Sefirat ha Omer 2009 – partes 5 e 6

Humildade, esplendor
Se a tolerância é o motor da vida, a humildade é o combustível. Assim como Geburah (disciplina) focaliza o chesed (amor), HOD dá netzach (tolerância). Humildade é o parceiro silencioso da tolerância. Sua força reside em seu silêncio. Seu esplendor está em seu repouso.
Humildade – e a conseqüente submissão – não deve ser confundida com fraqueza e ausência de auto-estima. Humildade é modéstia; é o reconhecimento (da raiz da palavra hebraica “hoda’a”). É dizer “muito obrigado” a Deus. É aceitar suas qualidades e forças, reconhecendo que elas não lhe pertencem; foram concedidas a você por D’us, para um propósito mais elevado que o de apenas satisfazer suas próprias necessidades. Humildade é modéstia; é reconhecer o quão pequeno você é, o que lhe permite entender quão grande pode se tornar. Isso é o que torna grandiosa a humildade.

Tolerância suga sua energia do reconhecimento da humildade. A resistência humana vai apenas até seu nível de tolerância. Reconhecer que suas forças vêm de um local mais elevado lhe dá o poder de tolerar muito além de sua capacidade presumida. Concede a você parte da força de tolerância de Deus.
Uma xícara repleta não pode ser enchida. Quando você está repleto consigo mesmo e suas necessidades, “Nada mais sou,” não há espaço para mais. Quando você “esvazia” a si mesmo perante algo maior que você, sua capacidade de receber aumenta além de seus limites prévios. Humildade é a chave para a transcendência; para atingir além de si mesmo. Apenas a verdadeira humildade lhe dá a força da objetividade total.
Humildade é sensibilidade. É uma vergonha saudável que vem do reconhecimento de que você pode ser melhor do que é e que pode esperar mais de si mesmo.
Embora a humildade seja silenciosa, não é um vácuo. É uma expressão dinâmica de vida que inclui todas as sete qualidades de amor, disciplina, compaixão, tolerância, humildade, vínculo e soberania. A humildade é ativa, não passiva, não é um estado, mas uma interação mesmo na sua calma e ausência de ação.

dia29.jpg

Primeiro Dia:
dia 07/05/2009
29º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 29 dias que perfazem 4 semanas e 1 dia do ômer.”
Chesed de Hod
Bondade na Humildade
Examine o amor na sua humildade. Humildade saudável não é desmoralizante; traz amor e alegria, não medo. Humildade que carece de amor precisa ser reexaminada para ter sua autenticidade conferida. Às vezes, humildade pode ser confundida com baixa auto-estima, o que a faria tornar-se desamor.
Humildade provoca o amor porque dá a você a habilidade de elevar-se acima de si mesmo e amar outra pessoa. Arrogância à guisa de amor significa amar a si mesmo, ou ainda pior: tornar os outros uma parte e uma extensão de você mesmo e de seu auto-amor.
Minha humildade faz-me ser mais amoroso e generoso?
Mais expansivo?
Ou me constrange e me torna inibido?
Sou humilde e feliz ou humilde e angustiado?
Exercício para o dia:
Antes de rezar com humildade e reconhecimento de Deus, faça caridade. Isto ampliará suas preces.

dia30.jpg

Segundo Dia:
30º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 30 dias que perfazem 4 semanas e 2 dias do ômer.”
Geburah de Hod
Disciplina na Humildade
A humildade deve ser disciplinada e focalizada.
Quando minha humildade deve me fazer assumir um comprometimento e quando não deve?
Em nome da humildade, às vezes permaneço silencioso e neutro em face da maldade?
Outro aspecto da Geburah de hod: humildade deve incluir respeito e reverência pela pessoa ou experiência perante quem você fica humilde.
Se minha humildade é voluntária, ou ocorre por que eu não respeito o próximo?
Exercício para o dia:
Concentre-se em sua relutância em comprometer-se numa área qualquer e veja se isso se origina de um sentimento saudável e humilde.

dia31.jpg

Terceiro Dia:
31º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 31 dias que perfazem 4 semanas e 3 dias do Ômer.”
Tiferet de Hod
Compaixão na Humildade
Examine se sua humildade é compassiva.
Minha humildade faz-me ser contido e anti-social ou expressa-se em empatia pelos outros?
Minha humildade é equilibrada e bela?
Ou é inconveniente?
Assim como a humildade traz compaixão, a compaixão pode levar a pessoa à humildade. Se você carece de humildade, tente agir compassivamente, o que poderá ajudar a trazê-lo à humildade.
Exercício para o dia:
Expresse um sentimento humilde num ato de compaixão.

