CAPÍTULO V – As Sete Duplas
As Sete Duplas (b B Beth, – g G Ghimel – d D Daleth – k CH Caph – p PH Phé – r R Resh – t T Thau – constituem as sílabas: Vida, Paz, Ciência, Riqueza, Graça, Semente, Dominação).
Duplas porque elas são reduzidas, em seus opostos, pela permutação; no lugar da Vida é a Morte, da Paz a Guerra, da Ciência a Ignorância, da Riqueza a Pobreza, da Graça a Abominação, da Semente a Esterilidade, e da Dominação a Escravidão. As sete duplas são opostas aos sete termos: o Oriente, o Ocidente, a Altura, a Profundidade, o Norte, o Sul e o Santo Palácio fixado no centro que tudo sustenta.
Essas sete duplas, ele as esculpe, as grava, as combina e cria com elas os Astros do mundo, os Dias no ano, e as aberturas no Homem, e com elas esculpe sete céus, sete elementos, sete animalidades vazias desde a obra. E é por isso que ele escolheu o Setenário sob o céu.
1. Sete letras duplas, ele as traçou, talhou, misturou, equilibrou e permutou; criou com elas as palavras, os dias e as aberturas.
2. Fez reinar o Beth (b)e lhe colocou uma coroa, e combinou um com outro e criou com ele Saturno no mundo, o Sabat no ano e a boca no homem.
3. Fez reinar o Ghimel (g), colocou-lhe uma coroa e os misturou um com outro, com ele criou Júpiter no mundo, domingo no ano e o olho direito no homem.
… e assim por diante, como se resume no capítulo VII.
Separou as testemunhas e as colocou cada uma à parte, o mundo à parte, o ano à parte e o homem à parte.
Duas letras constroem 2 casas, 3 edificam 6, 4 fazem 24, 5 -> 120, 6 -> 720 e daí em diante o número progride para o indescritível e o inconcebível.
Os astros no mundo são o Sol, Vênus, Mercúrio, Lua, Saturno, Júpiter e Marte. Os dias no ano são os sete dias da criação, e as sete portas do homem são dois olhos, dois ouvidos, dois narinas e uma boca.
Tradução de Papus.
Respostas de 2
formidavel
DD posso fazer meditações diárias com os textos do omer fora da contagem?
@MDD – Pode, ue.