Sefirat ha Omer 2013

Dia 26/Março (Terça-Feira), a partir das 18h começará o Sefirat ha Omer deste ano. Durante 49 dias, Cabalistas de todo o Planeta estarão fazendo exercícios de meditação e autoconhecimento na Árvore da Vida. Neste Post, trarei as instruções para quem quer tentar o desafio este ano.
Para os que já fizeram o Sefirat ha Omer pelo menos uma vez, aqui estão as instruções para o Advanced Sefirat ha Omer conforme prometido.

Desta vez estou avisando com uma semana de antecedência; assim quem não tiver ainda o Sigilo Pessoal e quiser fazer as meditações com velas tem tempo para pedir na Hospitalaria.


Originalmente, a Páscoa judaica era constituída de dois feriados distintos: Chag ha’Pessach, a Festa do cordeiro Pascal, e Chag ha’Matzot, a Festa dos Pães Ázimos, ambos eram observados muito antes das traumáticas experiências dos judeus no Egito.
Nos tempos antigos, quando a maioria dos hebreus vivia no deserto como pastores nômades, as famílias celebravam a chegada da Primavera oferecendo um sacrifício (pessach, o cordeiro pascal). Mais tarde, instituiu-se um outro feriado na Primavera, de caráter agrícola: Chag ha’Matzot, quando os lavradores na Palestina comemoravam o início da colheita de trigo desfazendo-se de toda massa fermentada.

O Sefirat ha Omer é dividido em 7 Semanas, Onde cada uma delas foca os exercícios em uma esfera da Árvore da Vida (Chesed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malkuth), totalizando 49 dias.
Os exercícios de Meditação podem ser feitos durante a noite, em qualquer horário após o pôr do Sol; e os exercícios práticos serão realizados durante o dia seguinte.

Todos os 49 exercícios estarão disponíveis na Wikipedia de Ocultismo e colocarei os links assim que possível. Se é a sua primeira vez fazendo este exercício, não se preocupe muito com detalhes. A única regra é que você não pode falhar nenhum dia com a meditação noturna.

Esqueceu, falhou, não fez = PERDEU.
Os Universo não quer ouvir as patéticas desculpas que o seu ego vai inventar para se justificar.

A razão para isto é simples: Este é um exercício magístico. Ter o controle da sua vida para realizar as 49 meditações faz parte do exercício. Se você não consegue nem controlar a sua vida de modo a ter 10 minutos de um dia para algo que você disse que iria fazer, então significa que você precisa treinar MUITO mais até poder se considerar um ocultista e achar que vai manipular o universo à sua Vontade (Thelema).

O Processo é propositadamente difícil (ou não) justamente para treinar a Vontade do magista. Falhar significa que o mundo ao seu redor ainda manda em você e que seu controle sobre a sua realidade não existe.

Na primeira vez que você fizer, será como tomar a pilula vermelha, ainda mais para quem nunca passou por um exercício de Força de Vontade antes. Você verá efeitos da Sincronicidade, sentirá o que é estar conectado com uma Egrégora e descobrirá coisas sobre você mesmo que talvez nunca tivesse imaginado.

Se for a segunda ou terceira vez que estiver realizando o exercício, você pode fazer a meditação em seu Templo Astral. Compre 50 daquelas velas pequenas (que você encontra em casas de Umbanda ou esquisotéricas) e a cada dia, deixe uma acesa no seu altar pessoal. Se você tiver seu Sigilo Pessoal, consagre todas as velas traçando seu sigilo sobre cada uma delas (ou riscando delicadamente o traço do sigilo na parafina, usando o formato redondo da vela como guia). Faça a meditação no Templo Astral e visualize a chama daquela vela e seus fachos de luz se conectando a todas as outras velas ao redor do Mundo.

Se for possível, fique Vegetariano ou diminua a quantidade de carne nas refeições nestes 49 dias. Você perceberá que todas estas sensações estarão ainda mais intensas, pois terá eliminado energias densas do seu corpo durante o processo.

Aqui está o link para os 49 Exercícios na Wikipedia de Ocultismo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 46

  1. Este treino pode ser feito na sala de casa, por exemplo?
    Pois o meu altar fica no quarto, que divido com minha mãe….