dia32.jpg

Quarto Dia:
32º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 32 dias que perfazem 4 semanas e 4 dias do Ômer.”
Netzach de Hod
Tolerância na Humildade
Examine a força e a tolerância de sua humildade.
Minha humildade suporta desafios?
Sou firme em minhas posições ou me dobro em nome da humildade?
Humildade e modéstia não deveriam fazer a pessoa sentir-se fraca e insegura. Netzach de Hod sublinha o fato de que a verdadeira humildade não o transforma num “capacho” para os outros pisarem; ao contrário, a humildade o torna resistente.
Minha humildade é percebida como fraqueza?
Faz com que outros tirem vantagem de mim?
Exercício para o dia:
Demonstre a força de sua humildade iniciando ou participando ativamente numa boa causa.

dia33.jpg

Quinto Dia:
33º dia da Contagem do Ômer
Conte esta noite: “Hoje são 33 dias que perfazem 4 semanas e 5 dias do ômer.”
Hod de Hod
Humildade na Humildade
Examine a humildade da humildade. Todos têm humildade e modéstia em seu coração, a questão é a medida e o modo pelos quais alguém conscientemente o sente.
Tenho medo de ser humilde demais?
Mascaro e protejo minha modéstia com comportamento agressivo?
Aprenda a cultivar sua humildade interagindo com pessoas que sejam mais refinadas que você, provocando em você a modéstia e a humildade que o motiva a crescer como pessoa.
Humildade também pode ser examinada pela sua autenticidade.
Minha humildade é humilde?
Ou não passa de uma expressão de arrogância?
Fico muito orgulhoso pela minha humildade?
Faço alarde dela?
Ou serve-se a si mesma?
Minha humildade é parte de uma cruzada ou é genuína?
Exercício para o dia:
Seja humilde apenas por amor à humildade.

dia34.jpg

Sexto Dia:
34º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 34 dias que perfazem 4 semanas e 6 dias do ômer.”
Yesod de Hod
União na Humildade
A humildade não deveria ser uma experiência solitária. Deveria resultar em forte vínculo e comprometimento. Não há ligação mais forte que aquela vinda da humildade.
Minha humildade afasta-me dos outros ou nos aproxima?
Minha humildade produz resultados?
Resultados duráveis?
Cria um alicerce permanente sobre o qual eu e os outros podemos confiar e construir?
Exercício para o dia:
Use sua humildade para construir algo duradouro.

dia35.jpg

Sétimo Dia:
35º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 35 dias que perfazem 5 semanas do ômer.”
Malchut de Hod
Nobreza na Humildade
Caminhar humildemente é caminhar elevadamente. A dignidade é a essência da humildade e modéstia. O esplendor da humildade é majestoso e aristocrático. A humildade que suprime o espírito humano e nega a soberania individual e não é humildade.
Minha humildade faz-me sentir dignificado?
Sinto-me vivo e vibrante?
Exercício para o dia:
Ensine a alguém como a humildade e a modéstia ampliam a dignidade humana.

Compromisso, alicerce
O compromisso é a suprema conexão emocional. Enquanto as primeiras cinco qualidades (amor, disciplina, compaixão, tolerância e humildade) são interativas, ainda manifestam dualidade: aquele que ama e o que é amado. A ênfase se dá nos sentimentos da pessoa, não necessariamente na mutualidade. O compromisso, por outro lado, é uma completa fusão dos dois.
Sem um compromisso, nenhum sentimento pode ser verdadeiramente percebido. Comprometer significa conectar; não apenas sentir pelo outro, mas ligar-se a ele. Não apenas um penhor de compromisso, mas devoção total. Cria um canal entre o doador e o receptor. O compromisso é eterno. Desenvolve uma união permanente que viverá para sempre através do fruto perpétuo que produz.
O compromisso é o alicerce da vida. É a espinha dorsal emocional da psique humana. Todos precisam de compromisso para florescer e crescer. O vínculo entre a mãe e o filho; entre o marido e a mulher; entre irmãos e irmãs; entre amigos íntimos.
O compromisso é afirmação; dá à pessoa o senso de que faz parte; de que “sou importante,” “sou significativo e importante.” Estabelece confiança – confiança em si mesmo e confiança no próximo. Instila confiança. Sem compromisso e acalanto não podemos perceber quem somos.
O compromisso canaliza todas as cinco qualidades prévias num liame construtivo, dando-lhe o sentido de “alicerce”. Ao passo que todos os outros sentimentos humanos são emoções individuais, pavimentos separados de um edifício e cada um deles um componente necessário da experiência humana, o compromisso canaliza e integra eles todos em um vínculo que cria um alicerce sobre o qual a estrutura das emoções humanas apoia-se firmemente. Comprometer-se é dar tudo de nós, não apenas uma parte; não é uma emoção, mas todas elas. Por isso, Yesod completa o espectro das primeiras seis emoções.
O alicerce de Yesod é diferente de um alicerce comum. Não repousa apenas sob os mais elevados níveis da estrutura, mas envolve-os todos. Um fundamento rochoso da psique emocional não pode permanecer separado, mas deve incluir e permear todas as emoções. Apenas então pode o compromisso ser construtivo e permanente.

dia36.jpg

Primeiro Dia:
dia 14/05/2009
36º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 36 dias que perfazem 5 semanas e 1 dia do ômer.”
Chesed de Yesod
Bondade no Compromisso
O amor é o coração do compromisso. Você não pode comprometer-se sem amor. O amor estabelece uma base confiável sobre a qual o compromisso pode ser construído.
Se você tem um compromisso que é problema, examine o quanto ama a pessoa (ou a experiência) com a qual deseja comprometer-se.
Tento comprometer-me sem primeiro adotar uma atitude amorosa?
Meu compromisso é expresso de maneira carinhosa?
Exercício para o dia:
Demonstre o compromisso que tem com seu filho ou amigo através de um ato de amor.

dia37.jpg

Segundo Dia:
37º dia da Contagem do Ômer
Conte esta noite: “Hoje são 37 dias que perfazem 5 semanas e 2 dias do ômer.”
Geburah de Yesod
Disciplina no Compromisso
Examine a disciplina de seu compromisso.
O compromisso deve ser feito com discrição e consideração cuidadosa, com quem e com o quê você se compromete. Mesmo o mais saudável e íntimo compromisso precisa “dar um tempo” – em respeito ao espaço de cada indivíduo.
Sou excessivo no compromisso?
Sou dependente demais daquele com quem tenho o compromisso?
Ele depende excessivamente de mim?
Estou comprometido por desespero?
Comprometo-me com pessoas saudáveis e benéficas?
Exercício para o dia:
Reveja suas experiências de compromisso para ver se precisam de mudança ou mais disciplina.

dia38.jpg

Terceiro Dia:
38º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 38 dias que perfazem 5 semanas e 3 dias do ômer.”
Tiferet de Yesod
Compaixão no Compromisso
O compromisso precisa ser não apenas amoroso mas também compassivo, compartilhar a dor de seu amigo e sentir empatia por ele.
Meu compromisso é condicional?
Eu me retraio ao me sentir desconfortável com os problemas de meu amigo?
Exercício para o dia:
Ofereça ajuda e apoio ao lidar com o sofrimento de alguém com quem você se comprometeu.

dia39.jpg

Quarto Dia:
39º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 39 dias que perfazem 5 semanas e 4 dias do ômer.”
Netzach de Yesod
Tolerância no Compromisso
Um componente essencial do compromisso é sua tolerância; sua habilidade para enfrentar desafios e contratempos. Sem tolerância, não há chance de desenvolver um verdadeiro compromisso.
Estou realmente ligado àquele com quem me comprometo?
Quanto posso tolerar e o quanto estou pronto a lutar para manter este compromisso?
A pessoa com quem tenho compromisso está ciente de minha devoção?
Exercício para o dia:
Demonstre o grau de tolerância de seu compromisso, enfrentando um desafio que possa obstruir o compromisso.

dia40.jpg

Quinto Dia:
40º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 40 dias que perfazem 5 semanas e 5 dias do ômer.”
Hod de Yesod
Humildade no Compromisso
A humildade é crucial num compromisso saudável.
A arrogância separa as pessoas. A preocupação com seus próprios desejos e necessidades separa você dos outros. A humildade permite que você aprecie outra pessoa e se comprometa com ela. O compromisso que é apenas uma extensão de suas próprias necessidades é apenas comprometer-se ainda mais estreitamente consigo mesmo.
O compromisso saudável é a união de duas pessoas distintas, com personalidades independentes, que se unem com um objetivo mais alto que o de simplesmente satisfazerem suas próprias necessidades.
A verdadeira humildade origina-se ao aceitar e reconhecer que existe Deus na sua vida.
Estou consciente do terceiro sócio, Deus, no compromisso, e que este sócio me proporciona a capacidade de unir-me a outra pessoa, apesar de nossas dessemelhanças?
Exercício para o dia:
Ao rezar, admita Deus especificamente para ajudar você a comprometer-se com outros.

dia41.jpg

Sexto Dia:
41º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 41 dias que perfazem 5 semanas e 6 dias do ômer.”
Yesod de Yesod
Compromisso no Compromisso
Examine o aspecto compromisso do compromisso, as formas que pode ter e seu nível de expressão. Toda pessoa precisa e tem a capacidade de se comprometer com outros, com empreendimentos significativos e com experiências que tenham um propósito.
Tenho dificuldade em comprometer-me?
Essa dificuldade se manifesta em todas as áreas ou apenas em algumas?
Comprometo-me facilmente com meu trabalho, mas acho difícil comprometer-me com pessoas?
Ou vice-versa?
Tenho problemas comprometendo-me com eventos especiais em minha vida?
Examine as razões para não se comprometer.
É por que sou muito crítico e encontro defeito em tudo como uma desculpa para não me comprometer?
Sou muito fechado e quero que tudo seja de meu próprio jeito?
Meu “não compromisso” é resultado de sentir desconforto quando estou vulnerável?
Já fui magoado nas minhas experiências de compromisso anteriores?
Já abusaram de minha confiança?
Meu medo de comprometer-me é resultado de um compromisso inadequado que vivenciei quando criança?
Para cultivar sua capacidade de comprometer-se, mesmo se tiver razões válidas para não confiar, deve lembrar-se que D’us lhe deu uma alma Divina que é amorosa e que você deve aprender a reconhecer a voz interior, que lhe possibilitará sentir os coração e a alma de outras pessoas. Então, aos poucos, pode deixar cair suas defesas, quando reconhecer que alguém ou algo no qual pode realmente confiar.
Para que o compromisso seja possível deve incorporar os outros seis aspectos do compromisso. Compromisso de sucesso deve também incluir tornar o compromisso real, em atos construtivos.
Um ponto adicional: Compromisso gera compromisso.
Quando você se compromete em uma área de sua vida, isto o ajuda a comprometer-se em outras áreas.
Exercício para o dia:
Comece o compromisso com uma nova pessoa (ou experiência) que seja importante para você, comprometendo-se por um tempo estabelecido a cada dia ou semana, para passarem juntos construtivamente.

dia42.jpg

Sétimo Dia:
42º dia da Contagem do Ômer
“Hoje são 42 dias que perfazem 6 semanas do ômer.”
Malchut de Yesod
Nobreza no Compromisso
O compromisso deve ampliar a nobreza de uma pessoa. Deve nutrir e fortalecer sua própria dignidade e a dignidade daquele com quem se compromete.
Meu compromisso inibe a expressão de minha personalidade e qualidades?
Meu compromisso suplanta aquele com quem me comprometo?
Exercício para o dia:Enfatize e realce as forças daquele com quem você se compromete.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 9

  1. Um comentário, faltou publicar o Sefira parte 4 no deldebbio, tá só no sedentario (ou eu que não achei?)

  2. Excelente texto e muito acessível. O giro dos sefirot me fez lembrar a dinâmica do eneagrama, quem sabe você não faça um texto relacionando os dois?

  3. Gostaria de deixar um depoimento…. ontem, dia 19 de maio, perdi minha conexão com a internet (obrigado telefonica) e por pouco não deixo de realizar a Contagem do Ômer agora na reta final.

    É claro que já havia cogitado imprimir a página para não ficar dependente da conexão para realizar a contagem, mas deixei “pra lá” e me arrependi por não ter tomado essa simples precaução. Eu sequer possuia uma ilustração da Árvore Sephirótica para me trazer confiança e ajudar a me encontrar… me senti bastante perdido.

    Felizmente encontrei a salvação no diário que estou mantendo, onde anoto a contagem do dia anterior e os insights obtibos através da meditação (confesso que o diário não está 100% completo… comecei a anotar já na terceira semana e ainda pulei alguns dias, mas mesmo assim foi o suficiente para me localizar) … e após abrir os trabalhos ainda lembrei que na verdade eu possuia uma belíssima ilustração da Árvore Sephirótica, no livro de RPG Trevas…

    Consegui “acertar” a contagem e foi uma meditação excelente… mesmo sem os textos “inspiradores” que o Marcelo publica para nos ajudar…. aliás, justamente por não ter os textos à mão, precisei mergulhar mais pronfundamente no significado de Hod de Yesod.

    Marcelo… aproveito para agradecer a publicação desse material… ano passado eu não consegui acompanhar a contagem mas a experiência em 2009 está sendo fantástica (mesmo sendo inexperiente em meditação).

  4. Putz! O melhor horário e após pôr do sol… eu estou fazendo lá pelas 23:30, não deve ter quase ninguém na nossa longitude me acompanhando =(

  5. @João, Não se preocupe, eu tambem só consigo fazer a contagem lá pelas 23:00…
    então somos pelo menos nós dois nessa longitude! 😉

  6. @joão só pra não deixar só nessa, eu tbm chego da faculdade 23:15 até me arruma faço por volta desse horário tbm, as x até mais tarde do que isso próximo da meia noite, pelo q eu sei sendo antes de durmir é válido.. =/

  7. @MDD, só uma pergunta, sem querer ser chato, mas já sendo: não vai sair a parte sete (Malchut)?

    @MDD – Hoje de tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas