o último da geladeira.
P.S.2: Depois de algum tempo lendo o TDC eu percebi que eu já conhecia o Marcelo do site Sobrecarga e lembro do texto dele sobre o jogo GTA San Andreas e do texto sobre a religião do Monstro Espaguete Voador.
Hoje realmente me emocionei ao abrir o Blog e me deparar com este texto.
Não sei exatamente quanto tempo faz que entrei no Blog pela primeira vez,mas certamente já deve fazer alguns anos. E certamente sou uma pessoa diferente de quando entrei.
Mais do que fonte de busca de conhecimento o Blog foi para mim um grande agente contra o medo. Educada em uma família católica, recém descobrindo o Espiritismo de Allan Kardec, na minha mente tudo que era Ocultismo era “do mal”. Mas aos poucos fui lendo os artigos, o Grande Computador Celeste e lentamente os caminhos foram se abrindo de uma forma muito libertadora.
Sei que existe um gigantesco caminho pela frente,onde eu estou apenas engatinhamdo, mas apenas descobrir conceitos como o de Verdadeira Vontade e Sincronicidade já é maravilhoso e dá forças.
Só tenho realmente muito a agradecer ao Marcelo e todos os colunistas do blog por possibilitarem o inicio dessa nova jornada.
Aguardo ansioda os próximos posts!
Eu considero o curso de Kabbalah que fiz no carnaval de 2015 como um ponto de virada na minha vida. Sou muito grata a você, de verdade! 🙂
Vou voltar pra caminhada…em silêncio e paciente!
Paz profunda Marcelo!
Me identifico muito com o comentário da Daniele. Depois de ficar 8 anos preso numa ilusão profunda e sem crer em nada, comecei a estudar sobre espiritismo e dali em diante portas foram se abrindo. Já tentei engolir todo o conhecimento de uma vez só, já quase voltei a minha vida profana, já pensei que ocultismo era coisa do mal e graças ao Tdc estou abrindo mais os limites de minha ignorância.
Tudo ao seu tempo, flexões de braço só começarão a dar resultado depois que você praticar por um bom tempo e sem arrumar desculpas de não fazer e ficar vendo tv.
Obrigado a todos os colaboradores do site por semear o conhecimento.
Isso me lembrou a frase do caboclo das 7 encruzilhadas, já que ontem era o aniversário da umbanda
““com os mais sábios aprenderemos, aos menos sábios ensinaremos, e a nenhum renegaremos”
Olá Marcelo! Tenho interesse em cursos presenciais, por favor como ou onde obtenho informações. Outra dúvida vc sugere que eu compre o ultimo trabalho sobre kabalahh antes de fazer o curso, ou seja, o livro demanda algum conhecimento para interpretacao ou mesmo um leigo consegue!? Abraço e parabéns.
Sou muito grato a você Marcelo pois como a grande maioria que irá comentar aqui, eu também fui muito bem direcionado enquanto descobria e ainda caminhando pelo labirinto. O blog é uma fonte maravilhosa de informações, para mim ele representa a luz da lanterna que O Eremita carrega enquanto caminha pela escuridão da ignorância. Li em um material hermetista que há uma força que age a todo instante para manter o silencio entre a humanidade sobre a verdadeira realidade das coisas (obscurantismo), e como tudo tem dois polos o Tdc está aqui para equilibrar um pouco as coisas.
Acredito que seria interessante abordar referências ocultistas que aparecem em músicas, como o artigo que você fez falando de Stairway to Heaven (eu mesmo só conheci o blog devido a esse artigo). Abordar coisas/acontecimentos que experienciamos no dia-a-dia. Aquele artigo sobre a Kabbalah e os boardgames me agradou bastante também. Explorar mais a jornada do herói em diferentes obras… Bem, penso que isso pode abrir portas para muita gente. Fazer as pessoas verem que o que é escrito aqui no blog está presente em coisas que consideramos banais, cotidianas, que não possuem (aparentemente) uma grande importância.
Olá!
Sou como a Daniele. Criado em um lar católico (embora tenha puxado ao meu pai, que muito raramente frequenta a igreja), cresci sentindo medo. Você deixa de praticar o mal, mas não pensando em não prejudicar os outros, ou para evitar consequências na sua vida, mas simplesmente por medo de ir ao inferno.
Mas sempre fui muito curioso, pesquisava sobre diferentes religiões. Conheci o TdC faz alguns anos (uns 3 ou 4), quando pesquisei na net algo sobre “Jesus histórico” e acabei encontrando um dos primeiros textos do blog, se não me engano “Bota o Natal na conta do Papa”. Li vários textos, que, além de me ensinarem muitas coisas novas, serviram para derrubar o preconceito que eu tinha com umbanda, candomblé e com o próprio espiritismo.
Cheguei a solicitar e receber a primeira monografia do A.A., no entanto nunca enviei de volta. Sim, tenho preguiça, tenho que reconhecer isso, mas talvez mesmo essa preguiça seja uma forma de eu amadurecer, adquirir mais conhecimentos, para então poder encarar o desafio com maior bagagem. Vide o texto do Marcelo sobre a geladeira, exemplificando que alguns contratempos e obstáculos ocorrem para que depois tudo aconteça no momento exato. Ou talvez seja só uma desculpa esfarrapada mesmo 🙂
De toda forma, a leitura do blog – e de tantos outros textos e blogs pela internet afora – serviu para eu ter MENOS preconceito com as religiões alheias (pois eu continuo tendo, especialmente com alguns neo-pentecostais). E também para (tentar) me colocar no lugar do outro, pois não existe apenas uma realidade, mas todos vivem as suas realidades, como círculos que vão se sobrepondo.
Resta agradecer ao Marcelo e aos demais colunistas por disporem do seu tempo para compartilhar o conhecimento.
Muito obrigado!
Sucesso é a única possibilidade!
O tempo passa… já faz muitos anos que acompanho desde o sedentário, e fico feliz de fazer parte desta grande egrégora. Grato.
Saudações Marcelo,
Acompanho o site a muitos anos, algo muito próximo dos 8 anos que o site possui.
Você é uma figura incrível Marcelo, verdadeiramente iluminada. Ao longo desses anos já entrei em contato com você diversas vezes por e-mail, solicitei um mapa astral, sua opinião sobre minha afiliação junto a Amorc. E sempre tive resposta da forma mais sincera possível. Apesar de não conhece-lo pessoalmente, é forte o sentimento de gratidão e até mesmo de amizade. Tenho certeza que existem milhares que compartilham desses sentimentos. Agradeço imensamente seu esforço em compartilhar seu conhecimento com todos. E desejo a você todo sucesso, saúde e paz para que possa continuar sua jornada. Todos somos muito beneficiados por isso.
Abraço fraterno!
Ótimo ler esse post!
Quando comecei a ler o TdC, a pouquíssimo tempo (cerca de 1 ano), por insistência de uma pessoa a qual eu não tenho mais contato, mas a agradeço muito por isso, eu já era membro de uma ordem iniciática, continuo sendo, claro. Mas o conhecimento aqui encontrado me ajudou a ter uma percepção mais certa dos ensinamentos e até da própria ritualística da Ordem.
sobre o “segredo”: acredito que ao que se refere ao Ocultismo, nada é secreto, e sim oculto. É aquele velho porém sábio preceito “os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento”. O conhecimento está ali, mas só quem realmente quer e está preparado para tal irá realmente buscar dele. Se as coisas fossem tão escondidas, nunca teria acesso ao Caibalion, tanto por aqui quanto pelo meio físico (acabei encontrando ele em uma biblioteca de um Instituto Federal).
Por fim, só tenho a agradecer a tudo que tem acontecido por ter me facilitado o acesso à todo esse conhecimento desde que eu realmente iniciei os estudos, desde as pessoas que “por acaso” conheci para debater os assuntos, até o grande MDD e esse site.
And, logo estarei adquirindo o livro.
Aproveitando o assunto e a abertura que você deu, bem que você podia contar o caso do cara que você procurou por anos e que sentou do seu lado no avião? Você mencionou em algum post lá no comecinho do TdC, não lembro qual. Me lembrou a Tracy Whitney e o Maximiliam Pierpoint, acho que por isso nunca esqueci rs.
Conheci esse blog quando eu tinha 11 anos. Na época eu era membro de umas comunidades ocultistas do orkut e me mandaram essa coluna, lembro que devorei todas as colunas publicadas em um dia só (umas 6 páginas?). Claro que eu decidi buscar e ampliar meus horizontes e ver o que tinha mais longe, pois lembro bem de pensar o que eu pensava aquela época: “Isso aqui só e a Orla, vá atrás do seu Caminho.” Eu eu fui, estudei, busquei, treinei, pratiquei, escrevi e encontrei (até a onde a maturidade me permitiu).
Hoje em dia eu tenho 19 anos e sou muito grato a toda a egrégora do TDC. Houveram alguns abimos, mas eles foram superados para eu me deparar em outro ainda maior e isso durou até eu parar e perceber a beleza dos fractais e me perguntar afinal das contas: Da onde eu tinha saído, onde eu estava e para onde eu estava indo? Alan Moore me ajudou muito a perceber isso. E sem o TdC (que me abriu as portas a ele) talvez nunca teria tido essa percepção.
Foi um dos 300 honrados em conseguir a primeira safra do Hermetic Kabbalah Tarot e o cheiro de vinho ainda está lá, mais vivo e forte do que nunca.
Acompanho a alguns anos o TdC e sempre é muito esclarecedor a cada pesquisa que faço. Normalmente não me manifesto aqui mas mantenho-me sempre atento ao conteúdo.
Parabéns MDD pelo conteúdo produzido até hoje que tem sido maravilhosamente útil.
Infelizmente devido a diversos problemas pessoais e financeiros não pude ajudar em muitas coisas nos financiamentos mas pretendo poder ajudar em breve.
Sorte e Sucesso Sempre!