    @MDD – Pode sim. Convide sua mae para as meditaçoes.

  2. deldebbio, ao invés de 49 velas, posso consagrar 7 velas de 7 dias?

    @MDD – Em um ultimo caso, sim.

  3. Marcelo, eu estando fora do país faço às 18h horas daí para acompanhar a egrégora ou posso fazer no meu horário? Observando que nenhuma das duas opções serão problema pra mim.

    @MDD – Faça as 18h do dia 26 do SEU país. Há outros cabalistas fazendo no mundo todo em todos os fusos horários, a egrégora é mantida 24h por dia a partir do começo do processo.

  4. Daemon,
    Dúvida: quem faz o Sephirat ha Ohmer fora do Brasil pode apenas equiparar o horário? Ou o fato de ser feito às 18h faz diferença?
    Quando for dia 26 às 18h no Brasil, aqui onde vivo será dia 27, 6h da manhã.
    Se eu usar o horário local daqui, a que horas faço a meditação e o exercício?

    @MDD – Faça no SEU horario: 18h do dia 26… Seja Japão ou alemanha ou qualquer outro país. Porque há cabalistas no Japão que estarão fazendo junto com você 🙂

  5. Olá Marcelo!

    surgiu uma pequena dúvida…

    Eu devo consagrar as velas no dia 25/03 e começar os exercícios no dia 26/03 ou devo fazer tudo no dia 26/03 (consagração + meditação)?

    @MDD – Faça já antes para ter tudo preparado no dia. Não recomendo deixar as coisas para a ultima hora em magia, é dar brecha para ataques astrais te sacanearem.

  6. Esqueci de perguntar no outro comment rs…

    Os membros do AA devem esperar outra instrução?

    @MDD – Para quem jah entregou a Monografia de Atrio 1, a instruçao ja foi enviada.

  7. Para consagrar as velas farei o seguinte, desenharei meu sigilo pessoal em todas, untarei com óleo, passarei todas, uma a uma na defumação e pedir para a egrégora do ômer consagra-las, esta correto?

    @MDD – Perfeito

  8. cara, parece fácil. 5 minutos por dia, uma leitura e uma prática. mas parece que tudo vai contra. eu que o diga com os meus exercicios do AA, é provação em cima de provação, desde “perder” o seu espaço de estudo até literalmente não ter tempo algum devido Às tarefas profanas.

    mas é isso aí, o dragão né.

    vou tentar o sefirat esse ano.

  9. mais uma coisa.

    freguentei um grupo budista e tem uma meditação beeem parecida, curta e que tem o mesmo tipo de questionamento interior a ser feito.

    tem algo a ver?
    no geral eram 3 minutos de meditação. tem problema fazer o sefirat em mais tempo?

    @MDD – Nenhum problema. Tenha em mente que todas as egregoras de evolucao sao intercambiaveis… se alguem falar que “só a minha esta correta” ou “só pode fazer do jeito X ou Y”, tem de rever os conceitos da pessoa…

  10. No caso de um casal, seria indicado fazer a meditação individual?

    @MDD – Aqui em casa, cada um faz sua meditacao individual e acabamos conversando um pouco em conjunto depois. Mas fique a vontade para fazer como voce achar mais correto.

  11. Olá Marcelo, tudo bem?
    Você colocou o horário de inicio, 18h, mas isso vale até a meia noite ou até as 6h da manhã?
    Falo isso pois eventualmente posso demorar a chegar em casa depois das giras de sábado que começam às 18h… Se tiver de ser antes da meia noite tenho de tomar mais cuidado com o horário.

    @MDD – Ate o nascer do sol.

  12. Oi Marcelo, uma dúvida de principiante…
    Eu ainda não tenho um altar pessoal, pois ainda estou bem no inicio (comecei a mono 02 a pouco), mesmo assim devo ter as 50 velas? as uso apenas para meditar ou deixo cada uma durante toda a noite?
    Obrigado por esse e por toda a ajuda.

    @MDD – Nao precisa ter o altar pessoal para fazer o sefirat com as velas. Recomendo deixar cada vela queimar ate o fim.

  13. Olá Marcelo, eu de novo.

    No post você comentou sobre ser vegetariano, bem, atualmente estou lacto-vegetariano, para obter o máximo de beneficio do exercicio, existe vantagem em tirar leite e derivados da dieta no período?

    Abraços

  14. Para quem pretende fazer a meditação no Templo Astral é preciso verbalizar antes, no plano físico, a contagem do dia correspondente?
    É preciso decorar todas as perguntas da meditação ou apenas os pontos principais?

  15. DD estou com vontade de fazer o pathwork referentes as esferas do dia antes da meditação?
    Ha algum problema? Pois com isso acho que sintonizarei melhor com as esferas!

  16. Na impossibilidade de acender as velas “fisicamente”, poderia visualizar como se estivessem acesas em meu altar no Templo Astral, ou ficaria sem efeito, por não ser o ato “físico” de acender?

    @MDD – Pode.

    1. Brigada pela resposta, Tio. 😉
      Esse ano, o Omer vai ser beeeeeem legal!!
      Que todos tenham muito SUCESSO e VONTADE.

  17. Oi MDD,
    acompanho o blog há pouco mais de 2 meses, estou relendo os posts desde o início, vendo o que me interessa mais, enfim… A pergunta é: durante o Sephirat ha Ohmer, além de evitar carne, deve-se evitar também álcool, cigarro e outras drogas?

    @MDD – Seria bom evitar tudo isso o tempo todo, não apenas no sefirat, ne?

  18. Oil marcelo , tudo bem .?
    É a primeira vez que vou fazer o sefirat,mas ainda nao comecei porque eu nao sabia que ja havia começado, e sera que eu posso comecar hj..?
    Obrigada !

    @MDD – Começa dia 26/03

  19. Graças aos Deuses, irei ao terceiro ano do Omer. Quero tirar algumas dúvidas. No primeiro ano, usei velas esféricas com as cores correspondentes, adquiridas naquela casa de Umbanda ao lado do metrô Liberdade. Lendo um dos coments, você diz que o ideal, seria uma vela para cada dia. Inicialmente, no primeiro ano, fiz com as sete velas esféricas, magnetizando-as e, no último dia de cada sephirat, acendia as mesmas. Há alguma coisa ‘errada’ no método, ou seria melhor fazer com as 50?

    @MDD – O seu método estará mais conectado à egrégora hermetica do que à judaica.

  20. Marcelo, queria fazer uma pergunta que não tem a ver com Sefirat, mas sim com meditação. Espero que possa me responder, só preciso de uma luz … a meditação é uma prática consciente que acessa o inconsciente ou é uma prática unicamente consciente e só acessamos o inconsciente (“naturalmente”) através dos sonhos?

    Pergunto isso pois tenho o costume de fazer uma meditação muito simples com meus alunos, porém indiquei que eles deveriam visualizar um espelho e identificarem o que eles vêem nele. A ideia é a produção da autorretratos pelo viés do simbolismo.

    Isto dando certo, pretendo escrever um pequeno trabalho para apresentar em um seminário para professores de Arte aqui no RJ. E justamente por precisar fundamentar isso, preciso escrever corretamente e não falar besteira ahahaha. Daí a pergunta: a meditação/ visualização consegue alcançar o inconsciente? Meus alunos conseguiram visualizar imagens que não eram o próprio rosto (visto que era um espelho).

    @MDD – A meditação consegue alcançar o subconsciente sim. Às vezes de maneira tão clara quanto os sonhos.

  21. Oi, Marcelo! Beleza?
    É a minha primeira contagem, então acho melhor não me aprofundar em detalhes por enquanto. Mas você mencionou sobre velas, altares e sigilos.
    Como estes funcionam? Eu queria saber como posso construir um altar e como devo construí-lo em meu tempo astral (que até agora só tem uma pequena cozinha, um quarto com escrivaninha e uma prateleira com livros que apareceu lá sem eu mandar. A propósito, o que são estes livros?).
    Obrigado!
    E uma excelente contagem a todos, com muita paz e luz!

    @MDD – http://www.deldebbio.com.br/a-a/

  22. Saudações Frater Marcelo,
    Não sou cabalista, apesar de já algum tempo estudar a tradição, o que tem me auxiliado muito na compreensão de vários aspectos do cosmos. Mas achei muito interessante os exercícios e as meditações propostas. Creio que seja extremamente válido para qualquer buscador participar do Sefirat ha Omer, certo?
    Outra dúvida, não possuo, ainda, meu sigilo pessoal. O mesmo é imprescindível para a consagração e participação? Terá validade minha participação sem este item? Há alguma alternativa?
    Reitero meu profundo carinho e consideração pelo site e sua pessoa. Que creio que para mim assim como muitos tem sido um grande amigo nessa senda que escolhemos.
    Paz Profunda!

    @MDD – Não precisa. O Sigilo é apenas para quem já fez uma ou duas vezes e quer um aprofundamento maior na Egrégora. Se é a sua primeira vez, nem as velas são necessárias…

    1. Obrigado Marcelo, na verdade bastava eu me aprofundar mais nos textos para saber a resposta, desculpe a redundância. As velas eu até já providenciei.Valeu pela atenção!

  23. Marcelo, posso fazer sem ter o sigilo confeccionado?
    E no caso de eu ter que viajar à trabalho no peiodo dos 49 dias, posso consagrar novas velas no local onde estiver e dar procedimento nas meditações?

    @MDD – Sim e sim

  24. Aee! Até que enfim!

    Desde o fim do ano passado, quando conheci o site, to muito ansioso pro Sefirat haOmer!

    Obrigado por ser o catalisador dessa oportunidade Marcelo!

  25. Quem não tem o sigilo da Kabbalah pode fazer o sigilo de outra egrégora ou melhor deixar a vela como está?

    @MDD – Pode sim.

  26. Marcelo, é a primeira vez que vou fazer, mas no horário ainda estarei na universidade. Eu posso fazer depois das 18h?

    @MDD – Sim.

  27. Marcelo, tudo beleza!?
    Dúvida: os exercícios são obrigatórios?
    Por exemplo: Engula seu orgulho e reconcilie-se com uma pessoa querida com a qual se desentendeu.

    E se eu não achar ou não tiver uma pessoa com a qual me desentendi?

    @MDD – Fique tranquila que vai aparecer…

  28. Mais uma perguntinha, pretendo fazer a contagem sempre depois da meia noite, então começo-a nesta madrugada ou na madrugada de amanhã?
    Muito obrigado!

    @MDD – De terça pra quarta.

    1. Antes ou depois da meia noite? Pergunto isso pois receio perder a contagem logo no começo.

      @MDD – Das 18h até o nascer do sol do dia seguinte, para cada meditação.

  29. olá, MDD

    É preciso ter um livro separado para esss meditações, ou pode-se ir anotando tudo junto do Livro da Sombras?
    Na primeira vez que fizer o Sefirat, ´quem já tem o sigilo, deve usar a vela consagrada?
    tem problema fazer com o A.A.?
    Pode-se fazer todo o processo no Sanctum?

    Eu não estudei cabalah ainda, mas estou estudando tarot, bem minuciosamente, arcano por arcano, então não teria problema eu não saber cabalah, já que tem suas correspondencias?

    @MDD – relaxa que tudo o que você falou acima está OK. Continue o bom trabalho 🙂

  30. Em anos anteriores comecei a fazer a sefirat ha omer e nos primeiros dias realmente sentia alguma coisa diferente acontecendo e conseguia realizar os exercícios práticos, nem sempre da maneira imaginada, mas conseguia extrair algum progresso de experiências “cotidianas” que interpretava como a tarefa realizada.

    Entretanto, passados alguns dias, parecia enfraquecer aquela euforia inicial e ora não apareciam situações que “concluissem” a tarefa do dia ou eu julgava não haver nada ocorrendo em minha vida que fosse relacionado à tarefa.

    Assim, por três vezes acabei desanimando e abandonando a contagem. O que pode ter acontecido? Será que eu sou bugado? rs
    Deveria continuar a contagem, mesmo não conseguindo realizar a tarefa e/ou não sentindo que algum acontecimento do cotidiano pudesse favorecer a realização dela?
    Mesmo me esforçando, em algumas ocasiões, simplesmente não via como poderia realizar a tarefa. Estaria restringindo demais minha imaginação?

    Agradeço desde já incentivos e respostas para questões desse tipo =]

    1. É a egrégora do mundo créu aliada ao ego a preguiça a dúvida e aos defeitos nossos de cada dia! Como DD fala, sem vontade(Thelema) não existe ocultista. Sugiro que se esforce mais e ignore as ordálias que aparecerão e as vozes internas de desânimo, preguiça.
      Quanto ao fato de você se esforçar mais a mente não ajuda, uma técnica muito boa para acabar com isso é fazer um RPM sempre antes das meditações, rituais, estudos ocultos, pois você limpa o terreno, expulsa qualquer coisa que esteja te atrapalhando e te ajuda a se concentrar e sintonizar com as forças superiores. Funciona!!! Palavras de um DDA preguiçoso!
      No mais boa sorte na sua contagem!

  31. Não estou conseguindo acessar lá a wikipedia, está dando erro…ainda bem que anotei o que tem no primeiro dia….

  32. Também não estou conseguindo acessar, mas não tive a mesma sorte e não tenho os exercícios salvos..

  33. Marcelo, agora fiquei preocupado….
    Pq quando eu abri o link dois dias atrás, pra anotar as reflexões da meditação, não tinha o texto falando que era pra fazer a contagem em voz alta ou verbalizada…..
    Fiz na sala mesmo, de madrugada, acendi um incenso, pedi licença pra me conectar, e li as reflexões.
    Agradeci, e depois fui dormir….
    Mas antes disso, eu postei no facebook “começou”…..
    Tá valendo?

    1. Marcelo, acho que está valendo sim, pq os exercícios estão sendo cumpridos….mesmo eu tentando postergar ontem rsrsrrsrs

  34. Salve!
    Primeira vez contando o Omer!

    Estou tomando o maior tempo que posso para meditar!
    como não estou em casa, preparei um lugar mais tranquilo pra refletir…

    Além de ser minha Primeira vez,
    eu não tenho muitos recursos disponíveis (tipo o altar, as velas e tudo mais)
    mas quero me esforçar o máximo que puder!!
    E logo no comecinho me surgiram algumas duvidas:

    * Como diz o Post, é bom evitar a carne.
    Peixe também entra nessa?! ( Pois por via das duvidas estou evitando TUDO!)

    * Foi afirmado que é interessante retratar de alguma forma as reflexões, fazendo pequenas anotações, textos ou atualizando blogs.
    No meu Caso, eu estou escrevendo as conclusões que chego durante as meditações num caderno E estou marcando os dias da contagem do Omer no FaceBook, assim que concluo a meditação noturna. (Tem algum problema em fazer isso?)

    * Um amigo meu, que já é iniciado e estuda hermetismo, me disse que a presença de eletrônicos no local (como o computador) gera más vibrações, não tem uma energia muito boa e portanto é recomendável evita-los por perto.
    Isso é mesmo recomendável?
    (Por via das duvidas já estou seguindo este conselho e desligo tudo. Só que em geral, os textos do Omer estão na net e salvos no meu computador. . . O que eu faço é passar tudo em manuscrito pro meu caderno e iniciar a reflexão em seguida.)

    * Considerando a questão anterior, ouvir musicas e melodias para meditar tem alguma influencia negativa nas reflexões do Omer?
    (Por exemplo: Uma vez que não é bom ser interrompido e sofrer perturbações externas, uma melodia para meditar seria uma perturbação externa? Isso iria atrapalhar minha interação nesta egregora?)

    Agradeço desde já! ^-^

    Paz Profunda!

  35. Duas dúvidas: eu faço a meditação antes de dormir, geralmente pela meia-noite.. não há problema, correto ? E se esquecer de fazer o exercício diário, também é ‘desqualificado’ (me referindo ao modo “advanced”)?

    Paz profunda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas